Autor Tópico: Vale a pena viver?  (Lida 28840 vezes)

Marcelo

• Visitante
Re: Vale a pena viver?
« Resposta #150 Online: 29 de Agosto de 2006, 19:40:05 »
Argumentos contra: www.ateus.net/artigos/miscelanea/sobre_o_suicidio.php
Argumentos a favor: http://br.geocities.com/perseuscm/mortevida.html

Até agora ainda não consegui responder a pergunta do tópico.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #151 Online: 29 de Agosto de 2006, 23:02:13 »
Não vale a pena viver.
Não vale a pena morrer.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

rizk

• Visitante
« Resposta #152 Online: 30 de Agosto de 2006, 05:16:01 »
ACS é o Salles?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 30 de Agosto de 2006, 12:36:59 »
Parece que é Ateus, Céticos e Simpatizantes...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 30 de Agosto de 2006, 12:38:58 »
[aviso! piada repetida a seguir]
O que é politicamente incorreto, hoje se diz "Ateus, Céticos e Bidescrentes"

Marcelo

• Visitante
« Resposta #155 Online: 30 de Agosto de 2006, 14:24:42 »
Não vale a pena viver.
Não vale a pena morrer.
Boa resposta!

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #156 Online: 30 de Agosto de 2006, 16:29:22 »
Quem nega tal realidade, simplesmente se refugia na impossibilidade de se vasculhar a própria intimidade. Mais arrogância e prepotência, do que uma certeza.

Projeção sua. Nós acreditamos que não há outras vidas (para cada indivíduo). Mas se de alguma forma houver, pouco nos importa. Quem sente falta de certezas é você.

Se você acha isso sinal de arrogância ou prepotência, sinto muito, mas é coisa da sua cabeça.

"Sentir falta de certezas" também seria "projeção sua". E se realmente tais assuntos pouco importassse, não seriam tão frequentes na comunidade ACS.
Sem dúvida, muito mais arrogância que prepotência. Claro que não se deve generalizar.

A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #157 Online: 30 de Agosto de 2006, 16:33:17 »

ACS não acredita nisto, porque desejariam que Deus fosse um "papai do céu" que nos isentasse de assumir responsabilidades conosco e com o meio em que vivemos. E que a Terra fosse um lindo paraiso.

E você fala em arrogância e prepotência? Com que autoridade fala sobre o que nós desejamos ou deixamos de desejar a respeito de uma entidade na qual descremos?

Vale muito a pena viver. Pense nas suas aptidões. Tenho certeza que você pode, sabe, deseja, sonha, muito mais que tudo aquilo que compõe a sua realidade atual. E não dê ouvidos a fanáticos existentes em ambos os lados, entre ACS e religiosos.

Autoridade ? Não é necessário nenhuma autoridade. Basta ler os milhares de textos existentes internet afora.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #158 Online: 30 de Agosto de 2006, 17:25:46 »
Quem nega tal realidade, simplesmente se refugia na impossibilidade de se vasculhar a própria intimidade. Mais arrogância e prepotência, do que uma certeza.

Projeção sua. Nós acreditamos que não há outras vidas (para cada indivíduo). Mas se de alguma forma houver, pouco nos importa. Quem sente falta de certezas é você.

Se você acha isso sinal de arrogância ou prepotência, sinto muito, mas é coisa da sua cabeça.

"Sentir falta de certezas" também seria "projeção sua".

Não, Baiano.  Neste caso pelo menos foi a conclusão lógica a partir do que você escreveu na mensagem que eu estava respondendo.  Volte à página anterior e releia.

E se realmente tais assuntos pouco importasse, não seriam tão frequentes na comunidade ACS.

Não gosto da sua insolência.  Ela torna difícil eu te levar a sério e ter respeito suficiente para responder ao que você diz.

Você acha que esses assuntos _são_ frequentes entre nós ateus, céticos e agnósticos?  O que tenho visto é que pelo contrário, são muito menos frequentes do que entre teístas e reencarnacionistas.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #159 Online: 31 de Agosto de 2006, 16:41:24 »

Não gosto da sua insolência. Ela torna difícil eu te levar a sério e ter respeito suficiente para responder ao que você diz.

Você acha que esses assuntos _são_ frequentes entre nós ateus, céticos e agnósticos? O que tenho visto é que pelo contrário, são muito menos frequentes do que entre teístas e reencarnacionistas.

Entre teistas e reencarnacionistas (não me enquadro perfeitamente nestas definições) esses assuntos são e continuarão sendo muitíssimo frequentes. Afinal, o pensamento religioso também evolui, não obstante a atuação de diversas forças contrárias que, a meu ver, são um dos mais importantes fatores para que isto aconteça. 
E um dos "campeões de bilheteria" entre ateus e céticos são as críticas ao Cristianismo e à Bíblia. Não estou dizendo que estas críticas não devam existir, penso mesmo que muitas são muito produtivas. Mas, sem tal atribuição a que outro fim serviria o ateísmo e afins ?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 31 de Agosto de 2006, 17:00:50 »
Mas, sem tal atribuição a que outro fim serviria o ateísmo e afins ?
O mesmo?
« Última modificação: 31 de Agosto de 2006, 17:03:12 por Oceanos »

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #161 Online: 31 de Agosto de 2006, 17:03:48 »
Mas, sem tal atribuição a que outro fim serviria o ateísmo e afins ?
O mesmo?

Para mim é novidade que o ateísmo tenha algum fim.
Who cares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #162 Online: 31 de Agosto de 2006, 17:17:24 »
E um dos "campeões de bilheteria" entre ateus e céticos são as críticas ao Cristianismo e à Bíblia.

Circunstancialmente.  O ateísmo e principalmente o ceticismo são MUITO mais do que implicância com o Cristianismo, a despeito do que alguns segmentos mais impulsivos e inconformados possam dar a entender.

Não estou dizendo que estas críticas não devam existir, penso mesmo que muitas são muito produtivas. Mas, sem tal atribuição a que outro fim serviria o ateísmo e afins ?

Entre outros, a formação de uma base sólida para a atitude cética, que por sua vez serve para a busca de uma verdade objetiva confiável e lúcida.

Autores como Peter Singer, bem como muitos autores religiosos, também me mostram que ateísmo e ceticismo são bastante desejáveis na construção dos aspectos mais louváveis e práticos da vida religiosa, a começar pela Ética.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #163 Online: 01 de Setembro de 2006, 14:21:39 »
O ateísmo não seria a conseqüência de uma atitude cética em relação à existência de deuses, ao invés de ser uma causa?
Who cares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #164 Online: 01 de Setembro de 2006, 15:00:35 »
Seria.  A não ser em certos casos relativamente raros em que a motivação é social (rebeldia) ou religiosa (satanismo, thelema).  É questionável se esses casos seriam verdadeiro ateísmo, mas como insistem em adotar esse título, vale a menção.

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
  • O que é a natureza ou a realidade última do homem?
« Resposta #165 Online: 12 de Setembro de 2006, 12:32:06 »
Uma coisa não há como negar. O ateísmo leva inevitavelmente ao niilismo.
"(...) Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar só do corpo, nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma é que nascem as riquezas e tudo o que mais importa ao homem (...)."

Socrates Σωκράτης

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 12 de Setembro de 2006, 12:38:23 »
Uma coisa não há como negar. O ateísmo leva inevitavelmente ao niilismo.

er. dá pra negar, sim...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #167 Online: 12 de Setembro de 2006, 12:57:44 »
Depois da descoberta da Segunda Lei da Termodinâmica, não dá não.
"(...) Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar só do corpo, nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma é que nascem as riquezas e tudo o que mais importa ao homem (...)."

Socrates Σωκράτης

Marcell

• Visitante
« Resposta #168 Online: 12 de Setembro de 2006, 13:23:27 »
dizer que não vale a pena viver e continuar vivendo é hipocrisia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #169 Online: 12 de Setembro de 2006, 13:45:28 »
Depois da descoberta da Segunda Lei da Termodinâmica, não dá não.

Cuma?

A Segunda Lei da Termodinâmica "prova" que o ateísmo leva ao niilismo?!?

Caramba... essa foi bem criativa.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 12 de Setembro de 2006, 13:51:57 »
Livre Pensador, faça um favor a todos nós e nunca mais cite a Segunda Lei da Termodinâmica sem fazer a menor idéia do que você está falando, ok?

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #171 Online: 12 de Setembro de 2006, 13:58:00 »
Não desvirtue os meus argumentos.
Eu fui claro ao dizer que após a descoberta da 2ª Lei da Termodinâmica, não existem mais argumentos que possam ser utilizados para negar que indubitavelmente o ateismo leva ao niilismo.
Se existem traga-os aqui, pois desconheço-os.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2006, 14:00:45 por Livre Pensador »

Socrates Σωκράτης

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #172 Online: 12 de Setembro de 2006, 13:59:45 »
Livre Pensador, faça um favor a todos nós e nunca mais cite a Segunda Lei da Termodinâmica sem fazer a menor idéia do que você está falando, ok?

Guinevere, faça um favor a todos nós, antes de formular seus conceitos, procure embasá-los melhor, e evite conclusões precipitadas...ajuda no debate, ok?
« Última modificação: 12 de Setembro de 2006, 14:01:41 por Livre Pensador »

Socrates Σωκράτης

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #173 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:04:53 »
Após a descoberta da 2ª Lei da Termodinâmica, não existem mais argumentos que possam ser utilizados para negar que indubitavelmente o ateismo leva ao niilismo.

Por que?
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:07:30 »

Guinevere, faça um favor a todos nós, antes de formular seus conceitos, procure embasá-los melhor, e evite conclusões precipitadas...ajuda no debate, ok?
embasar o que?

Eu estou te pedindo um favor: não fale na SLT sem saber do que se trata.

"embasá-los melhor"... ai, ai!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!