Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289221 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:O que estás lendo?
« Resposta #4100 Online: 26 de Março de 2016, 14:07:45 »
Terminei Duna e comecei O Messias de Duna. Acho que George R R Martin deve ter se inspirado nesta série também... :)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4101 Online: 26 de Março de 2016, 15:02:04 »
Terminei Como mentir com estatísticas, de Darrel Huff, com tradução de Alda B. S. Campbell (excelente livro sobre erros comuns - intencionais ou não - cometidos por profissionais que trabalham com estatística, que ensina a como identifica-los e a como ler corretamente um estudo estatístico); 1822, de Laurentino Gomes (que conta a história da independência do Brasil, abrangendo o período em que o Brasil declarou independência, em 1822, ao período em que  o principal nome da independência, Dom Pedro I, faleceu, em 1834); Pensamento crítico: O poder da lógica e da argumentação, de Walter A. Carnielli & Richard L. Epstein (Que ensina as regras da discussão racional, isto é, da lógica, e a como identificar e formular bons argumentos - aqueles que respeitam estas regras - e a identificar e rejeitar-refutar os maus argumentos, ou seja, aqueles que desrespeitam estas regras).

Iniciei 1889, de Laurentino Gomes (continuação de 1822. 1889 trata do assunto da proclamação da república); Lógica informal, de Douglas Walton, com tradução de Carla Lúcia R. Franco & Carlos A. L. Salum (semelhante ao Pensamento crítico: O poder da lógica e da argumentação, é um manual de lógica informal que apresenta os seus princípios básicos, que nos possibilitam reconhecer e formular bons argumentos, e reconhecer e rejeitar-refutar os maus argumentos).
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4102 Online: 27 de Março de 2016, 08:07:41 »
Esse historiador (Eduardo Bueno) é muito bom, linguagem coloquial mas traz detalhes acertados e interessantes. Ele tem outros, sobre as Capitanias, geralmente do Brasil pré-império.

Ele não é historiador,  mas jornalista.  Seus livros são uma espécie de divulgação de história.  Esses livros são de uma coleção: Terra Brasilis. Mas ele tem um outro que é meio como uma união ou resumo dos outros.

Puxa, pensei que era historiador, tem uma pilha de informações interessantes. Sim, os livros dele são de fácil leitura mas com informaçÕes de qualidade, onde dá para ver uma boa pesquisa por trás.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4103 Online: 27 de Março de 2016, 11:17:58 »
Esse historiador (Eduardo Bueno) é muito bom, linguagem coloquial mas traz detalhes acertados e interessantes. Ele tem outros, sobre as Capitanias, geralmente do Brasil pré-império.

Ele não é historiador,  mas jornalista.  Seus livros são uma espécie de divulgação de história.  Esses livros são de uma coleção: Terra Brasilis. Mas ele tem um outro que é meio como uma união ou resumo dos outros.

Puxa, pensei que era historiador, tem uma pilha de informações interessantes. Sim, os livros dele são de fácil leitura mas com informaçÕes de qualidade, onde dá para ver uma boa pesquisa por trás.
Me interessei pela coleção. Como estou acabando de ler a trilogia de Laurentino Gomes, que aborda o período de 1808 a 1889, que narra a a mudança da família real portuguesa para o brasil, passando pela independência e culminando na proclamação da república, senti que faltou o inicio de tudo, isto é, o descobrimento do Brasil e aquilo que se seguiu nas décadas seguintes ao descobrimento, e esta coleção do Eduardo Bueno parece abarcar esta parte da história.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4104 Online: 27 de Março de 2016, 12:26:26 »

Eu comprei esse box quando estava 70 e poucos reais. Hoje tá quase 200. Também é bem completo com relação à formação do Brasil e de todas as tretas envolvidas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4105 Online: 27 de Março de 2016, 14:59:35 »

Eu comprei esse box quando estava 70 e poucos reais. Hoje tá quase 200. Também é bem completo com relação à formação do Brasil e de todas as tretas envolvidas.
Parece ser muito interessante mesmo, mas 200 pilas fica meio complicado (se bem que cada livro sai em média por 40 reais, e isso não é lá tão caro).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4106 Online: 27 de Março de 2016, 16:06:52 »

Parece ser muito interessante mesmo, mas 200 pilas fica meio complicado (se bem que cada livro sai em média por 40 reais, e isso não é lá tão caro).

Se você observar no Buscapé, ele cai de tempos em tempos. A razão de ter disparado desse jeito deve ser porque se esgotou e vai sair uma nova edição. Provavelente deve estar barato ainda na Estante Virtual.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4107 Online: 28 de Março de 2016, 11:54:55 »

Se você observar no Buscapé, ele cai de tempos em tempos. A razão de ter disparado desse jeito deve ser porque se esgotou e vai sair uma nova edição. Provavelente deve estar barato ainda na Estante Virtual.
Na estante virtual está na mesma faixa de preço, porquê lá só tem o box novo, não tem usado. Mas o preço oscilou muito no último ano mesmo, pode ser que o preço baixe nos próximos meses, como você falou.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4108 Online: 28 de Março de 2016, 15:18:25 »
(...)
Iniciei 1889, de Laurentino Gomes... [e] Lógica informal, de Douglas Walton, com tradução de Carla Lúcia R. Franco & Carlos A. L. Salum...
Iniciei também a leitura de Discurso do Método, de René Descartes. Esta era uma das sugestões dada em um dos capítulos (que tratava sobre o auto-engano) de Pensamento crítico: O poder da lógica e da argumentação (livro que terminei de ler a pouco). Já estou na metade do livro, e o mesmo parece confirmar a descrição companhada da sugestão dada em Pensamento crítico: O poder da lógica e da argumentação, que é a elaboração e a prática de um método que nos ajuda a revisar as nossas próprias crenças e opiniões, afim de procurar corrigir possíveis erros encontrados e tornar o nosso discurso mais racional e indubitável. O método propõe entre outras coisas, o desafio de nossas crenças e opiniões mais elementares, que formam a base de todo o restante de nosso sistema de crenças e discurso racional, prosseguindo desta forma gradual até que todo o sistema esteja fundamentado sobre bases sólidas. Uma conclusão deve estar suportada por premissas indubitáveis, que por sua vez devam estar igualmente suportadas por outras premissas indubitáveis (até chegarmos a base), que já foram anteriormente analisadas sobre o crivo da razão.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4109 Online: 08 de Abril de 2016, 15:30:59 »
Terminei a leitura de Discurso do Método de Descartes; Lógica Informal de Douglas N. Walton e 1889 de Laurentino Gomes:

Discurso do Método é um livro que nos sugere questionar as nossas crenças mais básicas, buscando assim conseguir sustentações mais sólidas para as ideias que defendemos. Descartes começa isso muito bem, formulando aquela premissa que talvez seja a mais irrefutável de todos os tempos: "Penso, logo existo", no entanto ele dá um salto quântico, partindo dai para a conclusão de que Deus existe. O método é válido, mas algumas das conclusões que Descartes chegou usando ele são imensamente questionáveis.

Lógica informal é um livro ótimo sobre argumentação e falácias em linguagem natural, com diversos exemplos que ajudam a ilustrar princípios básicos sobre argumentação dedutivamente válida, dedutivamente inválida, indutivamente forte, indutivamente fraca mais razoável e indutivamente fraca e pouco razoável. Argumento de autoridade, argumentação circular, apelo a emoção e argumento dirigido a pessoa (ad hominem) nem sempre são falaciosos, se respeitarem algumas regras básicas. O livro ensina entre outras coisas, a como identificar o uso falacioso desses argumentos, e quando eles são razoavelmente racionais e aceitáveis.

1889, de Laurentino Gomes, relata o período que compreende os acontecimentos mais importantes que antecederam, acompanharam e subseguiram a proclamação da república. Mostra um marechal insatisfeito com o tratamento dirigido aos militares pelo governo, um imperador cansado e pouco interessado com as questões políticas e um professor ávido pela proclamação da república, tudo isso convergindo e se somando para possibilitar a proclamação da república no Brasil.

Iniciei a leitura de Em defesa do preconceito: a necessidade de se ter ideias preconcebidas, de Theodore Dalrymple, com tradução de Maurício G. Righi e prefácio de Reinaldo Azevedo.
« Última modificação: 08 de Abril de 2016, 18:28:24 por Skeptikós »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4110 Online: 13 de Abril de 2016, 13:31:32 »
Terminei Em defesa do preconceito. Iniciei Rápido e devagar: duas formas de pensar, do ganhador do prêmio nobel de economia em 2002, Daniel  Kahneman, com tradução de Cássio de Arantes Leites; iniciei também a leitura de Sapiens: uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari, com tradução de Janaína Marcoantonio.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4111 Online: 21 de Abril de 2016, 09:28:06 »
Ontem uma amiga e um amigo meus, revolucionários da PUC, me mandaram estudar história... aí eu disse: "Mais?!?"

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4112 Online: 21 de Abril de 2016, 09:51:38 »
Ontem uma amiga e um amigo meus, revolucionários da PUC, me mandaram estudar história... aí eu disse: "Mais?!?"

Só me veio isso na cabeça:

"Turn down for what!?"

Mas você mostrou essa foto dos livros?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4113 Online: 21 de Abril de 2016, 10:23:56 »
Não. Tirei a foto agora. Mas eu perguntei qual autor? Bóris Fausto? Amado Cervo? Sérgio Buarque? Elio Gaspari? Hobsbawn?

E esses nem são todos os livros. Ainda tenho um monte emprestado e outro monte em formato digital. É incrível como a esquerda quer monopolizar algumas áreas como se só eles fossem capaz de compreender fatos históricos. São os evangelistas da história.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4114 Online: 21 de Abril de 2016, 10:34:02 »
Não. Tirei a foto agora. Mas eu perguntei qual autor? Bóris Fausto? Amado Cervo? Sérgio Buarque? Elio Gaspari? Hobsbawn?

E esses nem são todos os livros. Ainda tenho um monte emprestado e outro monte em formato digital. É incrível como a esquerda quer monopolizar algumas áreas como se só eles fossem capaz de compreender fatos históricos. São os evangelistas da história.

A resposta sempre será que esses autores são de direita, fascistas ou comprados.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4115 Online: 21 de Abril de 2016, 10:39:10 »

A resposta sempre será que esses autores são de direita, fascistas ou comprados.

Hobsbawn é o maior marxista da história (pun intended). Cervo um anti-FHC de carteirinha e baba ovo do Lula. José Argolo anotou cada cagada da Direira no Brasil. Gaspari foi o mais imparcial que se podia ser no relato dele, e talvez justamente por isso, seja tão odiado pelos dois lados.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4116 Online: 21 de Abril de 2016, 10:56:31 »

Hobsbawn é o maior marxista da história (pun intended). Cervo um anti-FHC de carteirinha e baba ovo do Lula. José Argolo anotou cada cagada da Direira no Brasil. Gaspari foi o mais imparcial que se podia ser no relato dele, e talvez justamente por isso, seja tão odiado pelos dois lados.

A ideia é que você leu os autores que eles defendem então? Então vão dizer que você não entendeu.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4117 Online: 23 de Abril de 2016, 16:06:46 »
"O Fator Churchill" - Boris Johnson
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4118 Online: 27 de Abril de 2016, 13:23:36 »
Um dos estratagemas falaciosos de quem não sabe argumentar, especialmente entre militantes políticos, é mandar seu oponente estudar. Ignoram a questão em causa, e ignoram que as fontes de pesquisa e influência acadêmica são diversas e plurais.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4119 Online: 27 de Abril de 2016, 13:43:06 »
Terminei Rápido e devagar: duas formas de pensar, do ganhador do prêmio nobel de economia em 2002, Daniel  Kahneman, com tradução de Cássio de Arantes Leites; terminei também a leitura de Sapiens: uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari, com tradução de Janaína Marcoantonio.

Dois livros excelentes, o primeiro, baseado em inúmeros e sólidos estudos científicos na área de psicologia da decisão e economia comportamental. Com foco no processo de julgamento e decisão tomados pela mente, dividia em dois sistemas de tomadas de decisão, um governado pela atitude intuitiva e automática, e outro pelo laborioso e refletido processo de análise crítica. Em ambos os casos o autor foca nos erros comuns cometidos por estes dois sistemas, e em como minimiza-los ou corrigi-los.

O segundo, envolvente e cativante conta a história da humanidade desde seus primórdios,  com a brevíssima história do surgimento da física, da química e da biologia, não como ciências, mas no surgimento dos objetos de estudo dessas futuras ciências; passando pela breve evolução biológica da espécie humana, e pelas mais bem detalhadas Revolução cognitiva, Revolução agrícola, culminando na Revolução científica.

Comecei Tempos difíceis, de Charles Dickens, com tradução de José Baltazar Pereira Junior; comecei também País e filhos, de Ivan Turguêniev, com tradução de Ivan Emilianovitch.
« Última modificação: 27 de Abril de 2016, 14:59:08 por Skeptikós »

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4120 Online: 29 de Abril de 2016, 23:55:23 »
Os Negros Anos Luz, de Brian Aldiss.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4121 Online: 05 de Maio de 2016, 16:21:37 »
New & Old Wars: Organized Violence in a Global Era, da Mary Kaldor.

Por isso a Amazon é tão fantasticamente foda. Você compra o livro e eles já te mandam o ebook enquanto o livro não chega. Essa porra tem que dominar o mundo.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4122 Online: 05 de Maio de 2016, 19:27:21 »
New & Old Wars: Organized Violence in a Global Era, da Mary Kaldor.

Por isso a Amazon é tão fantasticamente foda. Você compra o livro e eles já te mandam o ebook enquanto o livro não chega. Essa porra tem que dominar o mundo.
Mas disponibilizam apenas uma amostra do ebook (não o ebook inteiro), não?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4123 Online: 05 de Maio de 2016, 19:56:08 »
Terminei estes três livros:
1 - Pais e Filhos, de Ivan Turguênieve, com tradução de Ivan Emilianovitch. A história se passa na Rússia da década de 1860, onde duas gerações, a dos pais (apegados a tradição, e aos costumes), de 40, conflitua com a dos filhos (jovens, que não respeitam a autoridade e questionam os costumes) de 60. O protagonista é Bazárov, um jovem niilista (primeira vez que o conceito é apresentado em um romance), que não se curva a nenhuma autoridade, não acredita no amor ou na moral e não aceita nada sem examinar por si mesmo. Ele tem alguns discípulos, seus amigos, e a história é em resumo um embate entre estes e seus pais, parentes ou amigos da família e conhecidos. História muito interessante, que eu recomendo a leitura.

2 - Tempos difíceis, de Charles Dickens, com tradução de José Baltazar Pereira Junior. A história se passa numa Inglaterra do século 19,  e o embate neste caso é entre duas formas de viver, uma gira em torno da falimia do sr. Gradgrind, dono de uma escola, na qual se ensina que na vida só importa as coisas baseadasem  fatos e tudo aquilo que pode ser demonstrado, medido e calculado. O restante é perda de tempo e deve por isso ser ignorado. Do outro lado a jovem Jupe, romântica, fã de ficção e fantasia, filha de um palhaço de circo, e que tem dificuldade em assilimar os ensinamentos do sr. Gradgrind, ou seja, o extremo oposto deste. A filha de sr. Gradgrind, ensinada desde pequena na filosofia do pai, tenta viver a vida como ensinado por este, mas sente-se infeliz com esta forma de viver. A história gira em torno dela.

3 - Ceticismo, de Plínio Junqueira Smith. Apresenta a definição de ceticismo, a que este se propõe; bem como a maneira como este desafia as demais doutrinas filosóficas;  os ataques que recebeu e como respondeu a eles, e por fim, se duvida de tudo que se pretende como real, como este lida com a vida cotidiana.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4124 Online: 05 de Maio de 2016, 19:57:35 »
Iniciei Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!