Já aconteceu comigo duas vezes. O pior é que da segunda vez foi aterrador! Eu estava sonhando, sonhava que estava deitado na minha cama, no meu quarto, debaixo das minhas cobertas, tudo escuro... enfim, parecia que eu estava acordado na cama de madrugada, em vez de só sonhando. A única diferença é que estranhamente porta da minha kitnet estava aberta. E eu "sentia" que tinha alguma coisa do lado de fora, uma presença maligna que queria me fazer mal - como se eu tivesse um sexto sentido. Fiquei um tempo em estado de tensão, pressentindo o perigo, até que em um certo momento eu senti que aquela alguma coisa invisível estava correndo em minha direção e no momento em que ela pulou sobre o mim eu acordei! E acordei sentindo uma forte pressão contra o peito e incapaz de me mover, parecia que aquilo também estava segurando os meus braços e minhas pernas. Por uma fração de segundo eu fiquei apavorado, mas quando consegui racionalizar alguma coisa eu lembrei que já tinha tido um caso de paralisia ao acordar uma vez, e me lembrei do que li em "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" dos relatos de succubi e incubi, demônios tarados da mitologia da Idade Média que roubavam a energia das pessoas e da relação dessas lendas com a paralisia do sono e isso me tranquilizou, pois eu entendi que estava passando por um fenômeno normal e completamente natural pelo qual muitas pessoas já passaram.
É curioso que, apesar de ter sido educado no espiritismo, a primeira coisa sobrenatural que me veio à cabeça foram as succubi.