Ué, teria mais esperanças no desenvolvimento da ciência, que poderia eventualmente conseguir uma cura para o seu estado...
Melhor do que ficar esperando que o mesmo deus que pôs ele paralisado volte atrás e miraculosamente o cure...
Porque se o que você está querendo dizer é que um teísta encara melhor uma desgraça porque tem o suporte de deus, esse mesmo teísta tem que ter em mente que tudo o que acontece, é por vontade desse mesmo deus...
Os espíritas (eu, por exemplo), não estão no espiritismo porque esperam algum tipo de cura para alguma doença, ou porque esperam de Deus alguma ajuda na vida (pessoal, financeira, amorosa, etc...). As doutrina espírita não promete nenhuma ajuda para a vida terrena.
O espiritismo nos ajuda a entender porque estamos aqui, porque sofremos e mais..., que os sofrimentos não serão eternos para ninguém. Essa é a verdadeira consolação. E quem desiste no meio do caminho (como os suicidas, por exemplo), perde todo o fruto de suas provas, tendo depois que recomeçar tudo novamente. Quem procurar o espiritismo por causa de curas ou coisas similares provavelmente vai se decepcionar e provavelmente será um futuro dissidente e difamador da doutrina.
Lastimável por que?
1. Por que confirmaria que o ser humano é só mais uma espécie por aí?
2. Por que confirmaria que não existem religiões ou crenças certas, e que todos teremos o mesmo destino no fim das contas?
3. Por que faria com que todos os conflitos religiosos no mundo se mostrassem sem o menor sentido, a partir do momento em que não há deus e eles estão lutando por nada?
4. Por que mostraria que nos sobressaímos sobre outras espécies graças a adaptações evolutivas que nos tornaram mais "espertos"?
Em primeiro lugar gostaria de lembrar que já me retratei acima por confundir o ateísmo com materialismo. Respondendo as suas perguntas pela ótica espírita (tomei a liberdade de numerá-las na citação para facilitar a resposta):
1. O Espiritismo não diz outra coisa. A espécie humana só se diferencia dos animais por causa do espírito que a habita. No resto é praticamente igual em tudo. Aliás, somos até inferiores, pois o projeto genoma mostrou que temos menos genes que um pé de milho e outros animais insignificantes, como a lombriga.
2. O Espiritismo também afirma que teremos o mesmo destino no final das contas. A diferença é que afirmamos que o destino final de
todos é a perfeição e a felicidade, enquanto que para os materialistas o destino final é o nada. Isso é o que o torna lastimável e deprimente (se for a verdade, é claro).
3. Também mais um ponto em que concordamos. Uma das máximas que o Espiritismo aboliu foi: "Fora da Verdade não há salvação." Isso porque a verdade absoluta ninguém terá neste mundo e se fosse critério de salvação, ninguém se salvaria. Portanto, ninguém pode se atribuir na capacidade de tê-la por completa, nem mesmo os espíritas. Todos estamos mais ou menos perto do acerto em tudo. O Espiritismo ainda é uma das poucas doutrinas que pregam que a criatura pode ser "salva" em qualquer religião, até no ateísmo ou materialismo. Por isso, as disputas ideológicas e religiosas para o espírita não faz sentido algum.
4. Também mais um ponto em que corcordamos. Só que o materialismo só considera a evolução corporal. O Espiritismo também considera a evolução espiritual (que é a mais importante, pois esta rege também a evolução corporal).
Veja bem. Eu não estou vendendo aqui o espiritismo como verdade absoluta. Só estou tentando demonstrar que, sendo verdadeira ou falsa, ela é uma doutrina consoladora para quem nela consegue crer.
Um abraço.