Autor Tópico: Racismo no Futebol  (Lida 17487 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Racismo no Futebol
« Resposta #225 Online: 01 de Outubro de 2014, 17:28:17 »
Não é de todo impossível que a garota bestalhona, de crime de ódio no final, só tenha cometido "ódio" passional em termos de futebol. Imagino ainda que nem sempre xingar alguém tenha alguma premeditação menos arcana que tentar desestabilizar alguém com algum propósito fútil, quase nunca como algo pessoal. No caso da bichinha, ela queria só malhar o aracnídeo goleiro, para talvez com isso tirar seu foco no jogo e quem sabe, ajudar o time a fazer um gol.

Simplesmente na cultura brasileira não existe, ou é raro o racismo com uma cara, que faz uma pessoa conscientemente degradar a condição racial do outro, o racismo brasileiro é mais uma picuinha que não impede o negro e o branco(principais protagonistas de questões raciais) de superarem suas desconfianças quando um passa a conhecer a realidade do outro. O caso com a garota parece ser só picuinha mesmo, talvez nem isso.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #226 Online: 01 de Outubro de 2014, 17:57:31 »
Eu acho que eu já devo ter respondido isso em algum lugar...  Anyway, o que aconteceu no jogo foi um crime de ódio, eu acho mais grave que roubar uma carteira (que pode muito bem ter sido roubada pra comer, afinal era um morador de rua). Por roubar pequenos valores se defende amarrar num poste, arrancar a roupa, torturar e humilhar e até matar, mas cometer um crime de ódio,  em rede nacional, contra toda uma raça (porque crime de ódio não afeta só os envolvidos, mas toda o povo objeto do crime), aí o povo acha que é tranquilo. Quando o neguinho da favela comete crime é um absurdo e todo mundo é legalista, quando a loirinha comete crime todo mundo quer relativizar. O que apareceu de defensor dos direitos humanos pra defender a menina não tá escrito.

Você está relativizando o ladrão e sendo rigoroso pra menina, enquanto acusa a gente do contrário. Bom, entre eu te chamar de macaco (e você não ouvir) e eu roubar seu dinheiro, uma das duas opções te prejudica diretamente, e a meu ver passa a ser mais grave.

Não vi ninguém dizer "tá com pena? Leva bandido pra casa"

Não faltarão voluntários pra levar a gauchinha.

Ja disse e repito, a casa dela não deveria ter sido queimada e o rapaz não deveria ter sido linchado, são dois crimes bárbaros, estúpidos e que não deveriam ser defendidos por ninguém, quem queimou a casa dela deve ser severamente punido, assim como quem linchou o rapaz. O meu bife é com quem defende esse tipo de atitude sempre coloca um porém pra justificar seu pensamento imbecil.Quando o cara é linchado é porque uma parte da população esta cansada da impunidade e reage a criminosos, mas quando a mesma população cansada da impunidade ataca algo que a maioria deles faz, ai a punição fica muito perto de casa, qualquer um pode ser linchado por isso, não só o neguinho da favela, mas um irmão mais fanático, um tio racista, etc, ai se apela pro bom senso. Porra, se houvesse um pingo de bom senso ninguém teria sido linchado e não teríamos essa conversa, a falta de bom senso é exatamente o que pauta "justiceiros" que essas pessoas justificam, quando se apóia e solta um cachorro raivoso e irracional tem que se arcar com todas as consequências do que ele faz, seja matar "criminosos" sumariamente, matar inocentes ou colocar fogo em casa de gente que comete crime de ódio, que as pessoas insistem em minimizar. E entre ter a carteira roubada e sofrer racismo, converse com alguém que sofreu racismo e ja teve a carteira roubada e veja qual doeu mais.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 01 de Outubro de 2014, 20:30:43 »
E entre ter a carteira roubada e sofrer racismo, converse com alguém que sofreu racismo e ja teve a carteira roubada e veja qual doeu mais.

Você já fez isso? Eu tenho parentes negros, e o que percebo é que ser roubado é bem pior. Até porque o "racismo" que você cita não tem níveis de intensidade, chamar de macaco no jogo ou participar de um grupo de neonazista que sistematicamente humilha e constrange negros na mídia pra você é a mesma coisa. É como se roubar 10 reais e 1000 reais merecessem ambos a mesma pena.

Ja disse e repito, a casa dela não deveria ter sido queimada e o rapaz não deveria ter sido linchado, são dois crimes bárbaros, estúpidos e que não deveriam ser defendidos por ninguém, quem queimou a casa dela deve ser severamente punido, assim como quem linchou o rapaz.

Ninguém, nem a Sherazade defende isso. Pare de inventar.

Quando o cara é linchado é porque uma parte da população esta cansada da impunidade e reage a criminosos, mas quando a mesma população cansada da impunidade ataca algo que a maioria deles faz, ai a punição fica muito perto de casa, qualquer um pode ser linchado por isso, não só o neguinho da favela, mas um irmão mais fanático, um tio racista, etc, ai se apela pro bom senso.

Entre chamar de macaco e queimar uma casa existe diferenças. Um gera danos materiais e até risco de uma fatalidade. Adivinha qual?

não só o neguinho da favela,

BARATA NEONAZISTA!!!!!!!!!!!!!11111111111111!!! QUER DIZER QUE LUGAR DE NEGRO É NA FAVELA?????? É ISSO????  :wink:
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 02 de Outubro de 2014, 02:51:06 »
Eu acho que eu já devo ter respondido isso em algum lugar...  Anyway, o que aconteceu no jogo foi um crime de ódio, eu acho mais grave que roubar uma carteira (que pode muito bem ter sido roubada pra comer, afinal era um morador de rua). Por roubar pequenos valores se defende amarrar num poste, arrancar a roupa, torturar e humilhar e até matar, mas cometer um crime de ódio,  em rede nacional, contra toda uma raça (porque crime de ódio não afeta só os envolvidos, mas toda o povo objeto do crime), aí o povo acha que é tranquilo. Quando o neguinho da favela comete crime é um absurdo e todo mundo é legalista, quando a loirinha comete crime todo mundo quer relativizar. O que apareceu de defensor dos direitos humanos pra defender a menina não tá escrito. Não vi ninguém dizer "tá com pena? Leva bandido pra casa"

Levar a loirinha para casa? Pode deixar. [/Agnóstico]

Acho que ninguém, ao menos não ninguém por aqui, provavelmente nem a Sheherazade, defende que se mate um cara que roubou pequenos valores. O provável é que ninguém nem mesmo aprove esse tipo de coisa.

E não é nada improvável que para casos de racismo mais grave e especialmente violento, também se justificasse, ou até parabenizasse, casos de justiça com as próprias mãos, praticamente sem muita restrição. Mesmo se o racismo estiver vindo de mulher, embora deva haver uma tendência a algum desconto, que é perdido na medida em que a coisa se agrava, como violência infantil

E em qualquer dos casos, ninguém acha que essa é a situação ideal, o que necessariamente se deve fazer, só empatizam com o sentimento, por esse tipo de coisa geralmente se dar na ausência do estado. (O que não parece ser tanto o caso em crimes verbais/insultos, tendo como referência o caso do cara mulato que falou "neguinha" numa discussão, e foi alvo de processo -- felizmente não de incêndios)

Seria mais forte o seu ponto se você conseguisse corroborar isso com exemplos de crimes mais incontroversamente proporcionais. Até onde eu sei (que é bem perto de nada, para dizer a verdade) o fato dela ter xingado em rede nacional nem foi uma opção dela, mas puro acidente. Provavelmente ela nem esperava que o jogador mesmo fosse ouvir, se não for algo que estivessem gritando em coro. (O que imagino não ser o caso, uma vez que há esse foco só em uma pessoa).

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #229 Online: 04 de Outubro de 2014, 00:19:52 »
Eu acho que este negócio de reclamar de quem usa termos como "neguinho", "quenga", "judiar", etc como se estas fossem expressões que comprovassem racismo, sexismo ou antisionismo (em ordem) por parte do pronunciante é de um mimimi estúpido  e de um vitimismo babaca.

Não, eu não estou sendo irônico, estou falando sério, acho ridículas estas insinuações de que alguém que tenha escrito 'neguinho da favela' num tópico de fórum de discussões talvez pudesse ser processado (e, quiçá, condenado) e irei contra qualquer insinuação neste sentido me disponibilizando desde já a prestar testemunho em juízo de que na condição de representante negro do fórum não me senti nem um pouco ofendido com tal expressão tida por muitos grupamentos vitimistas advocantes do pseudoigualitarismo frankfurtiano como análogo a chamar alguém de macaco num estádio ou estuprar uma menina adolescente e virgem numa rua escura (à noite).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 04 de Outubro de 2014, 00:47:46 »
Citação de: Buckaroo
Levar a loirinha para casa? Pode deixar. [/Agnóstico]
É nóis  :hihi:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 04 de Outubro de 2014, 15:10:39 »
Eu acho que este negócio de reclamar de quem usa termos como "neguinho", "quenga", "judiar", etc como se estas fossem expressões que comprovassem racismo, sexismo ou antisionismo (em ordem) por parte do pronunciante é de um mimimi estúpido  e de um vitimismo babaca.

Não, eu não estou sendo irônico, estou falando sério, acho ridículas estas insinuações de que alguém que tenha escrito 'neguinho da favela' num tópico de fórum de discussões talvez pudesse ser processado (e, quiçá, condenado) e irei contra qualquer insinuação neste sentido me disponibilizando desde já a prestar testemunho em juízo de que na condição de representante negro do fórum não me senti nem um pouco ofendido com tal expressão tida por muitos grupamentos vitimistas advocantes do pseudoigualitarismo frankfurtiano como análogo a chamar alguém de macaco num estádio ou estuprar uma menina adolescente e virgem numa rua escura (à noite).

Você está se referindo à provocação que eu fiz ao Barata? Eu estava sendo oitoouoitentista como ele para ilustrar o quanto isso dificulta os debates.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #232 Online: 04 de Outubro de 2014, 15:23:11 »
Claro que não, concordo perfeitamente com sua provocação. :)

Estava apenas me apropriando dela para testar o oitoouoitossentismo do Barata mas ele ainda não apareceu aqui para dizer que estou errado em defendê-lo e que usar expressões racistas num fórum é muito grave e deve ser intensamente punido; nem apareceu o Diego para dizer que este racismo do Barata não vai sair barato porque com ele o negócio é mais embaixo...

Por outro lado, vai ver que eles acham que falar "neguinho da favela" num fórum é muito menos grave que xingar um jogador do time adversário de Macaco Aranha num estádio ou estuprar uma adolescente... se bobear eles até acham que os ativistas pseudoigualitários que apontam o uso destas expressões como práticas racistas (alguns dos quais pretendem até criminalizá-las ) são mimimizentos e vitimistas... vai saber :)

http://www.gelne.org.br/RevistaGelne/arquivos/artigos/art_ecff37ebe95ea36f2f35978195184b9c_30.pdf
https://www.ufmg.br/boletim/bol1203/pag4.html
http://cojira-al.blogspot.com.br/2010/11/expressoes-racistas-quando-midia.html
« Última modificação: 04 de Outubro de 2014, 15:37:20 por Pai Donna de Irôko »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 04 de Outubro de 2014, 15:29:40 »

Teve um caso assim recentemente, devo até ter mencionado nesse tópico mesmo. O irônico é que o cara que disse "neguinha" era ele mesmo mulato ou negro.

Lá pela primeira metade da década de 90, eu falava "neguinho" meio como sinônimo de "cara", independentemente da cor. Hoje tenho um certo alívio de ter perdido esse "hábito", pelo risco de num dia excepcionalmente azarado poder ser flagrado por um celular esbravejando furiosamente contra um eventual "neguinho FDP", que calhasse mesmo de ser afro-descendente em algum grau. Fico especialmente aliviado quanto a isso quando eu corto o cabelo a máquina, no verão/primavera. Meu deus.

...

Outro dia me lembrei do que acho ter sido uma das primeiras colocações do Donatello nesse fórum, de que a requisição de "boa aparência" em vagas de emprego seria meio que um código velado para "negros não precisam vir". Recentemente ouvi no rádio sobre lei proposta ou aprovada que proibe tal tipo de requerimento, o contexto era de discriminação racial e sexual. Não acho nada exatamente dramático haver essa proibição, só acho que talvez a coisa fique um pouco nebulosa na contratação de modelos... :biglol:

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #234 Online: 04 de Outubro de 2014, 16:17:02 »
Outro dia me lembrei do que acho ter sido uma das primeiras colocações do Donatello nesse fórum, de que a requisição de "boa aparência" em vagas de emprego seria meio que um código velado para "negros não precisam vir". Recentemente ouvi no rádio sobre lei proposta ou aprovada que proibe tal tipo de requerimento, o contexto era de discriminação racial e sexual. Não acho nada exatamente dramático haver essa proibição, só acho que talvez a coisa fique um pouco nebulosa na contratação de modelos... :biglol:
Ixi, se tratando do mundo da moda, especialmente em relação a contratação de modelos por agências deste segmento, até mesmo a discriminação racial e de gênero deve ser respeitada. Se eu tenho um cliente cujo seu público alvo é composto por mulheres negras, evidentemente minhas modelos deverão ser mulheres (discriminação de gênero) afro-descendentes (discriminação racial).

Já se meu cliente tem como público alvo homens brancos, evidentemente meus modelos deverão ser homens (discriminação de gênero) caucasianos (discriminação racial).

E convenhamos, discriminações de gênero e raciais como essas são necessárias neste segmento de trabalho. E devem se manter socialmente aceitáveis, como ainda o são. O mesmo deveria valer para muitos outros tipos de discriminações, como o da aparência supracitado. Sendo ao meu ver, um absurdo o ato de criminalizar tais critérios discriminatórios.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 04 de Outubro de 2014, 16:32:33 »
(Curiosamente não me lembro de ter ouvido falar de cotas para feios.)

Acho que no meio das coisas discutidas ainda dizia que a composição dos partidos políticos deveria ser 50% feminina, havendo punição de algum tipo, se não cumprirem isso.

O Bolsonaro havia proposto algo assim uma vez, mas acho que na linha de "cota para cargos eletivos", e apenas como "trolagem".

É algo meio delirante. Eu duvido que a disparidade se deva a haver na verdade números iguais de homens e mulheres querendo ser candidatos a qualquer coisa num partido, mas as mulheres sempre sendo rejeitadas nessa proporção.

É algo até meio apartheidesco. Logo se inventa de se ter pelo menos três representantes em cada cargo. O presidento, a presidenta, e o presidente ou presidenta afro-descendente*. Por que um pertencente a um desses "grupos" não representa aos pertencentes aos outros.

* racismo, por que não presidentesa negra e presidente negro também? Sem falar dos nativo-amero-descendentes.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #236 Online: 04 de Outubro de 2014, 16:49:46 »
E entre ter a carteira roubada e sofrer racismo, converse com alguém que sofreu racismo e ja teve a carteira roubada e veja qual doeu mais.

Você já fez isso? Eu tenho parentes negros, e o que percebo é que ser roubado é bem pior. Até porque o "racismo" que você cita não tem níveis de intensidade, chamar de macaco no jogo ou participar de um grupo de neonazista que sistematicamente humilha e constrange negros na mídia pra você é a mesma coisa. É como se roubar 10 reais e 1000 reais merecessem ambos a mesma pena.

Ja disse e repito, a casa dela não deveria ter sido queimada e o rapaz não deveria ter sido linchado, são dois crimes bárbaros, estúpidos e que não deveriam ser defendidos por ninguém, quem queimou a casa dela deve ser severamente punido, assim como quem linchou o rapaz.

Ninguém, nem a Sherazade defende isso. Pare de inventar.

Quando o cara é linchado é porque uma parte da população esta cansada da impunidade e reage a criminosos, mas quando a mesma população cansada da impunidade ataca algo que a maioria deles faz, ai a punição fica muito perto de casa, qualquer um pode ser linchado por isso, não só o neguinho da favela, mas um irmão mais fanático, um tio racista, etc, ai se apela pro bom senso.

Entre chamar de macaco e queimar uma casa existe diferenças. Um gera danos materiais e até risco de uma fatalidade. Adivinha qual?

não só o neguinho da favela,

BARATA NEONAZISTA!!!!!!!!!!!!!11111111111111!!! QUER DIZER QUE LUGAR DE NEGRO É NA FAVELA?????? É ISSO????  :wink:

Ja, conversei com muitos negros e todos concordam. Aliás, até a lei concorda, racismo é crime inafiançavel, até latrocinio, assassinato simples, sequestro relâmpago, etc. A fiança só não poderá ser concedida para os crimes de racismo, tortura, tráfico de drogas, terrorismo, crimes cometidos por grupos armados contra a ordem e crimes hediondos.

E sim, a Sheherazade defende isso, e o que não falta é gente que defende isso, mesmo aqui tem gente que ja defendeu.

Entre roubar uma carteira e ser amarrado, torturado, humilhado também existe uma diferença, mas quando é um caso a galera justifica, quando é o outro a galera acha que é um absurdo.

E contexto, please, obviamente o meu "neguinho da favela" foi pra emular os racistas que defendem o linchamento de pobre criminoso.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #237 Online: 04 de Outubro de 2014, 16:53:50 »
E sobre ninguém defender esse tipo de coisa, por favor, leiam os comentários desse vídeo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 04 de Outubro de 2014, 16:56:23 »
Ja, conversei com muitos negros e todos concordam. Aliás, até a lei concorda, racismo é crime inafiançavel, até latrocinio, assassinato simples, sequestro relâmpago, etc. A fiança só não poderá ser concedida para os crimes de racismo, tortura, tráfico de drogas, terrorismo, crimes cometidos por grupos armados contra a ordem e crimes hediondos.

Ou seja, um latrocida é uma ameaça menor à sociedade do que alguém que num jogo de futebol, chama alguém de macaco?

:hein:

"Concordarem" vai depender de grande subjetividade. Dependendo de que fração de sua riqueza que perdem em roubo (quanto menor, menos relevante), por exemplo, bem como a pessoalmente não serem tão sensíveis a insultos, por qualquer razão/perspectiva de vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #239 Online: 04 de Outubro de 2014, 17:00:03 »
Quotando a mim mesmo:

O Crime de Ódio é mais do que um crime individual; é um delito que atenta à dignidade humana e prejudica toda a sociedade e as relações fraternais que nela deveriam prevalecer. Ele produz efeito não apenas nas vítimas, mas em todo o grupo a que elas pertencem. Assim sendo, podemos classificá-lo como um crime coletivo de extrema gravidade.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #241 Online: 04 de Outubro de 2014, 17:15:18 »
Lembro de ter lido por aí não faz muito tempo o próprio Barata explicando que tudo depende do contexto. Ninguém vai processar Caetano Veloso por cantar "óóóóóóóh, neguiiinha, deeeixa eu gostaaaaaar de vocêêêê" ou proibir a reprodução da música nem nada. Há uma diferença entre o "neguinho da favela" no texto do Barata e um forista qualquer perder a cabeça com o Donna, por exemplo, sabendo que ele é negro e mora na favela e dizer algo como "ôh, neguinho da favela, cala essa sua boca, macaco" ou coisa que o valha. Né? Convenhamos. O Donna pode até não se importar, mas eu vou e muito, porque também não é preciso ser negro e nem morar na favela para isso.

Pai Donna de Irôko, você se importa muito com a "intimidade"? Nem é "intimidade", na verdade. Nem tem conotação homoafetiva. É que eu esqueço o nick e fico com preguiça de consultar. Só lembro o Donna. Pode, nego (carinhisamente)?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #242 Online: 04 de Outubro de 2014, 17:21:23 »
E contexto, please, obviamente o meu "neguinho da favela" foi pra emular os racistas que defendem o linchamento de pobre criminoso.
Ahhh, entendi, tem que contextualizar... oóóóquei.

Então contextualizemos: o macaco dela foi num jogo de futebol com apenas o intuito de desestabilizar um jogador do time adversário e totalmente dentro do contexto provocativo emulando agressivo do calor das arquibancadas onde todo mundo habitualmente se xinga de tudo que é coisa.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2014, 17:26:10 por Pai Donna de Irôko »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #243 Online: 04 de Outubro de 2014, 17:22:06 »

Pai Donna de Irôko, você se importa muito com a "intimidade"? Nem é "intimidade", na verdade. Nem tem conotação homoafetiva. É que eu esqueço o nick e fico com preguiça de consultar. Só lembro o Donna. Pode, nego (carinhisamente)?
Não, monna, não me incomodo  :biglol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 04 de Outubro de 2014, 17:32:21 »
Sim, tudo depende.

Existem crimes de racismo, mesmo na linha de "apenas insulto", muito mais relevantes do que uma menina exaltada xingar um jogador (a que distância?) durante um jogo. Na verdade aqui talvez seja até argumentável que o maior prejuízo social acabou sendo trazido pela cobertura da TV e a polêmica criada em cima, que efetivamente levou isso a toda população, fez as pessoas sentirem racismo ou ofendidas por empatia, as que de fato sentiram. Se a câmera não a focalizasse, e ela tivesse dito a mesma coisa, seria algo tão inócuo a sociedade quanto um outro xingamento qualquer (ou outros xingamentos iguais, não televisionados) não focado em raça ou qualquer outra característica tida como alvo de ódio, quando é feita referência pejorativa.

Mas promover um culto a vitimização acaba muitas vezes sendo uma forma de "lucrar" ao mesmo tempo em que se promove parte do mesmo mal "subjetivo-objetivo" que se propõe a combater.

...

Tempos atrás, o Grêmio tinha em seu estatuto uma cláusula contra jogadores negros... há 102 anos estreou o primeiro jogador negro no time.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #245 Online: 04 de Outubro de 2014, 17:49:27 »
Ahhh, entendi, tem que contextualizar... oóóóquei.

Então contextualizemos: o macaco dela foi num jogo de futebol com apenas o intuito de desestabilizar um jogador do time adversário e totalmente dentro do contexto provocativo emulando agressivo do calor das arquibancadas onde todo mundo habitualmente se xinga de tudo que é coisa.

Não, o contexto é a intenção em se dizer. Chamar o seu amigo de neguinho, a namorada loira chamar o namorado negro de negão não é racismo, da mesma maneira que eu encontrar meu amigo na rua e dizer "e ai, filho da puta? Como você esta, cuzão do caralho?". O problema não são as palavras,  esta em usar essas palavras com o intuito de ofender a pessoa. Ela quis ofender isso é fato, ela usou ofensas raciais, outro fato Não tem o que se discutir, injúria racial é crime.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 04 de Outubro de 2014, 18:06:06 »
E sobre ninguém defender esse tipo de coisa, por favor, leiam os comentários desse vídeo.

Sim, tem gente por aí que defende que se mate trombadinhas, e gente que defende que se queime a casa de quem xingou num jogo. E?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #247 Online: 04 de Outubro de 2014, 18:18:46 »

Não, monna, não me incomodo  :biglol:

Combinado! Donna e Monna. Isso parece dupla sertaneja gay. Será que dá ibope?  :hein: 

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 04 de Outubro de 2014, 18:30:53 »
Os idiotas que fazem esse tipo de coisa ironicamente acabam dando alguma "força" a discursos de racistas-mas-coitadinhos, "oh, pobres de nós, não só não temos a liberdade de expressão, um direito humano universal, como somos perseguidos como seres desumanos, mimimi. Até quando seremos perseguidos só por pensarmos diferente? Mimimi".

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2014/09/24/torcedora-do-gremio-registra-bo-e-exige-exclusao-de-perfil-racista-no-facebook.htm

Como previsto.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #249 Online: 04 de Outubro de 2014, 18:46:45 »

Mas promover um culto a vitimização acaba muitas vezes sendo uma forma de "lucrar" ao mesmo tempo em que se promove parte do mesmo mal "subjetivo-objetivo" que se propõe a combater.

Onde tiver humanos, sempre terá um filho da puta tentando lucrar em cima da desgraça alheia. O que me parece mais importante nessa história é saber se uma coisa anula a outra. Se a brecha para essa filhadaputisse justifica deixar de lado, porque é algo menor ou porque não é efetivo, trás mais danos que benefícios. :hein:   

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!