Autor Tópico: A verdadeira face do aborto  (Lida 58968 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: A verdadeira face do aborto
« Resposta #525 Online: 16 de Maio de 2007, 09:37:08 »
Olha Nina, eu defendo o aborto, porque parto do princípio que a liberação do mesmo é um fato social que condiciona, coage, induz, conduz, ou seja lá o verbo que você acredite ser o mais apto ao contexto, ao enfraquecimento do conceito de respeito a vida.

E onde é que está escrito que será obrigatório se fazer abortos?

Que tal deixar a escolha para cada um? Você fala de respeito à vida, mas seja mais específico, o que você quer é respeito à vida humana, pois você não respeita a vida de outros seres vivos. Por que eles teriam menos direito que os humanos à vida? Quem nos dotou de poderes para decidir quem tem direito à vida e quem não tem neste planeta? Se podemos decidir se uma vaca morre ou não, porque não decidir se temos condições de criar um filho ou não?

Espermatozóide e óvulo são partes de um corpo humano. Um embrião, independente das diferenças que você vê em forma e do estágio de desenvolvimento, tem as características humanas que um espermatóide e um óvulo, mas, sózinho, representa todo um ser, logo, é um corpo humano.

Há espécies em que o novo ser é gerado pelo desenvolvimento da célula gamética. Se um dia formos capazes de fazer isso, as mulheres deveriam ser presas por menstruar?

Mais uma vez, potencial não significa certeza. Em se tratando de desenvolvimento do embrião, este potencial é bastante reduzido. Dizer que não se pode fazer aborto porque ele será um humano no futuro é apostar numa incerteza.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #526 Online: 16 de Maio de 2007, 12:32:21 »
Olha Nina, eu defendo o aborto, porque parto do princípio que a liberação do mesmo é um fato social que condiciona, coage, induz, conduz, ou seja lá o verbo que você acredite ser o mais apto ao contexto, ao enfraquecimento do conceito de respeito a vida.

E onde é que está escrito que será obrigatório se fazer abortos?

Aonde eu disse que a obrigatoriedade ou não tem qualquer relação com a minha idéia?

Citação de: Tarcísio
Espermatozóide e óvulo são partes de um corpo humano. Um embrião, independente das diferenças que você vê em forma e do estágio de desenvolvimento, tem as características humanas que um espermatóide e um óvulo, mas, sózinho, representa todo um ser, logo, é um corpo humano.

Há espécies em que o novo ser é gerado pelo desenvolvimento da célula gamética. Se um dia formos capazes de fazer isso, as mulheres deveriam ser presas por menstruar?

Olha a viagem... primeiro que há espécies de tudo quanto é jeito e forma, inclusive as que se você arrancar um pedacinho, ele se reconstitui em um novo ser. Se um dia formos capazes de fazer isso, os judeus deveriam ser presos por circuncidar?

Sem viagens, da maneira que fala nem no X-man, mas vou te responder mesmo assim: a questão é a escolha. Se um dia formos capazes, irá independer se menstrua ou não, a dependência se encontra na escolha:

"Quero fazer essa intervenção cirúrgica mesmo sabendo que a cada menstruação gerarei um novo ser através do desenvolvimento da célula gamética e com isso arcarei com uma série de responsabilidades."

Mais uma vez, potencial não significa certeza. Em se tratando de desenvolvimento do embrião, este potencial é bastante reduzido. Dizer que não se pode fazer aborto porque ele será um humano no futuro é apostar numa incerteza.

Onde, pergunto denovo, onde falei de potencial?

Está parecendo um robozinho...
« Última modificação: 16 de Maio de 2007, 12:45:47 por Tarcísio »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #527 Online: 16 de Maio de 2007, 19:38:37 »
a criança iria sofrer muito mais em sua vida que em seu estado de feto.
Com essa linha de pensamento você coloca que qualquer pessoa que passe fome prefere morrer e seria melhor matá-la…
O que ocorre com os que não aceitam o aborto é que estão condicionados demais por sua religião, eles falam que é um crime contra a vida fazer um aborto mas eles acreditavam que era realmente um bebê crescendo no ventre da mulher, que iria sofrer etc, mas vocês conhecem a igreja não? Defendem seus dogmas até que seja impossível, aí sim eles pedem desculpas pelos erros cometidos nos últimos milhares de anos.
Bom, consigo ver dois possíveis sentidos no que quis dizer: 1) todos que não defendem o aborto é por religião; 2) em termos estatísticos a religião é a que mais influencia na oposição ao aborto;

Bom, respondendo as duas possibilidades de qualquer forma:

1) Isso além de generalizar, está mais para um ataque pessoal para o outro lado da discussão.
Se o outro lado da discussão fizesse o mesmo, acabaria como algo assim: "todos que defendem o aborto deveriam de usar camisinha ou deixem de dar pra qualquer um antes de querer matar criancinhas"…
Completamente inútil, no final das contas.

2) Sim, fato simples. Mas querer usar como argumento não é chegar a uma generalização que não vale para a discussão?
Que tal deixar a escolha para cada um? Você fala de respeito à vida, mas seja mais específico, o que você quer é respeito à vida humana, pois você não respeita a vida de outros seres vivos. Por que eles teriam menos direito que os humanos à vida? Quem nos dotou de poderes para decidir quem tem direito à vida e quem não tem neste planeta? Se podemos decidir se uma vaca morre ou não, porque não decidir se temos condições de criar um filho ou não?
Bom, o mesmo argumento valeria para qualquer homicídio, mas em termos filosóficos é uma questão real e existente…
« Última modificação: 16 de Maio de 2007, 19:41:16 por Ilovefoxes »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #528 Online: 16 de Maio de 2007, 19:50:55 »
Nada foxes, é uma questão simples. Eu como vacas, para isso elas tem que estar mortas.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #529 Online: 16 de Maio de 2007, 21:16:28 »
E mulheres abortam, e para isso os fetos devem estar fora do corpo delas...
E daí?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #530 Online: 16 de Maio de 2007, 21:35:34 »
Gostei, disso podem surgir idéias novas, vamos tentar continuar. Eu dou uma especificidade e você reloca a mesma na questão do aborto.

Eu como vacas porque eu tenho que comer alguma carne, e elas tem maior eficiência em me prover isso.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #531 Online: 16 de Maio de 2007, 22:51:35 »
A questão é tratar um embrião como ser humano, característico do especísmo, uma espécie de racismo, mas entre espécies. O embrião humano tem valor apenas por ser humano e não por ser um ser vivo. Mas um embrião não é uma pessoa e nem mesmo é um feto. A falácia que ocorre é em comparar o embrião como se fosse uma pessoa.

Os valores atuais estão mudando com relação ao início da vida que está se determinando com o início do SNC e assim com a passagem de embrião para feto. (se eu estiver certo na parte biológica)
Considerando que não há vida ainda, não há morte e não há "homicídios".
« Última modificação: 17 de Maio de 2007, 10:11:57 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #532 Online: 16 de Maio de 2007, 23:55:24 »
Interessante esse texto que mostra a critíca a masturbação justificada com o desperdício do esperma e da sua consideração como um bebê em miniatura, demonstrando a mudança de valores:

Na Grécia Antiga, de moralidade sexual muito livre, comparada à Ocidental atual, a masturbação era um ato sexual usual e aceito como natural. Com a chegada da cultura judaico-cristã no Ocidente, iniciou-se um processo de repressão, por motivos morais e religiosos. Nomeadamente, o desperdício voluntário de esperma (ou sêmen) era pecado grave, punido, algumas vezes, até com pena de morte. Este fenomeno teve dois grandes responsáveis: a Igreja Católica e a Medicina. A Igreja Católica, através do teólogo São Tomas de Aquino, classificou-a como um pecado contra natureza, mesmo pior do que incesto. Ele se baseava na interpretação da narrativa (critica-se, erronea) do Antigo Testamento sobre Onã. A descoberta do espermatozóide, em 1677, motivou a Medicina a se associar à Igreja Católica para qualificar a masturbação como uma doença abominável e um mal moral, uma vez que o espermatozóide veio a ser considerado como um bebê em miniatura.
Wikipédia
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Atheist

• Visitante
« Resposta #533 Online: 17 de Maio de 2007, 09:39:15 »
Olha a viagem… primeiro que há espécies de tudo quanto é jeito e forma, inclusive as que se você arrancar um pedacinho, ele se reconstitui em um novo ser. Se um dia formos capazes de fazer isso, os judeus deveriam ser presos por circuncidar?

Sem viagens, da maneira que fala nem no X-man, mas vou te responder mesmo assim: a questão é a escolha. Se um dia formos capazes, irá independer se menstrua ou não, a dependência se encontra na escolha:

Perfeito!!!

Deixemos a escolha livre então para as opções que temos hoje! Se você é contra, não faça.

Atheist

• Visitante
« Resposta #534 Online: 17 de Maio de 2007, 09:40:01 »
Gostei, disso podem surgir idéias novas, vamos tentar continuar. Eu dou uma especificidade e você reloca a mesma na questão do aborto.

Eu como vacas porque eu tenho que comer alguma carne, e elas tem maior eficiência em me prover isso.

Você não tem que comer carne. Veganos provam isso.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #535 Online: 17 de Maio de 2007, 13:36:15 »
Olha a viagem… primeiro que há espécies de tudo quanto é jeito e forma, inclusive as que se você arrancar um pedacinho, ele se reconstitui em um novo ser. Se um dia formos capazes de fazer isso, os judeus deveriam ser presos por circuncidar?

Perfeito!!!

Deixemos a escolha livre então para as opções que temos hoje! Se você é contra, não faça.

Ou houve um mal-entendimento ou você fez questão de entender errado… se for a segunda, me avise que abandono de uma vez.

Você não tem que comer carne. Veganos provam isso.

OOOOooo se provam.

Itália investiga se morte de bebê tem relação com a mãe vegetariana
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/fev/08/233.htm

Bebê morre desnutrido e casal vegetariano é preso
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1606375-EI8141,00.html

Vegetarianos são punidos por deixar filho morrer
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI423864-EI294,00.html

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #536 Online: 17 de Maio de 2007, 13:49:37 »
Sobre isso de "valorização da vida", os pró-vida realmente acham que os que defendem o aborto são em algum grau mais indiferentes a morte de bebês recém-nascidos ou crianças e que a coisa poderia ir, moral ou legalmente, descambando numa desvalorização da vida de modo geral?

Por exemplo, mais tarde abrindo a discussão de eutanásia "de verdade", nos moldes nazistas? (e não ortotanásia, com a qual é muito confundida/misturada; EUtanásia, é meio como EUgenia, seria algo feito mais "para o bem de todos", pela pessoa ser um fardo no estado de saúde do que pelo fim do sofrimento dela própria - que seria ortotanásia, meio como em "ortopédico")

Eu pessoalmente acho isso tão improvável quanto o pró-vitalismo vigente um dia ficar mais abrangente ainda, e se misturar com os anti-DIU, pró-óvulo/fecundação, veganismo e anti-higiene em favor das bactérias. Apesar dessas coisas até terem existido (tal como o nazismo) ou ainda existirem em algum grau, mas geralmente de forma um tanto modular. Enquanto acho que a maioria dos vegans provavelmente é pró-vida, acho que não são anti-DIU nem pró-óvulo, nem necessariamente anti-higiênicos...

São duas coisas que são possíveis, e são "continuações" "lógicas" dos argumentos, mas requerem mudanças culturais muito mais drásticas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #537 Online: 17 de Maio de 2007, 13:54:41 »
Sobre vegetarianismo, esses casos de mortes não provam que seja algo que impossibilite ou prejudique muito a vida humana, ainda mais dependendo do tipo de vegetarianismo.

Se por exemplo, alguma linha mais radical se recusar até a dar leite materno, realmente vai ser algo bem prejudicial para a saúde; não sei se houve algum caso assim.

Fora isso, ainda há falta de acesso e de conhecimento das opções de alimentação mais nutritivas, da mesma forma como pode haver (e há) desnutrição (e até morte) por falta de acesso e conhecimento, mesmo para pessoas que seguem uma dieta onívora/natural.

PS.: não sou vegan, e a coisa mais parecida com salada que como habitualmente é arroz com feijão...

Offline Little Angel

• Nível 01
  • *
« Resposta #538 Online: 05 de Agosto de 2007, 17:54:13 »
aqui, eu tô sem paciência pra ler esse tanto de página :P...mas eu sou a favor do aborto sim, pelo menos até uns dois meses, mas eu só concordo muito quando a menina é adolescente, tipo...essas meninas burrinhas que não sabem o que fazem  :|
mas a foto não deu pra abrir não :o

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #539 Online: 05 de Agosto de 2007, 19:43:45 »
Zesus, plebiscito não.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #540 Online: 10 de Setembro de 2007, 14:42:08 »
aqui, eu tô sem paciência pra ler esse tanto de página :P...mas eu sou a favor do aborto sim, pelo menos até uns dois meses, mas eu só concordo muito quando a menina é adolescente, tipo...essas meninas burrinhas que não sabem o que fazem  :|

Como assim não sabem o que fazem? sexo não causam aftas....
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #541 Online: 10 de Setembro de 2007, 16:15:45 »
Zesus, plebiscito não.

Por que não? Qual é o problema em escutar, acatar e respeitar as pessoas?

Ninguém vai te obrigar a abortar...  :wink:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #542 Online: 10 de Setembro de 2007, 17:57:12 »

Existem vários níveis de desinformação. No RV, você mesmo colocou coito interrompido como uma forma de evitar a gravidez. Há gente que acha que a primeira vez não engravida, que engravida se sentar na privada quando estiver menstruada, que se ficar pulando depois faz tudo pingar para fora de novo e etc. Além disso, há o "não saber o que faz" relativo meramente à imaturidade e impulsividade de adolescentes (ou mesmo adultos).

De qualquer forma, acho que não importaria a "burrice" da pessoa, apenas a vontade da própria, tal como só dependeria da vontade dela e viabilidade médica fazer uma lipoaspiração ou uma cirurgia plástica. Não importa que ela "já devesse saber", ter um filho não deve ser um tipo de castigo, de lição de moral, filhos são gente, não se pode colocar gente no mundo só por moralismo/pose de "responsável".

[resposta previsível clichê]Ah, não pode clocar gente no mundo, então mata, né?[/resposta previsível clichê]

Eu particularmente não vejo como maios moralmente significativa a morte de coisas como zigoto e outros estágios mais desenvolvidos do embrião do que a morte de um óvulo que ocorre em toda menstruação, ou que mortes de teratomas - formações orgânicas com o mesmo cariótipo humano, no caso de teratomas humanos - ou fetos anencefálicos. Mas isso é uma opinião pessoal, baseado em minha perspectiva de que são apenas células sem importância; há quem defenda a vida dos espermatozóides e seja contrário a transfusões de sangue por crenças diversas.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #543 Online: 11 de Setembro de 2007, 14:50:45 »

Existem vários níveis de desinformação. No RV, você mesmo colocou coito interrompido como uma forma de evitar a gravidez. Há gente que acha que a primeira vez não engravida, que engravida se sentar na privada quando estiver menstruada, que se ficar pulando depois faz tudo pingar para fora de novo e etc. Além disso, há o "não saber o que faz" relativo meramente à imaturidade e impulsividade de adolescentes (ou mesmo adultos).

De qualquer forma, acho que não importaria a "burrice" da pessoa, apenas a vontade da própria, tal como só dependeria da vontade dela e viabilidade médica fazer uma lipoaspiração ou uma cirurgia plástica. Não importa que ela "já devesse saber", ter um filho não deve ser um tipo de castigo, de lição de moral, filhos são gente, não se pode colocar gente no mundo só por moralismo/pose de "responsável".

[resposta previsível clichê]Ah, não pode clocar gente no mundo, então mata, né?[/resposta previsível clichê]

Eu particularmente não vejo como maios moralmente significativa a morte de coisas como zigoto e outros estágios mais desenvolvidos do embrião do que a morte de um óvulo que ocorre em toda menstruação, ou que mortes de teratomas - formações orgânicas com o mesmo cariótipo humano, no caso de teratomas humanos - ou fetos anencefálicos. Mas isso é uma opinião pessoal, baseado em minha perspectiva de que são apenas células sem importância; há quem defenda a vida dos espermatozóides e seja contrário a transfusões de sangue por crenças diversas.

Sinto muito! mas nunca disse que sexo não é causa da gravidez! é esse o ponto. Qualquer um tem essa informação, e sabe que corre o risco fazendo sexo sem proteção, ou mesmo no caso do coito interrompido, corre-se tambem esse risco! essa é a informação principal, por isso sexo não causa aftas.... se vc acha que zigotos e embriões se equivalem a um ovulo não fecundado, paciência...
Não quer engravidar? jogue sinuca!

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #544 Online: 11 de Setembro de 2007, 15:43:40 »
O ponto que o Buckaroo colocou e que é fato para algumas pessoas é que elas realmente acreditam que fazendo alguns "rituais" não engravidam... qualquer pessoa que trabalhe com comunidades carentes (de informação, sobretudo) sabe do que eu falo.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #545 Online: 12 de Setembro de 2007, 18:37:06 »
O ponto que o Buckaroo colocou e que é fato para algumas pessoas é que elas realmente acreditam que fazendo alguns "rituais" não engravidam... qualquer pessoa que trabalhe com comunidades carentes (de informação, sobretudo) sabe do que eu falo.

Entendi sim! apenas gostaria que ficasse claro que ninguem pode dizer que não sabia que a causa de uma gravidez não foi resultado de um jogo de baralho! a não ser que seja aquele onde a cada rodada se tire uma peça de roupa....

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #546 Online: 14 de Setembro de 2007, 00:29:52 »
Em se tratando de adultos, provavelmente isso é verdade. Mas infelizmente a vida sexual para esta parcela da população pode começar bem mais cedo...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #547 Online: 15 de Setembro de 2007, 16:10:20 »
Em se tratando de adultos, provavelmente isso é verdade. Mas infelizmente a vida sexual para esta parcela da população pode começar bem mais cedo...

Custo á acreditar que alguem que já sabe que sexo é prazeroso, não saiba que o resultado dele seja filhos! e isso independe de idade! ou essa gente ainda acredita em cegonha?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #548 Online: 17 de Setembro de 2007, 00:44:42 »

Custo á acreditar que alguem que já sabe que sexo é prazeroso, não saiba que o resultado dele seja filhos! e isso independe de idade! ou essa gente ainda acredita em cegonha?

Nem todos iniciam sua vida sexual por ser prazeroso. Há crianças que sofrem abusos em casa ainda muito pequenas, outras que o fazem para conseguir algum dinheiro.

Não é incomum você chegar numa comunidade carente e ficar chocado com a relação que as crianças têm com o sexo.

Quando trabalhei no projeto Universidade Solidária prestei assistência num bairro da periferia da minha cidade. A idéia era trabalharmos com educação sexual com jovens a partir de 10 anos. A assistente social nos sugeriu começar com as crianças de 8 anos. Neste grupo vimos carinhas surpresas ao saber que sexo poderia engravidar e transmitir doenças, e muita vergonha em vir pedir explicações sobre o assunto. Sistematicamente há casos de crianças (meninas e meninos) com 8 anos que praticam felação em adultos por alguns trocados, e abusos praticados por pais, primos e irmãos mais velhos é comum. Não é à toa que algumas crianças banalizem seus próprios corpos. Elas já os sentem como um depósito de resíduos e algo sujo desde muito cedo.

Julgar uma situação demanda pensar em várias nuances diferentes, até mesmo nas que são tão distantes do nosso mundo.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #549 Online: 18 de Setembro de 2007, 10:21:27 »

Nem todos iniciam sua vida sexual por ser prazeroso. Há crianças que sofrem abusos em casa ainda muito pequenas, outras que o fazem para conseguir algum dinheiro.

Não é incomum você chegar numa comunidade carente e ficar chocado com a relação que as crianças têm com o sexo.

Quando trabalhei no projeto Universidade Solidária prestei assistência num bairro da periferia da minha cidade. A idéia era trabalharmos com educação sexual com jovens a partir de 10 anos. A assistente social nos sugeriu começar com as crianças de 8 anos. Neste grupo vimos carinhas surpresas ao saber que sexo poderia engravidar e transmitir doenças, e muita vergonha em vir pedir explicações sobre o assunto. Sistematicamente há casos de crianças (meninas e meninos) com 8 anos que praticam felação em adultos por alguns trocados, e abusos praticados por pais, primos e irmãos mais velhos é comum. Não é à toa que algumas crianças banalizem seus próprios corpos. Elas já os sentem como um depósito de resíduos e algo sujo desde muito cedo.

Julgar uma situação demanda pensar em várias nuances diferentes, até mesmo nas que são tão distantes do nosso mundo.

Desculpe, mas isso é uma outra questão! e não vêm ao caso. Estou falando em sexo consensual! entre pessoas que sabem o que querem. E quem simplemente não podem dizer, que achavam que o resultado não seria outro se não filhos!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!