E contexto, please, obviamente o meu "neguinho da favela" foi pra emular os racistas que defendem o linchamento de pobre criminoso.
Ahhh, entendi, tem que contextualizar... oóóóquei.
Então contextualizemos: o macaco dela foi num jogo de futebol com apenas o intuito de desestabilizar um jogador do time adversário e totalmente dentro do contexto provocativo emulando agressivo do calor das arquibancadas onde todo mundo habitualmente se xinga de tudo que é coisa.
Não, o contexto é a intenção em se dizer. Chamar o seu amigo de neguinho, a namorada loira chamar o namorado negro de negão não é racismo, da mesma maneira que eu encontrar meu amigo na rua e dizer "e ai, filho da puta? Como você esta, cuzão do caralho?". O problema não são as palavras, esta em usar essas palavras com o intuito de ofender a pessoa. Ela quis ofender isso é fato, ela usou ofensas raciais, outro fato Não tem o que se discutir, injúria racial é crime.
Intenção é algo subjetivo, não? Como você pode presumir saber, e ainda considerar isso como um fato, que a intenção dela era a de ofensa racial?
Ela, a única que poderia confirmar isso, negou veementemente.
Ou você conhece algum meio seguro de provar que ela estava a mentir, e que de fato desejava fazer uma ofensa racial?
Alguma analise cientifica foi feita com base nas imagens da garota gritando macaco?
Algum especialista em linguagem corporal contribuiu com uma leitura dessas imagens?
Algum psicólogo entrevistou a garota e redigiu um laudo a partir dessas análises?
Usaram algum equipamento, como um poligrafo por exemplo, para saber se ela mentia ou dizia a verdade quando negava que sua intenção era a de uma ofensa racial?
Ou o sumário julgamento de que ela pretendia ser racista e cometer injúria racial só foi decida mediante achismos subjetivos dos juízes do caso?
Não obstante, por que gritos de viado (homofobia?), ladrão (difamação?) entre outros mais, direcionados a árbitros, bandeirinhas e jogadores não são punidos de igual maneira? Dois pesos e duas medidas?
Por que os demais torcedores flagrados gritando "macaco" no jogo em que o aranha estava participando, inclusive muitos negros entoando estes gritos, não foram igualmente identificados e punidos? Mais uma vez, dois pesos e duas medidas?
Convenhamos, a forma como as coisas vem sendo tratadas são extremamente subjetivas, discriminatórias, desiguais, e na minha opinião, injustas.
Abraços!