Eu sei que estou alienando vocês para a ideia de nao votar em alguém com a falta de valores humanos básicos, os chamando de cínicos, mas chegamos num momento crucial.
Eu entendo a sua posição _Juca_ mas não concordo com o seu entendimento de que apenas um lado está faltando com valores humanos básicos, porquê entre estes eu incluo a busca da verdade e da dignidade no comportamento.
E isto está faltando para os dois lados escolhidos pela maior parte da população brasileira. Do lado do Bolsonaro eu nem vou comentar, porque ele é o representante do que há de pior na direita brasileira.
Mas não posso deixar de comentar o lado que você defende.
A luta contra a corrupção, contra o PT, e a favor dos valores do conservadorismo rompeu a barreira do humanismo e da tolerância.
De maneira geral eu não defendo valores conservadores. Sou um liberal na economia (o que não significa ausência de estado, viu JJ!!) e na sociedade.
Mas o rompimento
efetivo da barreira do humanismo e da tolerância foi feita pela esquerda, com aquele bandido esfaqueando o candidato da extrema-direita.
E o rompimento
teórico da humanismo e da tolerância vem sendo praticado tanto pela esquerda quanto pela direita a muitos anos, o que é ruim para a direita mas é péssimo para a esquerda porque esta permaneceu no poder federal entre 2003 e 2016.
Não foram poucos os discursos (e alguns atos) de ódio que eu li, ouvi e vi por pessoas ligadas à esquerda ou participantes orgânicos de partidos deste ideologia, cujos predicados vão desde uma doutora da USP (a Chauí) até o símbolo-mor do PT, o ex-presidente da República, que ora está preso; passando por ex-presidentes do partido, tesoureiros e outros membros da cúpula, senadores, deputados federais, deputados estaduais, vereadores, governadores, prefeitos e chegando até os mais simples correligionários e acólitos.
É um apelo que eu faço a todos nesse fórum, independente de nossas insuperáveis divergências, todos nós somos humanos, todos nós sabemos e temos discernimento que a eliminação fisica e a tortura são coisas que nos afastam de nosso humanidade, nos transformam e monstros.
Sim, são monstruosidades mas não são exclusivos da direita, como a História demonstra claramente. Vários dos membros da esquerda participaram de atos criminosos ao longo do regime militar entre 1964 e 1975, ao mesmo tempo que aquele milico torturador cometia seus crimes de lesa-humanidade, e inclui a recente impedida ex-presidente da República.
Acrescente-se a isto, o fato de que TODOS os partidos de esquerda apoiam HOJE regimes autoritários, ditatoriais e ou extremamente sanguinolentos, como os de Cuba, da Coréia do Norte e da Venezuela.
Não espero que ninguém vote no PT,
Nunca votei e não começarei agora.
vocês tem razão de sobra para não fazerem isso,
Sem dúvida.
mas a razão para não votar numa pessoa com valores éticos tão horríveis não tem razão de ser para combater ou fortalecer os ideais dos quais vocês tem o direito de ter, e que todos nós temos esses direito.
Em tese eu concordaria.
Mas mesmo as mais tenebrosas ditaduras veem, em algum momento, o amanhecer e a derrocada do regime. Se o senhor Bolsonaro for eleito e seu partido de aluguel chegar ao poder máximo, e ambos começarem a cometer atos de exceção e ou de viés autoritário e anti-democrático, boa parte da sociedade lhes fará oposição, incluindo as instituições da República.
Temos o direito de ser esquerdistas ou conservadores, de gostar de um ou de outro, de votar e até xingar, não temos o direito de eliminar,ou torturar ninguém.
Sem dúvida alguma.
Concordo integralmente com você.
Por isto a sociedade e as instituições tem de ficar atentas contra qualquer agressão aos direitos civis e individuais cometidos em nome de uma suposta legalidade, examinando-se, é claro, caso a caso.