Autor Tópico: Homem × Mulher: O tópico  (Lida 64859 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Homem × Mulher: O tópico
« Resposta #900 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:02:40 »
O problema, Narkus, é que você faz uma generalização e, aparentemente, um juizo de valor. Como no exemplo que dei anteriormente,
o fato de os homens em geral sentirem uma certa atração sexual por mulheres jovens em idade fértil não implica a) que os homens em geral prefiram meninas de 15 anos e b) que sejam cafajestes.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Narkus

• Visitante
« Resposta #901 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:04:26 »
Voltando ao ponto de partida...

Citação de: narkus
Bom, por que apenas 1 pessoa comentou sobre o vídeo que postei?
Por que algumas pessoas insistem em atrapalhar o debate sem antes ao menos LER os posts, e também sem fazer espantalhos e ataques?

Parecem crentes quando taxam alguém ou alguma coisa de diabo ou algo assim.

Vim aqui para postar fontes, me dei ao trabalho de encontrar novamente as informações que uso como base de minhas especulações, espero ter um tratamento melhor e mais sério dessa vez.

Eis aqui um trecho do livro "Como a Mente Funciona" de Steven Pinker, página 506, sub-capítulo "MARIDOS E ESPOSAS" do capítulo "VALORES FAMILIARES".

Uma réplica óbvia (ao fato de mulheres escolherem homens ricos e poderosos) é que as mulheres valorizam os homens ricos e poderosos porque são os homens que detêm a riqueza e poder. Em uma sociedade machista, as mulheres precisam casar-se com alguém de nível econômico mais elevado do que o seu para obter maridos assim. Essa alternativa foi testada e refutada. As mulheres com altos salários, pós-graduação, profissões de prestígio e grande auto-estima dão mais valor do que as outras mulheres à riqueza e status em um marido. O mesmo ocorre com líderes de organizações feministas. Homens pobres não dão mais valor do que outros homens à riqueza ou capacidade de ganho em uma esposa.

Pra mim trata-se de uma afirmação óbvia de que mulheres, muito mais do que homens, valorizam o potencial financeiro e social de um parceiro, mesmo quando se trata de mulheres que já possuem tais potencialidades. Isso demonstra também que mulheres ricas tendem a desejar parceiros ainda mais ricos do que mulheres não tão ricas costumam desejar.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2007, 13:06:36 por Narkus »

Narkus

• Visitante
« Resposta #902 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:04:48 »
O problema, Narkus, é que você faz uma generalização e, aparentemente, um juizo de valor. Como no exemplo que dei anteriormente,
o fato de os homens em geral sentirem uma certa atração sexual por mulheres jovens em idade fértil não implica a) que os homens em geral prefiram meninas de 15 anos e b) que sejam cafajestes.

Não faço isso, é você que interpreta dessa maneira.

Luz

• Visitante
« Resposta #903 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:08:43 »
Voltando ao ponto de partida...

Por que algumas pessoas insistem em atrapalhar o debate sem antes ao menos LER os posts, e também sem fazer espantalhos e ataques?

Você quer dizer, assim?  :stunned:

Mulheres são mais seletivas e intere$$eiras  :histeria:

Eu também não entendo!  :stunned:

Luz

• Visitante
« Resposta #904 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:09:29 »

Eu também, eu também! Será coincidência?  :stunned:

Narkus

• Visitante
« Resposta #905 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:13:39 »

Argumentum ad populum?

Luz

• Visitante
« Resposta #906 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:16:40 »

Argumentum ad populum?

Hum... deixa ver...  ::)  não, acho que é coincidência, mesmo!  :?  Seria, talvez, se mais foristas concordassem.  :stunned:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #907 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:20:38 »
:flor: Calma gente. :flor:

Luz

• Visitante
« Resposta #908 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:24:35 »

Ué, mas... mas...  :?  quem?  Pela primeira vez todo mundo parece calmo, enfim...  :?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #909 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:26:33 »
 :sim: Tudo bem.

:bola: Todo mundo diz que me preocupo demais, deve ser isso.  :P

:) Perdão a interrupção.  ;P

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #910 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:29:33 »

Isso. Obedeçam a Lela!
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #911 Online: 19 de Dezembro de 2007, 14:34:59 »
Você não entendeu nada do que eu quis dizer

E não é de agora!

Há muito tempo que não entendo nada do que você quer dizer, mas acho engraçado, enfim...  :lol:

:histeria:

Também eu...   Outra coincidência...... isso pega??

« Última modificação: 19 de Dezembro de 2007, 14:37:56 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #912 Online: 19 de Dezembro de 2007, 15:27:35 »
O narkus não percebe que isso da mulher ser mais interesseira é na verdade resquício de uma sociedade machista onde os pais escolhiam os maridos para as filhas, e claro que ter dinheiro, ou ser " doutor" era um ponto a favor na escolha do melhor marido para as filhas... E mais... esse exemplo de mulher que o narkus fala na verdade é aquela mulher que namora um cara chato, feio, sem sal, que só tem dinheiro a oferecer...mas nem todos os homens são assim...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #913 Online: 19 de Dezembro de 2007, 15:39:06 »
Eu nunca disse que mulher, por exemplo, não gosta de sexo ou de homem.

......

Embora muitas mulheres já estejam acostumadas com a idéia de que "sexo também é bom para mulheres", eu digo que o sexo é negócio para mulher, quer ela saiba disso ou não!

Comecei a ler agora retorno do tópico, mas.... Esse fortista não quer um debate sério não.... Achismos, achismos e mais achismos... E ainda a petulância de dizer que busca algo ‘científico’....

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #914 Online: 19 de Dezembro de 2007, 16:35:06 »
Ou o Narkus tem uma dificuldade extrema de se expressar, ou ele veio aqui pra fazer bagunça mesmo. :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #915 Online: 19 de Dezembro de 2007, 17:49:34 »

Eu, por exemplo, já me resignei que devo mesmo ser interesseira, só que ainda não me dei conta disso.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #916 Online: 19 de Dezembro de 2007, 17:52:50 »
O narkus não percebe que isso da mulher ser mais interesseira é na verdade resquício de uma sociedade machista onde os pais escolhiam os maridos para as filhas, e claro que ter dinheiro, ou ser " doutor" era um ponto a favor na escolha do melhor marido para as filhas... E mais... esse exemplo de mulher que o narkus fala na verdade é aquela mulher que namora um cara chato, feio, sem sal, que só tem dinheiro a oferecer...mas nem todos os homens são assim...

É, tambem acho que devemos tomar muito cuidado com aquilo que a gente lê, quando vejo pesquisadores que fazem generalizações eu costumo ler com pé no freio.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Luz

• Visitante
« Resposta #917 Online: 19 de Dezembro de 2007, 18:58:43 »
Sexismo

O sexismo é a discriminação ou tratamento indigno a um determinado gênero, ou ainda a determinada identidade sexual.
Para a Psicologia, o Sexismo é um regime cultural onde um sexo tenta se sobrepor ao outro.
Existem duas assunções diferentes sobre as quais se assenta o sexismo:
• Um sexo é superior ao outro.
• Mulher e homem são profundamente diferentes (mesmo além de diferenças biológicas), e essas diferenças devem se refletir em aspectos sociais como o direito e a linguagem.
Em relação ao preconceito contra mulheres, diferencia-se do machismo por ser mais consciente e pretensamente racionalizado, ao passo que o machismo é um muitas vezes um comportamento de imitação social. Nesse caso o sexismo muitas vezes está ligado à misoginia (ódio às mulheres).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexismo

Misoginia

Misoginia é um movimento de aversão ao que é ligado ao feminino.
Algumas teóricas feministas pensam que a sociedade patriarcal é construída nesse movimento de expurgar o que é feminino, e de expurgar as mulheres, torná-las alheias, abjetas.
A misoginia é por vezes confundida com o machismo, mas enquanto que a primeira se baseia no ódio, o segundo fundamenta-se numa crença na inferioridade da mulher.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Misoginia

Machismo

Machismo ou chauvinismo masculino, é a crença de que os homens são superiores às mulheres.
A palavra "chauvinista" foi originalmente usada para descrever alguém fanaticamente leal ao seu país, mas a partir do movimento de libertação da mulher, nos anos 60, passou a ser usada para descrever os homens que mantém a crença na inferioridade da mulher, especialmente nos países de língua inglesa. No espaço lusófono, a expressão "chauvinista masculino" (ou, simplesmente, "chauvinista") também é utilizada, mas "machista" é muito mais comum.
Os machistas são por vezes postos em oposição ao feminismo. No entanto, a crença oposta ao machismo é a da superioridade feminina e, embora alguns masculistas possam pensar que essa é a definição de feminismo, geralmente não se considera esta ideia correta. Alguns machistas tendem ainda a ofender-se por desigualdades de gênero favoráveis às mulheres.
Na América Latina, há autores que identificam o machismo com a "outra face do marianismo".[1]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Machismo

Feminismo

A definição de feminismo como um movimento político de mulheres que lutam pela eqüidade com relação aos homens, embora seja a definição mais recorrente não é a mais precisa.
No verbete equivalente em inglês temos a definição de feminismo como uma ideologia que objetiva a igualdade - ou o que seria mais preciso - a eqüidade entre os sexos. Contudo, há autoras feministas que procuraram demonstrar como a própria concepção de sexo biológico advém de uma compreensão simbólica do mundo que é orientada pela concepção de gênero.
O verbete equivalente em francês define feminismo como um conjunto de idéias políticas, filosóficas e sociais que procuram promover os direitos e interesses das mulheres na sociedade civil. No entanto, os feminismos, em suas múltiplas formas (como veremos a seguir), estão relacionados a desejos, políticas e interesses de outros grupos civis, não somente de mulheres.
Autoras e autores como Joan Roughgarden (Department of Biological Sciences Stanford University) , Anne Fausto-Sterling (Department of Molecular and Cell Biology at Brown University) e Thomas Laqueur (Department of History, University of California Berkeley), procuraram observar a suposta justificativa biológica da divisão binária entre os sexos para compreender os pressupostos que sustentariam tal divisão binária fêmea/macho, e subseqüente heterossexualidade, e concluíram, cada qual à sua maneira, que não há uma materialidade anterior ao pensamento humano que justifique a divisão binária entre os sexos, mas que essa divisão existe como modo de pensar e dar sentido à experiência.
Dessa forma, compreende-se que a divisão entre os sexos é uma forma cultural, histórica e, portanto, situacional de dar sentido ao mundo. (...)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #918 Online: 19 de Dezembro de 2007, 20:02:48 »
Tem vezes que eu tenho a impressão de que o Narkus tenta se referir ao pensamento evolutivo (aquele que mostra que certos comportamentos das pessoas é baseado em partes nos genes). Só que na maioria das vezes ele aparece pra falar merda. Eu não o entendo.

Aliás, não há o que discutir no assunto. Existem, no geral, diferenças de pensamentos entre homens e mulheres, por motivos culturais e biológicos. Mas não são tãããão diferentes assim um do outro. Cada um tem sua vantagem ou o motivo de existir e, ao que me consta, nenhum deles é descrito com termos perjorativos como "intere$$eira" ou algo parecido.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Narkus

• Visitante
« Resposta #919 Online: 19 de Dezembro de 2007, 20:20:36 »
É bom deixar exposto o significado dos termos...

Eu sempre interpretei sexismo apenas como "discriminação" dos sexos, não necessariamente ligadas a preconceitos ou inferiorização de algum sexo. Mas claro que esta discriminação estaria limitado em mencionar as diferenças de tendências de comportamento entre homens e mulheres.

Quanto ao significado do termo feminismo e machismo... Eu só lamento a falta de "simetria" nos significados.
Eu enxergo o significado da palavra feminismo semelhante ao machismo, mesmo que "ideologicamente" não correspondam a esta simetria.

E quanto à misoginia...
Mesmo eu tendo opiniões um tanto "polêmicas" eu não me considero "misógino".
O comportamento feminino, assim como o masculino, são estratégias válidas de sobrevivência.
As vezes eu até acho que as mulheres tendem a serem mais misoginas do que muitos homens.
Esse jogo de "igualdade x feminilidade" está causando muita confusão e muitos homens são vítimas dessa nova onda.

A minha posição "ideológica" é que os direitos sejam os mais iguais possíveis, não haja preconceitos. Mas também sou contra ações "afirmativas" (como cotas e "incentivos") e "discriminações positivas".
Posso achar que mulheres estão menos dispostas a correr riscos físicos (o que é comprovado em algumas pesquisas), mas uma mulher pode muito bem ser qualificada a profissões de risco (a curva normal não é tão estreita).
Posso achar que homens não são tão bons no trato com pessoas, mas um homem pode muito bem ser qualificado para profissões que exigam trato com as pessoas.

Eu já sofri preconceito por não parecer ser pobre, por exemplo. E realmente é também ruim essa "discriminação positiva".

Discriminação negativa é péssimo, mas não são doses de discriminação positiva que irá "balancear" e tornar a sociedade mais justa.

E há sim uma "discriminação positiva" favorável à mulher quando tratamos de discussões sobre "suposts defeitos" de comportamento de mulheres.
Falar que homens supervalorizam a aparência externa não soa como preconceito ou "esteriotipagem tosca", mas falar que mulheres tendem a valorizar o status e poder aquisitivos de parceiros já soa como "esteriotipagem pejorativa".

E enquanto eu tiver tempo e disposição esta será uma de minhas "causas" nesta comunidade, se me permitirem.

Narkus

• Visitante
« Resposta #920 Online: 19 de Dezembro de 2007, 20:25:35 »
Tem vezes que eu tenho a impressão de que o Narkus tenta se referir ao pensamento evolutivo (aquele que mostra que certos comportamentos das pessoas é baseado em partes nos genes). Só que na maioria das vezes ele aparece pra falar merda. Eu não o entendo.

Aliás, não há o que discutir no assunto. Existem, no geral, diferenças de pensamentos entre homens e mulheres, por motivos culturais e biológicos. Mas não são tãããão diferentes assim um do outro. Cada um tem sua vantagem ou o motivo de existir e, ao que me consta, nenhum deles é descrito com termos perjorativos como "intere$$eira" ou algo parecido.
Se você parar de me rotular vai ser melhor... Não sei se adianta te pedir isso... A sua "inércia" em me desmerecer é evidente, não parece haver freios para isso.

Sabes o que é "inércia" na física?

E sobre eu ter dito "intere$$eira", foi sim um termo infeliz de minha parte, mas também há uma boa dose de "politicamente correto" em alguns julgamentos, mas tenho que me acostumar né?
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2007, 20:28:11 por Narkus »

rizk

• Visitante
« Resposta #921 Online: 19 de Dezembro de 2007, 20:49:56 »
É bom deixar exposto o significado dos termos...

Olha, crítica positiva agora. Os significados dos termos são o que são. O cidadão pode achar que sim, pode achar que não... mas querendo redefinir tudo dizendo que "eu entendo de outro modo", o cidadão uma hora está chamando papagaio de chave-de-fenda e reclamando que ninguém o entende.

Falar que homens supervalorizam a aparência externa não soa como preconceito ou "esteriotipagem tosca", mas falar que mulheres tendem a valorizar o status e poder aquisitivos de parceiros já soa como "esteriotipagem pejorativa".
É curioso, mas já vi muito rapaz - aqui, inclusive - dizendo que mulher gostosa é o máximo, mas só isso não sustenta. Aparentemente é a opinião corrente, esta. Aí é que está: soa como "estereotipagem tosca" SIM!!!! E é!

"Terder a valorizar o status e poder aquisitivos de parceiros" é MUITO DIFERENTE de "ser intere$$eiro", convenhamos. "Intere$$eira" é linguagem de bar.  :?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #922 Online: 19 de Dezembro de 2007, 22:22:10 »
   Afinal, qual é a proporção de homens e mulheres no forum??

3,7 homens por mulher.
Só nas estatísticas, porque tem bem menos mulheres participando.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #923 Online: 19 de Dezembro de 2007, 23:26:03 »
O que não quer dizer nada, Fabi.  Há poucos pastores postando aqui, mas as colocações do Maykon são particularmente boas.  Quantidade não enche barriga, não neste fórum.

Tenho de concordar com o Alê... Narkus ou está com problemas muito sérios de expressão ou está zoando mesmo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Narkus

• Visitante
« Resposta #924 Online: 19 de Dezembro de 2007, 23:38:56 »
Pra mim vocês estão é fazendo trote comigo, não é possível  :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!