Autor Tópico: "Racismo"  (Lida 50581 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:"Racismo"
« Resposta #650 Online: 17 de Maio de 2017, 13:02:54 »
Como o mundo dá voltas! Houve um tempo em que eram aqueles povos lá daquelas bandas da Ásia e Oriente Médio e norte da África, representados por negros e mestiços que tinham a cultura mainstrean e que viam os mais clarinhos e os loiros como raça inferior subjugável e escravizável. Agora são os negros e mestiços, reclamando e fazendo protestos raciais, mesmo depois de elegerem um presidente negro no país mais poderoso do mundo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #651 Online: 17 de Maio de 2017, 14:56:37 »
A própria eleição de Barack Hussein Obama é apenas amostra de como o mundo vive sob uma supremacia branca mascarada. Nada poderia ser mais conveniente para aqueles que dizem "eu não sou racista/homofóbico/misógino, tenho até um(a) amigo(a) negro/gay" do que a eleição de um "negro manso", submisso às vontades do capitalismo escravizador, e ainda com um nome praticamente fetichista. Só seria melhor em termos de fetiche se ele usasse um piercing de osso e uma tanguinha de pele de leopardo. Mas a conformidade à ditadura estética branca também tem seu valor.

Tê-lo como presidente permite que os racistas velados pensassem "bem, ele tem um vice-presidente branco, logo pode sempre ser que 'infelizmente' neonazistas lhe dêem o mesmo fim que deram Martin Luther King; e mesmo que isso não ocorrer, ainda temos o domínio sobre a maior parte das pessoas na casa BRANCA, então provavelmente poderemos agüentá-lo lá pelo tempo que for, e isso nos exonerará de toda culpa pelo racismo passado e por qualquer forma mais sutil de racismo mais sutil que antes precisávamos evitar. Poderemos falar, 'eu votei em Obama, mas acho que a culpa da situação dos negros é deles mesmos' e coisas assim."

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #652 Online: 19 de Maio de 2017, 13:35:58 »
Como o mundo dá voltas! Houve um tempo em que eram aqueles povos lá daquelas bandas da Ásia e Oriente Médio e norte da África, representados por negros e mestiços que tinham a cultura mainstrean e que viam os mais clarinhos e os loiros como raça inferior subjugável e escravizável. Agora são os negros e mestiços, reclamando e fazendo protestos raciais, mesmo depois de elegerem um presidente negro no país mais poderoso do mundo.

De onde tirou essa "fontes" historicas?
Queria saber.

Eu sei que houve escravidão por conquistas de guerras da Antiguidade a Idade Media, já, tempos depois, negros foram escravizados por brancos por questões raciais basicamente.
Mas também houve escravidão de branco por branco como caso dos irlandeses pelos ingleses.

Mas desconheço essa visão que povos mais escuros de Antiguidade viam caucasianos como inferiores.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #653 Online: 19 de Maio de 2017, 13:47:42 »
A própria eleição de Barack Hussein Obama é apenas amostra de como o mundo vive sob uma supremacia branca mascarada. Nada poderia ser mais conveniente para aqueles que dizem "eu não sou racista/homofóbico/misógino, tenho até um(a) amigo(a) negro/gay" do que a eleição de um "negro manso", submisso às vontades do capitalismo escravizador, e ainda com um nome praticamente fetichista. Só seria melhor em termos de fetiche se ele usasse um piercing de osso e uma tanguinha de pele de leopardo. Mas a conformidade à ditadura estética branca também tem seu valor.

Tê-lo como presidente permite que os racistas velados pensassem "bem, ele tem um vice-presidente branco, logo pode sempre ser que 'infelizmente' neonazistas lhe dêem o mesmo fim que deram Martin Luther King; e mesmo que isso não ocorrer, ainda temos o domínio sobre a maior parte das pessoas na casa BRANCA, então provavelmente poderemos agüentá-lo lá pelo tempo que for, e isso nos exonerará de toda culpa pelo racismo passado e por qualquer forma mais sutil de racismo mais sutil que antes precisávamos evitar. Poderemos falar, 'eu votei em Obama, mas acho que a culpa da situação dos negros é deles mesmos' e coisas assim."

Essa possibilidade me passou pela cabeça na epoca que Obama foi eleito.
Algo tipo "Pessoas do mundo noa brancos anglo-saxões somos tao bonzinhos que elegemos um negro" depois da Crise economica ocorrida durante o governo conservador branco de Bush (que queimou filme dos brancos mais reaças).

Mas tem que se admitir que racismo nos EUA hoje nao parece ser como 20 anos atrás (ou mesmo na era Bush filho). Coisas que 20 anos atrás publico aceitava ou fazia vista grossa, já não aceita mais

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #654 Online: 19 de Maio de 2017, 14:21:44 »

De onde tirou essa "fontes" historicas?
Queria saber.

Eu sei que houve escravidão por conquistas de guerras da Antiguidade a Idade Media, já, tempos depois, negros foram escravizados por brancos por questões raciais basicamente.
Mas também houve escravidão de branco por branco como caso dos irlandeses pelos ingleses.

Mas desconheço essa visão que povos mais escuros de Antiguidade viam caucasianos como inferiores.
Pois é. Pesquise algo do gênero, "brancos escravizados por negros", em português e em outros idiomas. Pesquise também sobre a relação entre povos antigos brancos e não brancos.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #655 Online: 19 de Maio de 2017, 14:48:01 »
Sobre apropriação cultural ainda que seja exagero em alguns casos, essa discussão lá nos EUA deve ter surgido devido a situações como essa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Minstrel_Show

Não tem absolutamente nada a ver "apropriação cultural" e ridicularização cultural/racial. É até diametralmente oposto. Mas para criar demanda pelo próprio discurso, tudo tem que ser distorcido em alguma forma de opressão e injustiça, até mesmo a mesclagem de elementos de uma subcultura previamente inferiorizada à cultura geral.

Isso não deve impedir, claro, de reclamar também da opressão de pouco espaço de outros elementos (não tão assimilados/"apropriados") na "cultura dominante" (ou "supremacista branca", já que parece comum agora chutarem o balde e tascarem esse rótulo em tudo. Parece o reflexo esquerdista das teorias de conspiração de "marxismo cultural" da extrema (ou quase) direita).

Tinha esse programa na Globo do Chico Anysio, onde tinha quadro "Café bola branca" onde atores não-negros (não necessariamente brancos) usavam pintura pra parecerem negros, agindo de forma estereotipada (mas ainda assim não tão irreal) e cantavam musica anti-branco (mais como caricatura do que algo ofensivo) na abertura:

<a href="https://www.youtube.com/v/kRQEKwrrCdI" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/kRQEKwrrCdI</a>

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #656 Online: 12 de Novembro de 2017, 07:48:24 »
FRENTE FAVELA BRASIL VAI À JUSTIÇA CONTRA WAACK

O partido Frente Favela Brasil (FFB) protocola nesta tarde, no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ), notícia-crime contra o jornalista William Waack, após a divulgação do vídeo em que ele protagoniza cena de racismo; FFB lembra que a "postura arrogante" do jornalista é um crime que contraria todos os acordos dos quais o Brasil é signatário nos fóruns mundiais como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e Organizações das Nações Unidas (ONU); "Isso é inadmissível em todas as esferas da sociedade, vindo de um formador de opinião em uma das principais emissoras de televisão se torna mais grave ainda. Não podíamos ver aquele vídeo e ficarmos parados", explicou Wanderson Maia, co-presidente da agremiação

O jornalista, que foi afastado da Rede Globo após a intensa repercussão na internet, protagonizou cena de preconceito racial em vídeo onde aparece conversando com o também jornalista Paulo Sotero. A conversa entre os dois é interrompida por um som de buzina na rua, que faz Waack gritar agressivamente: "Tá buzinando o que, ô seu m... do cacete?", e vira para o colega e diz: "Não vou nem falar o que é porque eu sei quem é, isso é coisa de preto".

Segundo a Frente Favela Brasil, os comentários de William Waack não podem ser admitidos. "Tomamos a decisão de acionar o nosso Departamento Jurídico, porque o Frente Favela Brasil entende que não cabe mais esse tipo de fala. Isso é inadmissível em todas as esferas da sociedade, vindo de um formador de opinião em uma das principais emissoras de televisão se torna mais grave ainda. Não podíamos ver aquele vídeo e ficarmos parados", explicou Wanderson Maia, co-presidente da agremiação.

O FFB lembra que a "postura arrogante" do jornalista é um crime que contraria todos os acordos dos quais o Brasil é signatário nos fóruns mundiais como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e Organizações das Nações Unidas (ONU). Além disso, fere o princípio da Dignidade da Pessoa Humana. "Portanto, as declarações que incitam o ódio a grupos sociais não podem ser toleradas em uma sociedade democrática".

O vídeo em que o jornalista William Waack protagoniza uma cena de racismo foi divulgado pelo operador de VT Diego Rocha Pereira, e o designer gráfico Robson Cordeiro Ramos. A imagem original foi obtida por Diego, que é ex-funcionário da Rede Globo. "Eu ainda voltei as imagens para ter certeza, não estava acreditando que ele teria falado aquilo. Fiquei tão revoltado que filmei com meu celular", diz (leia mais).

Reveja o vídeo de William Waack:

https://www.brasil247.com/pt/247/rio247/326780/Frente-Favela-Brasil-vai-%C3%A0-Justi%C3%A7a-contra-Waack.htm

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #657 Online: 12 de Novembro de 2017, 23:49:46 »
Vamos combinar que racismo é coisa de gente burra ou ignorante. Nessa altura do campeonato o cara ainda pensar que alguém vai ter esta ou aquela característica de comportamento porque tem nariz assim ou assado, o cabelo assim ou assado, é passar atestado de estupidez.

O DNA humano já foi sequenciado, a espécie Homo Sapiens Sapiens não possui sub-espécies ( raças ).

De um ponto de vista estritamente científico esse fato desconstrói todo o discurso racista, sem contar que a classificação de raças propostas pelos europeus colonialistas nunca se pautou pelos parâmetros da taxonomia convencional, sendo desde sempre puramente ideológica.

Posto isso eu me pergunto: será que um sujeito inteligente e esclarecido como o Willian Waack pode mesmo ser racista? Se eu levar uma fechada no trânsito de repente posso gritar para o infeliz "ôh seu cervo". Ou coisa parecida.

Mas isso é o bastante para me caracterizar como homofóbico?

Sou totalmente a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo, totalmente a favor que todos façam com suas vidas privadas qualquer coisa que quiserem até o limite do direito do próximo, e ainda assim sou capaz de xingar um "viado" sem pensar, em um momento de irritação. Provavelmente até um viado pode xingar alguém de viado na hora da raiva.

São tempestades que se fazem em xicrinhas de café.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #658 Online: 13 de Novembro de 2017, 07:50:26 »
Caralho, tão passando pano pro racismo do cara dizendo que foi piada ou momento de raiva?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #659 Online: 13 de Novembro de 2017, 09:59:16 »
Caralho, tão passando pano pro racismo do cara dizendo que foi piada ou momento de raiva?

O que ele fez foi errado, Mas você realmente acredita que Waack considera os negros um grupo inferior? Ele trabalha numa emissora cheia de negros e pardos, então é possível sim ser uma piada. Uma piada racista, mas uma piada e não uma convicção.

Ele já demonstrou ser um piadista de mau gosto no episódio da "Zelda Merda", onde ele chamou dessa forma ao vivo a Zelda Melo. Fica parecendo que nos bastidores ele fazia esse tipo de piada a todo momento a ponto de se confundir no ar.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #660 Online: 13 de Novembro de 2017, 10:51:04 »

Ao meu ver isto foi, sim, uma manifestação racista.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #661 Online: 13 de Novembro de 2017, 10:56:23 »

Mas foi uma manifestação racista. Não quer dizer que ele considere os negros realmente inferiores.

Estamos chegando num ponto do politicamente correto em que o que parece importar é a maneira de falar, e não o conteúdo.

Se alguém falar "Eu considero os negros um grupo de pessoas com capacidade inferior", pode até passar despercebido. Mas algo como "ô negão!" se torna racismo.

As pessoas estão esquecendo o que significa ser racista. Não é fazer piada ou usar termos, mas sustentar uma crença de que um raça é superior à outra.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #662 Online: 13 de Novembro de 2017, 12:47:21 »

Mas foi uma manifestação racista. Não quer dizer que ele considere os negros realmente inferiores.

Estamos chegando num ponto do politicamente correto em que o que parece importar é a maneira de falar, e não o conteúdo.

Se alguém falar "Eu considero os negros um grupo de pessoas com capacidade inferior", pode até passar despercebido. Mas algo como "ô negão!" se torna racismo.

As pessoas estão esquecendo o que significa ser racista. Não é fazer piada ou usar termos, mas sustentar uma crença de que um raça é superior à outra.

Não foi piada, e mesmo que fosse seria racismo. Não dá pra interpretar de outro modo, não tem justificava.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #663 Online: 13 de Novembro de 2017, 13:02:10 »

Não foi piada, e mesmo que fosse seria racismo. Não dá pra interpretar de outro modo, não tem justificava.

Foi piada porque eles riram ao contar. Mas concordo que é errado e de mal gosto. Pode ser caracterizado como racismo. Só não acho que Waack seja um racista, daqueles que acham que negros sejam piores biologicamente falando.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #664 Online: 13 de Novembro de 2017, 13:44:15 »
Esse Waack é retardado e foi extremamente infeliz ao dizer isso e tem que se foder mesmo, mas discordo de acionarem o MP para puni-lo ou algo do tipo por ter dito isso. Liberdade de expressão é importante para ambos os lados.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #665 Online: 13 de Novembro de 2017, 14:24:21 »
Esse .... ........ e foi extremamente infeliz ao dizer isso e tem que se foder mesmo, mas discordo de acionarem o MP para puni-lo ou algo do tipo por ter dito isso. Liberdade de expressão é importante para ambos os lados.

Himmler concorda e  aplaude a ideia de liberdade de expressão ampla, principalmente se for a liberdade de expressão de dizer que alguma raça  etnia é inferior, e que não presta, e que deve ser eliminada.

8-)

« Última modificação: 13 de Novembro de 2017, 14:27:49 por JJ »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #666 Online: 13 de Novembro de 2017, 14:42:34 »

Foi piada porque eles riram ao contar. Mas concordo que é errado e de mal gosto. Pode ser caracterizado como racismo. Só não acho que Waack seja um racista, daqueles que acham que negros sejam piores biologicamente falando.

É o que você acha, mesmo que a fala dele indique com 100% de certeza que ele seja um racista estúpido.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #667 Online: 13 de Novembro de 2017, 14:55:29 »
Pra mim, o que o jornalista fez foi equivalente a isto:

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #668 Online: 13 de Novembro de 2017, 15:03:13 »
É claro que se o Lula fala, é uma coisa. Lembro que teve até mulheres defendendo a fala de que ser "grelo-duro" não é pejorativo para mulher lésbica, mas sim ser uma mulher "porreta".

Até fizeram cartazes se intitulando "grelo-duro" em manifestações petistas.

O que o jornalista fez é o que a gigantesca maioria das pessoas fazem, inclusive negros. Muito levam na esportiva, mas é claro que ser zoado por um amigo é diferente quando é feito por um desconhecido. Mas é óbvio que pegou muito mal e que a dor de cabeça vai continuar, podendo até ser considerado crime de racismo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #669 Online: 13 de Novembro de 2017, 15:09:24 »
Agora, por outro lado,e eita historinha mal contada essa dos  dois que publicaram o vídeo.

http://gente.ig.com.br/tvenovela/2017-11-10/william-waack-afastamento.html

Qual será o fato de terem esperado um ano pra denunciar?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #670 Online: 13 de Novembro de 2017, 15:58:45 »
Agora, por outro lado,e eita historinha mal contada essa dos  dois que publicaram o vídeo.

Esta demora também me deixou intrigado.
Foto USGS

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #671 Online: 13 de Novembro de 2017, 19:04:48 »
Esse Waack é retardado e foi extremamente infeliz ao dizer isso e tem que se foder mesmo, mas discordo de acionarem o MP para puni-lo ou algo do tipo por ter dito isso. Liberdade de expressão é importante para ambos os lados.
Ele não sabia que estava sendo gravado. A frase foi dita em particular e direcionada somente ao colega ao lado. Apesar de depois de ter vazado a emissora ter tomado a atitude correta, classificar uma afirmação dita em particular como crime, sendo que o autor não tinha intenção nenhuma de torna-la pública, me parece exagerado mesmo.

Esta demora também me deixou intrigado.
A imagem foi gravada com a câmera de um celular de um funcionário que filmou o monitor presente nas instalações da emissora. A princípio ele ficou com medo de divulgar as imagens e ser punido por causa disso, e depois que ele saiu da Globo ele não tinha mais as imagens já que segundo ele o celular dele havia sido roubado. Tempos depois ele e um amigo reencontraram as imagens arquivadas em um beckup que haviam feito em um servidor da internet. E foi ai que divulgaram as imagens. Pelo menos essa é a história que contaram.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #672 Online: 14 de Novembro de 2017, 00:48:57 »
Esse .... ........ e foi extremamente infeliz ao dizer isso e tem que se foder mesmo, mas discordo de acionarem o MP para puni-lo ou algo do tipo por ter dito isso. Liberdade de expressão é importante para ambos os lados.

Himmler concorda e  aplaude a ideia de liberdade de expressão ampla, principalmente se for a liberdade de expressão de dizer que alguma raça  etnia é inferior, e que não presta, e que deve ser eliminada.

8-)
Comparação um pouco infeliz a sua com essa situação do Waack.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #673 Online: 14 de Novembro de 2017, 01:40:09 »
Perguntas e dúvidas:

(1) A liberdade de pensamento pressupõe que todos podem pensar livremente, inclusive ter pensamentos racistas se desejarem?

(2) As pessoas também têm direito à privacidade onde podem compartilhar privadamente seus pensamentos mais hediondos?

(3) Alguém pode se declarar racista exercendo o seu direito de opinião e mesmo sem atuar com atitudes racistas em relação ao próximo está infringindo a lei?

(4) Faz sentido uma decisão de afastamento de um jornalista baseada na divulgação de uma conversa pessoal gravada sem autorização?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #674 Online: 14 de Novembro de 2017, 02:03:39 »

Então em toda a sua vida você nunca disse nada politicamente incorreto, de brincadeira, da boca pra fora, em uma conversa informal e particular?

Parabéns, você é o cidadão politicamente perfeito.

Mas poucos levam a co(er)rreção política tão a sério.

Que tal analisarmos sem predisposições o vídeo divulgado: primeiramente o jornalista se refere ao popular que estava atrapalhando a matéria como um "filho de rapariga". Claro, vamos tomar ao pé da letra também, o Willian Waack odeia e tem preconceito contra todos os profissionais do sexo. Não há outra possibilidade, com essa afirmação fica demonstrada de maneira óbvia e ululante o desprezo que esse indivíduo desprezível tem pelas prostitutas.

Ou não? Porque se não for essa a conclusão vocês estão tendenciosamente usando dois pesos e duas medidas pra concluir com toda a convicção, só a partir de uma frasinha solta, que o cara é o maior racista.

Só que em seguida ele ri e já um pouco mais descontraído brinca com o entrevistado: "Olha, isso é
coisa de preto, né?". O que deveria demonstrar que ele tinha a certeza que o entrevistado iria interpretar como uma brincadeira, uma piadinha boba dita da boca pra fora. Porque mesmo se você for racista ( principalmente se for mesmo racista ) não diz uma coisa dessas a sério para alguém com quem você não tenha intimidade. Porque vai pegar muito mal, imediatamente vai gerar um tremendo mal estar.

Isso pra mim é a evidência maior de que o sujeito não estava falando a sério. E o entrevistado, apesar de parecer um tanto desconfortável com a piadinha, entende que é uma brincadeira e
também brincando concorda.

Alô Ministério Público, tem que processar aquele cidadão também! Que cargo ele ocupa? Se tem emprego, demitam!

Mas ninguém nem prestou atenção nisso porque o entrevistado não era alguém das odiadas ( hoje tanto pelas "esquerdas" quanto pelas "direitas" ) organizações Globo.

Olha, um jornalista fica com o link aberto muitos minutos antes de entrar no ar, e vários minutos depois que a matéria foi exibida. Com imagem e áudios sendo gravados. Portanto o Waack, pelo tempo de carreira, já teve milhares de horas em "off" assistidas e gravadas por  funcionários e equipe técnica, e muitas vezes captadas até por proprietários de antenas parabólicas.

Se gravassem comentários informais de qualquer um aqui durante anos, não iriam pegar nem uma frasesinha infeliz ou inconveniente?

8-)

Caramba, esse é o autêntico declive escorregadio. E de repente já escorregamos anos luz do ponto onde buzinar é coisa de preto que se tornou a mesma coisa que pregar ( a sério! ) o extermínio completo de uma raça.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!