Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289217 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:O que estás lendo?
« Resposta #4000 Online: 30 de Outubro de 2015, 21:28:21 »
Pode soar como sacrilégio para alguns, mas "O Senhor dos Anéis" é muito melhor nos filmes do que  no livro. Ô livrinho chato da porra.
"Deus prefere os ateus"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4001 Online: 30 de Outubro de 2015, 23:35:43 »
Vou começar a ler O Contado do Sagan. Fiz a besteira de ver o filme antes de ler o livro há alguns anos, mas como o final me incomodou, fiquei afim de ler.

A regra acho que é: sempre o filme é (muito) pior que o livro.

Há exceções. Dizem que O poderoso Chefão é melhor na tela que no papel, mas nunca o li pra comparar.
Preferi também Laranja Mecânica na versão do Stanley. Não consegui transpor aquela gíria do livro. No filme é mais palatável.

Há outras exceções?

2001, A Laranja Mecânica, O Iluminado,... Stanley fazia fimles melhores do que o livro !

Eu gosto muito de As duas Torres no filme mas gosto mais do livro da Sociedade do Anel do que o filme.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4002 Online: 30 de Outubro de 2015, 23:37:03 »
Pode soar como sacrilégio para alguns, mas "O Senhor dos Anéis" é muito melhor nos filmes do que  no livro. Ô livrinho chato da porra.

Lembro que uma vez peguei o livro emprestado. Eu estava na página 250 mais ou menos e o hobbits ainda estavam comendo e cantando em alguma floresta. Um livro inteiro de 250 páginas lidas (20% do livro) e a história não tinha engrenado.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4003 Online: 31 de Outubro de 2015, 08:45:05 »
A estória engrenar é muito chato. Aparte poética e a montagem do ambiente é que de fato encantou até agora, já pensou nisso? Quantos livros 'engranam' tão rápido que ficam sem encantar o leitor ? E o aparecimento e desaparecimento de TOm Bombadil, como poderia ocorrer sem esse ritmo ? Claro que o ritmo de um filme é outro, o bom de um livro acho que é justamente não precisar da objetividade de um filme de ação :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4004 Online: 31 de Outubro de 2015, 10:54:42 »
A estória engrenar é muito chato. Aparte poética e a montagem do ambiente é que de fato encantou até agora, já pensou nisso? Quantos livros 'engranam' tão rápido que ficam sem encantar o leitor ? E o aparecimento e desaparecimento de TOm Bombadil, como poderia ocorrer sem esse ritmo ? Claro que o ritmo de um filme é outro, o bom de um livro acho que é justamente não precisar da objetividade de um filme de ação :)

É verdade. O problema é que a história não tem conflito durante um bom tempo. Você não se sente engajado para ler porque nada acontece de fato. E isso não tem nada a ver com o tamanho do livro, pois naquele mesmo ano eu li toda a obra do Musashi, que tem 1800 páginas (contra as 1200 do Senhor dos Anéis) e adorei ler cada capítulo.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4005 Online: 31 de Outubro de 2015, 18:06:54 »
Vou começar a ler O Contado do Sagan. Fiz a besteira de ver o filme antes de ler o livro há alguns anos, mas como o final me incomodou, fiquei afim de ler.

A regra acho que é: sempre o filme é (muito) pior que o livro.

Há exceções. Dizem que O poderoso Chefão é melhor na tela que no papel, mas nunca o li pra comparar.
Preferi também Laranja Mecânica na versão do Stanley. Não consegui transpor aquela gíria do livro. No filme é mais palatável.

Há outras exceções?

Poderoso Chefão é de desconfiar mesmo, melhor, ou os dois melhores filmes já feitos.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4006 Online: 31 de Outubro de 2015, 18:09:41 »
Alguém aqui lê As Crônicas de Gelo e Fogo?

É muito raro eu ler livros de ficção. Peguei o A Fundação, mas deve ser gigante. Esse é o mal dos ebooks, você precisa de 3 a 5 vidas pra ler tudo que acumula.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #4007 Online: 31 de Outubro de 2015, 18:46:46 »
Como o Sérgio, recomendo O Idiota como primeiro livro do Dostoiévski, pelos motivos que neste livro ficam mais claras as preocupações e o estilo de Dostô. Na primeira leitura você normalmente quer 'entender' o autor, procura classificá-lo e coisa e tal, e lendo O Idiota (e em menor grau Os Irmãos Karamazov) isto fica mais fácil que lendo outros.

Alguns autores dá para começar pelo seu melhor livro mesmo, não precisa de escadinha. :lol: E sim, acho O Idiota o melhor dos que li!

Há outras exceções?

Qualquer livro que Hitchcock e Cronenberg adaptaram provavelmente é melhor do que a obra original. O mesmo deve valer para muitos filmes clássicos noir.

Para retornar ao fórum e citar coisas japonesas desconhecidas, um diretor japonês atual que adapta obra razoáveis e as transforma em obras-primas (bem, nem sempre) é Yoshihiro Nakamura, como no caso da adaptação do mangá Minasan, sayonara.

É o que me vem à cabeça agora!
« Última modificação: 31 de Outubro de 2015, 18:49:53 por Rocky Joe »

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #4008 Online: 31 de Outubro de 2015, 18:49:12 »
Ah: terminei esses dias A very short introduction to Wittgenstein do A.C. Greyling e Gödel's Proof do Nagel/Newman. Ainda não decidi a próxima leitura, que deve demorar um pouco. Fim de ano, ai ai...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4009 Online: 01 de Novembro de 2015, 11:33:16 »

É muito raro eu ler livros de ficção. Peguei o A Fundação, mas deve ser gigante. Esse é o mal dos ebooks, você precisa de 3 a 5 vidas pra ler tudo que acumula.

Eu leio, recomendo, excelentes livros.
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4010 Online: 01 de Novembro de 2015, 11:37:16 »

É, pensando bem, a parte poética e montagem do ambiente e o Tom Bombardil podem ser mesmo interessan... zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz :lazy: :lazy: :lazy: :lazy: :lazy: :lazy: :lazy: :lazy: :lazy: :lazy: :lazy: :lazy: :lazy:  :P

Brincadeira, entendo quem goste do estilo  :hihi:.
"Deus prefere os ateus"

Online Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #4011 Online: 01 de Novembro de 2015, 17:14:11 »

Fundação é muito bom. Sempre recomendo pra quem gosta ou está iniciando na leitura de ficção cientifica. :ok:

E não é tão grande assim, dá pra terminar rápido.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #4012 Online: 02 de Novembro de 2015, 09:13:53 »

Fundação é muito bom. Sempre recomendo pra quem gosta ou está iniciando na leitura de ficção cientifica. :ok:

Nem (ainda) gosto nem estou (ainda) iniciando a leitura de FC.
Tenho curiosidade e pesquisei sobre esse livro/série Fundação.

Vi que há uma trilogia: ( ‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda fundação’) e uma série mais longa: ('Prelúdio à Fundação', 'Origens da Fundação', 'Fundação', 'Fundação e Império', 'Segunda Fundação', 'Limites da Fundação' e 'Fundação e Terra')

Pra fazer uma 'degustação' deve-se iniciar por "Fundação"? (o primeiro livro da trilogia e terceiro livro na série mais longa),
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Online Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #4013 Online: 02 de Novembro de 2015, 14:27:45 »

Nem (ainda) gosto nem estou (ainda) iniciando a leitura de FC.
Tenho curiosidade e pesquisei sobre esse livro/série Fundação.

Vi que há uma trilogia: ( ‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda fundação’) e uma série mais longa: ('Prelúdio à Fundação', 'Origens da Fundação', 'Fundação', 'Fundação e Império', 'Segunda Fundação', 'Limites da Fundação' e 'Fundação e Terra')

Pra fazer uma 'degustação' deve-se iniciar por "Fundação"? (o primeiro livro da trilogia e terceiro livro na série mais longa),

A Trilogia foi escrita primeiro (‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda fundação’), acho que nos anos 1950. Os outros foram escritos depois, por isso há algumas inconsistências entre a trilogia e o restante.

Na trilogia se mostram os primeiros 500 anos após a criação da Fundação e por isso é uma trama mais geral com diversos personagens "principais" ao longo do livro e com uma trama histórica bem interessante onde os fatos se conectam e tudo gira em torno da psico-história que Hari Seldon desenvolveu e que pode "prever o futuro".

'Limites da Fundação' e 'Fundação e a Terra' ocorre como uma continuação da trilogia, porém centrada em apenas dois personagens principais e que se passa em um curto espaço de tempo, mas com os fatos vividos por eles se entrelaçando e modificando profundamente a história da galáxia. Na época que o Asimov escreveu esses dois livros ele já era meio aficionado por robôs e, ao contrário da trilogia original que não faz mais do que uma menção rápida aos robôs, eles entremeiam a história do inicio ao fim mesmo que de forma indireta e remete muita coisa à época do inicio da colonização do espaço pelos humanos e que é contada em outra série de livros sobre os robôs.

'Prelúdio à Fundação' e 'Origens da Fundação' contam a história de como foi criada a psico-história e dos eventos que levaram a criação da fundação respectivamente. Novamente cheia de referências e participação de robôs ao longo da trama.

Mas respondendo a sua pergunta: (finalmente, acho que eu me empolguei e já escrevi demais :hihi:) Sim, acho uma boa ideia começar pela trilogia que é uma história mais independente das outras e depois, se gostar do que leu, continuar com 'Limites da Fundação' e 'Fundação e a Terra', que meio que dá um desfecho na série.

'Prelúdio à Fundação' e 'Origens da Fundação' eu acho que é meio que opcional, mas é interessante pois dá pra saber um pouco sobre a psico-história e sobre Hari Seldon que dão o mote principal dos outros livros.

Mas pra quem já gosta do gênero e não se importe de ler bastante material talvez a sequencia: 'Prelúdio à Fundação', 'Origens da Fundação', 'Fundação', 'Fundação e Império', 'Segunda Fundação', 'Limites da Fundação' e 'Fundação e Terra' seja interessante pois é a história completa. Mas é sempre bom ter em mente que não foram escritas nessa sequencia e que devido a isso e o fato de muitos anos separarem a escrita de alguns livros há diferenças de estilo ao longo da série.  :ok:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #4014 Online: 02 de Novembro de 2015, 21:52:40 »
Obrigado. Vou procurar "Noites Brancas" na livraria amanhã, e se não achar, vou comprar "Crime e Castigo". A indicação de "O Idiota" do Sergio foi boa também mas acredito que seja melhor deixar um pouco mais pra frente, se eu gostar.

Crime e Castigo, sem medo de errar. Conselho, procure um livro com notas de rodapé com explicações dos tradutores. Muitas passagens, Dostoi usa de termos e expressoes que existiam na época, que nao tem uma tradução direta, até mesmo algumas ironias e sarcasmos so sao entendidos com essas explicações. Mais, em Crime e Castigo, o próprio nome dos personagens sao neologismos criados por Dostoi indicando a principal característica psicologica de cada um.

No mais, se vc gostar, pode ler qualquer outro livro (ou contos) dele depois, qualquer um, todos sao primoroso

-----------------------------------------------------------------------------

Sobre o tópico, ainda na luta para terminar "A Revolta de Atlas" - Ayn Rand (tradução ruim do título  :umm: )
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #4015 Online: 03 de Novembro de 2015, 09:29:53 »

A Trilogia foi escrita primeiro (‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda fundação’), acho que nos anos 1950. Os outros foram escritos depois, por isso há algumas inconsistências entre a trilogia e o restante.

(...)

Mas respondendo a sua pergunta: (finalmente, acho que eu me empolguei e já escrevi demais :hihi:) Sim, acho uma boa ideia começar pela trilogia que é uma história mais independente das outras e depois, se gostar do que leu, continuar com 'Limites da Fundação' e 'Fundação e a Terra', que meio que dá um desfecho na série.

'Prelúdio à Fundação' e 'Origens da Fundação' eu acho que é meio que opcional, mas é interessante pois dá pra saber um pouco sobre a psico-história e sobre Hari Seldon que dão o mote principal dos outros livros.

Mas pra quem já gosta do gênero e não se importe de ler bastante material talvez a sequencia: 'Prelúdio à Fundação', 'Origens da Fundação', 'Fundação', 'Fundação e Império', 'Segunda Fundação', 'Limites da Fundação' e 'Fundação e Terra' seja interessante pois é a história completa. Mas é sempre bom ter em mente que não foram escritas nessa sequencia e que devido a isso e o fato de muitos anos separarem a escrita de alguns livros há diferenças de estilo ao longo da série.  :ok:

:ok:

Obrigado. Vou procurar "Noites Brancas" na livraria amanhã, e se não achar, vou comprar "Crime e Castigo". A indicação de "O Idiota" do Sergio foi boa também mas acredito que seja melhor deixar um pouco mais pra frente, se eu gostar.

Crime e Castigo, sem medo de errar. Conselho, procure um livro com notas de rodapé com explicações dos tradutores. Muitas passagens, Dostoi usa de termos e expressoes que existiam na época, que nao tem uma tradução direta, até mesmo algumas ironias e sarcasmos so sao entendidos com essas explicações. Mais, em Crime e Castigo, o próprio nome dos personagens sao neologismos criados por Dostoi indicando a principal característica psicologica de cada um.

Acho que a melhor tradução é da Editora 34.
Sobre essa questão do nome das personagens, já vi que tem até estudos sobre essa questão de nomeação em vários autores. João Guimarães Rosa também usava desse expediente. Reinaldo (pseudônimo de Deodorina/Diadorim) vem do alemão e significa "aquele que governa", salvo engano. Riobaldo seria rio + baldo (falho); Hermógenes viria de Hermes, filho de Zeus e por aí vai.

« Última modificação: 03 de Novembro de 2015, 09:41:01 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4016 Online: 05 de Novembro de 2015, 02:08:21 »
Fui começar a ler o Contanto de Sagan e tenho o Pare de Acreditar no Governo do Bruno Garschagen pra ler (tenho mania de ler 2 livros ao mesmo tempo) quando vejo no livro do Sagan:

Tradução: Donaldson M. Garschagen

O Bruno me disse que o tio-avô dele era tradutor famoso.

Expliquem essa, ateus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111111111111

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4017 Online: 05 de Novembro de 2015, 02:14:19 »
Beleza esse Kindle hein?

Dica de sites com ebooks (creio que nenhum seja baseado em pirataria):

******(EDITADO PELA MODERAÇÃO)********
http://www.mises.org.br/Ebooks.aspx?type=99
https://mises.org/library
http://www.libertarianismo.org/joomla//biblioteca
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

« Última modificação: 15 de Novembro de 2015, 09:25:16 por Derfel »

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #4018 Online: 05 de Novembro de 2015, 02:50:16 »
LeLivros é pirata.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4019 Online: 06 de Novembro de 2015, 01:31:33 »
LeLivros é pirata.

Segundo o próprio site, os livros são todos de domínio público.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4020 Online: 06 de Novembro de 2015, 09:15:34 »
"O Império Romano" de Pierre Grimal..., ando entretido com os romanos de algum tempo a esta parte....
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #4021 Online: 08 de Novembro de 2015, 11:46:46 »
Finalmente a maratona Rand, na seguinte ordem:
  • Cântico
  • A Nascente
  • A Revolta de Atlas

Antes tarde do que nunca  :biglol:

Saudações

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #4022 Online: 11 de Novembro de 2015, 19:50:03 »
Nesse caso eu acho que o nunca seria recomendado. :P

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #4023 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:10:22 »
LeLivros é pirata.

Segundo o próprio site, os livros são todos de domínio público.

Não apenas faz pirataria como ainda estampa na seção "Sobre" a seguinte frase: "Propriedade intelectual é burrice, viva a revolução do conhecimento!"

Eu também sou um crítico da propriedade intelectual da forma como funciona hoje, mas o site é pirata sim e a divulgação dele pode trazer problemas para o fórum.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4024 Online: 14 de Novembro de 2015, 10:01:43 »
Lendo História da Guerra do Peloponeso de Tucídides.
Resolvi fazer uma leitura sequencial dos gregos da estante, já foi Heródoto ( História) e Xenofonte ( Anábase), depois passo para Políbio.

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!