Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174855 vezes)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #400 Online: 26 de Outubro de 2007, 11:11:12 »
Deus não existe! pois não posso entende-lo! Logo, tudo que não entendo só passa a existir quando puder entender, sendo assim, perceber a minha ignorancia seria o mais inteligente,  quem sabe um dia.... aceite este fato.
 Ateu consciente.

Deus não existe! mas não posso entende-lo! Logo, tudo que não entendo só passo a questionar quando puder entender, sendo assim, percebo que a minha inteligente seria mais ignorante,  quem sabe um dia.... aceite este fato.
 Espírita consciente. :umm:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #401 Online: 26 de Outubro de 2007, 13:08:15 »
A serpente de Adão e Eva deveria ser o símbolo da ciência. Foi ela que lhes abriu os olhos.
Cada milímetro que a ciência avança é um milímetro que a religião teve que recuar.
:OK:

Eu estava lendo uma crítica teológica ontem (uma tal de revista "resposta fiel" que os assembleianos publicam) e lá falava que satanás foi punido por que ousou desobecer e questionar os desígnios divinos...::)

Sendo assim, até admito que a serpente foi bem simpática :) Segundo a lenda ela dá à humanidade a capacidade de questionar e duvidar :wink:
O livro do profeta Enoch (que foi eliminado da Bíblia em 324 d.C.) explica que o anjo Azazel e seus liderados ensinavam aos homens os segredos do universo. Assim como na lenda de Prometeu, eles foram denunciados por outros anjos e jogados lá do céu como castigo.
Com a eliminação deste livro, a história dos anjos caídos ficou confusa, assim como o versículo 6:6 do Gênesis.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #402 Online: 26 de Outubro de 2007, 13:10:52 »
Algumas pessoas, extasiadas diante da beleza dessa cachoeira acham que isso é uma prova indiscutível da existência de um deus criador, perfeito. Outras pessoas já acham que isso é apenas capricho do acaso  :wink:
Além do mais, nós achamos bonito o que nos favorece. Uma lombriga acha lindo o interior do nosso intestino. Um verme acha lindo um cadáver em putrefação.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #403 Online: 26 de Outubro de 2007, 13:13:57 »
Esta é a sua visão e opinião sobre o tema. Se não fosse estes "seres insípidos", certamente você não conheceria a maravilhosa lógica que tanto adimira. Lembre que estes "nojentos" copistas cristãos que preservaram a lógica aristotélica até os dias atuais. Segundo a sua ótica, se fossem como disse, nunca teríamos a lógica e, o dito, Renascimento nos séculos posteriores.
Os monges só preservaram o que interessava a eles e podia ser usado para reforçar sua crença. O resto da cultura clássica foi destruída e só retornou à Europa através dos invasores árabes na Espanha e Portugal.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #404 Online: 26 de Outubro de 2007, 13:38:07 »
Mancha,
Eu acho o "acaso" algo extraordinariamente belo, algumas pessoas acham que seja um absurdo e que ele não deveria existir, pq nada pode existir sem autorização de um deus criador e provedor de todo o universo  :)

Olha essa foto:

Algumas pessoas, extasiadas diante da beleza dessa cachoeira acham que isso é uma prova indiscutível da existência de um deus criador, perfeito. Outras pessoas já acham que isso é apenas capricho do acaso  :wink:
Olá, Suyndara! :hihi:
Eu acho que o acaso não é tão "caótico" quanto imagina, porém respeito a sua opinião.
( Ah, sim! Belíssima cachoeira! Sabe de onde é esta foto? )

O que eu e o Manhattan estávamos dizendo é que não há nenhuma necessidade de criar um deus das lacunas para preencher ou mesmo justificar a beleza do mundo natural, já que a ciencia por si só a explica  :ok:
A necessidade de explicação é uma manifestação humana. Um desejo. Assim foi com a Religião, com a Filosofia, a Ciência, etc. O problema é que o Universo é incrívelmente misterioso demais para temos "certezas absolutas". A nossa caixa crâneana possui, pelo que lembre, dois litros de redes de neurônios. O que são dois litros diante a grandeza do Universo? O que garante que exista só uma única fonte de conhecimento ou matéria ou o que quer que seja para sabermos? Quantas coisas ainda iremos descobrir? Além fator espaço há o fator tempo.
A Verdade que não sabemos nada a respeito de coisa alguma. Só expeculações.   

A ciência se desenvolve baseada na necessidade e não na vontade de um grupo religioso, até pq todos sabem que a fé é inimiga mortal da razão e do conhecimento  :wink: Todos os três grandes monoteísmos atuais pregam o ódio à inteligência, aos livros e à ciência  :ok:
Discordo. A intolerância, o preconceito, a conveniência, interesses pessoais e políticos são inimigos da razão. A Religião, assim como a Ciência, é uma instituição humana e, como tal, sujeita a manipulações de interesses escusos de qualquer espécie. As pessoas não estão interessadas na Verdade, mas sim, o que essa "verdade" vai ser me útil. Já notou que quando se fala em viagens espaciais, utiliza-se o termo "conquista do espaço"? Você sabe o que significa a palavra: "Conquista"?     

Apenas acho que um debate permite exposições de idéias e não ataques direto a outros foristas... ::)
Como outros o fazem? Bem... Vou deixar pra lá... :hihi:
Foi divertido, mas se magoei alguém, peço desculpas. ( Mais uma vez. )
Debates, na minha opinião, não são coisas que devem ser levadas muito a sério. Sabe, por quê? Ninguém muda a opinião de outra pessoa, só a própria pessoa que muda e não os outros.
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #405 Online: 26 de Outubro de 2007, 13:44:11 »
Esta é a sua visão e opinião sobre o tema. Se não fosse estes "seres insípidos", certamente você não conheceria a maravilhosa lógica que tanto adimira. Lembre que estes "nojentos" copistas cristãos que preservaram a lógica aristotélica até os dias atuais. Segundo a sua ótica, se fossem como disse, nunca teríamos a lógica e, o dito, Renascimento nos séculos posteriores.
Os monges só preservaram o que interessava a eles e podia ser usado para reforçar sua crença. O resto da cultura clássica foi destruída e só retornou à Europa através dos invasores árabes na Espanha e Portugal.
Há... Isto é verdade. Mas não foram os árabes, muçulmanos, que destruiram a Biblioteca de Alexandria? Como é que chegou alguma coisa ( diga-se cultura clássica ) por eles?   

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #406 Online: 26 de Outubro de 2007, 13:46:14 »
Ninguém muda a opinião de outra pessoa, só a própria pessoa que muda e não os outros.
Talvez não, mas que ajuda a mudar, ajuda.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #407 Online: 26 de Outubro de 2007, 15:00:02 »
A serpente de Adão e Eva deveria ser o símbolo da ciência. Foi ela que lhes abriu os olhos.
Cada milímetro que a ciência avança é um milímetro que a religião teve que recuar.
:OK:

Eu estava lendo uma crítica teológica ontem (uma tal de revista "resposta fiel" que os assembleianos publicam) e lá falava que satanás foi punido por que ousou desobecer e questionar os desígnios divinos...::)

Sendo assim, até admito que a serpente foi bem simpática :) Segundo a lenda ela dá à humanidade a capacidade de questionar e duvidar :wink:
O livro do profeta Enoch (que foi eliminado da Bíblia em 324 d.C.) explica que o anjo Azazel e seus liderados ensinavam aos homens os segredos do universo. Assim como na lenda de Prometeu, eles foram denunciados por outros anjos e jogados lá do céu como castigo.
Com a eliminação deste livro, a história dos anjos caídos ficou confusa, assim como o versículo 6:6 do Gênesis.

Boa lembrança :ok:

Adoro essas relações do gênesis com outros mitos ::)

Algumas estórias ficaram realmente bem confusas na "versão final" da bíblia :P

[]s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #408 Online: 26 de Outubro de 2007, 15:05:28 »
Mancha,

Sem mais  :ok:

A cachoeira da foto é o Salto do Itiquira, em Formosa-GO. Aliás, Goiás e Mato Grosso possuem cachoeiras belíssimas  :wink:

Olha só se isso não transmite paz:

:biglol:

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #409 Online: 26 de Outubro de 2007, 17:26:30 »
Olha só se isso não transmite paz:

:biglol:

Com certeza. Veja como estou me sentindo:

Profundo, não?  :flor:

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #410 Online: 26 de Outubro de 2007, 19:53:30 »
Acho que o Dr. Manhattan quis dizer, e concordo, como é engraçado afirmações como onisciência, na religião, e nem ao menos houve explicações/afirmações sobre a existência de átomos, DNA, etc, etc, etc. Grande onisciência essa, não.......... A verdade é que tudo sobre esse lado "sobrenatural/metafísica" das religiões são especulações primitivas que até os dias de hoje rondam a mente de muitas pessoas........ Hoje com suas modificações, calro.
É uma discussão teológica.
Não se tratam de "afirmações", mas de argumentos lógicos.
Se alguém diz que Deus não pode existir por X motivos, você demonstra logicamente que é "possível" sim, basta determinados atributos.
Agora, ser possível, não significa que realmente Deus seja dessa forma.

O problema é que vocês pegam a conversa no meio e confundem discussão teológica com afirmação categórica.

Agora, é possível sim observar algumas características de Deus, talvez não possamos saber com certeza, mas podemos falar do que ele demonstra provavelmente ser.
Talvez quem tenha atingido a iluminação, possa dizer de forma mais certa.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #411 Online: 26 de Outubro de 2007, 20:00:32 »
Acho que o Dr. Manhattan quis dizer, e concordo, como é engraçado afirmações como onisciência, na religião, e nem ao menos houve explicações/afirmações sobre a existência de átomos, DNA, etc, etc, etc. Grande onisciência essa, não.......... A verdade é que tudo sobre esse lado "sobrenatural/metafísica" das religiões são especulações primitivas que até os dias de hoje rondam a mente de muitas pessoas........ Hoje com suas modificações, calro.
É uma discussão teológica.
Não se tratam de "afirmações", mas de argumentos lógicos.
Se alguém diz que Deus não pode existir por X motivos, você demonstra logicamente que é "possível" sim, basta determinados atributos.
Agora, ser possível, não significa que realmente Deus seja dessa forma.

O problema é que vocês pegam a conversa no meio e confundem discussão teológica com afirmação categórica.

Agora, é possível sim observar algumas características de Deus, talvez não possamos saber com certeza, mas podemos falar do que ele demonstra provavelmente ser.
Talvez quem tenha atingido a iluminação, possa dizer de forma mais certa.
Se for por esse caminho não trate os meus argumentos ateológicos como negação categórica (gostei dessa  :lol:). Tudo o que você fala sobre o teísmo é possível sobre o ateísmo, observar a validade dos argumentos através da lógica e não classifica-los de crença e dogma por não estar provado. Se considera isso válido para você no teísmo, então deve considerar também para o ateísmo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #412 Online: 26 de Outubro de 2007, 20:01:56 »
O que eu acho engraçado nos deuses onipotentes e oniscientes, espíritos superiores e outros seres poderosíssimos que existem por aí é que eles criaram tudo, sabem tudo, mas até hoje não passaram nada de realmente útil para a humanidade.

Um cara que criou todo o universo, ou um espírito que reencarna há milhares de anos e tem uma imensa sabedoria, e que amam de paixão a humanidade não poderiam ter dado algumas dicas pra gente? Por exemplo, a vacina contra a pólio? Ou a penicilina? na época da peste negra na Europa, um Deus misericordioso ou um espírito superior não podia ter cochichado que ela era causada pelas pulgas dos ratos? eles não poderiam também neste momento nos ensinar uma forma limpa de energia, ou a cura definitiva pro câncer?
Esse tipo de questionamento é enganoso, talvez Deus tenha seus motivos para isso, ou talvez ele não seja exatamente como você imagina que ele deveria ser
Eu sempre achei que Deus deveria ser "bom", mas segundo o que se aprende na religião, o "bem" e o "mal" são meramente erros de julgamento humano e o nosso desejo por "bondade" é uma de nossas fraquezas que deve ser corrigida e que nos causa sofrimentos.

O problema é "achar" que sabe como as coisas deveriam ser e cair em erros de julgamento.
Essa é a maior fonte de ilusão no mundo, é o chamado "diabo" na bíblia, o véu de Maya mental no hinduismo, e uma das faces de Mara no budismo.
(...)
O que não podemos é parar de acreditar e perder nossa muleta para a vida.
Deus e vida eterna só complicam as coisas... A visão ateísta a meu ver, proporciona uma "muleta" muito mais eficiente.
A Ilusão de "acaso" e de "morte" são realmente bençãos da qual eu adoraria poder fazer uso.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #413 Online: 26 de Outubro de 2007, 20:04:36 »
Se for por esse caminho não trate os meus argumentos ateológicos como negação categórica (gostei dessa  :lol:). Tudo o que você fala sobre o teísmo é possível sobre o ateísmo, observar a validade dos argumentos através da lógica e não classifica-los de crença e dogma por não estar provado. Se considera isso válido para você no teísmo, então deve considerar também para o ateísmo.
Não viaje Adriano, a questão é o contexto no qual as coisas são ditas.
A mesma coisa pode ser afirmada de forma categoria ou discutida teologicamente.
Nesse caso em questão, trata-se de uma discussão teológica.

Mas alguns adoram distorcer as coisas... Isso facilita manter as crenças vivas...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #414 Online: 26 de Outubro de 2007, 20:14:36 »
Não viaje Adriano, a questão é o contexto no qual as coisas são ditas.
A mesma coisa pode ser afirmada de forma categoria ou discutida teologicamente.
Nesse caso em questão, trata-se de uma discussão teológica.

Mas alguns adoram distorcer as coisas... Isso facilita manter as crenças vivas...
Não tem contexto teológico algum aqui. Você que está supondo isso para validar os seus argumentos. Seria mais fácil se falar num contexto ateológico, dado a grande quantidade de céticos ateus. Mas para ser uma proposta cética e neutra nem um nem outro deve se impor. Nem o seu teismo (teologia) nem o ateísmo (ateologia).
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #415 Online: 26 de Outubro de 2007, 20:48:41 »
Esse tipo de questionamento é enganoso, talvez Deus tenha seus motivos para isso, ou talvez ele não seja exatamente como você imagina que ele deveria ser

Ou talvez ele não exista.

O problema é "achar" que sabe como as coisas deveriam ser e cair em erros de julgamento.

Concordo, algumas pessoas acham que porque "estudaram religião e meditação" tem um conhecimento muito superior a outras e saem por aí propagando teorias esdrúxulas como "lógica perfeita".

Deus e vida eterna só complicam as coisas... A visão ateísta a meu ver, proporciona uma "muleta" muito mais eficiente.
A Ilusão de "acaso" e de "morte" são realmente bençãos da qual eu adoraria poder fazer uso.

Concordo também, é realmente muito mais consolador acreditar que a morte é o fim da vida do que acreditar em "vida eterna", ser "uno com o universo", reencarnações, céus com rios de leite (eu preferiria rios de cerveja :hihi:) ou virgens à vontade, e assim por diante.

Por que será que a maioria da humanidade não é atéia e materialista? Afinal o conceito de vida eterna e de seres onipotentes e onicientes que tomam conta de nós é tão desconfortável para a maioria... muito mais consolador achar que a morte é o fim de tudo.

Nadasei, acho que só você não percebe o quanto seus conceitos são contraditórios e falaciosos... mas não adianta dizer, afinal para quem tem um "conhecimento" que ninguém mais aqui tem, qualquer bobagem é um argumento perfeito.

"Deus prefere os ateus"

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #416 Online: 27 de Outubro de 2007, 00:11:20 »

Inverteu o discurso? Porque quem utiliza muletas são as pessoas que falam sozinhas e acham que tem um ser todo-poderoso as ouvindo!
O ateísmo não é uma "filosofia" de vida! Ninguém que seja ateu fica feliz de saber que está 'sozinho' e que a nossa existência seja finita.Olhamos outras pessoas que têm uma religião, e queremos dizer a elas que tais coisas não existem.Nem os santos, nem Jesus e muito menos Deus! Quaisquer deuses, figuras mitológicas, energias dos chacras ou outras formas de misticismo e religão que possam ser criadas.
Se houvesse um deus misericordioso, não haveria sofrimento nesta Terra.Será que não percebem o contra-senso de tais afirmações 'teológicas'? Elas não formam uma ciência! Essa é a 'verdade', e não há o que eu, ou qualquer um aqui, possa fazer para que isso mude.Contra fatos, não há argumentos.
Mais uma: metafísica é um meio, não um fim.Eu a utilizo para ter uma visão panorâmica de uma área determinada da ciência.Por exemplo, metalingüística seria o ramo das ciências humanas que explica a linguagem utilizando a mesma! O mesmo seria verdade pra metafísica.E o resto seria uma prática onanista mental! :hihi:
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #417 Online: 27 de Outubro de 2007, 16:35:15 »
Além do mais, nós achamos bonito o que nos favorece. Uma lombriga acha lindo o interior do nosso intestino. Um verme acha lindo um cadáver em putrefação.

Lombrigas e Vermes só "acham" alguma coisa na mente brilhante dos ceticos mais desavisados!
Nem vou falar do senso comum... seria desperdicio....
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #418 Online: 27 de Outubro de 2007, 16:39:09 »
Deus não existe! pois não posso entende-lo! Logo, tudo que não entendo só passa a existir quando puder entender, sendo assim, perceber a minha ignorancia seria o mais inteligente,  quem sabe um dia.... aceite este fato.
Você não aceita Papai Noel porque não pode entendê-lo ou porque acha que ele não existe?
Quando você ficar inteligente e perceber sua ignorância, talvez o aceite.

Porque não existe se quer uma só razão pra ele existir! a não ser que vc me mostre talvez uma só, passe a pensar que exista tal possibilidade! Vestigios do tal velhinho tens?

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #419 Online: 27 de Outubro de 2007, 16:46:20 »
 Ateu consciente.
Na verdade um ateu pensaria mais ou menos assim:

“Deus existe? Não há nada que me faça acreditar que sim, então vou simplismente dizer que não e aguardar alguém chegar com uma resposta melhor. Como Deus e nada parecem ser a mesma coisa, então não perco nada em negar.”

Essa é a posição cética padrão. Não se vai ficar perdendo tempo provando tudo o que não existe. Quem acredita em algo positivo que se mexa pra provar que está certo.

A propósito: quando um ateu pede um motivo para acreditar em alguma coisa, ele se refere a alguma evidência física observável em laboratório. É bom deixar isso bem claro pois tem crentes que acham que qualquer coisa serve.

Quando vc diz: Deus não existe! Vc não esta esperando absolutamente NADA! Vc esta sendo taxativo! não existe E PRONTO!
Se diz que espera por uma prova ou seja lá o que for, deveria dizer NÃO SEI SE EXISTE ou não! seria mais honesto e menos covarde.
Então ceticos só acreditam no que pode ser observado em laboratorio né?
Me parece que muito pouco então se pode acreditar na fisica quantica, ou teorias que não podem ser reproduzidas em laboratorios, eita ceticismo besta esse heimmm.... o seu claro.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #420 Online: 27 de Outubro de 2007, 17:45:03 »
Porque não existe se quer uma só razão pra ele existir! a não ser que vc me mostre talvez uma só, passe a pensar que exista tal possibilidade! Vestigios do tal velhinho tens?

Eu poderia dizer o mesmo de deus ou dos espíritos. Vestígios destes seres, onde estão? Estou falando de VESTÍGIOS pelo menos, não de argumentos do tipo "fulano viu", ou "rezei e aconteceu", "apareceu no centro espírita"... isso tudo aí também pode ser afirmado no caso do papai noel, sacis, duendes, e entidades do tipo.

Então ceticos só acreditam no que pode ser observado em laboratorio né?

Ou que pelo menos tenha alguma evidência melhor do que a fé.

Se diz que espera por uma prova ou seja lá o que for, deveria dizer NÃO SEI SE EXISTE ou não! seria mais honesto e menos covarde.

Mas você mesmo em disse que garante que o papai noel não existe. Se formos seguir o pressuposto, teremos que admitir que TUDO tem a possibilidade de existir.

A diferença, Videomaker, é que você classifica as crenças, para você a sua crença em deus é "mais legítima" do que as outras crenças em entidades fantásticas. Tudo bem, talvez o papai noel não seja o melhor exemplo, mas milhares de pessoas já acreditaram em dragões, os hindus acreditam em centenas de deuses, etc. O que faz a sua crença melhor que a deles? Ah, já sei, sua imensa vontade de crer.
"Deus prefere os ateus"

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #421 Online: 27 de Outubro de 2007, 18:17:58 »
"A probabilidade do universo ter sido criado por acaso é semelhante à probabilidade de um enciclopédia ter sido compilada durante a explosão de uma tipografia." (Um biólogo norte-americano).

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #422 Online: 27 de Outubro de 2007, 18:20:08 »

A diferença, Videomaker, é que você classifica as crenças, para você a sua crença em deus é "mais legítima" do que as outras crenças em entidades fantásticas. Tudo bem, talvez o papai noel não seja o melhor exemplo, mas milhares de pessoas já acreditaram em dragões, os hindus acreditam em centenas de deuses, etc. O que faz a sua crença melhor que a deles? Ah, já sei, sua imensa vontade de crer.

Deus é a causa primeira de todas as coisas.
Temos um princípio elementar que se julgue uma causa por seus efeitos, mesmo quando não vemos essa causa. Assim, se um pássaro é atingido por um chumbo enquanto voa, julga-se que um hábil atirador o feriu, ainda que não se veja tal atirador.

Um outro princípio também elementar, passado ao estado de axioma, por força de verdade, é que todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. Perguntando-se sobre o construtor de um engenhoso mecanismo, o que se pensaria daquele que respondesse que se fez por si mesmo? Do contrário, diz-se, corretamente, que isso deve ser o produto de um homem de gênio, porque uma alta inteligência deve ter presidido a sua composição. Não obstante, julga-se que um homem deveu fazê-lo, já que não está além da capacidade humana; não ocorrendo a ninguém dizer que trata-se do trabalho de um animal ou mero produto do acaso.

Verifica-se a existência dos homens nas épocas mais remotas da humanidade não só pelos fósseis, mas também, e com igual certeza, pela presença nos terrenos dessa época, de objetos trabalhados por eles: um fragmento de vaso, uma pedra talhada, uma arma bastarão par atestar sua presença. Pela grosseria ou perfeição do trabalho se reconhecerá o grau de inteligência e adiantamento daqueles que o realizaram.

Pois bem! Lançando os olhos ao redor de si, sobre as obras da natureza; observando a previdência, a sabedoria e a harmonia que regem a tudo, reconhece-se que isso tudo está além de qualquer capacidade humana de criação. Sendo assim, é um produto de uma inteligência superior à humanidade, a menos que se diga que há efeitos sem causa.

Mas a isso pode se opor o seguinte raciocínio: as obras da natureza são o produto de forças naturais que agem mecanicamente, em conseqüência de leis de atração e repulsão. As moléculas de corpos inertes se agregam e se desagregam sob o império de tais leis. As plantas germinam, crescem e se multiplicam em virtude dessas mesmas leis; cada indivíduo é semelhante àquele do qual saiu; o crescimento, a floração, a frutificação e a coloração estão todos subordinados a causas materiais, tais como o calor, a eletricidade, a luz, a umidade, etc. Os astros se formam pela atração molecular e se movem em suas órbitas pelo efeito da gravitação. Essa regularidade mecânica no emprego das forças naturais não denota uma inteligência livre. O homem movimenta seu braço quando quer, e como quer; mas aquele que o movimentasse, no mesmo sentido, desde o seu nascimento até a morte, seria um autômato. Ora, as forças da natureza são puramente automáticas.

Tudo isso é verdade; mas essas forças são efeitos que devem ter uma causa. São materiais e mecânicas, não são inteligentes por si mesmas, ainda é verdade; mas são postas em ação, distribuídas e apropriadas para as necessidades de cada coisa, por uma inteligência que não é a dos homens. A apropriação útil dessas forças é um efeito inteligente que denota uma causa inteligente. Um pêndulo se move com uma regularidade automática, e é essa regularidade que lhe dá o seu mérito. A força que o faz agir assim é toda material e nada inteligente; mas o que seria desse relógio se uma inteligência não houvesse combinado, calculado e distribuído o emprego dessa força para fazê-la caminhar com precisão? Do fato que a inteligência não está no mecanismo do relógio, e de que ela não é vista, seria racional concluir que não existe? Ela é julgada por seus efeitos.
A existência do relógio atesta a existência do relojoeiro; a engenhosidade do mecanismo atesta a inteligência e o saber do relojoeiro. Quando o relógio nos dá, no momento próprio, a informação de que temos necessidade, jamais vem ao nosso pensamento dizer: eis um relógio bem inteligente.
Ocorre o mesmo com o mecanismo do universo. Deus não se mostra, mas se afirma pelas suas obras.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #423 Online: 27 de Outubro de 2007, 18:21:12 »
Deus não se mostra, mas se afirma pelas suas obras.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #424 Online: 27 de Outubro de 2007, 18:40:02 »
Deus não se mostra, mas se afirma pelas suas obras.
Que obras?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!