Fundação é muito bom. Sempre recomendo pra quem gosta ou está iniciando na leitura de ficção cientifica. 
E não é tão grande assim, dá pra terminar rápido.
Nem (ainda) gosto nem estou (ainda) iniciando a leitura de FC.
Tenho curiosidade e pesquisei sobre esse livro/série Fundação.
Vi que há uma trilogia: ( ‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda fundação’) e uma série mais longa: ('Prelúdio à Fundação', 'Origens da Fundação', 'Fundação', 'Fundação e Império', 'Segunda Fundação', 'Limites da Fundação' e 'Fundação e Terra')
Pra fazer uma 'degustação' deve-se iniciar por "Fundação"? (o primeiro livro da trilogia e terceiro livro na série mais longa),
A Trilogia foi escrita primeiro (‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda fundação’), acho que nos anos 1950. Os outros foram escritos depois, por isso há algumas inconsistências entre a trilogia e o restante.
Na trilogia se mostram os primeiros 500 anos após a criação da Fundação e por isso é uma trama mais geral com diversos personagens "principais" ao longo do livro e com uma trama histórica bem interessante onde os fatos se conectam e tudo gira em torno da psico-história que Hari Seldon desenvolveu e que pode "prever o futuro".
'Limites da Fundação' e 'Fundação e a Terra' ocorre como uma continuação da trilogia, porém centrada em apenas dois personagens principais e que se passa em um curto espaço de tempo, mas com os fatos vividos por eles se entrelaçando e modificando profundamente a história da galáxia. Na época que o Asimov escreveu esses dois livros ele já era meio aficionado por robôs e, ao contrário da trilogia original que não faz mais do que uma menção rápida aos robôs, eles entremeiam a história do inicio ao fim mesmo que de forma indireta e remete muita coisa à época do inicio da colonização do espaço pelos humanos e que é contada em outra série de livros sobre os robôs.
'Prelúdio à Fundação' e 'Origens da Fundação' contam a história de como foi criada a psico-história e dos eventos que levaram a criação da fundação respectivamente. Novamente cheia de referências e participação de robôs ao longo da trama.
Mas respondendo a sua pergunta: (finalmente, acho que eu me empolguei e já escrevi demais

) Sim, acho uma boa ideia começar pela trilogia que é uma história mais independente das outras e depois, se gostar do que leu, continuar com 'Limites da Fundação' e 'Fundação e a Terra', que meio que dá um desfecho na série.
'Prelúdio à Fundação' e 'Origens da Fundação' eu acho que é meio que opcional, mas é interessante pois dá pra saber um pouco sobre a psico-história e sobre Hari Seldon que dão o mote principal dos outros livros.
Mas pra quem já gosta do gênero e não se importe de ler bastante material talvez a sequencia: 'Prelúdio à Fundação', 'Origens da Fundação', 'Fundação', 'Fundação e Império', 'Segunda Fundação', 'Limites da Fundação' e 'Fundação e Terra' seja interessante pois é a história completa. Mas é sempre bom ter em mente que não foram escritas nessa sequencia e que devido a isso e o fato de muitos anos separarem a escrita de alguns livros há diferenças de estilo ao longo da série.