O mesmo se aplica para racismo/outro-ismo em qualquer direção* também haverá uma porcentagem N qualquer disposta a fazer pichações "falsas", então a coisa fica mais complicada de se avaliar só por esse sintoma.
* bem como a apenas uma "síndrome de Munchausen social", sem racismo/outro-ismo.
E ainda tem os simplesmente "trolls", também.
Mas segundo o Diegojaf, achar que demonstrações de racismo exageradas é coisa de troll é errado. Quem sabe racista.
Sem querer tomar as dores do Jaf, mas creio que o que ele afirma é que supor automaticamente que se trata de coisa de troll é que é errado. E concordo com ele. Até prova em contrário, temos motivo para supor que o autor da pichação realmente acredita no que diz. Novamente, nunca subestime o grau de estupidez das pessoas. O troll, apesar de tudo, sabe que ao escrever a pichação está assumindo o papel de um idiota racista, o que implica em um grau de auto-consciência ligeiramente acima do de um racista de verdade. Minha experiência nos diz que esse tipo de gente é uma minoria entre os idiotas.
Não acho que temos motivo para assumir que a pichação é uma "mensagem" legítima/honesta.
Veja as pichações que coloquei duma busca de "pichações unicamp". Tem uma parcela que supostamente seriam mesmo "mensagens", e uma outra parte, que deve ser a maioria das pichações, mesmo não sendo a maioria dos resultados, que são só zoeira.
Acho que você superestima a mente de alguém que fosse
postar pichar essas coisas só para causar. É ainda algo bem num nivel beavis-&-butthediano de sofisticação. Também não é impensável alguém fazer a mesma coisa, mas para criar munição para a própria causa/ideologia, o que parece ser bastante provável numa faculdade de humanas. Onde parece que tais pichações são
mais comuns, que acho que seria o menos esperado da freqüência de pichações como "mensagens sinceras".
Serem mais comuns onde são menos esperadas da ideologia da população deve pesar mais tanto para as hipóteses de ser munição fabricada quanto trolagem de quem só quer se divertir com isso.