Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183811 vezes)

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
Re:Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #1550 Online: 25 de Janeiro de 2012, 12:53:08 »
seus dez minutos de refutação são muito poucos perto das horas de missas, cultos dias após dias, anos após anos.
Isso é fato.
Mas o gostinho de deixar o crente tropeçando nos próprios argumentos não tem preço.

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #1551 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 09:23:45 »
Ah carai... vou refutar p... nenhuma...ehehe
Que argumentos?
...
E isso é algo que não se discute, pois seus dez minutos de refutação são muito poucos perto das horas de missas, cultos dias após dias, anos após anos.  E prá piorar ... eles são tementes ao que acreditam, eles tem medo.  Vão ter que superar isto, se quiserem passar desta fase prá liberdade...e isso é para poucos. :wink:
É exatamente por isso que não perco meu tempo refutando as fantasias de quem acredita... Meu tempo é precioso!
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline Ðavide

• Nível 01
  • *
« Resposta #1552 Online: 24 de Julho de 2012, 19:02:30 »
A ciência não tem por objetivo acabar com a fé de ninguém! Ela é neutra, e busca a verdade por meio da experimentação, sem se sentir constrangida em ter que reformular seus conceitos se necessário. Agora, se pelo meio do caminho, com suas descobertas que podem ser testadas, comprovadas, ela como um rolo compressor vem esmagando, mitos, superstições, fantasias... É puro e simples, podemos dizer assim... efeito colateral! :)

« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 19:05:02 por Ðavide »

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #1553 Online: 24 de Julho de 2012, 19:09:17 »
Seja bem vindo Ðavide. Se você quiser dá uma passada no Tópico de apresentações e se apresenta pra galera. :ok:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Ðavide

• Nível 01
  • *
« Resposta #1554 Online: 24 de Julho de 2012, 19:39:57 »
 :ok:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1555 Online: 25 de Julho de 2012, 06:58:23 »
É exatamente por isso que não perco meu tempo refutando as fantasias de quem acredita... Meu tempo é precioso!
Discordo. Foi por causa da atitude da comunidade científica de ignorar os criacionistas, confiando em que ninguém ia levá-los a sério, que eles ocuparam tanto espaço e se infiltraram no sistema educacional.

Offline Tiago Nobre

• Nível 03
  • *
« Resposta #1556 Online: 12 de Agosto de 2012, 12:26:34 »
Caros do Forum cético. Não devemos nos opor as religiões e nem segui-las, mas estudá-las como se deve. De fato coisas que eu li aqui tem muito fundamento, mas devemos observar algo. Quem lê os lívros antigos da Bíblia, por exemplo, de forma literal é estúpido. O livro foi escrito em cima da Cabala Judaica. Apenas um Rabino muito experiente e que conhece a Cabala, pode, explicar determinadas coisas em alguns livros da Bíblia sobre seu real significado, principalmente, aqueles livros com algum fundamento histórico, póis, assim tem-se maior segurança em sua verassidade. Não que eu esteja dizendo que tem algo místico neste contexto proposto, mas mistérios ocultos escritos, isso eu sei que tem.
Então seria importante revelar tais fatos. Precisamos de um Super Rabino aqui no fórum, pois, não sei nada de Cabala, apenas sei desse fato em diversas leituras feitas em diverssos fragmentos que encontramos na internet, talvez alguns verídicos e outros não.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1557 Online: 12 de Agosto de 2012, 15:25:29 »
Seja bem vindo Tiago Nobre.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1558 Online: 12 de Agosto de 2012, 15:32:03 »
Caros do Forum cético. Não devemos nos opor as religiões e nem segui-las, mas estudá-las como se deve. De fato coisas que eu li aqui tem muito fundamento, mas devemos observar algo. Quem lê os lívros antigos da Bíblia, por exemplo, de forma literal é estúpido. O livro foi escrito em cima da Cabala Judaica. Apenas um Rabino muito experiente e que conhece a Cabala, pode, explicar determinadas coisas em alguns livros da Bíblia sobre seu real significado, principalmente, aqueles livros com algum fundamento histórico, póis, assim tem-se maior segurança em sua verassidade. Não que eu esteja dizendo que tem algo místico neste contexto proposto, mas mistérios ocultos escritos, isso eu sei que tem.
Então seria importante revelar tais fatos. Precisamos de um Super Rabino aqui no fórum, pois, não sei nada de Cabala, apenas sei desse fato em diversas leituras feitas em diverssos fragmentos que encontramos na internet, talvez alguns verídicos e outros não.

Para os céticos em geral, as religiões devem ser estudadas apenas como fábulas que contém alguns elementos históricos. E aí reside a questão fundamental: Qual seria a real utilidade de se considerar seriamente algo que fundamentalmente não passa de estórias da Idade do Bronze, permeadas de mitologia e misticismo?
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1559 Online: 12 de Agosto de 2012, 23:41:32 »

Para os céticos em geral, as religiões devem ser estudadas apenas como fábulas que contém alguns elementos históricos. E aí reside a questão fundamental: Qual seria a real utilidade de se considerar seriamente algo que fundamentalmente não passa de estórias da Idade do Bronze, permeadas de mitologia e misticismo?

Geo, com todo respeito, não jogue no lixo parte da antropologia social dedicada ao estudo das religiões. Ser cético ou ateu não significa ser míope ao ponto de reduzir as religiões a simples estorinhas e fazer vista grossa a perspectivas sociais, históricas e culturais, sem esquecer de mencionar toda a fenomenologia que envolve a natureza da conversão religiosa.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1560 Online: 12 de Agosto de 2012, 23:49:41 »

Bem-vindo!!!

Quando aplicaram a metodologia para descobrir o código oculto da Bíblia no Moby Dick também descobriram muitas coisas ocultas, inclusive previsões sobre o futuro da humanidade. Pegue 10 rabinos cabalistas e você terá 10 (ou mais) opiniões diferentes.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1561 Online: 12 de Agosto de 2012, 23:52:41 »

Geo, com todo respeito, não jogue no lixo parte da antropologia social dedicada ao estudo das religiões. Ser cético ou ateu não significa ser míope ao ponto de reduzir as religiões a simples estorinhas e fazer vista grossa a perspectivas sociais, históricas e culturais, sem esquecer de mencionar toda a fenomenologia que envolve a natureza da conversão religiosa.

Eu não menosprezo nenhum aspecto científico do estudo das religiões, incluindo aí o antropológico. O que eu quis ressaltar, com um certo exagero retórico, é que as religiões são, em última instância, uma espécie de refúgio da irracionalidade e da ambiguidade humana.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1562 Online: 13 de Agosto de 2012, 00:05:26 »
Ok. Acho que talvez você esteja abusando do exagero retórico.  :) (... e eu procurando sarna para me coçar numa madrugada  :biglol:)

A religião é um refúgio da irracionalidade para quem está fora do "aquário" dessa religião. Dentro do "aquário" ela é totalmente racional, porque foi construída a partir de dogmas que garantem essa racionalidade. Mal comparando é como Euclides pensaria da geometria de Lobatchevski.

A propósito, não pretendo levar adiante essa discussão. :)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1563 Online: 13 de Agosto de 2012, 06:46:19 »
Apenas um Rabino muito experiente e que conhece a Cabala, pode, explicar determinadas coisas em alguns livros da Bíblia sobre seu real significado, principalmente, aqueles livros com algum fundamento histórico, póis, assim tem-se maior segurança em sua verassidade. Não que eu esteja dizendo que tem algo místico neste contexto proposto, mas mistérios ocultos escritos, isso eu sei que tem.
Então seria importante revelar tais fatos.
Por que coisas importantes seriam deliberadamente ocultas? Por que sempre se acha que escritos antigos contêm 'mistérios ocultos' ? A tal da 'sabedoria dos antigos que se perdeu' ? Informações ocultas eu até acho que pode haver, mas ... seriam importantes? Ou apenas pareciam importante para os membros daquelas seitas, que escondiam seus 'segredos' justamente para parecer importantes?
« Última modificação: 13 de Agosto de 2012, 06:48:21 por Fernando Silva »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1564 Online: 13 de Agosto de 2012, 06:48:21 »
Ok. Acho que talvez você esteja abusando do exagero retórico.  :) (... e eu procurando sarna para me coçar numa madrugada  :biglol:)

Talvez.

E com isto sendo desrespeitoso e errôneo.

A religião é um refúgio da irracionalidade para quem está fora do "aquário" dessa religião. Dentro do "aquário" ela é totalmente racional, porque foi construída a partir de dogmas que garantem essa racionalidade. Mal comparando é como Euclides pensaria da geometria de Lobatchevski.

Certo.

A propósito, não pretendo levar adiante essa discussão. :)

Tudo bem.

Mas eu sempre fui (e sou) receptivo para críticas construtivas.
Foto USGS

Offline Tiago Nobre

• Nível 03
  • *
« Resposta #1565 Online: 13 de Agosto de 2012, 08:40:47 »
Senhores não vamos nos esquecer do tópico do assunto desse fórum argumentos teístas. Então para verdadeiro embate contra-argumentatista é necessário o conhecimento profundo dos autores teístas. Mas lançando mais um argumento teísta quero discutir sobre o Milagre de Calanda na Espanha, que não foi explicado pelos médicos da época e etc. Vamos lá senhores atrás de uma explicação.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1566 Online: 13 de Agosto de 2012, 09:46:25 »
Senhores não vamos nos esquecer do tópico do assunto desse fórum argumentos teístas. Então para verdadeiro embate contra-argumentatista é necessário o conhecimento profundo dos autores teístas. Mas lançando mais um argumento teísta quero discutir sobre o Milagre de Calanda na Espanha, que não foi explicado pelos médicos da época e etc. Vamos lá senhores atrás de uma explicação.

Existem estórias de milagres de todos os tipos e para todos os gostos, o curioso é que há muito tempo não vemos um milagre como de Calanda. Parece que os santos se especializaram na cura de dores e de doenças psicossomáticas em geral e deixaram de se ocupar da restituição de membros amputados como nessa estorinha infantil do milagre de Calanda. Encontre um relato recente e documentado de um milagre porque se recorrermos à história vamos encontrar coisas ainda mais incríveis e inacreditáveis como o dom da ubiquidade, da levitação, da cura à distância, dentre outras bobagens que se incorporaram no folclore do catolicismo.

Se encontrar, abra um tópico.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1567 Online: 13 de Agosto de 2012, 12:26:26 »
O tal milagre é uma afirmação extraordinária e, como tal, requer evidências extraordinárias. O que temos? Relatos obscuros de uma época obscura. Não dá para se levar a sério.

O que é mais provável, que uma perna cortada volte a crescer ou que um falso amputado (com a perna amarrada para cima dentro da calça, para pedir esmolas) de repente alegue que a perna reapareceu?

Offline Tiago Nobre

• Nível 03
  • *
« Resposta #1568 Online: 13 de Agosto de 2012, 15:26:15 »
Se não quer explicar esse não explique.
E de um câncer em fase terminal da década de 90? Você quer explicar? Esse aconteceu em alguém próximo a mim. Quer explicar?

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #1569 Online: 13 de Agosto de 2012, 15:37:56 »

É sempre legal descobrir que um antepassado seu tinha poder de regeneração. Será que mais algum tinha garras?

Offline Tiago Nobre

• Nível 03
  • *
« Resposta #1570 Online: 13 de Agosto de 2012, 15:42:06 »
Senhores vamos nos focar no tema do assunto" argumentos teístas frequentes e suas refutações"...
Lanço mais um argumento para discutirmos: Milagre de Guadalupe. Alguém pode me dá uma explicação?

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #1571 Online: 13 de Agosto de 2012, 16:06:03 »
Se não quer explicar esse não explique.
E de um câncer em fase terminal da década de 90? Você quer explicar? Esse aconteceu em alguém próximo a mim. Quer explicar?

Existem diversoso casos na literatura médica e tumores avançados que regrediram espontaneamente, além de erros diagnósticos, má documentação, e em alguns raros casos má fé explícita com finalidades outras (golpe em seguradoras, questões psicológicas e psiquiátricas).
Na verdade é esperado que uma porcentagem de tumores regridam espontaneamente, nunca se conseguiu produzir nenhum estudo que demostre ganho estatisticamente demostrável de pessoas "curadas pela fé". *1
Como não tenho interesse pessoal nesse tipo de assunto reconheço que algum artigo a esse respeito tenha sido publicado e não seja do meu conhecimento *2.  Caso possua algum artigo deste tipo por favor poste para podermos vê-lo.

*1 - experiênca anedótica existe, mas sabemos da s limitações deste tiop de informação
*2- Acho difícil de isso acontecer, um trabalho que conseguisse esse tipo de demonstração certamente a repercussão seria tão grande que TODOS acabariam sabendo
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Tiago Nobre

• Nível 03
  • *
« Resposta #1572 Online: 13 de Agosto de 2012, 16:56:28 »
Gostei muito da resposta. O que eu quiz foi que argumentos sejam lançados. Mas se vc não quer falar sobre esse assunto, então vamos discutir algo que seja mais interessante do que uma cura de câncer. :smartass:
Alguém tem conhecimento de algum estudo da imagem da guadalupe?

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #1573 Online: 13 de Agosto de 2012, 17:36:02 »

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #1574 Online: 13 de Agosto de 2012, 18:36:24 »
Gostei muito da resposta. O que eu quiz foi que argumentos sejam lançados. Mas se vc não quer falar sobre esse assunto, então vamos discutir algo que seja mais interessante do que uma cura de câncer. :smartass:

Não me oponho a discutir nenhum assunto, se quiser discutir algum caso específico é só criar um topico específico, tenho certeza que eu e outros no fórum participaremos.

As ressalvas que faço são:

1- O uso da Evidência Anedótica devido as suas limitações, principalmente pela falta de documentação apropriada da ampla maioria dos casos, além da grande dependência do Testemunho para sua validação
2- A inexistência de um link direto entre o ato e a existência de Deus:  Porquê não a Força da Mente, Duendes, Alienígenas telepatas, espiritos, etc... não podem curar um câncer (ou praticar um milagre) e nós erroneamente debitarmos na conta de Deus?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!