Autor Tópico: Sobre o cérebro humano  (Lida 37298 vezes)

Offline Everest

• Nível 05
  • *
  • Cético porem emotivo
Re: Escaneando o cérebro
« Resposta #175 Online: 11 de Maio de 2008, 12:43:31 »
** medo **
A tristeza e a alegria moram no meu coração.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #176 Online: 20 de Maio de 2008, 20:01:10 »
** medo **
Isso não é unânime. Fidel Castro adorou.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #177 Online: 21 de Maio de 2008, 10:16:41 »
Seria legal se desse pra gravar os sonhos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Cientistas temem uso de drogas que 'turbinam' o cérebro
« Resposta #178 Online: 24 de Maio de 2008, 16:58:23 »

Um painel de cientistas alerta nesta quinta-feira o governo britânico para o risco do aumento do uso de drogas para melhorar a capacidade do cérebro, à medida que elas se tornem mais comuns no futuro.

Os remédios que aumentam o poder cognitivo, criados para tratar doenças como o Mal de Alzheimer, têm o potencial de melhorar atividades como memória, atenção ou velocidade de pensamento em pessoas saudáveis, afirma o relatório da Academia Médica de Ciências sobre cérebro, vício e drogas.

Segundo o principal autor do relatório, Sir Gabriel Horn, da Universidade de Cambridge, "os avanços recentes e contínuos de nosso conhecimento sobre como o cérebro funciona vão levar a um aumento no número de drogas psicoativas".

"Essas drogas poderão ser usadas como remédios para tratar doenças mentais como depressão, desordem bipolar ou vício em drogas, ou para melhorar a performance do cérebro".

Os cientistas temem, no entanto, que os medicamentos sejam usados por pessoas saudáveis para melhorar sua capacidade física.

A academia pede ao governo e órgãos reguladores que monitorem de perto o uso desses remédios por pessoas saudáveis, como estudantes fazendo exames ou funcionários que queiram melhorar seu desempenho no trabalho.

"Nós vemos semelhanças no uso futuro dos remédios que aumentam o poder cognitivo com o atual uso de drogas que melhoram a performance física no esporte".

"É provável que o uso desses remédios propicie uma análise sobre os impactos social e econômico, permitindo ao governo considerar regulações 'localizadas' sobre o uso nas escolas, universidades e locais de trabalho", recomenda o relatório.

Os remédios hoje existentes não melhoram muito a capacidade cognitiva de pacientes com Alzheimer e há poucas evidências sobre seu efeito em pessoas saudáveis, "mas a quantidade de remédios disponíveis na Internet já encoraja os curiosos e esperançosos a experimentá-los", afirma o documento.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/05/22/cientistas_temem_uso_de_drogas_que_turbinam_cerebro-428864647.asp
Essa droga pelo jeito já faz sucesso no meio acadêmico dos países mais competitivos cientificamente. Com a pressão por produção de publicações em revistas científicas, a coisas fica cada vez mais feia. E isso se estende a vários setores que dependem de velocidade rápida de pensamento, onde uma droga dessa pode significar dinheiro no caixa das empresas. Algo complexo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Re: Cientistas temem uso de drogas que 'turbinam' o cérebro
« Resposta #179 Online: 24 de Maio de 2008, 17:00:05 »
Qual é o nome do remédio?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #180 Online: 24 de Maio de 2008, 18:24:34 »
O nome é Ritalina. Tem mais uma reportagem sobre o assunto:

Cientista usa drogas para "turbinar" desempenho
Publicidade

RAFAEL GARCIA
da Folha de S.Paulo

Uma enquete com 1.400 cientistas realizada na internet pela revista britânica "Nature" revela que já está disseminado na comunidade acadêmica o uso de drogas para melhorar o desempenho intelectual. Um em cada cinco entrevistados disse já ter feito uso "instrumental" de remédios que normalmente são usados para tratar problemas psiquiátricos.

A droga mais popular entre os cientistas, ao que parece, é a Ritalina, usada para tratar crianças com TDAH (transtorno do déficit de atenção por hiperatividade). Segundo entrevistados, ela melhora a capacidade de concentração para estudos e pode valer a pena mesmo tendo efeitos colaterais.

A enquete da "Nature" sobre o assunto foi iniciada no começo do ano, motivada por um artigo de pesquisadores da Universidade de Cambridge sobre aspectos sociais e éticos desse novo fenômeno. A idéia do trabalho veio de um editorial da própria "Nature", que defende a pesquisa de drogas com propósito específico de melhorar desempenho acadêmico.

A revista --influente em praticamente todas as áreas da ciência-- recebeu tantos comentários sobre o trabalho que decidiu fazer uma sondagem própria. A enquete divulgada ontem não tem valor de censo --o questionário era voluntário--, mas revela o que parece ser um fenômeno emergente na maior comunidade científica do mundo, a dos EUA (de onde vieram 70% das respostas).

Num fórum de discussão no site da revista, a discussão sobre aspectos biológicos tomou o rumo esperado, com todos concordando que é preciso pesar os efeitos colaterais indesejáveis de algumas dessas drogas contra os benefícios que elas trazem a quem é saudável. Contudo, 45% dos entrevistados consideram que, independentemente da questão de segurança resolvida, precisa haver restrições.

"Talvez o fator mais polêmico seja mesmo a questão ética", diz o neurocientista Alfredo Pereira Júnior, da Unesp de Botucatu, que entrou no debate. "Nossa sociedade não aceita, por exemplo, o doping no esporte, porque pode haver uma certa concorrência desleal por parte de quem se beneficia da droga." E, para o cientista, a questão dos efeitos colaterais também não está bem resolvida, já que o mecanismo de ação da Ritalina, por exemplo, é pouco conhecido. "O cérebro é muito complexo e mexer no balanço de excitação e inibição dos estados de consciência] pode ser imprevisível."

É difícil saber, porém, até que ponto a moda do doping acadêmico pegou. Cientistas dos EUA ouvidos pela Folha, por exemplo, disseram não ter tido contato com a prática.

"Aqui no nosso laboratório trabalhamos com compostos que estimulam a neurogênese [nascimento de novos neurônios], não com essas drogas. As pessoas aqui gostam de comer chocolate, por causa dos flavonóides, e de fazer exercício, duas coisas que têm esse efeito", diz o biólogo Alysson Muotri, do Instituto Salk, da Califórnia. "Pelo que sei, isso [uso de Ritalina] está mais espalhado na costa Leste dos EUA."

O geneticista Marcelo Nóbrega, da Universidade de Chicago, diz que esse ainda não é assunto discutido com naturalidade nos corredores. "Cientista é gente careta. Isso não seria bem visto", diz. Para lidar com a pressão dos prazos, sua receita é outra. "A saída que a maioria usa é a boa e velha privação de sono."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u391158.shtml
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #181 Online: 25 de Maio de 2008, 14:12:31 »
Façam seus estoques.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #182 Online: 25 de Maio de 2008, 14:55:49 »
Eu sou contra as drogas. A única que uso é o carbolitium, que é receitado por psiquiatra para equalizar a falta de serotonina. Qualquer tipo de uso recreativo pense ser perigoso ao organismo. O negócio é sério.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #183 Online: 25 de Maio de 2008, 16:31:03 »
Nosso corpo já é uma confusão de substâncias químicas, umas inibindo as outras e muitas (como por exemplo liberadas pelo stress) prejudicando o organismo.

Não acha que dizer que algo externo ao corpo seja prejudicial é meio que religiosidade, do gênero "intervenção genética não é natural"?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 25 de Maio de 2008, 17:09:14 »
Eu não vejo nada de intrinsicamente ruim na idéia de drogas para aumentar as capacidades mentais; de certa forma, não é diferente de estudo e boa alimentação. Claro que tem problemas técnicos específicos, mas considerando-se apenas as coisas em sua "essência" funcional, uma pílula que aumentasse a inteligência não é pior do que algum tipo de curso para se aprender alguma coisa.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #185 Online: 25 de Maio de 2008, 20:12:49 »
A comparação alimentação é ótima. Já não é equilibrado.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #186 Online: 25 de Maio de 2008, 20:44:15 »
O que me preocupa é a questão da segurança em relação a saúde dos indivíduos. Desde que não ocorra efeitos prejudiciais não vejo nada contra.

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #187 Online: 28 de Maio de 2008, 09:05:59 »
o problema é que tem muitos fatores que podem influenciar essa "leitura" do cérebro, a primera delas é os neuronios espelho
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #188 Online: 28 de Maio de 2008, 13:31:47 »
São comuns os casos de ficção científica que se transformam primeiro em ciência e depois em realidade. Júlio Verne mandou um foguete à Lua em 1865, um século antes da Apolo 11. Outro escritor, Arthur Clarke, publicou artigo na revista Wireless World sobre funcionamento de satélites geoestacionários quase 20 anos antes de surgir o primeiro deles

é falta de respeito dizer que o estudo sobre satelites geoestacionarios feito pelo Clark era uma obra de ficção, muito pelo contrario, era um estudo cientifico do mesmo, tendo sido pioneiro, ajudando no desenvolvimento das comunicações ao redor do globo, recebendo até a homenagem de ter o seu nome ligado a orbita onde estão os satelites geoestacionarios de telecomunicações. Enfim, achismo puro desse reporter hein!?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #189 Online: 28 de Maio de 2008, 13:58:32 »
Muita ficção é baseado em fatos reais, e estudos reais.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #190 Online: 28 de Maio de 2008, 15:04:05 »
o problema é que tem muitos fatores que podem influenciar essa "leitura" do cérebro, a primera delas é os neuronios espelho
Que bom que conseguiram dar um nome ao "expectador imparcial" da obra de Adam Smit, A teoria dos sentimentos morais. Essa é a base do tino empreendedor, do empreededorismo, que é captar a intencionalidade do mercado, dos consumidores, fazer uma idéia criativa prosperar economicamente.

Sim, extrapolei a idéia do neurônio espelho, mas é que gostei do conceito.  :lol:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #191 Online: 01 de Junho de 2008, 23:05:56 »
 :| Talvez eu esteja sendo ingênua, mas não vejo tanto perigo.

Primeiramente porque é difícil conseguir essa medicação. Eu tomo psicotrópicos e para conseguir os remédios eu preciso de receita em duas vias, uma para a farmácia outra para a fabricante.  :hihi: Eu até já tentei comprar sem receita, pra não precisar ir na médica, mas não funcionou.

:| E pela internet? Oras, internet só tem calote.

Em segundo lugar porque esses remédios trazem MUITOS efeitos colaterais, ao menos os que eu conheço. Que vão desde perda ou aumento de apetite até impotência sexual. Quem em sã consciência vai fazer uso prolongado de um medicamento sabendo disso? Simplesmente não compensa oras.

:) Sem falar que alimentação saudável muitas vezes é mais eficiente. Lá no Realidade foi postado um tópico sobre isso. Quer turbinar sua inteligencia? Ingira alimentos ricos em ácidos graxos Omega-3.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 02 de Junho de 2008, 00:21:10 »
[modo espirita ON]
Isso não potencializa o cérebro. Ele potencializa a comunicação entre o cérebro e o espírito, que é a fonte de todos os pensamentos. Não podemos utilizar porque estamos adiantando o processo de evolução, que deve ser obtido no seu devido tempo
[modo espirita OFF]

Para mim, um remédio como qualquer outro. Ver as contra-indicações e os benefícios e tome a decisão.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #193 Online: 02 de Junho de 2008, 00:24:22 »
O que me preocupa é a questão da segurança em relação a saúde dos indivíduos. Desde que não ocorra efeitos prejudiciais não vejo nada contra.
Quem liga hoje em dia? Se fosse por isso MC Donalds deveria ser crucificado e nós obrigados a fazer exercício...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #194 Online: 02 de Junho de 2008, 00:36:51 »
Eu sou contra as drogas. A única que uso é o carbolitium, que é receitado por psiquiatra para equalizar a falta de serotonina. Qualquer tipo de uso recreativo pense ser perigoso ao organismo. O negócio é sério.

O psiquiatra me receitou carbolitium, mas eu nunca tomei. Na época, eu desenhava bem, e quando fiquei sabendo que o treco diminui a coord. motora fina, mandei pro passado-sem-fundo essa história de tentar tratar minha bipolar.
Latebra optima insania est.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #195 Online: 02 de Junho de 2008, 09:38:59 »
Quem liga hoje em dia? Se fosse por isso MC Donalds deveria ser crucificado e nós obrigados a fazer exercício...
Eu ligo  :)

Assim como para os exercícios, me obrigo a fazer e acho importante para todos.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #196 Online: 02 de Junho de 2008, 09:39:05 »
:| Talvez eu esteja sendo ingênua, mas não vejo tanto perigo.

Primeiramente porque é difícil conseguir essa medicação. Eu tomo psicotrópicos e para conseguir os remédios eu preciso de receita em duas vias, uma para a farmácia outra para a fabricante.  :hihi: Eu até já tentei comprar sem receita, pra não precisar ir na médica, mas não funcionou.

:| E pela internet? Oras, internet só tem calote.

Em segundo lugar porque esses remédios trazem MUITOS efeitos colaterais, ao menos os que eu conheço. Que vão desde perda ou aumento de apetite até impotência sexual. Quem em sã consciência vai fazer uso prolongado de um medicamento sabendo disso? Simplesmente não compensa oras.

:) Sem falar que alimentação saudável muitas vezes é mais eficiente. Lá no Realidade foi postado um tópico sobre isso. Quer turbinar sua inteligencia? Ingira alimentos ricos em ácidos graxos Omega-3.

Voltou pra cá é?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #197 Online: 02 de Junho de 2008, 12:16:00 »
 :|

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Homem gay tem cérebro feminino, comprova estudo !!!
« Resposta #198 Online: 16 de Junho de 2008, 14:37:27 »

O cérebro de um homem gay é mais parecido com o de uma mulher do que com o de um homem heterossexual. É o que mostra um estudo feito na Suécia e divulgado nesta segunda-feira (16), que revelou as provas mais sólidas até hoje de que a sexualidade não é uma opção, mas uma característica biológica.

A equipe de Ivanka Savic, do Instituto Karolinska, mostrou, com a ajuda da ressonância magnética, que o tamanho e a forma do cérebro variam de acordo com a orientação sexual. O cérebro de um homem gay parece o de uma mulher hétero – com os dois hemisférios mais ou menos do mesmo tamanho. O de uma lésbica, no entanto, parece o de um homem hétero – pois os dois têm o lado direito um pouco maior que o esquerdo.

Trabalhos anteriores já tinham detectado uma diferença na atividade cerebral, mas eles analisaram apenas a resposta sexual dos indivíduos. Por exemplo, na hora de ver um rosto atraente. Esse tipo de coisa, afirma Savic, pode ter sido “aprendida” ao longo dos anos. Por isso, a pesquisadora preferiu estudar parâmetros fixos, como o tamanho e a forma do cérebro, que se mantêm os mesmos desde o nascimento.

A equipe também analisou o fluxo de sangue na amígdala, a área do cérebro que controla o aprendizado emocional, o humor e a agressividade. Novamente, o padrão masculino homossexual correspondeu ao feminino heterossexual e vice-versa.

Ao todo, o grupo estudou 90 participantes (25 heterossexuais e 20 gays de cada um dos sexos). Os resultados foram apresentados na edição desta semana da revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a “PNAS”.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia...2-5603,00.html

:o

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Homem gay tem cérebro feminino, comprova estudo !!!
« Resposta #199 Online: 16 de Junho de 2008, 14:44:16 »
Menos neurônios?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!