Autor Tópico: Sobre o cérebro humano  (Lida 37300 vezes)

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
Re: Cérebro é uma gambiarra evolutiva, diz psicólogo dos EUA
« Resposta #225 Online: 09 de Dezembro de 2008, 14:25:01 »
Eu diria que isso é no mínimo fantástico, visto que o racicionio é bastante lógico, coisas bem estruturadas são melhores de serem compreendidas enquanto que coisas má estruturadas e confusas são completamente difíceis de se compreender ou seja a suposta complexidade do cérebro não passar de uma completa incongruência ou seja o que na verdade o cérebro é como o próprio texto diz uma GAMBIARRA e como toda gambiarra é complexa porque não segue qualquer padrão de reciocínio o que em realidade demonstra que o Design Inteligente como todos nós sabemos é um grande nada a ver mais uma das artimanhas de um cérebro mal feito o que mostra mais uma vez o poder da evolução como sendo plenamente adaptativo.

Cordialmente, Dr. Jekyll.
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #226 Online: 09 de Dezembro de 2008, 23:02:27 »
Muito interessante!

E agora, criacionistas?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #227 Online: 10 de Dezembro de 2008, 00:10:17 »
Como eu normalmente digo...
"Se a natureza um dia ganhasse um computador, usaria-o como peso pra papéis."

Quem vê beleza em soluções simples e amplas são hackers, não a natureza.
É gambiarra? Funciona, apesar dos problemas? Tá valendo!
Latebra optima insania est.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 10 de Dezembro de 2008, 11:36:01 »
Muito interessante!

E agora, criacionistas?

Eu não sou criacionista.  Mas  este  é apenas  mais um livro que contém (não exclusivamente) proposiçoes de psicologia evolutiva,  que por muitos não é considerada ciência,  tá muito mais para filosofia (não que isso seja ruim,  mas tem que se ver com um pé atrás).

E mesmo a psicologia não evolutiva tem  um nível de consenso baixo,  há várias correntes de psicologia que atacam-se umas as outras. 

Claro que há conhecimento proveitoso e útil em psicologia, mas não é tudo.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #229 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:31:00 »
Evolução é só especulativo fora da evidência de fósseis. Isso é algo óbvio.

O que ainda sim está muito acima do criacionismo. Existe um objetivo bem claro que é a transferência genética.
Enquanto o DI simplesmente terá "Deus quis assim", o que é uma resposta em branco.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2008, 12:33:54 por Ilovefoxes »

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #230 Online: 10 de Dezembro de 2008, 21:38:24 »
Psicologia evolutiva, como toda psicologia, pode ser discutida exaustivamente sem se sair de um impasse.
Apesar desse porém, o argumento me parece muito consistente para explicar algumas de nossas atitudes, como altruismo, medo, receio, raiva e etc.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 12 de Dezembro de 2008, 08:44:02 »

E agora, criacionistas?

Deus evoluiu de divindades simiescas por um processo análogo ao da evolução evolucionista atéia, resultando numa mente divina como a que o doutor descreve; aí ele criou os humanos como descrito na bíblia, à sua imagem e semelhança, logo herdamos essa mente com vestígios de um passado evolutivo aparente, sem que nós mesmos tivéssemos vindo do macaco.

Sem falar no pecado original ser um fator de imperfeitogênese (isso é, que desengatilhou a imperfeitificação)

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
Re:Sobre o cérebro humano
« Resposta #232 Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:12:38 »
Quem aqui já teve a experiência do cérebro acordar, você estar lúcido sabendo que precisa pular da cama para tomar banho e ir trabalhar / estudar e o corpo se nega a acordar?

Hoje aconteceu isso comigo... eu pensava e abria os olhos normalmente, vendo tudo ao meu redor, e tentava acordar, mas o corpo estou em estado contra-revolucionário e se recusou a sair do estado de sono profundo.

Depois de uma luta que pareceu durar horas (mas que deve ter durado alguns poucos minutos), consegui mover um dos braços (o direito). A prova de que o cérebro já estava quase 100% acordado é que eu fiz o teste com um braço, que não se movia, mas com o outro consegui abrir a gaveta da cômoda.

Depois de alguns minutos, finalmente consegui pular da cama normalmente, depois de intensas negociações entre o cérebro e o sistema motor grevista.

Deve ser um prato cheio para espíritas!

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #233 Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:46:34 »
Oq q vc fumou? :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:48:09 »
Já aconteceu comigo duas vezes. O pior é que da segunda vez foi aterrador! Eu estava sonhando, sonhava que estava deitado na minha cama, no meu quarto, debaixo das minhas cobertas, tudo escuro... enfim, parecia que eu estava acordado na cama de madrugada, em vez de só sonhando. A única diferença é que estranhamente porta da minha kitnet estava aberta. E eu "sentia" que tinha alguma coisa do lado de fora, uma presença maligna que queria me fazer mal - como se eu tivesse um sexto sentido. Fiquei um tempo em estado de tensão, pressentindo o perigo, até que em um certo momento eu senti que aquela alguma coisa invisível estava correndo em minha direção e no momento em que ela pulou sobre o mim eu acordei! E acordei sentindo uma forte pressão contra o peito e incapaz de me mover, parecia que aquilo também estava segurando os meus braços e minhas pernas. Por uma fração de segundo eu fiquei apavorado, mas quando consegui racionalizar alguma coisa eu lembrei que já tinha tido um caso de paralisia ao acordar uma vez, e me lembrei do que li em "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" dos relatos de succubi e incubi, demônios tarados da mitologia da Idade Média que roubavam a energia das pessoas e da relação dessas lendas com a paralisia do sono e isso me tranquilizou, pois eu entendi que estava passando por um fenômeno normal e completamente natural pelo qual muitas pessoas já passaram.

É curioso que, apesar de ter sido educado no espiritismo, a primeira coisa sobrenatural que me veio à cabeça foram as succubi.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2009, 14:50:22 por uiliníli »

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #235 Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:54:37 »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:55:08 »
Sim :ok:

Esse diabinho aí é um incubus. No caso, quem "me atacou" foi uma succubus... ou talvez um incubus pederasta :medo:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:59:18 »
Esse fenômeno da paralisia do sono está por tras de muitos dos mitos de abdução alienigena...É relativamente comum, já tive mas durou poucos segundos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:59:56 »
As succubus eram boazudas!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #239 Online: 14 de Janeiro de 2009, 15:01:40 »
Muito louco!

Bom saber que é comum. Achei uma sensação bacana continuar raciocionando e não ter autonomia nenhuma sobre o corpo. Isso mostra como é etéreo o conceito de individualidade, quem era eu naquele momento, eu era o meu cérebro que queria acordar para tomar banho ou eu era o organismo que se recusava a sair da cama?

Espero ter mais vezes essa experiência.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #240 Online: 14 de Janeiro de 2009, 15:03:19 »
Costumava ter coisas parecidas.. Sonhos dentro de sonhos dos quais eu ficava acordando por um longo tempo :P. "Acordava", andava até a metade do quarto e acordava denovo, não conseguia me mexer direito, dificuldade pra abrir os olhos. O que eu fazia pra acordar de verdade nesses casos (chegou a um ponto que era frequente e eu ja sabia que era um sonho) tentar arregalar os olhos ou tentar gritar..

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #241 Online: 14 de Janeiro de 2009, 15:11:37 »
Cara, acabei de ler o artigo da Wikipedia e é igualzinha à minha experiência! Mas pelo que entendi, parece que eu não estava sonhando com a presença maligna, eu estava acordado, mas sofrendo de alucinações! Que legal :lol: !

Isso mostra como nossa percepção da realidade pode ser precária, como em alguns momentos nossa mente pode nos pregar peças... Isso pode explicar muitas histórias de fantasmas, abduções e demônios. Além disso vemos como o cérebro funciona mecanisticamente, que ele é mesmo uma máquina com funções e partes que se comunicam, nossa personalidade não é um "fluido" etéreo e indivisível, é um dispositivo complexo e nem sempre harmônico formado por partes especializados. E às vezes elas dão pau  :biglol:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 14 de Janeiro de 2009, 15:39:56 »
Já tive umas três ou quatro vezes isso. Em pelo menos duas delas acompanhadas de "alucinações" auditivas/sensoriais, na qual eu tinha a sensação "real" de que havia alguém no meu quarto mexendo e bagunçando o meu cobertor.

Mas é realmente impressionante como a sensação é real, como se houvesse alguém de fato lá. Fico imaginando o que se passa na mente daquelas pessoas cuja única fonte de informação é a própria crença, cheia de demônios ou entes obsessores.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 14 de Janeiro de 2009, 15:42:50 »
E acordei sentindo uma forte pressão contra o peito e incapaz de me mover, parecia que aquilo também estava segurando os meus braços e minhas pernas. Por uma fração de segundo eu fiquei apavorado, mas quando consegui racionalizar alguma coisa eu lembrei que já tinha tido um caso de paralisia ao acordar uma vez, e me lembrei do que li em "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" dos relatos de succubi e incubi
Cuidado para não dormir de bruços. Vai que numa dessas é um incubi que resolve fazer uma visita. Daí não vai ser exatamente no peito que você vai sentir uma forte pressão...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 14 de Janeiro de 2009, 15:49:17 »
Link interessante, sobre a paralisia do sono e abduções:
http://www.ceticismoaberto.com/news/?p=36

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 14 de Janeiro de 2009, 16:09:44 »
Cuidado para não dormir de bruços. Vai que numa dessas é um incubi que resolve fazer uma visita. Daí não vai ser exatamente no peito que você vai sentir uma forte pressão...

:histeria:

Não tem perigo:

Wikipedia:
Possíveis Causas

(...) Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:

* Dormir de barriga para cima

Parece que os incubi são passivos :lol:

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #246 Online: 14 de Janeiro de 2009, 16:32:41 »
Com freqüência, a paralisia do sono é vista pela pessoa afligida como nada mais do que um sonho. Isto explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se vêem deitadas na cama e incapazes de se mover. As alucinações que podem acompanhar a paralisia do sono tornam mais provável que as pessoas que sofram do problema acreditem que tudo não passou de um sonho, já que objetos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio à objetos normais. Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.

Parece que não foi um sonho o que eu tive ....

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 14 de Janeiro de 2009, 17:08:46 »
Comigo acontece justamente o contrário... se me acordo muito cedo existe uma dessincronia entre o corpo e a mente... o corpo acorda primeiro.
Enquanto não faço o xixizinho matinal e tomo uma xícara de café nem adianta falar comigo... não falo coisa com coisa... leva entre 5 a 15 minutos para o cérebro "pegar no tranco".   :vergonha: :hihi:

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #249 Online: 14 de Janeiro de 2009, 17:22:17 »
Nunca aconteceu comigo, porque será? :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!