Autor Tópico: Sobre o cérebro humano  (Lida 37295 vezes)

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
Re: Homem com cérebro minúsculo tem vida normal
« Resposta #100 Online: 22 de Julho de 2007, 18:47:42 »
Bizarro, mas o cara não é "normal" pelo que está no texto ele é bastante limitado intelectualmente e vai ter um monte de problemas por causa disso.

Segundo o texto sua inteligência é baixa, mas ainda está no limite da normalidade.

Mas já é complicado, não dá para afirmar que é tudo normal ali.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Homem com cérebro minúsculo tem vida normal
« Resposta #101 Online: 22 de Julho de 2007, 18:57:32 »
Normalidade é uma convenção. No fim das contas quase ninguém é normal demais. O caso é que segundo uma convenção arbitrária o QI igual a 75 ainda é considerado no limite da normalidade. É claro que alguém com um QI desses provavelmente vai levar uma vida mais complicada do que alguém com um QI mediano, entre 100 e 110, mas menos complicada do que a de um deficiente mental.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Efeitos do aspartame no cérebro
« Resposta #102 Online: 13 de Outubro de 2007, 22:44:04 »
O aspartame, segundo ouvi, gera um neurotransmissor muito similar ao glutamato. O glutamato tem uma função normal no cérebro, mas tem que ser constantemente retirado também; a falha em ser retirado causa morte neuronal, e isso ocorre por exemplo, durante ataques cardíacos, por falta de força geral no organismo, ou algo assim.

http://med.stanford.edu/profiles/neurosurgery/frdActionServlet?choiceId=showPublication&pubid=40516&fid=6114

http://www.mercola.com/article/aspartame/nutrasweet_scandal.htm

O monossódio glutamato foi inclusive proibido como ingrediente de alimentos para bebês pela FDA.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Efeitos do aspartame no cérebro
« Resposta #103 Online: 14 de Outubro de 2007, 02:31:07 »
O monossódio glutamato não é o "Aji-No-Moto"? Não está presente em Lamens?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 14 de Outubro de 2007, 19:01:01 »
É o ajinomoto, ou parte dele, não sei quanto aos lamens.

http://en.wikipedia.org/wiki/Monosodium_glutamate#Excitotoxicity

O efeito nocivo é um tanto incerto em adultos, porque temos desenvolvida uma "barreira" que impede de algumas coisas chegarem ao cérebro, mas há alguma preocupação.

(Toxoplasma, por exemplo, consegue passar por essa barreira)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #105 Online: 14 de Outubro de 2007, 20:02:12 »
O aspartame já foi extensamente estudado, até o momento não foi comprovado nenhum efeito deletério em humanos. Pelo contrário, a redução das calorias pelo seu uso mostra que tem um excelente perfil de risco-benefício, mesmo que algum efeito deletério seja observado.

Aspartame: review of safety.
Regul Toxicol Pharmacol.  2002; 35(2 Pt 2):S1-93 (ISSN: 0273-2300)

Butchko HH ; Stargel WW ; Comer CP ; Mayhew DA ; Benninger C ; Blackburn GL ; de Sonneville LM ; Geha RS ; Hertelendy Z ; Koestner A ; Leon AS ; Liepa GU ; McMartin KE ; Mendenhall CL ; Munro IC ; Novotny EJ ; Renwick AG ; Schiffman SS ; Schomer DL ; Shaywitz BA ; Spiers PA ; Tephly TR ; Thomas JA ; Trefz FK
Medical and Scientific Affairs, The NutraSweet Company, Mt Prospect, Illinois 60056, USA. harriett.h.butchko@nutrasweet.com

Over 20 years have elapsed since aspartame was approved by regulatory agencies as a sweetener and flavor enhancer. The safety of aspartame and its metabolic constituents was established through extensive toxicology studies in laboratory animals, using much greater doses than people could possibly consume. Its safety was further confirmed through studies in several human subpopulations, including healthy infants, children, adolescents, and adults; obese individuals; diabetics; lactating women; and individuals heterozygous (PKUH) for the genetic disease phenylketonuria (PKU) who have a decreased ability to metabolize the essential amino acid, phenylalanine. Several scientific issues continued to be raised after approval, largely as a concern for theoretical toxicity from its metabolic components--the amino acids, aspartate and phenylalanine, and methanol--even though dietary exposure to these components is much greater than from aspartame. Nonetheless, additional research, including evaluations of possible associations between aspartame and headaches, seizures, behavior, cognition, and mood as well as allergic-type reactions and use by potentially sensitive subpopulations, has continued after approval. These findings are reviewed here. The safety testing of aspartame has gone well beyond that required to evaluate the safety of a food additive. When all the research on aspartame, including evaluations in both the premarketing and postmarketing periods, is examined as a whole, it is clear that aspartame is safe, and there are no unresolved questions regarding its safety under conditions of intended use.

Aspartame: scientific evaluation in the postmarketing period.
Regul Toxicol Pharmacol.  2001; 34(3):221-33 (ISSN: 0273-2300)

Butchko HH ; Stargel WW
Medical and Scientific Affairs, The NutraSweet Company, Mt. Prospect, IL 60056, USA.

Prior to marketing, the safety of the high-intensity sweetener aspartame for its intended uses as a sweetener and flavor enhancer was demonstrated by the results of over 100 scientific studies in animals and humans. In the postmarketing period, the safety of aspartame was further evaluated through extensive monitoring of intake, postmarketing surveillance of anecdotal reports of alleged health effects, and additional research to evaluate these anecdotal reports and other scientific issues. The results of the extensive intake evaluation in the United States, which was done over an 8-year period, and the results of studies done in other countries demonstrated intakes which were well below the acceptable daily intakes set by the FDA and regulatory bodies in other countries, as well as the Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives. Evaluation of the anecdotal reports of adverse health effects, the first such system for a food additive, revealed that the reported effects were generally mild and also common in the general population and that there was no consistent or unique pattern of symptoms that could be causally linked to consumption of aspartame. Finally, the results of the extensive scientific research done to evaluate these allegations did not show a causal relationship between aspartame and adverse effects. Thus, the weight of scientific evidence confirms that, even in amounts many times what people typically consume, aspartame is safe for its intended uses as a sweetener and flavor enhancer.

Safety of long-term large doses of aspartame.
Arch Intern Med.  1989; 149(10):2318-24 (ISSN: 0003-9926)

Leon AS ; Hunninghake DB ; Bell C ; Rassin DK ; Tephly TR
Division of Epidemiology, School of Public Health, University of Minnesota, Minneapolis.

Safety of long-term administration of 75 mg/kg of aspartame per day was evaluated with the use of a randomized, double-blind, placebo-controlled, parallel-group design in 108 male and female volunteers aged 18 to 62 years. Subjects received either aspartame or placebo in capsule form three times daily for 24 weeks. No persistent changes over time were noted in either group in vital signs; body weight; results of standard laboratory tests; fasting blood levels of aspartame's constituent amino acids (aspartic acid and phenylalanine), other amino acids, and methanol; or blood formate levels and 24-hour urinary excretion of formate. There also were no statistically significant differences between groups in the number of subjects experiencing symptoms or in the number of symptoms per subject. These results further document the safety of the long-term consumption of aspartame at doses equivalent to the amount of aspartame in approximately 10 L of beverage per day.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 14 de Outubro de 2007, 21:06:35 »
Só um pouco de apelo à autoridade & etc:

post de 2004:

I am a neuropsychologist and in addition to my private practice, for many years I have taught psychopharmacology and psychophysiology to doctoral students. My personal guru and the go-to guy for this stuff is Dr. Robert Sapolsky from Stanford (also the author of several fabulous books, including "Why Zebras Don't Get Ulcers"--I highly recommend). Sapolsky says that there is now some credible evidence linking aspartame to a particular undesirable effect on the hippocampus in the limbic system of the brain. Since the hippocampus is what we rely on for short term memory (it is the thing that stops functioning so well i a dementia) he highly recommends that people avoid aspartame. I trust him more than the FDA.
http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Sapolsky

Direct and indirect cellular effects of aspartame on the brain

P Humphries1,2, E Pretorius1 and H Naudé1

1. 1Department of Anatomy, University of Pretoria, Pretoria, Gauteng, South Africa
   2. 2Department of Anatomy, University of the Limpopo, South Africa

Correspondence: Professor E Pretorius, Department of Anatomy, University of Pretoria, BMW Building, Dr Savage Street, PO Box 2034, Pretoria 0001, Gauteng, South Africa. E-mail: resia.pretorius@up.ac.za

Received 25 October 2006; Revised 26 April 2007; Accepted 27 April 2007; Published online 8 August 2007.
Top of page
Abstract

The use of the artificial sweetener, aspartame, has long been contemplated and studied by various researchers, and people are concerned about its negative effects. Aspartame is composed of phenylalanine (50%), aspartic acid (40%) and methanol (10%). Phenylalanine plays an important role in neurotransmitter regulation, whereas aspartic acid is also thought to play a role as an excitatory neurotransmitter in the central nervous system. Glutamate, asparagines and glutamine are formed from their precursor, aspartic acid. Methanol, which forms 10% of the broken down product, is converted in the body to formate, which can either be excreted or can give rise to formaldehyde, diketopiperazine (a carcinogen) and a number of other highly toxic derivatives. Previously, it has been reported that consumption of aspartame could cause neurological and behavioural disturbances in sensitive individuals. Headaches, insomnia and seizures are also some of the neurological effects that have been encountered, and these may be accredited to changes in regional brain concentrations of catecholamines, which include norepinephrine, epinephrine and dopamine. The aim of this study was to discuss the direct and indirect cellular effects of aspartame on the brain, and we propose that excessive aspartame ingestion might be involved in the pathogenesis of certain mental disorders (DSM-IV-TR 2000) and also in compromised learning and emotional functioning.

http://www.nature.com/ejcn/journal/vaop/ncurrent/abs/1602866a.html

Food Additive Excitotoxins and Degenerative Brain Disorders

Russell L. Blaylock, MD

There are a growing number of clinicians and basic scientists who are convinced that a group of compounds called excitotoxins play a critical role in the development of several neurological disorders including migraines, seizures, infections, abnormal neural development, certain endocrine disorders, neuropsychiatric disorders, learning disorders in children, AIDS dementia, episodic violence, lyme borreliosis, hepatic encephalopathy, specific types of obesity, and especially the neurodegenerative diseases, such as ALS, Parkinson's disease, Alzheimer's disease, Huntington's disease, and olivopontocerebellar degeneration.(1)

[...]

http://www.jpands.org/hacienda/article27.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Aspartame_controversy

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 14 de Outubro de 2007, 22:34:15 »
Medicamentos que atuam no cérebro, tem que ter alguma coisa para atravessar a barreira sangue-cérebro, não? Para pessoas que tomam esse tipo de medicamentos, há a necessidade de cuidados especiais, de forma a evitar que substâncias indesejadas acabem entrando também, facilitadas pelo mecanismo do remédio?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 16 de Outubro de 2007, 20:24:35 »
Esse Blaylock pode não ser confiável. Ele está na lista negra do médico do quackwatch, e também há uma discussão sobre credenciais meio dúbias no artigo sobre ele na wikipédia.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #109 Online: 17 de Outubro de 2007, 13:19:29 »
Em resposta à msg do Danniel sobre eu não consumir açúcar (não diretamente, somente no chocolate). Eu uso adoçante a base de sacarina e ciclomato de sódio (zero cal). Fiquei sabendo há pouco tempo que o sal do adoçante também pode ter algum efeito sobre a pressão, acho que por enquanto, esse seria o pior efeito. Mas, pra todo caso, minha pressão é baixa, por isso, não tenho qualquer problema ainda!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

rizk

• Visitante
« Resposta #110 Online: 19 de Outubro de 2007, 22:32:14 »
Em resposta à msg do Danniel sobre eu não consumir açúcar (não diretamente, somente no chocolate). Eu uso adoçante a base de sacarina e ciclomato de sódio (zero cal). Fiquei sabendo há pouco tempo que o sal do adoçante também pode ter algum efeito sobre a pressão, acho que por enquanto, esse seria o pior efeito. Mas, pra todo caso, minha pressão é baixa, por isso, não tenho qualquer problema ainda!:D
Mas o que eu queria mesmo era que adoçante desse barato... porque açúcar dá, e é disso que eu sinto mais falta hehe.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 20 de Outubro de 2007, 04:50:27 »
Eu achava que essas coisas de açúcar ser meio estimulante era meio como uma euzebice de nutricionismo woo-woo da moda... eu já tomei adoçantes por um tempo, e tentei tomar mais açúcar para ver se funcionava comigo, mas acho que devo ter algum tipo de diferença no bloqueio do efeito disso, talvez, ou as pessoas que sentem a diferença é que tem maior suscetibilidade...

rizk

• Visitante
« Resposta #112 Online: 20 de Outubro de 2007, 12:18:41 »
Eu achava que essas coisas de açúcar ser meio estimulante era meio como uma euzebice de nutricionismo woo-woo da moda... eu já tomei adoçantes por um tempo, e tentei tomar mais açúcar para ver se funcionava comigo, mas acho que devo ter algum tipo de diferença no bloqueio do efeito disso, talvez, ou as pessoas que sentem a diferença é que tem maior suscetibilidade...

Se você passasse umas três semanas sem comer açúcar EM ABSOLUTO, e depois comesse torta de limão, colega, você ia entender. Faz um VUUUUSSSSH no seu corpo, é muito da hora.

Açúcar é um troço engraçado. Porque se você consome raramente ele dá esse barato, mas se você consome todo dia, a coisa SUGA a sua energia.
Veja, eu estou em dieta há muitos messes, tendo inclusive períodos fascistas em que todo o doce que eu consumia era Coca Zero e tal. Agora que eu já cumpri a minha resolução de ano novo, estou tentando "comer direito", voltando a tomar café com açúcar e sucrilhos de nescau, que são coisas muito gostosas. Aí tem dia em que eu perco a linha e como "muito" doce... chega o fim da tarde e eu já estou me arrastando.

Não entendo o motivo, mas que é, é.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 20 de Outubro de 2007, 16:15:30 »
Eu estou achando que é algo meio do tipo associação pavloviana/placebo do que algo mais real:

Sugar and hyperactivity
   This section may contain original research or unverified claims.
Please help Wikipedia by adding references. See the talk page for details.
   The neutrality and factual accuracy of this section are disputed.
Please see the relevant discussion on the talk page. This article has been tagged since July 2007.    

Sugar (not only sucrose, but also other varieties such as glucose) may cause some children to become hyperactive — giving rise to the terms "sugar high", "sugar rush" and "sugar buzz". Recent studies financed by the sugar-industry [citations needed] found that in a party situation all children became very active after only some had consumed sugar, thus demonstrating the lack of a direct link between individual consumption of sugar and individual levels of hyperactivity in that party context, even when the researchers focused on children with a presumed "sugar-sensitivity". If sugar-industry researchers believe sugar does not contribute to hyperactivity, or if parents and teachers believe in the possibility of a sugar-high, their respective biases may cause them to perceive children accordingly after consumption of sweets and sugary beverages through observer-bias. (Note that the experiments did not take place in the context of a control-group following a base diet-level matching the recommendation of the WHO/FAO (stated above) to avoid the impacts of added extrinsic sugars cited above, nor in a controlled setting — and so could not give credible results.)

Some commentators believe that children and adults show the hyperactive effects of sugar equally. [attribution needed] On average, Americans eat or drink approximately five pounds of sugar a month.[8]

http://en.wikipedia.org/wiki/Sugar#Sugar_and_hyperactivity

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #114 Online: 29 de Outubro de 2007, 14:21:41 »
Eu uso pouco açúcar.
A reação que sinto ao açúcar é de baixar a resistência imunológica.

Li algo que dizia que os leucócitos perdem drasticamente a sua capacidade de identificar os organismos estranhos no corpo, ou algo assim.

Já fiz refrigerantes em laboratório e vi a quantidade de açúcar utilizado...
Resolvi usar o mínimo possível...no dia-a-dia...

Dificilmente tenho inflamação das amígdalas...
Se ingerir açúcar... Já era...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #115 Online: 30 de Outubro de 2007, 12:23:16 »

Euzebice? rsrs...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #116 Online: 30 de Outubro de 2007, 14:05:08 »
E o açucar mascavo "presta"?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #117 Online: 30 de Outubro de 2007, 21:27:20 »
E o açucar mascavo "presta"?

Presta...
Mas não exagere...

O açúcar quanto mais refinado, pior para a saude.

Numa escala poderíamos colocar assim: (do melhor para o "pior")

Mascavo - Demerara - Cristal - Refinado

O poder de adoçar é inverso...

Suyndara

• Visitante
Assombração é criada por estímulo no cérebro
« Resposta #118 Online: 19 de Novembro de 2007, 11:16:27 »
Uma simples estimulação do cérebro pode levar a mente a pregar peças complexas em si mesma, descobriram neurologistas. Ao inserir eletrodos numa parte específica do cérebro, cientistas induziram uma paciente a sentir que uma "sombra" ilusória a perseguia e imitava seus movimentos.

Médicos que tratavam da paciente, uma mulher epilética de 22 anos, descobriram que, quando estimulavam uma região do cérebro chamada junção tempoparietal esquerda, ela sentia a presença de uma criatura sinistra que imitava suas ações. Eles suspeitam que o efeito é provocado pela mente ao projetar seus próprios movimentos numa figura fantasma criada pelo cérebro, algo visto em alguns pacientes com sérios problemas psiquiátricos.

"Foi bem impressionante. Ela, definitivamente, percebeu essa ´pessoa´ assumindo a mesma postura, mas não fez a conexão", disse Olaf Blanke, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça, que chefiou a pesquisa, ao serviço noticioso online news@nature. "Para ela, a sombra era uma pessoa diferente, um estranho - exatamente o que se vê na esquizofrenia".

A paciente não tinha histórico de distúrbio psiquiátrico. Os resultados sugerem que esse tipo de ilusão, a despeito de se manifestar como um sintoma complexo, pode ser liberado por uma chave muito simples no cérebro. Além de se ligar a situações de esquizofrenia, o fenômeno também pode estar ligado às chamadas "experiências extra-corporais".

A descoberta ocorreu enquanto a paciente era preparada para uma cirurgia para a remoção de um tecido cicatrizado no cérebro, que vinha causando surtos epiléticos. Acidentalmente, os médicos interferiram com uma região do cérebro que coordena informações dos sentidos para criar a sensação de localização no espaço.

Mesmo depois de avisada de que o que sentia era efeito dos eletrodos, a paciente continuou a se dizer assustada, e a se virar para garantir que a sombra não estava lá. Os pesquisadores agora pretendem tentar replicar os resultados em voluntários

Difícil é encontrar voluntários :hihi:

A notícia é antiga, mas gostei da idéia...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Assombração é criada por estímulo no cérebro
« Resposta #119 Online: 19 de Novembro de 2007, 18:08:45 »
Descobriram isso só agora? Sei disso tudo desde que me entendo por gente…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Suyndara

• Visitante
« Resposta #120 Online: 20 de Novembro de 2007, 10:23:55 »
Descobriram isso só agora? Sei disso tudo desde que me entendo por gente…

Eu aprendi depois :ok:

Mas foi muito bom, pq perdi o medo de assombrações :P

Em todo caso, se está publicado fica melhor para citar não?

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #121 Online: 20 de Novembro de 2007, 18:47:34 »
Por outro lado parece que a estimulação da junção temporo-parietal direita está envolvida com o fenômeno inverso: a sensação de saída do corpo.

../forum/topic=13770.0.html
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Atheist

• Visitante
« Resposta #122 Online: 23 de Novembro de 2007, 14:35:30 »
Descobertas como estas me deixam tão feliz... :D

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #123 Online: 23 de Novembro de 2007, 14:52:43 »
Descobertas como essa deixa espíritas tão infelizes...
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #124 Online: 23 de Novembro de 2007, 21:39:30 »
hehehe quem sabe um dia não descobrem que qualquer coisa da realidade pode ser criada por estimulos no cerebro ...

Existem mais estimulos a nossa volta do que nós podemos perceber.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!