Autor Tópico: A verdadeira face do aborto  (Lida 58967 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A verdadeira face do aborto
« Resposta #500 Online: 11 de Maio de 2007, 14:09:09 »
As minhas afirmações eu justifico. Se quiser ver é só buscar ai, onde não rola uma justificativa quando você pergunta. A questão é que você fala umas coisas sem sentido basiadas nas suas premissas e quando eu questiono… você enrola… e fica por isso mesmo.

A farra foi boa ontem, hein?

Já que não adianta mesmo, vou parar de trocar mensagens com você neste tópico.

Boa sorte.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #501 Online: 11 de Maio de 2007, 14:52:12 »
Citação de: Tarcísio
Citação de: Luis
Citação de: Tarcísio
Citação de: Tarcisio
Como assim? O espermatozóide já é humano antes de ser consumido para formar um zigoto que pode ou não se tornar um indivíduo.
Atente-se para meu artigo. Ele é de propriedade de um humano, mas não é um humano.
Da mesma forma que um embrião também não é.
Cite essa "forma" que ambos possuem em comum, por favor.
Você está esperando que os outros justifiquem as suas posições

Oi?! Você fala de uma "forma" misteriosa, mas sou eu que tenho que me justificar?

Compreendeu?

É isso ai que, volta e meia, acontece quando somos eu e você num tópico: rola uma viajada sua, eu vou, com jeitinho, tentando te cantar a pedra do erro... Você ao invés de se assumir de início projeta seus erros em mim e depois sai do tópico me desmerecendo.

Eu tanto esperava que o evento se repetisse no post seguinte que nem quis responder as demais citações. Pensei comigo _ Vamos ver se ele vai aceitar ao menos isso, pois se ele desligar o modo "MAXNEGATION PLUS IRREFUTATION" vale a pena senão isso tudo pra receber duas linhas de Ad Hominem não há.

Eu vou continuar por aqui... Abraços Luis

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #502 Online: 11 de Maio de 2007, 16:03:56 »
Me cite uma viajada minha.  Não lembro de nenhuma, palavra.

Na boa, Tarcísio, mentir é feio e eu não gosto.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #503 Online: 11 de Maio de 2007, 16:13:44 »
Me cite uma viajada minha.  Não lembro de nenhuma, palavra.

Na boa, Tarcísio, mentir é feio e eu não gosto.
O negrito ali em cima, acredito ser o suficiente. Tem outros tópicos, mais não vale o trabalho peneirar atrás dos erros alheios. Não quero dar uma de analista e você tem precedentes que dizem não gostar disso.

Na boa, Luis, é a mulher do nabo. :D
« Última modificação: 11 de Maio de 2007, 16:15:45 por Tarcísio »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #504 Online: 11 de Maio de 2007, 16:32:08 »
Você está me confundindo com outra pessoa, pelo visto.

Ou isso ou está precisando de um curso de emergência de argumentação.

E não, eu não gosto MESMO de calúnia e fuga da responsabilidade pelo que se diz.  Havia dúvida?
« Última modificação: 11 de Maio de 2007, 16:34:23 por Luis Dantas »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #505 Online: 11 de Maio de 2007, 17:16:32 »
Eu preciso de um curso de argumentação por causa...?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #506 Online: 11 de Maio de 2007, 19:49:52 »
Você realmente precisa ver como é um embrião de 2 semanas, parece um ovo e nem é visivel a olho nu, então nem de longe se parece com um corpo humano.
Você acha que isso adiciona alguma coisa a discussão? Essa mensagem me soa como um mero preconceito visual…
Então provavelmente você não entendeu o ponto dela, nem o que é efetivamente um embrião.  Especificamente, parece que você não sabe qual é a diferença entre embrião e feto.
Não, eu realmente não entendi o ponto dela "é muito pequeno"…
Eu sei qual é a diferença, mas gostaria de saber o que essa diferença adiciona a discussão.
(…)
Que papo é esse de que para ser um indivíduo tem que ter noção de si próprio?
Não sei ao certo, consigo imaginar vários fatores que levam a pessoa a perda da capacidade de percepção, como drogas ou comas…
Ou nunca tê-la desenvolvido, como é o caso com bolas de futebol e embriões.
Mas fetos não irão desenvolvê-las caso cresçam? Assim como uma pessoa caso acorde? Se agora você mudar para ao invés de "terá" para "mas já houve no passado", bom, cadáveres humanos já tiveram essa capacidade… não consegui encontrar um ponto definido em "tem, teve ou terá"…
Não que eu realmente ache que essa idéia de noção de si próprio adicione algo para a discussão, mas é o que você sugere.
O espermatozóide faz parte de um indivíduo, não se torna um humano sem ajuda de outra célula.
Um feto também não sobrevive sem ajuda de outro organismo…
Só circunstancialmente; é questão de tempo até que se crie um útero artificial, o que é algo BEM MENOS ambicioso do que um óvulo (e uma fertilização) artificiais.
Para mim ambos são circunstancialmente, e ambos precisam de "ajuda externa" (como termo que vi sendo usado no tópico)…
e um recém-nascido não sobrevive sem ser amamentado pela mãe já que não consegue caçar seu próprio alimento…

Já o espermatozóide tem certa autonomia, e o embrião também… então qual é o ponto?
Nenhum, é exatamente isso. Eu não sei qual o ponto do Tarcísio sobre "não sobreviver sem ajuda de outro organismo"…
"O espermatozóide faz parte de um indivíduo, não se torna um humano sem ajuda de outra célula."
Qual a razão para considerar "não sobrevive sem outro organismo" se podemos encontrar semelhantes no ser humano em qualquer nível? Incluindo nossas bactérias digestivas…

Eu disse se TORNAR UM SER HUMANO, não SOBREVIVER.
"Eu" nada, essa parte entre áspas foi o Tarcísio que colocou…
onde de uma fusão sua individualidade desaparece; nenhum deles precisa de um óvulo para tornar-se humano;
Tarcísio, você pode provar a validade dessa diferença?
Só para esclarecer, realmente é você que deve justificar suas afirmações e não eu, Tarcisio.
Certo, o Tarcísio afirma que só tem direito a vida após a fecundação… Você afirma que só depois da formação do sistema nervoso…
Acho que "provar" é meio que apelação, já que provar quem tem direito a vida se quebra todo em uma discussão filosófica ou científica. A única razão pelo qual nos vemos nos direitos de matar animais é pelo emocional-que-também-faz-gente-votar-no-Lula, nenhum livro de ciência ou filosofia não antropocêntrica terá escrito "o ser humano nasceu para governar sobre outras espécies"… aliás, caso alguém venha citar "lei da vida" sobre a alimentação, eu falei em "provar que alguém tem o direito", não acontecimento evolutivos.
em vez de em percepção de si próprio ou existência de um sistema nervoso.
O que está baseado em…?
Aliás, recém-nascidos tem percepção de si mesmos?
e portanto antes que existam células nervosas é legítimo duvidar dos direitos de preservação de um organismo.
E quem ditou isso?
Eu sei: a sociedade movido por um emocional… a única razão dessa proteção ao sistema nervoso é o antropocentrismo, não? Bom, isso é um emocional da sociedade, e que vale lembrar que ainda há pessoas que beijam árvores ou pedras… então, porque um emocional vale mais que outro?
Um feto humano lembra muito mais um feto de outro primata ou mesmo mamífero do que um adulto humano.
Eu tenho um professor que não se depila, posso dizer que ele se parece com um primata? Primatas também não tem sistema nervoso?
Mas obviamente ele não é um ser humano completamente desenvolvido.
Mas uma criança também não, um recém-nascido tem aquele osso frágil na cabeça…
Sim, na verdade depende sim.  Depende do critério e conceito que você escolhe adotar, o que por sua vez molda e é moldado pelos seus critérios éticos.
Quem dita eles?
Havia motivo para crer que ele poderia recuperar a noção de si próprio, não?  E talvez ainda mais importante, não havia motivo para testar os limites dos direitos dele.
Mas e se fosse incerto sobre ele acordar?
« Última modificação: 11 de Maio de 2007, 19:54:30 por Ilovefoxes »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #507 Online: 11 de Maio de 2007, 20:44:05 »
Sempre é incerto.

Atheist

• Visitante
« Resposta #508 Online: 12 de Maio de 2007, 05:33:39 »
Em miúdos, o importante, dentro da minha linha, é se o corpo é identificável como humano.

Ótimo. Onde está o "corpo" em um amontoado de células?

E como não é humano uma célula humana (espermatozóide ou óvulo)?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #509 Online: 12 de Maio de 2007, 09:23:59 »
Então provavelmente você não entendeu o ponto dela, nem o que é efetivamente um embrião.  Especificamente, parece que você não sabe qual é a diferença entre embrião e feto.
Não, eu realmente não entendi o ponto dela "é muito pequeno"…
Eu sei qual é a diferença, mas gostaria de saber o que essa diferença adiciona a discussão.

O tamanho não tem nada a ver com o ponto da Fabi.

Um embrião é um punhado (dependendo do momento exato, algumas dúzias ou até menos) de células idênticas, indiferenciadas; não tem células musculares, nervosas, ou de qualquer outro tipo diferenciado.  Portanto não tem tecido nervoso, muito menos sistema nervoso ou cérebro, enquanto que o feto tem.

Por isso, até onde se sabe, o feto é capaz de sensações e de sofrimento, mas o embrião (e o zigoto) não são.

Ficou claro?

Eu disse se TORNAR UM SER HUMANO, não SOBREVIVER.
"Eu" nada, essa parte entre áspas foi o Tarcísio que colocou…

Eu me lembro de ter estranhado quando vi os quotes, suspeito que houve troca ou confusão em algum momento (as minhas mensagens e as do Tarcísio tinham excesso de quotes naquele ponto da discussão).  Seja como for, eu (também?) fiz essa afirmação em algum contexto.  Não vou voltar atrás para descobrir qual exatamente, porque já disse uma vez e não acho que tenho de ser tão paternalista a ponto de repetir sempre.

Certo, o Tarcísio afirma que só tem direito a vida após a fecundação… Você afirma que só depois da formação do sistema nervoso…

Estritamente falando, minha posição não é bem essa, pois eu não acho o conceito de "direito à vida" particularmente útil ou claro. 

Para mim está claro que aborto é último recurso e que há uma desonestidade intelectual inerente à idéia de definir artificialmente um momento específico a partir do qual o embrião se torna feto ou algum dos dois passa a ter direitos individuais de sobreviver.  Há motivos práticos para estudar essa questão, mas 
usar as conclusões obtidas como base única para orientar políticas de saúde e planejamento familiar para comunidades inteiras é nada menos do que sandice imoral.  O único aborto bom é o aborto que foi tornado desnecessário via prevenção ou adoção.

Dito isto, eu também defendo que não faz sentido falar em direito à vida de um punhado de células indiferenciadas.  Mesmo que tenham o tamanho de um fusca.

e portanto antes que existam células nervosas é legítimo duvidar dos direitos de preservação de um organismo.
E quem ditou isso?

A circunstância de que sem células nervosas não há sensação, e portanto não há sofrimento.

Eu sei: a sociedade movido por um emocional… a única razão dessa proteção ao sistema nervoso é o antropocentrismo, não?

Foxes, você sabe o que é sistema nervoso, e para que ele serve?

O resto eu respondo ou comento se você reler e postar de novo sem as viagens na maionese... :)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #510 Online: 12 de Maio de 2007, 13:01:13 »
Em miúdos, o importante, dentro da minha linha, é se o corpo é identificável como humano.

Ótimo. Onde está o "corpo" em um amontoado de células?

E como não é humano uma célula humana (espermatozóide ou óvulo)?

Espermatozóide e óvulo são partes de um corpo humano. Um embrião, independente das diferenças que você vê em forma e do estágio de desenvolvimento, tem as características humanas que um espermatóide e um óvulo, mas, sózinho, representa todo um ser, logo, é um corpo humano.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #511 Online: 12 de Maio de 2007, 17:33:09 »
Ficou claro?
Não, não ficou. Continuo a ler o que a Fabi escreveu, e continuo a ver escrito "eles são muito pequenos, nem podem ser vistos a olho nú"... não consigo ver onde ela escreveu o que você ditou...
Foxes, você sabe o que é sistema nervoso, e para que ele serve?

O resto eu respondo ou comento se você reler e postar de novo sem as viagens na maionese… Smile
Sim, eu sei o que é um sistema nervoso.
E sei que em corpos em úteros se desenvolvendo, mesmo não havendo um sistema nervoso, um se formará - aí eu acho meio inconseqüente o termo "só um monte de células".

Certo, e agora olha o que você diz:
Por isso, até onde se sabe, o feto é capaz de sensações e de sofrimento, mas o embrião (e o zigoto) não são.
A circunstância de que sem células nervosas não há sensação, e portanto não há sofrimento.
"Sofrimento"? Preciso citar circunstâncias e circunstâncias onde a pessoa nem vai ficar sabendo que vai morrer ou nem vai sentir dor - ou seja, não haverá sofrimento?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #512 Online: 12 de Maio de 2007, 17:42:18 »
Continuo a ler o que a Fabi escreveu, e continuo a ver escrito "eles são muito pequenos, nem podem ser vistos a olho nú"… não consigo ver onde ela escreveu o que você ditou…

Ops… realmente, ela não o fez.  Eu me enganei.  É que esse é um ponto tão discutido que a memória me falhou.

Sim, eu sei o que é um sistema nervoso.
E sei que em corpos em úteros se desenvolvendo, mesmo não havendo um sistema nervoso, um se formará - aí eu acho meio inconseqüente o termo "só um monte de células".

Você acha tão decisivo assim o potencial futuro?  Já pensei como você.  Mas enquanto embrião, não há sistema nervoso, e acho difícil justificar uma decisão dessas em função de um potencial que só existe no futuro.

"Sofrimento"? Preciso citar circunstâncias e circunstâncias onde a pessoa nem vai ficar sabendo que vai morrer ou nem vai sentir dor - ou seja, não haverá sofrimento?

Pode ser uma boa idéia, sim… eu não havia atentado para esse ponto.  Pessoalmente acho que nos casos de pessoas formadas e com anos de vida normal o dilema ético existe principalmente em consideração aos outros que conhecem ou são afetados pela vida ou morte de quem não sabe que vai morrer, e não à pessoa em si.

Mas uma pessoa hipotética que nunca chegou a formar um sistema nervoso?  Realmente não vejo mais problema.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #513 Online: 12 de Maio de 2007, 18:09:18 »
Você acha tão decisivo assim o potencial futuro?  Já pensei como você.  Mas enquanto embrião, não há sistema nervoso, e acho difícil justificar uma decisão dessas em função de um potencial que só existe no futuro.
O problema é que eu não consigo colocar uma resposta simples com o "potencial futuro", por mim ela abre dilemas quanto as questões.
Pessoalmente acho que nos casos de pessoas formadas e com anos de vida normal o dilema ético existe principalmente em consideração aos outros que conhecem ou são afetados pela vida ou morte de quem não sabe que vai morrer, e não à pessoa em si.
Certo, então você coloca que a questão também é o sofrimento alheio.
Lembro que no passado também se fazia funerais para abortos, segundo que o que vi em filmes...
Bom, mais diretamente, também lembro de em aula ver gente se xingando porque um pisou numa mariposa ou arrancou uma planta... e minha mãe sempre viu problemas nessas coisas, a ponto de fazer escândalo...

Mas além disso, será que o direito a vida se resume ao sofrimento dos entes? Quer dizer, eu sei que os investigadores e policiais são movidos a fazer justiça para os entes de vítimas, mas o direito a vida pode ser resumido a isso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #514 Online: 12 de Maio de 2007, 18:20:39 »
O problema é que eu não consigo colocar uma resposta simples com o "potencial futuro", por mim ela abre dilemas quanto as questões.

Ué, não foi o que você fez?

Pessoalmente acho que nos casos de pessoas formadas e com anos de vida normal o dilema ético existe principalmente em consideração aos outros que conhecem ou são afetados pela vida ou morte de quem não sabe que vai morrer, e não à pessoa em si.
Certo, então você coloca que a questão também é o sofrimento alheio.[/quote]

Certamente!

(...)
Mas além disso, será que o direito a vida se resume ao sofrimento dos entes? Quer dizer, eu sei que os investigadores e policiais são movidos a fazer justiça para os entes de vítimas, mas o direito a vida pode ser resumido a isso?

Vai um pouco mais além; há outras formas de participação na cultura que devem ser consideradas.

Mas você está falando de justiça ou execução?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #515 Online: 12 de Maio de 2007, 18:45:59 »
Ué, não foi o que você fez?
Certo, então você coloca que a questão também é o sofrimento alheio.
"Certo, então..." eu estava entrando na sua questão, somente isso. Eu não disse que concordo com ela... tanto que eu comparei com outros casos...
Mas você está falando de justiça ou execução?
Do direito a vida... uma discussão sobre o aborto não tem fins semelhantes a justiça, tentar impedir ações erradas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #516 Online: 12 de Maio de 2007, 18:55:40 »
Acho que é um tanto apressado fazer uma comparação dessas.  Justiça lida (quase sempre) com pessoas adultas com história e vidas estabelecidas.  Aborto é outra história.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #517 Online: 12 de Maio de 2007, 21:46:56 »
Sim, mas a comparação com a justiça e a visão dos policiais e investigadores não era no caso de algo preciso e direto, era referente ao idealismo das pessoas. Já que como você colocou o fator do sofrimento alheio, dei como exemplo eles serem movidos pelo próprio sofrimento dos entes de vítimas.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #518 Online: 14 de Maio de 2007, 16:43:19 »
Eu não vejo porque não fazer o aborto, uma mulher que irá fazer aborto está sem condições mentais ou financeiras de criar o filho consequentemente este terá uma probabilidade muito maior de ser um criminoso, o que é ruim para todos nós.

E sobre o embrião sentir dor, nos primeiros três meses não há problema algum, e é nessa época que os abortos mais ocorrem, e mesmo se o aborto ocorresse depois dos três meses, a criança iria sofrer muito mais em sua vida que em seu estado de feto.

O que ocorre com os que não aceitam o aborto é que estão condicionados demais por sua religião, eles falam que é um crime contra a vida fazer um aborto mas eles acreditavam que era realmente um bebê crescendo no ventre da mulher, que iria sofrer etc, mas vocês conhecem a igreja não? Defendem seus dogmas até que seja impossível, aí sim eles pedem desculpas pelos erros cometidos nos últimos milhares de anos.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #519 Online: 14 de Maio de 2007, 18:44:13 »
Daniboy, eu e foxes estamos condicionados pelas nossas religiões?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #520 Online: 14 de Maio de 2007, 19:29:42 »
A moral religiosa às vezes fica impregnada, mesmo que não se vá na igreja todo fim de semana.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline zum

• Nível 00
  • *
« Resposta #521 Online: 14 de Maio de 2007, 19:54:26 »

Quem for sensível, não veja.

http://www.uklifeleague.com/abortion-image-gallery/Index1.htm

Imagens mostrando, de forma nua e crua, uma coisa que o conservadorismo não quer que seja "livre": o aborto.
[/quote]

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #522 Online: 14 de Maio de 2007, 20:04:38 »
Olha Nina, eu defendo o aborto, porque parto do princípio que a liberação do mesmo é um fato social que condiciona, coage, induz, conduz, ou seja lá o verbo que você acredite ser o mais apto ao contexto, ao enfraquecimento do conceito de respeito a vida.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #523 Online: 14 de Maio de 2007, 20:20:02 »

Imagens mostrando, de forma nua e crua, uma coisa que o conservadorismo não quer que seja "livre": o aborto.

:) Não abriu Zum.

:hihi: E seja bem vindo ao CC.

:hihi: Apresente-se:

../forum/topic=7873.2525.html

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #524 Online: 16 de Maio de 2007, 06:31:59 »

Não tem procedimento médico algum que seja "bonito" de ver. Não é por ser esteticamente desagradável que vamos proibir cirurgias, transplantes, ou mesmo coisas de importância menor, como lipoaspiração ou cirurgia plástica.

A própria extração de um teratoma provavelmente não é nenhum pouco esteticamente mais agradável do que a visâo de um aborto, no entanto esse é permitido e amplamente aceito apesar de ser teoricamente possível a mesma defesa baseada na diploidia e genótipo particular.

Fora isso, como de costume, quase certamente o que está sendo mostrado aí deve ser algo propositadamente chocante, como um aborto aos 8, 9 meses, coisas que boa parte das pessoas a favor da legalização do aborto sâo contrárias, e que não resumem de maneira alguma o que é o "aborto".

Acho que tecnicamente "aborto" abrange desde a não-implantação do embrião, algo muito comum, até uma extração do feto que nâo possa mais ser considerada "parto prematuro", ou talvez até além disso.

Nos primeiros estágios possíveis principalmente, e até dado estágio em que tudo que seria abortado é bastante análogo em seu estado presente a um zigoto, teratoma ou feto anencefálico, é que geralmente se defende a legalização do aborto. Legalização apenas, o que é diferente de promoção.

Esse tipo de argumentação "fotográfica" é falaciosa, um apelo à repulsa estética, e uma generalização não justificada, ou não mais justificável que a proteção à vida do próprio óvulo não fecundado e a garantia do seu direito à fecundação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!