Autor Tópico: Sobre o cérebro humano  (Lida 37297 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Re: Assombração é criada por estímulo no cérebro
« Resposta #150 Online: 03 de Dezembro de 2007, 17:20:00 »
Não saquei ainda. A realidade existe independentemente do observador. Digamos que fôssemos todos extintos. Todo o resto continuaria existindo, menos nós (enquanto obervadores conscientes).

Então o cérebro não cria nenhuma realidade objetiva, ele apenas a simula.

Acho que para responder essa pergunta, primeiro teriamos que entender o que é esse "observador".
E eu não disse também que a realidade exterior não existe, o que eu disse é que a realidade exterior é uma ilusão, porque nós não vemos realmente o objeto, e sim o resultado. Portanto sem o observador, o objeto Real continua existindo, mas não a ilusão.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Suyndara

• Visitante
Re: Assombração é criada por estímulo no cérebro
« Resposta #151 Online: 04 de Dezembro de 2007, 10:05:36 »
Mas e a 'paralisia do sono'?  :hein:

É uma experiência amedrontadora, e no entanto, sem nada de sobrenatural  ::)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Preço alto faz cérebro sentir mais prazer com vinho, mostra estudo
« Resposta #152 Online: 16 de Janeiro de 2008, 13:43:54 »

Se é caro, deve ser melhor. A desculpa esfarrapada do consumista inveterado foi agora demonstrada verdadeira, pelo menos segundo reações do cérebro de 20 voluntários em um estudo nos EUA. Bastou dizer que um vinho era mais caro que outro para as "cobaias" humanas acharem que ele era mais gostoso --mesmo quando se tratava da mesmíssima bebida. Péssima notícia para os amantes do vinho, excelente para os profissionais de marketing.

O cérebro reagia de acordo com o suposto preço da bebida, ativando sua área ligada ao prazer. O estudo reafirma que sensações prazerosas --seja da bebida, seja da comida ou seja do sexo-- estão mais no cérebro do que em órgãos sensoriais mais "diretos" das pessoas, como a língua ou a genitália.

Foi um experimento insólito. As "cobaias" degustavam cinco tipos de vinhos tintos varietais, da popular uva Cabernet Sauvignon, enquanto tinham seu cérebro monitorado por ressonância magnética. No aparelho de mapeamento cerebral, as áreas ativas apareciam iluminadas.

Quando algo gerava prazer, luzes surgiam na região conhecida como córtex orbitofrontal medial. Como estavam dentro do aparelho, as pessoas tinham de tomar a bebida usando tubos plásticos.

Ao recrutar os voluntários, o pesquisador Antonio Rangel, do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), pregara uma peça. Disse a todos eles que o teste era relacionado ao efeito do tempo de degustação na percepção dos sabores dos vinhos, que estavam identificados apenas pelo seus preços.

Mas, na verdade, não eram cinco, e sim apenas três vinhos. Dois deles foram apresentados com seu preço real -- US$ 5 e US$ 90-- e depois com preços fictícios --o mais barato ficou 900% mais caro (US$ 45); e o mais caro ficou 900% mais barato (US$ 10). O terceiro vinho, de US$ 35, foi apresentado apenas com seu preço real.

As bebidas apresentadas como caras, no final, tinham recebido notas maiores mesmo que fossem baratas; mas a maior atividade cerebral indicava que havia real aumento do prazer.

"Nosso resultado sugere que o cérebro pode computar a sensação de prazer experimentada de modo muito mais sofisticado, que envolve integrar as reais propriedades sensoriais da substância sendo consumida com as expectativas de quão boa ela deveria ser", escreveram Rangel e seus parceiros. Seu estudo sai hoje na revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u363530.shtml

Nigh†mare

• Visitante
Re: Preço alto faz cérebro sentir mais prazer com vinho, mostra estudo
« Resposta #153 Online: 16 de Janeiro de 2008, 16:20:22 »
Sabia!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #154 Online: 16 de Janeiro de 2008, 16:23:44 »
Ah, isso todo mundo já sabe. Tudo que é proibido é mais gostoso...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #155 Online: 16 de Janeiro de 2008, 16:25:03 »
Proibido?? não deveria ser mais caro?? :P

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #156 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:15:23 »
Vinhos, carros, roupas, e a lista segue.

Tudo que é mais caro é mais gostoso/interessante.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:22:47 »
Eu prefiro quando é "de grátis". :hihi:

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #158 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:23:49 »

Olha o bom mesmo eh um vinho caro vindo de graca.
"The patient refused an autopsy."

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #159 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:26:45 »

[chato]

Não existe almoço grátis

[/chato]

Donald Kendall

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #160 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:28:35 »

[chato]

Não existe almoço grátis

[/chato]

Almoco gratis
Lembre-se que isso na forma completa. E so o vinho vir de graca pra MIM e alguma outra pessoa pagar. Simples assim.
"The patient refused an autopsy."

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #161 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:30:20 »

[chato]

Não existe almoço grátis

[/chato]

Almoco gratis
Lembre-se que isso na forma completa. E so o vinho vir de graca pra MIM e alguma outra pessoa pagar. Simples assim.

ok,

[chato versão 2.0]

Não existe vinho grátis. De alguma forma você terá que pagar pelo vinho comprado por outra pessoa.

[/chato versão 2.0]

melhorou?

:hihi:

Donald Kendall

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:31:57 »
seguindo a mesma lógica, quem sabe seja por isso que o prazer sexual seja maior com uma potranca do que com a dercy.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #163 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:33:21 »

:hihi: É proibido gastar muito dinheiro com apenas um vinho.

Ok, não é proibido, mas é uma atitude pouco recomendável.  :P

:umm: R$ 90 por UMA GARRAFINHA de vinho.

::) Dava para comprar quantas de marca-diabo com isso?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #164 Online: 17 de Janeiro de 2008, 12:53:02 »
90 ainda não são caras... existem garrafas de milhares de dólares.

Eu tomo vinho só no inverno (quando faz frio em ctba) e uma que eu gosto de tomar sai menos de 10 reais a garrafa (tinto suave, bem docinho).
Enfim... minha especialidade é cerveja, :P

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:35:17 »

Proibitivo ao bolso.  :wink: :hihi:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:37:23 »
seguindo a mesma lógica, quem sabe seja por isso que o prazer sexual seja maior com uma potranca do que com a dercy.

Seguindo a mesma lógica... podemos dizer que quanto mais "cara" for a transa, mais prazer sentirás.  :P

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #167 Online: 17 de Janeiro de 2008, 16:05:25 »

Seguindo a mesma lógica... podemos dizer que quanto mais "cara" for a transa, mais prazer sentirás.  :P

Essa lógica está tão furada...

Donald Kendall

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #168 Online: 17 de Janeiro de 2008, 16:12:51 »
Não está não!
Está corretíssima!
Mulher é que nem vinho, tem q ficar deitada, no escuro e com uma rolha na boca :P

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #169 Online: 17 de Janeiro de 2008, 16:16:27 »
Não está não!
Está corretíssima!
Mulher é que nem vinho, tem q ficar deitada, no escuro e com uma rolha na boca :P

Eu me referi ao seguinte trecho :

podemos dizer que quanto mais "cara" for a transa, mais prazer sentirás.

Isso não é necessariamente verdade. Raramente é.

Donald Kendall

Luz

• Visitante
« Resposta #170 Online: 17 de Janeiro de 2008, 17:29:58 »
Não está não!
Está corretíssima!

E não importa a qualidade, mas o quanto você paga por ela - ou seja, Dercy por mil é mais saborosa que Sheila por dez.  :histeria:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:34:23 »
Não está não!
Está corretíssima!

Claro que não é verdade... eu estava ironizando a questão e transportando-a em uma situação absurda.  :wink: :hihi:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #172 Online: 18 de Janeiro de 2008, 10:56:00 »
Não está não!
Está corretíssima!

Claro que não é verdade... eu estava ironizando a questão e transportando-a em uma situação absurda.  :wink: :hihi:

Eu sei disso.

Eu não sei é se os outros sabem...

Donald Kendall

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Escaneando o cérebro
« Resposta #173 Online: 06 de Maio de 2008, 15:40:40 »
Reportagem velha, mas ainda interessante.

Vejo o que você vê

Agência FAPESP – São comuns os casos de ficção científica que se transformam primeiro em ciência e depois em realidade. Júlio Verne mandou um foguete à Lua em 1865, um século antes da Apolo 11. Outro escritor, Arthur Clarke, publicou artigo na revista Wireless World sobre funcionamento de satélites geoestacionários quase 20 anos antes de surgir o primeiro deles – e 12 anos antes do próprio pioneiro Sputnik chegar ao espaço.

Agora, um artigo publicado nesta quinta-feira (6/3) no site da revista Nature descreve algo que poderá se tornar real em alguns anos e que até então só pertencia aos livros e ao cinema: um dispositivo capaz de escanear o cérebro para reproduzir imagens do que o dono do órgão está vendo, imaginando ou até mesmo sonhando.

Os autores do estudo, de três departamentos da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, desenvolveram um modelo que define a relação entre estímulos visuais e imagens obtidas por ressonância magnética funcional. O resultado, afirmam, torna possível identificar imagens específicas vistas por um observador.

“Imagine um dispositivo que lê o cérebro e é capaz de reconstruir a imagem da experiência visual de uma pessoa em determinado momento. Esse decodificador visual teria usos científico e prático enormes. Por exemplo, poderíamos usá-lo para investigar diferenças de percepção entre diversas pessoas e estudar processos mentais particulares, como a atenção. Poderíamos, talvez, até mesmo acessar o conteúdo visual de fenômenos puramente mentais, como sonhos ou imaginação”, descreveram.

Segundo os pesquisadores, o decodificador visual permitiria também compreender como o cérebro representa a informação sensorial. Para construir tal equipamento, deram o que chamaram de primeiro passo, ao endereçar a questão de identificação de imagens.

O grupo de Jack Gallant, do Departamento de Física de Berkeley, desenvolveu modelos que combinam medidas de orientação, freqüência e dimensões espaciais no cérebro de modo a estimar os complexos processos que envolvem a visão e interpretação de imagens.

Na primeira fase do estudo, cada voluntário foi submetido a 1.750 imagens diferentes, enquanto a ressonância magnética funcional foi usada para obter dados de três grandes áreas visuais. Os dados obtidos foram usados para construir um modelo quantitativo para cada voxel – união das palavras volumetric e pixel, que representa um pixel tridimensional.

Na segunda fase da pesquisa foram colhidos dados de ressonância magnética funcional de áreas responsáveis pela identificação de imagens, enquanto os voluntários observaram 120 novas imagens. Foram obtidos 120 padrões distintos de atividade dos voxels para cada imagem.

“Para cada padrão, procuramos identificar qual imagem havia sido observada. De modo a conseguir isso, os modelos conseguidos na primeira fase do experimento foram usados para estimar o padrão de atividade que seria resultante das novas imagens. As imagens cujas estimativas mais se aproximaram do resultado final foram selecionadas”, explicaram.

O modelo resultante foi aplicado nos voluntários e se mostrou capaz de identificar corretamente a imagem observada em 72% dos casos. “O alto nível de sucesso demonstra a validade de nossa abordagem de decodificação e indica que os modelos de campo receptivo caracterizam eficientemente a capacidade de seleção de imagens pelos voxels individuais”, destacaram.

Mas ao aumentar o número de imagens ou variar o tempo de exposição os resultados foram bastante inferiores. Os cientistas destacam que o modelo representa uma importante conquista e que são necessários mais estudos para conseguir soluções mais eficientes.

“Estamos otimistas de que a abordagem que usamos poderá tornar possível a reconstrução de imagens a partir da atividade cerebral humana”, afirmaram.

O artigo Identifying natural images from human brain activity, de Jack Gallant e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=8517

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Escaneando o cérebro
« Resposta #174 Online: 06 de Maio de 2008, 21:51:13 »
Agora os cartunistas poderão desenhar com o pensamento.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!