Teria havido já alguma proposta objetiva da oposição quanto a diferentes contingenciamentos/cortes de verbas?
Não adianta só falar que "na verdade os protestos são por causa de ter justificado os cortes com balbúrdia" e etc, e fazer de conta que tem verba para tudo. Em outros momentos Weintraub é até bem razoável, só desanda quando começa a querer mitar e sai rodando a baiana por desavenças pessoais e etc.
Proposta eu duvido que tenha alguma que nao envolva calote ou entao revogacao da matemática e etc, mas a situacao é bem complicada. O déficit previsto para 2019 está na casa dos 250 bi, quando o projetado era 190 bi. Ao passar do déficit projetado, o governo viola o teto de gastos, que causará catástrofes em geral no país. Além disso, Bolsonaro deverá cometer pedaladas fiscais para manter pagamentos em dia, violando a LRF.
Em resumo, o governo precisa, no momento, garantir ao menos 60 bi para que o déficit fique em torno do projetado. A questao é que, em termos de gasto, o executivo tem muuuuuuito pouco que possa ser cortado apenas por decreto. O Temer já passou a faca como pode nos gastos discricionários durante a sua gestão, e agora o Bolsonaro está passando ainda mais. A questão é que a própria legislacao de gastos Brasileira é um manicômio. Gastos com pessoal e aposentadoria nao podem ser mexidos a nao ser por iniciativa do Legislativo e judiciário ajudando o executivo. Considerando a norma de que gastos com pessoal + aposentadorias é mais que o dobro de verbas discricionárias, o governo tem muito pouco para cortar, e só pode cortar de quem já tem pouco, de quem já é mais vulnerável.
O problema momentâneo poderia ser muito mais facilmente resolvido caso pudesse contingenciar aposentadorias e salários, uma fracao ínfima deles já seria o suficiente para arrecadar mais do que os cortes anunciados agora. Como isos nao é possível, o executivo tenta cortar onde dá, mas isso trará graves consequências pras áreas que já estao em situacao ruim. Existem apenas alguns peixes grandes que podem segurar o tranco.
1- Reforma da previdência: Óbvio, mas necessita do legislativo.
2- Reforma tributária: Precisa do Legislativo também
3- Privatizacoes de peixes grandes como ativos da petrobrás.
4- Aumento de imposto e cancelamento de renúncias fiscais: Também necessita do legislativo.
Nenhuma dessas opcoes é trivial, e, além das privatizacoes, o executivo em si nao pode fazer nada sozinho. Com isso, chegamos em um ponto em que nao se pode efetivamente fazer nada porque se nao cortar, nao consegue nada e cortando , também nao consegue nada e ainda lasca alguns setores.
Minha proposta é mandar o exército cercar o congresso e só deixar os Filhos da puta saírem quando aprovarem a reforma da previdência.