Autor Tópico: Homem × Mulher: O tópico  (Lida 64857 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Homem × Mulher: O tópico
« Resposta #850 Online: 16 de Dezembro de 2007, 23:21:19 »
Agora sim... basta tomar cuidado com as extrapolações. Nem sempre o que está escrito nos livros e artigos está embasando o que se quer afirmar...
Sim... Richard Dawkins faz especulações baseadas em pesquisas de comportamento animal (etologia).

Eu não tenho muito saco pra ficar achando os trechos...
O que eu faço com minhas afirmações extraordinárias é especular em cima do que é comprovado pela biologia.

Se especulo que mulheres tem mais tendência a escolher parceiros "em conjunto" é porque sei que 1 único macho pode acasalar com diversas fêmeas. 5 fêmeas escolhendo coletivamente (escolhas coletivas podem ser eficientes) 1 ou 2 machos em potencial favoreceria geneticamente as crias. Após os acasalamentos há uma rivalidade entre as fêmeas para "aprisionar" os machos escolhidos, sendo que muitas vezes há o uso de "provedores" que são enganados.

Mas nem sempre provedores são os que tem piores genes... Trata-se apenas de uma estratégia válida. Se tivermos uma sociedade onde só existam garanhões poderia ser um problema não haver os provedores para auxiliar na criação e proteção dos seus supostos filhos.

Tudo bem que quando eu falo que as mulheres procuram a proteção dos fortes, submissão dos fracos e acasalamentos com os mais "aptos e atraentes" geralmente parece ofensivo pra quem se sente encaixado em algum esteriótipo "negativo". Mas a verdade não necessita ser agradável a ninguém.

Vou citar mais alguns trechos de "O Gene Egoísta"... Mas este livro ainda considero pobre nas conclusões em meio ao que já foi constatado em outras pesquisas. O que tem neste livro seria o básico do básico.

Aquele documentário de "humam Instincts" (da BBC e Discovery Channel) é muito interessante e até o momento ninguém soube me dizer se é um material de fato científico. Pelo visto vou ter que postar o link novamente...

Este documentário é muito bom mesmo.

Só repito, cuidado com as generalizações e especulações... :ok:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #851 Online: 16 de Dezembro de 2007, 23:36:21 »
Agora o Narkus tá começando a melhorar na argumentação.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #852 Online: 16 de Dezembro de 2007, 23:40:09 »
Eu traduzi um estudo que o atheist postou:
Pouco se sabe sobre crenças que homem e mulher tem sobre as causas do desejo sexual, apesar de ser interpessoal e individual o significado dessas crenças. Participantes desse estudo receberam a definição do desejo sexual e responderam questões livres explorando suas crenças sobre antecedentes da causa masculina e feminina sobre o desejo sexual. Os resultados indicaram que mais mulheres do que homens veem o desejo sexual feminino (e masculino) causado por fatores externos. Além disso, ambos acreditam que o desejo sexual masculino e feminino tem diferentes causas: Intraindividual (não achei tradução ou palavra similar em portugues) e fatores eróticos acreditam ser a causa do desejo sexual masculino, mas o fator romantico e interpessoal a causa do desejo sexual feminino. Embora ambos vejam a atração fisica e personalidade como caracteristica feminina e masculina sexualmente desejavel, mulheres veem feminilidade como características sexualmente desejaveis, e homens veem poder financeiro e status social como atributo masculino sexualmente desejavel.

*Não achei, pelo menos até agora, palavra melhor que crença para belief.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Atheist

• Visitante
« Resposta #853 Online: 17 de Dezembro de 2007, 00:38:17 »
Só complementando com mais alguns resumos interessantes:

A nearly universal stereotype holds that men are driven by their sexual impulses or drives while women rarely feel desire. This paper will consider the reported differences in sexual desire between men and women and the biological and social considerations fueling these differences. The effect of menstruation, gestation and lactation on female sexual desire will be briefly reviewed as well as the influence of estrogens and androgens on sexual drive. The suggestion will be made that, while differences in sexual drive and its behavioral expressions certainly exist, these gender differences may be narrowing as women gain political, social, economic and reproductive freedom. Finally, it will be argued that these differences may be precisely what makes sex interesting and meaningful and more than the simple release of biological tension.

Reconsidering gender differences in sexual desire: an update

A large body of scientific research documents four important gender differences in sexuality. First, on a wide variety of measures, men show greater sexual desire than do women. Second, compared with men, women place greater emphasis on committed relationships as a context for sexuality. Third, aggression is more strongly linked to sexuality for men than for women. Fourth, women's sexuality tends to be more malleable and capable of change over time. These male-female differences are pervasive, affecting thoughts and feelings as well as behavior, and they characterize not only heterosexuals but lesbians and gay men as well. Implications of these patterns are considered.

Human sexuality: how do men and women differ?

In order to better assess and explain the multiple factors contributing to our patients' sexual difficulties, we need to construct a reasonably simple model of human sexual response that illustrates, first, feedback to the mind as it orchestrates the sexual response and, second, the concept that sexual experiences can be undertaken for reasons that are not strictly sexual but intimacy-based. A simple model is presented that integrates responsive and "spontaneous" sexual desire, the subsequent creation of further stimuli in the form of the emotions experienced, subjective mental excitement, and accurate or inaccurate appreciation of physical, genital, and nongenital changes, all of which continue to modulate the sexual response.

Human Sex-Response Cycles

Espero que ambos os lados da discussão façam bom proveito destas fontes e busquem mais. O tema é interessante e é possível de ser debatido.

Luz

• Visitante
« Resposta #854 Online: 17 de Dezembro de 2007, 14:47:25 »
Fabi, Rizk, Luz, um pedido:

não façam de conta que esse tipo de comentário do Narkus merece ser levado a sério.

É perda de tempo.  E se ele não sabe disso, está na hora de aprender.

Eu nem estive por aqui, Luis.  :D

Aliás, com sua ajuda, localizei a opção ignorar. Muito simples e funcional. Recomendo!  :)

A propósito, já não era sem tempo a mudança do tópico para uma área mais adequada!  :ok:

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #855 Online: 17 de Dezembro de 2007, 16:36:29 »
Diversos fatores, entre eles, as mulheres não usam muito o computador, e as que usam não usam para flogs, orkut, MSN ou para trabalho.

Pensando agora: Quem deve assina mais uma revista como a Sciam? Provavelmente são os homens. As mulheres, apesar d eterem capacidade e estarem crescendo no meio científico ainda não predominam na área. No ceticismo, que envolve algo além do conhecimento científico, a peneira fica mais curta ainda.
Mas oltando a Sciam, as mulheres, em sua maioria preferem revistas femininas, como Caras, Capricho, essas coisas.

A razão é social, a maioria da mulherada não pensa muito nessas coisas. O importante é casar, fazer bem o cabelo e provocar inveja nas vizinhas.  :D

Ainda bem que não estou incluida nesse perfil. Eu adoro discutir ciências, filosofia e assuntos ligados a verdade, ou melhor a busca da verdade. Casei por acidente, adoro meu marido, mas não planejava e aconteceu, foi nesse ano, estou com 32, já me considerava uma celibatária por convicção. Mas você tem estatística dessa proporção aqui no clube??
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

rizk

• Visitante
« Resposta #856 Online: 18 de Dezembro de 2007, 07:37:39 »
Diversos fatores, entre eles, as mulheres não usam muito o computador, e as que usam não usam para flogs, orkut, MSN ou para trabalho.

Pensando agora: Quem deve assina mais uma revista como a Sciam? Provavelmente são os homens. As mulheres, apesar d eterem capacidade e estarem crescendo no meio científico ainda não predominam na área. No ceticismo, que envolve algo além do conhecimento científico, a peneira fica mais curta ainda.
Mas oltando a Sciam, as mulheres, em sua maioria preferem revistas femininas, como Caras, Capricho, essas coisas.

A razão é social, a maioria da mulherada não pensa muito nessas coisas. O importante é casar, fazer bem o cabelo e provocar inveja nas vizinhas.  :D

:lol: Ê vida de interiorrrrr hein Fefe?!?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #857 Online: 18 de Dezembro de 2007, 09:13:02 »

Pela graça iluminada de Einstein e Popper, Luz, avisa o povo que eu não estou sendo preconceituoso aqui...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #858 Online: 18 de Dezembro de 2007, 09:58:41 »

Pela graça iluminada de Einstein e Popper, Luz, avisa o povo que eu não estou sendo preconceituoso aqui...

Se não o escutaram, por que acha que vão me escutar?  ::)

Mas já que pediu por Einstein e Popper e por você, quem são esses desordeiros?  :hmph: 

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #859 Online: 18 de Dezembro de 2007, 10:33:34 »

:histeria:

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #860 Online: 18 de Dezembro de 2007, 14:23:40 »

Concordo, a mulherada urbana já está em outra a muito tempo.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #861 Online: 18 de Dezembro de 2007, 14:24:34 »
   Afinal, qual é a proporção de homens e mulheres no forum??

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #862 Online: 18 de Dezembro de 2007, 15:33:01 »

3,7 homens por mulher.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #863 Online: 18 de Dezembro de 2007, 17:05:28 »

3,7 homens por mulher.

Obrigada, acho que vou tentar trazer minhas amiguinhas céticas para o forum. 8-)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #864 Online: 18 de Dezembro de 2007, 17:36:26 »

3,7 homens por mulher.

Obrigada, acho que vou tentar trazer minhas amiguinhas céticas para o forum. 8-)
Não me oponho :hihi:

rizk

• Visitante
« Resposta #865 Online: 18 de Dezembro de 2007, 19:08:44 »
Nem eu, desde que sejam todas feias. :lol:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #866 Online: 18 de Dezembro de 2007, 19:23:13 »

3,7 homens por mulher.

Aproveita e traz também uma cervejinha pra gente!
(o Dr. sai correndo)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #867 Online: 19 de Dezembro de 2007, 00:11:47 »

3,7 homens por mulher.

Não me oponho :hihi:

Vou começar a abordagem amanhã.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #868 Online: 19 de Dezembro de 2007, 00:12:53 »
Nem eu, desde que sejam todas feias. :lol:

Bem, isso eu já não posso prometer, minhas amiguinhas são bonitinhas.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #869 Online: 19 de Dezembro de 2007, 00:15:06 »

3,7 homens por mulher.

Aproveita e traz também uma cervejinha pra gente!
(o Dr. sai correndo)

Nem precisava se dar a esse trabalho, eu não posso correr, estou de bengala.

OPS...poderia dar uma bengalada...

Atheist

• Visitante
« Resposta #870 Online: 19 de Dezembro de 2007, 00:18:52 »
Pô gente, vocês brigaram tanto para que fosse postado as bases para as diferenças entre homens e mulheres em relação ao sexo... quando eu posto vocês desviam o assunto?

Será que a briga foi a toa?

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #871 Online: 19 de Dezembro de 2007, 00:28:24 »
Pô gente, vocês brigaram tanto para que fosse postado as bases para as diferenças entre homens e mulheres em relação ao sexo... quando eu posto vocês desviam o assunto?

Acho que foi atoa mesmo, deve ter começado no ponto onde falaram sobre a quantidade de homens e mulheres interessados em ciências.

Luz

• Visitante
« Resposta #872 Online: 19 de Dezembro de 2007, 00:34:06 »

Acho que foi atoa mesmo, deve ter começado no ponto onde falaram sobre a quantidade de homens e mulheres interessados em ciências.

Não acho que tenha sido à toa.

As brigas não aconteceram por causa das diferenças em si, mas por causa das diferenças "sugeridas".

Narkus

• Visitante
« Resposta #873 Online: 19 de Dezembro de 2007, 02:09:00 »
Bom, por que apenas 1 pessoa comentou sobre o vídeo que postei?
Por que algumas pessoas insistem em atrapalhar o debate sem antes ao menos LER os posts, e também sem fazer espantalhos e ataques?

Parecem crentes quando taxam alguém ou alguma coisa de diabo ou algo assim.

Vim aqui para postar fontes, me dei ao trabalho de encontrar novamente as informações que uso como base de minhas especulações, espero ter um tratamento melhor e mais sério dessa vez.

Eis aqui um trecho do livro "Como a Mente Funciona" de Steven Pinker, página 506, sub-capítulo "MARIDOS E ESPOSAS" do capítulo "VALORES FAMILIARES".

Uma réplica óbvia (ao fato de mulheres escolherem homens ricos e poderosos) é que as mulheres valorizam os homens ricos e poderosos porque são os homens que detêm a riqueza e poder. Em uma sociedade machista, as mulheres precisam casar-se com alguém de nível econômico mais elevado do que o seu para obter maridos assim. Essa alternativa foi testada e refutada. As mulheres com altos salários, pós-graduação, profissões de prestígio e grande auto-estima dão mais valor do que as outras mulheres à riqueza e status em um marido. O mesmo ocorre com líderes de organizações feministas. Homens pobres não dão mais valor do que outros homens à riqueza ou capacidade de ganho em uma esposa.

Pra mim trata-se de uma afirmação óbvia de que mulheres, muito mais do que homens, valorizam o potencial financeiro e social de um parceiro, mesmo quando se trata de mulheres que já possuem tais potencialidades. Isso demonstra também que mulheres ricas tendem a desejar parceiros ainda mais ricos do que mulheres não tão ricas costumam desejar.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #874 Online: 19 de Dezembro de 2007, 09:27:54 »
Bom, por que apenas 1 pessoa comentou sobre o vídeo que postei?
Por que algumas pessoas insistem em atrapalhar o debate sem antes ao menos LER os posts, e também sem fazer espantalhos e ataques?

Parecem crentes quando taxam alguém ou alguma coisa de diabo ou algo assim.

Vim aqui para postar fontes, me dei ao trabalho de encontrar novamente as informações que uso como base de minhas especulações, espero ter um tratamento melhor e mais sério dessa vez.

Eis aqui um trecho do livro "Como a Mente Funciona" de Steven Pinker, página 506, sub-capítulo "MARIDOS E ESPOSAS" do capítulo "VALORES FAMILIARES".

Uma réplica óbvia (ao fato de mulheres escolherem homens ricos e poderosos) é que as mulheres valorizam os homens ricos e poderosos porque são os homens que detêm a riqueza e poder. Em uma sociedade machista, as mulheres precisam casar-se com alguém de nível econômico mais elevado do que o seu para obter maridos assim. Essa alternativa foi testada e refutada. As mulheres com altos salários, pós-graduação, profissões de prestígio e grande auto-estima dão mais valor do que as outras mulheres à riqueza e status em um marido. O mesmo ocorre com líderes de organizações feministas. Homens pobres não dão mais valor do que outros homens à riqueza ou capacidade de ganho em uma esposa.

Pra mim trata-se de uma afirmação óbvia de que mulheres, muito mais do que homens, valorizam o potencial financeiro e social de um parceiro, mesmo quando se trata de mulheres que já possuem tais potencialidades. Isso demonstra também que mulheres ricas tendem a desejar parceiros ainda mais ricos do que mulheres não tão ricas costumam desejar.
...ou que mulheres ricas não querem sustentar vagabundo...

A mulher com maior poder economico tem maior "poder de barganha" num mundo capitalista e procura alguem que seja tão motivado ou mais que ela em termos de sucesso, que mereça ser chamado por ela de companheiro.
Isso sugere que muitos homens ricos e bem sucedidos tendem a buscar companheiras "dependentes" economicamente deles num sentido de "posse" desta companheira., mais uma aquisição pra mostrar como ele é F*da!!

Isso é o que eu interpretaria....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!