Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289219 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:O que estás lendo?
« Resposta #4050 Online: 09 de Janeiro de 2016, 19:19:51 »
Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda.

Foi o primeiro livro em português que eu li, por recomendação da minha mãe...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4051 Online: 09 de Janeiro de 2016, 20:15:00 »
Sonetos, de Shakespeare. Muito gay.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #4052 Online: 10 de Janeiro de 2016, 00:37:08 »
As mil e uma noites

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #4053 Online: 10 de Janeiro de 2016, 23:18:40 »
Número Zero, de Umberto Eco.

Já to quase acabando. Comecei a ler por pressão de um amigo, já fazia bastante tempo que não lia romances de qualquer tipo, acho que os fui trocando por filmes e séries e, sinceramente, acho que não errei.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #4054 Online: 11 de Janeiro de 2016, 07:40:46 »
O Tigre de Sharpe.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4055 Online: 11 de Janeiro de 2016, 10:19:24 »
Pode soar como sacrilégio para alguns, mas "O Senhor dos Anéis" é muito melhor nos filmes do que  no livro. Ô livrinho chato da porra.

"O vento nos salgueiros" também, diriam alguns. ::)

Relacioanado:

http://www.rtp.pt/noticias/cultura/trilogia-senhor-dos-aneis-eleita-como-a-melhor-adaptacao-cinematografica-de-literatura-infantil_n163550

Não acho sacrilégio. As primeiras... 500 páginas do livro são um saco mesmo. Depois o ritmo melhora, mas não culpo quem desiste antes. A única vantagem disso é que a leitura d'O Senhor do Anéis acaba permitindo uma espécie de imersão num universo fictício que um livro mais curto talvez não permitisse.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4056 Online: 11 de Janeiro de 2016, 10:53:32 »

Ele é bem atual, apesar de ter sido escrito há mais de 70 anos. Mas tem alguns tópicos que eu não sei se persistem ou são mito (como o de que o povo ibérico é naturalmente preguiçoso ou de que o racismo no Brasil é pequeno). Historiadores modernos são mais abrangentes e te dão um quadro geral. Mas mesmo assim é uma boa leitura.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4057 Online: 13 de Janeiro de 2016, 10:14:09 »
"Darwin" - de Michael White e John Gribbin, publicado em português pelas Publicações Europa-América
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4058 Online: 13 de Janeiro de 2016, 10:24:59 »
Casa Grande e Senzala. Já comecei gostando.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4059 Online: 13 de Janeiro de 2016, 12:38:35 »

Tenho a obra... e li-a há uns vinte anos atrás, mais ou menos, ficando muito bem impressionado...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4060 Online: 13 de Janeiro de 2016, 18:40:08 »

Tenho a obra... e li-a há uns vinte anos atrás, mais ou menos, ficando muito bem impressionado...

Leia então Raízes do Brasil, é uma obra posterior que faz trio com Casa Grande e Senzala, juntamente com Formação do Brasil Contemporâneo, do Caio Prado.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4061 Online: 13 de Janeiro de 2016, 19:51:44 »
Gilberto Freyre tem sua própria trilogia: Casa Grande & Senzala; Sobrados & Mocambos: Ordem & Progresso.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #4062 Online: 14 de Janeiro de 2016, 09:07:47 »

É um livro muito gostoso, como disse Darcy Ribeiro. Ele, Darcy, num ensaio fala que nenhum livro influenciou tanto os brasileiros como o CG&S.

Além de tudo é muito divertido, não tem nada de academicista. Muito divertido os ritos do catolicismo popular, alguns com matizes casamenteiros/eróticos, como os que as mulheres fazem com Santo Antônio ou São Gonçalo.

:ok:
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4063 Online: 16 de Janeiro de 2016, 21:33:55 »
Eu e Outras Poesias, Augusto dos Anjos.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #4064 Online: 18 de Janeiro de 2016, 20:30:38 »

E Política: quem manda, por que manda, como manda, do João Ubaldo. Bastante básico, mas legal.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4065 Online: 18 de Janeiro de 2016, 22:46:46 »

Ele é bem atual, apesar de ter sido escrito há mais de 70 anos. Mas tem alguns tópicos que eu não sei se persistem ou são mito (como o de que o povo ibérico é naturalmente preguiçoso ou de que o racismo no Brasil é pequeno). Historiadores modernos são mais abrangentes e te dão um quadro geral. Mas mesmo assim é uma boa leitura.

Acabei de ler pela primeira vez esta semana.
Gostei mas menos do que achei pelas resenhas, provavelmente por ter lido primeiro Visões do Paraíso.

CG&S é ótimo ! Pode estar defasado e incorreto em vários pontos mas a prosa de Gilberto Freyre é excelente e a apresentação da influência negra na formação da cultura nacional foi revolucionária na época.

Experimente, após o Raízes e o Casa Grande, pular 20 anos e ler Os Donos do Poder de Raymundo Faoro.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4066 Online: 21 de Janeiro de 2016, 09:13:29 »

CG&S é ótimo ! Pode estar defasado e incorreto em vários pontos mas a prosa de Gilberto Freyre é excelente e a apresentação da influência negra na formação da cultura nacional foi revolucionária na época.

Experimente, após o Raízes e o Casa Grande, pular 20 anos e ler Os Donos do Poder de Raymundo Faoro.

Os próximos na fila são "A Construção da Ordem" e "Teatro de Sombras", do José Murilo de Carvalho. Mas os Donos do Poder já está na lista, bem como "Maldita Guerra", do Francisco Fernando Doratioto, entre outros. Estou conseguindo manter o ritmo de 50 a 100 pg. por dia.

Esse ano vai ser um ano histórico...  :lol:

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4067 Online: 23 de Janeiro de 2016, 17:00:55 »

Os próximos na fila são "A Construção da Ordem" e "Teatro de Sombras", do José Murilo de Carvalho. Mas os Donos do Poder já está na lista, bem como "Maldita Guerra", do Francisco Fernando Doratioto, entre outros. Estou conseguindo manter o ritmo de 50 a 100 pg. por dia.

Os dois do José Murilo são muito bons, procure também Os Bestializados.
E a história da guerra do Paraguai do Doratioto é simplesmente ótima !
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4068 Online: 23 de Janeiro de 2016, 21:48:09 »

Os dois do José Murilo são muito bons, procure também Os Bestializados.
E a história da guerra do Paraguai do Doratioto é simplesmente ótima !

Achei hoje em Ouro Preto exposto ao ar livre o "Formação do Brasil Contemporâneo", do Caio Prado. Acabei comprando também...

Vão ser meses longos...

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4069 Online: 25 de Janeiro de 2016, 14:27:19 »
Acabei de ler O contrato social de Rousseau, e agora estou a ler As elegias de Propércio, com tradução de Guilherme Gontijo Flores.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4070 Online: 25 de Janeiro de 2016, 14:29:30 »
Quase me esqueci, também estou lendo 1808 de Laurentino Gomes.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Skorpios

• Visitante
« Resposta #4071 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 08:18:40 »
Acabei de ler deus não é grande de Christopher Hitchens e

Ismael de Daniel Quinn.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #4072 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 08:40:36 »
Acabando de ler Curiosidade Mórbida: A Ciência e a Vida Secreta dos Cadáveres, de Mary Roach.

Bastante interessante. Um apanhado bem descontraído de toda a contribuição que os cadáveres (nem sempre humanos) "deram" ao desenvolvimento da ciência e tecnologia geral.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4073 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 19:48:35 »
Duna.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4074 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 12:21:13 »
O Homem Bicentenário, de Asimov.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!