Ricardo B.
NINGUÉM está generalizando, mas são estatísticas confiáveis.
O que que custa interpretar friamente os meus textos e não fazer espantalhos?
Se você faz uma pesquisa e constata, por exemplo, que 85% das mulheres apreciam o poder de "ganho" dos homens e apenas cerca de 10% dos homens apreciam esta qualidade em mulheres o que você espera da conclusão?
É óbvia... Mulheres, muito mais do que homens, valorizam as riquezas de parceiros em potencial. Mulheres TENDEM a valorizar os ganhos do parceiro. Simples não? Alguém está dizendo que TODAS são assim?
Por favor, leia denovo a citação que fiz do trecho do livro "Como a mente funciona" de Steven Pinker.
Eu também gostaria de saber a fonte de tais dados, mas não me surpreenderia. As fêmeas em geral tendem a buscar nos machos segurança para a criação da prole (em se tratando de mamíferos, pelo menos). Por isso há disputas entre machos, algumas espécies disputas de briga mesmo, em outras é quem tem a cauda mais vistosa (sinônimo de saúde) ou o canto ou dança mais bonito/a. Homens não devem ser diferentes tendo em vista o pequeno tempo que passou em nossa evolução, e a cultura não tem a força suficiente para mudar isso a curto prazo.
Por isso é bem possível que mulheres tenham mais interesse no status do homem do que o inverso. É um tanto quanto ingênuo não aceitar estas diferenças. Uma parte dos artigos que postei falam sobre estas diferenças, alguém leu algum?
Eu estou acompanhando. Li todos até aqui, apesar do inglês ruim. Acho que todos concordam que as diferenças existem e que seguem um determinado padrão, em média, embora existam exceções.
O que pega são as interpretações dessas diferenças, algumas vezes, sobretudo, quando o tom dos argumentos sugere desmérito. É onde os ânimos se agitam, desestimulando uma discussão saudável.
Parece existir constantemente um clima de disputa, já instalado, que impede a imparcialidade. O assunto anda meio contaminando pelos fatos, incitando a tomar partido.
É como se a inteção fosse fazer as particulares de um determinado gênero levar vantagem sobre o outro, por comparação - como se fossem duas espécies e não dois gêneros da mesma espécie.