Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174854 vezes)

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #375 Online: 23 de Outubro de 2007, 11:52:23 »
Agora, espero que ele me puna! Pois sou infiel, e não terei a Salvação ao lado dos meus amigos deístas!!!
Ih... Não vem não!!!  |(
Se for o que pensamos Dele, Ele não age dessa forma tão antropofórmica e dogmática.

Oh, Deus!!! Venha me arrebatar!!! Ilumine a minha Mente suja e pervertida!!!
Eu pequei pois pensei de forma torta quando aquela puta de uma loura entrou aqui no ônibus e sentou do meu lado com aqueles seios enormes apontando para a Tua Morada Senhor!!!
E aquelas pernas!!!Depiladas, ó Senhor!!!Nuinhas de pêlos!!! E os quadris? E o pósfácio? Ó, pela Tua Glória!!!Eu olhei aquilo tudo e imaginei coisas horrendas!!!
Tarado...
Eu conheço uns DVDs, vendidos por alguns camelôs, que dará asas a sua imaginação...  ::) :hihi:

Mas como Você não existe, depois eu pago minhas penitências e está tudo certo: eu e eu!!!
Quanta distorção... E realmente, quantidade não indica qualidade... 
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #376 Online: 23 de Outubro de 2007, 12:40:38 »
hehehe, o panteísmo (ou paneneteísmo, como queiram) é uma teoria muito estranha :D...

Nadasei, eu não acho que o homem seja o centro da criação não, só tive esta impressão quando você e a Artêmis disseram que o propósito de deus é "nos educar".

Mas agora que sei que ele educa também as baratas, piolhos, bactérias e sapos, eu já fiquei mais tranquilo. Acho que entendi, deus gosta de joguinhos, ele criou um universo inteiro para ficar "educando" quem habita nele ou esperando que o encontrem por meios subjetivos e altamente questionáveis.

Seria tipo um "The sims" universal.

Olá  Fabrício.
Quando disse que Deus pretende nos educar, é por realmente entender que o propósito da vida é seguirmos nosso caminho sempre aprendendo. Veja... Nossos  entendimentos estão sempre se alterando seja nos aspectos práticos ou  filosóficos.Além do que é uma grande necessidade  do homem  evoluir intelectualmente.Não somos pedras...Nosso saber está constantemente passando por transformações de ordens bem  diferentes.E a essa ampla gama de  informações que recebemos diariamente , podemos sempre tirar algo para o nosso crescimento ( na aprendizagem ).
Particularmente  como eu creio em uma evolução além desta matéria  que nos reveste agora , posso dizer que  estamos , digamos, no C A , nos preparando, ou ao menos  tendo a oportunidade de nos preparar para algo muito maior que  ainda  agora nesse seguimento, não temos estrutura para entender , aceitar.Por isso quando falo em  Deus nos educar , pode estar certo que o digo  enlevada  no aspecto  moral, filosófico, científico e intelectual, mas sobretudo  no despertar de nossos sentimentos e no banir de nossos medos  de poder crer no novo , mesmo que não entendamos  o porque de muitas coisas . Estar aberto  para captar emoções  é o primeiro passo a um crescimento  espiritual .
Abraço fraterno.

« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 12:51:50 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #377 Online: 23 de Outubro de 2007, 12:57:22 »
Eu pequei pois pensei de forma torta quando aquela puta de uma loura entrou aqui no ônibus e sentou do meu lado com aqueles seios enormes apontando para a Tua Morada Senhor!!!
E aquelas pernas!!!Depiladas, ó Senhor!!!Nuinhas de pêlos!!! E os quadris? E o pósfácio? Ó, pela Tua Glória!!!Eu olhei aquilo tudo e imaginei coisas horrendas!!!
Mas como Você não existe, depois eu pago minhas penitências e está tudo certo: eu e eu!!!
E aquele corpinho lindo foi feito por quem?
E quem te deu tesão e te fez com uma mente dotada especificamente da capacidade de ficar doido com aquele corpinho?
Quem te deu um corpo perfeito pra encaixar no dela?

Deus é "safado" meu amigo... isso tudo não é acidental não, foi premeditado pelo próprio.

Charles Darwin explica de outra maneira.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #378 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:24:48 »
Boa, Gil! Darwin é o cara mesmo! E não sou filósofo, nem teólogo e muito menos um cientista.Sou um trabalhador que lê!!! E questiono sempre! Não a ponto de duvidar da minha própria existência - pois aí o meu questionamento seria invalidado - como posso duvidar de mim, se não existo?
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #379 Online: 23 de Outubro de 2007, 14:01:17 »
" A criação de além-mundos não seria muito grave se seu preço não fosse tão alto: o esquecimento do real, portanto a condenável negligência do único mundo que existe. Enquanto a crença indispõe com imanência, portanto com o eu, o ateísmo reconcilia com a terra, outro nome da vida"

(Michel Onfray)

:ok:

O grande problema da invenção de Deus é justamente a morte da vida  :wink:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #380 Online: 23 de Outubro de 2007, 19:35:40 »
" A criação de além-mundos não seria muito grave se seu preço não fosse tão alto: o esquecimento do real, portanto a condenável negligência do único mundo que existe. Enquanto a crença indispõe com imanência, portanto com o eu, o ateísmo reconcilia com a terra, outro nome da vida"

(Michel Onfray)

Bela citação. Eu também acrescentaria um aspecto, digamos, estético, presente em todas as diversas cosmogonias religiosas: a pobreza de imaginação. Nenhum texto sagrado jamais conseguiu
um feito de imaginação comparável aos obtidos através da ciência: a dupla hélice do DNA, a
estrutura das galáxias espirais, a graça predatória dos oviraptores, a elegância das equações de Maxwell, a tabela periódica, etc. etc. Comparado ao mundo real, os mundos de fantasia dos teístas, com suas 72 houris, seus santos chorosos e seus deuses azuis de quatro braços, tornam-se pobres e ridículos.
Portanto, se por Deus, entendermos os deuses dos livros sagrados das religiões do mundo, a resposta
é aquela do Dawkins: quase certamente não.

Claro, é possível sempre se refugiar no deísmo ou no panteísmo. Mas porque essa necessidade
de se acreditar em algo para o qual não existe evidência alguma e, relacionado com isso,
acreditar que esses seres são benevolentes, e não uns Cthulhus quaisquer?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #381 Online: 24 de Outubro de 2007, 10:32:59 »
Mas agora que sei que ele educa também as baratas, piolhos, bactérias e sapos, eu já fiquei mais tranquilo. Acho que entendi, deus gosta de joguinhos, ele criou um universo inteiro para ficar "educando" quem habita nele ou esperando que o encontrem por meios subjetivos e altamente questionáveis.

Costumo mais pensar em "nós" como seres de certa forma inexistentes, pois não seriamos "joguinhos" de Deus, mas "manifestações" dele.
Imagine que você é Deus, está lá sozinho e pode fazer qualquer coisa.
Você então se transforma em toda uma variedade de seres e "experimenta" a vida como todos eles.
Você então não é algo por si só ou uma "criatura", um "ser" novo feito por "Deus", você "é" Deus, é uma das formas que ele tomou para viver a vida. Dessa forma a criação ganha um duplo sentido, pois os seres "criados" são manifestações do criador, do mesmo ser, ao mesmo tempo são seres novos e diferentes.

Mas essas são todas visões muito relativas que costumam se afastar da realidade final desse "todo uno", que se mostra como uma mistura de muitas coisas, tem seus aspectos pessoais e impessoais, bem como uma consciência que por um lado é parecida com a nossa, mas por outro é muito diferente.
 :o :o
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #382 Online: 24 de Outubro de 2007, 11:36:45 »

Costumo mais pensar em "nós" como seres de certa forma inexistentes, pois não seriamos "joguinhos" de Deus, mas "manifestações" dele.

Pronto, mesmo se eu acreditasse em deuses existem, sou eu que de certa forma é que não existiria !!! :susto:
"Joguinhos" são "manisfestações" de alguém. Alguém idealizou, alguém manisfestou sua idéia !!!  :ok:

Imagine que você é Deus, está lá sozinho e pode fazer qualquer coisa.
Você então se transforma em toda uma variedade de seres e "experimenta" a vida como todos eles.

A tal da solidão é brava mesmo, em vez de sofrer sozinho criou um monte de gente pra sofrer junto, porque não foi jogar paciência?  Traria menos problemas ...  :)
Se deus é onisciente ou é o tudo, não precisa experimentar nada, ela é o tudo, não há nada a mais além dele. Mas se ele precisa fazer "experimentos", para poder "experimentar" a vida ...  :|

Você então não é algo por si só ou uma "criatura", um "ser" novo feito por "Deus", você "é" Deus, é uma das formas que ele tomou para viver a vida. Dessa forma a criação ganha um duplo sentido, pois os seres "criados" são manifestações do criador, do mesmo ser, ao mesmo tempo são seres novos e diferentes.

Realmente não sou só por mim, sou uma soma de várias coisas e reflexo de algumas outras. Ele não deveria precisar viver a minha vida, deveria viver a dele e respeitar minha privacidade.  :D
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #383 Online: 24 de Outubro de 2007, 12:04:48 »
É engraçado como algumas pessoas afirmam o que deus quer, o que deus não quer..... que ele fez tudo, criou tudo, é onipotente, onisciente, onipresente e etc... Rapaz... Eita intimidade boa, essa....  :histeria:

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #384 Online: 24 de Outubro de 2007, 12:15:35 »

(Michel Onfray)

Bela citação. Eu também acrescentaria um aspecto, digamos, estético, presente em todas as diversas cosmogonias religiosas: a pobreza de imaginação. Nenhum texto sagrado jamais conseguiu
um feito de imaginação comparável aos obtidos através da ciência: a dupla hélice do DNA, a
estrutura das galáxias espirais, a graça predatória dos oviraptores, a elegância das equações de Maxwell, a tabela periódica, etc. etc. Comparado ao mundo real, os mundos de fantasia dos teístas, com suas 72 houris, seus santos chorosos e seus deuses azuis de quatro braços, tornam-se pobres e ridículos.
Portanto, se por Deus, entendermos os deuses dos livros sagrados das religiões do mundo, a resposta

Claro, é possível sempre se refugiar no deísmo ou no panteísmo. Mas porque essa necessidade
de se acreditar em algo para o qual não existe evidência alguma e, relacionado com isso,

Pobreza imaginativa?!
Este foi a mais arrogante opinião que já ouvi na Vida.
Caro Dr. Manhattan, por caso conhece a história da Matemática? Como ela foi concebida? E para que? Já ouviu falar no número áureo?  
Se você falasse que a filosofia foi criada para "combater" o dogmatismo religioso, tudo bem. Isto é verdade, mas dizer que a Ciência é única e melhor fonte criativa. Desculpe, mas discordo de você. Posso citar inúmeras fontes históricas onde a imaginação inconsciente ajudou nas descobertas científicas.
Porém, eu não devo alongar muito esta conversa pois sei que durar inúmeros posts e não terei tempo para pesquisar e mostrar para você. Entretanto, peço que estude um pouco de história e não cometa mais estas tolices que escreveu.
Se tem ódio da religião, ótimo. Mas não minta desse modo para argumentar dessa maneira...  
Sinto muito, porém eu fiquei muito decepcionado com o que escreveu. Eu esperava mais de vocês.  

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #385 Online: 24 de Outubro de 2007, 12:32:11 »
Acho que o Dr. Manhattan quis dizer, e concordo, como é engraçado afirmações como onisciência, na religião, e nem ao menos houve explicações/afirmações sobre a existência de átomos, DNA, etc, etc, etc. Grande onisciência essa, não.......... A verdade é que tudo sobre esse lado "sobrenatural/metafísica" das religiões são especulações primitivas que até os dias de hoje rondam a mente de muitas pessoas........ Hoje com suas modificações, calro.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #386 Online: 24 de Outubro de 2007, 12:54:29 »
Acho que o Dr. Manhattan quis dizer, e concordo, como é engraçado afirmações como onisciência, na religião, e nem ao menos houve explicações/afirmações sobre a existência de átomos, DNA, etc, etc, etc. Grande onisciência essa, não.......... A verdade é que tudo sobre esse lado "sobrenatural/metafísica" das religiões são especulações primitivas que até os dias de hoje rondam a mente de muitas pessoas........ Hoje com suas modificações, calro.

Hunf... |(
Sobrenatural:superior ao natural; que não se conforma às leis naturais;
sobre-humano; aquilo que é superior à Natureza ou o que é muito extraordinário.

Metafísica: é uma palavra originária do Grego ( μετα [meta] = depois de/além de e Φυσις [physis] = natureza ou físico). É um ramo da filosofia que estuda o mundo como ele é. A saber, é o estudo do ser ou da realidade. Se ocupa em procurar responder perguntas tais como: O que é real (veja realidade)? O que é natural (veja naturalismo)? O que é sobre-natural (veja milagre)?. O ramo central da metafísica é a ontologia, que investiga em quais categorias as coisas estão no mundo e quais as relações dessas coisas entre si. A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade.

Sobre a capacidade de Oniciência da Religião realmente é questionável, entretanto não acredite, cegamente, na Ciência e na suas imposições ditas "únicas" como é mostrado pela Escola de Frankfurt, através do mito do cientificismo e da ditadura dos tecnocratas. Não sou crítico da Ciência, o que sou crítico é usar a Ciência para impor ideologias demagógicas. A Religião terá problemas sobre a observação e concepção da realidade, entretanto à Filosofia, através da Metafísica, apontará esta realidade juntamente com a Ciência.   

« Última modificação: 24 de Outubro de 2007, 12:56:58 por Mancha Negra »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #387 Online: 24 de Outubro de 2007, 13:18:31 »
Leia com atenção o que escrevi:

(Michel Onfray)

Pobreza imaginativa?!
Caro Dr. Manhattan, por caso conhece a história da Matemática? Como ela foi concebida? E para que? Já ouviu falar no número áureo?   
Se você falasse que a filosofia foi criada para "combater" o dogmatismo religioso, tudo bem. Isto é verdade, mas dizer que a Ciência é única e melhor fonte criativa. Desculpe, mas discordo de você. Posso citar inúmeras fontes históricas onde a imaginação inconsciente ajudou nas descobertas científicas.
Porém, eu não devo alongar muito esta conversa pois sei que durar inúmeros posts e não terei tempo para pesquisar e mostrar para você. Entretanto, peço que estude um pouco de história e não cometa mais estas tolices que escreveu.
Se tem ódio da religião, ótimo. Mas não minta desse modo para argumentar dessa maneira...   
Sinto muito, porém eu fiquei muito decepcionado com o que escreveu. Eu esperava mais de vocês.   

Primeiro, leve seu espantalho pra casa. Eu jamais afirmei que "a Ciência é única e melhor fonte criativa. " De onde você tirou isso? Além disso, e daí que a matemática (e a astronomia,
engenharia, etc.) tenha se desenvolvido por motivos religiosos? Essas áreas do conhecimento também
foram utilizadas para criar armas e nem por isso justificam guerras.

E arrogante? Eu?
Ou seriam as pessoas que afirmaram que o universo foi criado em função do homem?
Que a mulher foi criada a partir da costela do primeiro homem?
Que o ser onipotente-criador-do-universo adora o cheiro de carne assada?
Que um guerreiros hebreus da idade do bronze conseguiam parar o movimento da Terra tocando trombetas?
Que a morte de um carpinteiro judeu foi acompanhada por tremores de terra e por hordas de zumbis?
Que um profeta subiu aos céus no lombo de um jumento alado? Que os homens mortos terão 72 houris
no paraiso? Que o criador do universo fazia sexo, tinha filhos, e os devorou? Que seu filho teve uma filha
que saiu de sua cabeça? Que os seres divinos ficam irritadíssimos se as mulheres casarem com um homem
de casta inferior? Que o deus todo-poderoso, criador do universo, onipotente e oniciente, está profundamente preocupado com minha vida sexual?

Reitero: esse mitos antigos, comparados às belezas da natureza (especialmente as que não são
citadas nos textos sagrados) carecem de imaginação.
Todas as grandes religiões atuais beseiam-se em certos textos sagrados e esses textos refletem os
medos e as preocupações dos homens daquela época. Se você prefere adotar uma versão mais, digamos,
sofisticada da religião, não tenho nada contra. Mas saiba que essa não é a versão original da sua religião.
A versão original é aquela, dos sacrifícios sangrentos, dos transes, dos deuses guerreiros e das deusas
da fertilidade. A sua é a religião de uma minoria, e uma minoria que não costuma se dar o trabalho de
denunciar a superstição que prospera nas versões mais "populares".

E pra terminar, me poupe de sua condescendência. Não dou a mínima se lhe causo decepcção.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #388 Online: 24 de Outubro de 2007, 13:41:30 »
Leia com atenção o que escrevi:

(Michel Onfray)

um feito de imaginação comparável aos obtidos através da ciência:
a dupla hélice do DNA, a

Primeiro, leve seu espantalho pra casa. Eu jamais afirmei que "a Ciência é única e melhor fonte criativa. " De onde você tirou isso? Além disso, e daí que a matemática (e a astronomia,
engenharia, etc.) tenha se desenvolvido por motivos religiosos? Essas áreas do conhecimento também
foram utilizadas para criar armas e nem por isso justificam guerras.
O meu espantalho só serve para espantar corvos. Nada mais. Você está perguntando da onde eu tirei esta conclusão:
(...) a pobreza de imaginação. Nenhum texto sagrado jamais conseguiu um feito de imaginação comparável aos obtidos através da ciência:
Depois de ler algo assim, certemente qualquer um que se dê o trabalho de estudar o tema ficaria indignado. Entretanto, sei que isto não tem a mínima importância para você. Afinal, você tem a sua opinião. Só não gosto da atitudade que muitos por aqui tem a respeito dos temas apresentados...
Por isso que acho-o arrogante. Distorcer a História para dizer que: "Nenhum texto sagrado jamais conseguiu um feito de imaginação comparável aos obtidos através da ciência." É um pouco demais...
Eu não sou defensor da Religião, apesar que muitos aqui acham que sou. Entretanto, não tenho a mínima intenção de impor uma ideologia ou fazer uma "propaganda" anti-qualquer-coisa. Eu estou aqui para entender e aprender. Se acreditam nisso ou não, é a opinião de vocês. Porém não gosto que usem informações equivocadas ou mau-intencionadas para promover uma ideologia.
Criticar é uma coisa, discursar outra completamente diferente. 

E pra terminar, me poupe de sua condescendência. Não dou a mínima se lhe causo decepcção.
Ótimo. Que bom que não o atingi do alto do seu púpito...
« Última modificação: 24 de Outubro de 2007, 13:46:05 por Mancha Negra »

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #389 Online: 24 de Outubro de 2007, 18:43:08 »
 Deus não existe! pois não posso entende-lo! Logo, tudo que não entendo só passa a existir quando puder entender, sendo assim, perceber a minha ignorancia seria o mais inteligente,  quem sabe um dia.... aceite este fato.
 Ateu consciente.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #390 Online: 24 de Outubro de 2007, 23:01:50 »
Deus não existe! pois não posso entende-lo! Logo, tudo que não entendo só passa a existir quando puder entender, sendo assim, perceber a minha ignorancia seria o mais inteligente,  quem sabe um dia.... aceite este fato.
 Ateu consciente.

Esse deve ter sido o argumento mais estúpido de todo o fórum... Ou alguém conhece um pior?   :P
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #391 Online: 24 de Outubro de 2007, 23:19:01 »
Cara... e o pior é que existem outros, EduardoVanderlei.......

Se você prefere adotar uma versão mais, digamos,
sofisticada da religião
, não tenho nada contra.
Achei que era o único que percebia isto hehe.... E em tempos muda uma coisa ali... outra acolá.... se adaptando, se adaptando e... ...se adaptando.... 

E Mancha Negra, usei a palavra metafísica com o sentido de "transcendente", que é uma definição de "metafísica", não? Bom, sem estender, usei como "sobrenatural" mesmo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #392 Online: 24 de Outubro de 2007, 23:27:53 »
 Ateu consciente.
Na verdade um ateu pensaria mais ou menos assim:

“Deus existe? Não há nada que me faça acreditar que sim, então vou simplismente dizer que não e aguardar alguém chegar com uma resposta melhor. Como Deus e nada parecem ser a mesma coisa, então não perco nada em negar.”

Essa é a posição cética padrão. Não se vai ficar perdendo tempo provando tudo o que não existe. Quem acredita em algo positivo que se mexa pra provar que está certo.

A propósito: quando um ateu pede um motivo para acreditar em alguma coisa, ele se refere a alguma evidência física observável em laboratório. É bom deixar isso bem claro pois tem crentes que acham que qualquer coisa serve.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Suyndara

• Visitante
« Resposta #393 Online: 25 de Outubro de 2007, 11:59:50 »

(Michel Onfray)

Pobreza imaginativa?!

Mancha,

Seu histerismo e falta de informação é que foi decepcionante aqui :wink:

Nenhuma religião colaborou com a ciência, os cientistas é que ao longo da história sempre foram privados e até mesmo restringidos pelo poder político exercido pelos líderes religiosos (veja por exemplo o belo atraso científico causado pela idade média ::))

A filosofia conta com grandes religiosos, alguns deles que fazem de tudo para burlar a lógica e justificar deus, como é o caso de Tomás de Aquino e sua insípida "summa" :nojo:

A grande verdade é que os mitos religiosos são tão criativos que são meras sequências históricas de plágios de outras culturas... ::) Nada de fato muito criativo mesmo...

E sim, a ciência nos trouxe coisas belas, magníficas! Só não ver quem insiste em colocar um criador para justificar tudo que não compreender ::)

E eu acho que vc deveria maneirar nos teus posts, é deselegante sair chamando os outros foristas de "mentirosos" antes de se informar primeiro :wink:

[]s

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #394 Online: 25 de Outubro de 2007, 12:19:25 »
Você não aceita Papai Noel porque não pode entendê-lo ou porque acha que ele não existe?
Quando você ficar inteligente e perceber sua ignorância, talvez o aceite.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #395 Online: 25 de Outubro de 2007, 12:21:31 »
Nenhuma religião colaborou com a ciência, os cientistas é que ao longo da história sempre foram privados e até mesmo restringidos pelo poder político exercido pelos líderes religiosos (veja por exemplo o belo atraso científico causado pela idade média ::))
A serpente de Adão e Eva deveria ser o símbolo da ciência. Foi ela que lhes abriu os olhos.
Cada milímetro que a ciência avança é um milímetro que a religião teve que recuar.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #396 Online: 25 de Outubro de 2007, 12:44:03 »
A serpente de Adão e Eva deveria ser o símbolo da ciência. Foi ela que lhes abriu os olhos.
Cada milímetro que a ciência avança é um milímetro que a religião teve que recuar.

:OK:

Eu estava lendo uma crítica teológica ontem (uma tal de revista "resposta fiel" que os assembleianos publicam) e lá falava que satanás foi punido por que ousou desobecer e questionar os desígnios divinos...::)

Sendo assim, até admito que a serpente foi bem simpática :) Segundo a lenda ela dá à humanidade a capacidade de questionar e duvidar :wink:

Por que Adão e Eva foram punidos, e com ele toda a humanidade...já é sadismo mesmo :P

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #397 Online: 25 de Outubro de 2007, 14:05:21 »
Mancha,
Seu histerismo e falta de informação é que foi decepcionante aqui :wink:
Essa é a sua opinião.
O cooperativismo também o é. :wink:

Discordo. Basta observar, as relações de desenvolvimento da Matemática em grupos religiosos é notável ao longo da História. Exemplo: Os Astecas; os Egipcios; e bem como, pasmém, no Islam. O problema que vocês estão olhando somente a visão eurocêntrica da História e a Inquisição como a fonte do "mal absoluto" que detêm avanço da "sagrada" Ciência.

A filosofia conta com grandes religiosos, alguns deles que fazem de tudo para burlar a lógica e justificar deus, como é o caso de Tomás de Aquino e sua insípida "summa" :nojo:
Esta é a sua visão e opinião sobre o tema. Se não fosse estes "seres insípidos", certamente você não conheceria a maravilhosa lógica que tanto adimira. Lembre que estes "nojentos" copistas cristãos que preservaram a lógica aristotélica até os dias atuais. Segundo a sua ótica, se fossem como disse, nunca teríamos a lógica e, o dito, Renascimento nos séculos posteriores.   

A grande verdade é que os mitos religiosos são tão criativos que são meras sequências históricas de plágios de outras culturas... ::) Nada de fato muito criativo mesmo...
Criatividade é algo semântico. Entretanto, acredito que você está usando um axioma que diz: "Há mais criatividade em Pitágoras do que em Homero." Porém, criar é um ato imaginativo independente e nem melhor ou pior do que outras formas de criação. Não existe "superioridade" criativa. Existe criação em si. Ha menos que a criatividade seja pragmática, daí teríamos que desconsiderar todos os trabalhos artísticos de todos os tempos por serem inúteis. Mona lisa, a Capela Cistina, o pensador de Rodin, Davi de Michelangelo, seriam inúteis sobre a sua ótica. ( Ah, sim! Grande parte dessas obras tinham cunho religioso... )     

E sim, a ciência nos trouxe coisas belas, magníficas! Só não ver quem insiste em colocar um criador para justificar tudo que não compreender ::)
Claro. Coisas belas e más. Não se esqueça... Engraçado, o que tem um Criador que faz uma coisa tão bela quanto a Natureza impedir a criação de alguém? Será que não é o próprio homem, com os seus preconceitos, que impede a criação em si? 

E eu acho que vc deveria maneirar nos teus posts, é deselegante sair chamando os outros foristas de "mentirosos" antes de se informar primeiro :wink:
Ah, sim! Isto foi um erro meu!
Fui muito deselegante de minha parte. Sabe como é... A influência de outros usuários que tratam outros dessa maneira, por discordar de suas idéias, que me fez assim tão mau-educado. Peço PERDÃO ao Sr. ( Dr. ) Manhattam pelo meu descalabro. A observação dele indignou-me, porém esqueci do respeito que muitos aqui não fazem aos outros usuários. ( Além do mais, o Dr. Manhattam não é um deles... )
Obrigado. :wink:

« Última modificação: 25 de Outubro de 2007, 14:10:26 por Mancha Negra »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #398 Online: 25 de Outubro de 2007, 21:07:05 »
O que eu acho engraçado nos deuses onipotentes e oniscientes, espíritos superiores e outros seres poderosíssimos que existem por aí é que eles criaram tudo, sabem tudo, mas até hoje não passaram nada de realmente útil para a humanidade.

Um cara que criou todo o universo, ou um espírito que reencarna há milhares de anos e tem uma imensa sabedoria, e que amam de paixão a humanidade não poderiam ter dado algumas dicas pra gente? Por exemplo, a vacina contra a pólio? Ou a penicilina? na época da peste negra na Europa, um Deus misericordioso ou um espírito superior não podia ter cochichado que ela era causada pelas pulgas dos ratos? eles não poderiam também neste momento nos ensinar uma forma limpa de energia, ou a cura definitiva pro câncer?

Acho que não, é mais divertido criar o universo e ficar assistindo a humanidade dar suas cabeçadas... enquanto isso, esperemos as próximas conquistas da ciência para adaptar as diversas crenças às novidades... afinal, até a bem pouco tempo atrás o sol girava em torno da Terra, já que o homem é o centro da criação de deus... mas tudo bem, já que a ciência provou o contrário, basta uma ligeira adaptação.

Deus tinha criado tudo do jeitinho que está hoje. Esse chato do Darwin veio com uma idéia nova? não tem problema, nós, religiosos, também descobrimos que na verdade deus é que "guia" a evolução. O que não podemos é parar de acreditar e perder nossa muleta para a vida.
"Deus prefere os ateus"

Suyndara

• Visitante
« Resposta #399 Online: 26 de Outubro de 2007, 10:46:00 »
Mancha,

Eu acho o "acaso" algo extraordinariamente belo, algumas pessoas acham que seja um absurdo e que ele não deveria existir, pq nada pode existir sem autorização de um deus criador e provedor de todo o universo  :)

Olha essa foto:

Algumas pessoas, extasiadas diante da beleza dessa cachoeira acham que isso é uma prova indiscutível da existência de um deus criador, perfeito. Outras pessoas já acham que isso é apenas capricho do acaso  :wink:

O que eu e o Manhattan estávamos dizendo é que não há nenhuma necessidade de criar um deus das lacunas para preencher ou mesmo justificar a beleza do mundo natural, já que a ciencia por si só a explica  :ok:

A ciência se desenvolve baseada na necessidade e não na vontade de um grupo religioso, até pq todos sabem que a fé é inimiga mortal da razão e do conhecimento  :wink: Todos os três grandes monoteísmos atuais pregam o ódio à inteligência, aos livros e à ciência  :ok:

Apenas acho que um debate permite exposições de idéias e não ataques direto a outros foristas... ::)

[]s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!