...pelo que me parece as críticas são mais por não ser exatamente politicamente correto do que por ter algo de mal fundamentado, ainda que o artigo cite pessoas dizendo coisas nesse sentido, não diz quais seriam...
...de qualquer forma...
Acho que além daquelas duas explicações serem bem plausíveis, algo como tentei explicar em portunhol em outro tópico, algo como no sentido de associação (ou falta de, ou associação negativa) com grupo social, como góticos, muricinhos&patricinhas, trabalhador, empregado, pai, filho, mãe, filha, namorado, namorada, rappers, brasileiros, americanos, esportistas, modelos, intelectuais, etc.
...Você deve ter procurado mais sobre o assunto, sabe se há alguém "de verdade" que defenda algo mais ou menos assim? Porque não consigo engolir aquilo de "transexualidade neurológica", acho que a coisa mais parecida com isso possível, seria algo muito menos específico (talvez algo mais ou menos parecido (senão a mesma coisa... canalizada diferentemente) com qualquer que seja a base neurológica para anorexia nervosa), que eventualmente seria "canalizado", por algo do tipo disso que eu imaginei.
Porque me parece muito estranho algo como uma área cerebral para "sentir-se mulher" ou "sentir-se homem", e todas as coisas relacionadas a isso, que são muito flexíveis culturalmente.