Ora, lá vamos nós outra vez…
Existem vários historiadores que tem provas sufucientes de que Jesus existiu.
Estou informado sobre esse assunto, e temos estado a debater o assunto em
../forum/topic=6034 .
Dentre eles encontramos relatos de um escritor romano na qual esqueci o nome que citou uma frase falando da seita dos nazarenos.
Falar de uma seita dos nazarenos como existente não implica que se acredite que Jesus existiu. Ela foi extinta pelos paulinistas.
Sobre João Baptista existem testemunhos fiáveis da época, como nas "Antiguidades Judaicas", que fala sobre a condenação à morte por Herodes, e ele é venerado em várias religiões diferentes, até mesmo identificando-o como o messias. Sobre Jesus não foram encontradas evidências fiáveis, inclusivé de testemunhos de historiadores informados da época, e parece que apenas existem evidência circuntanciais a respeito de um Jesus (Yeshu) ben Pantera, que em muitos aspectos tem semelhanças ao Jesus Bíblico, mas por outro lado tem muitas diferença, como a sua morte, que foi por apedrejamento com exposição do corpo num madeiro (costume judaico).
Lucas nunca foi discípulo de Jesus e escreveu um evangelho a seu amigo timóteo na época relatando minuciosamente a vida deste homem.
Deves estar a confundir com Paulo, nas cartas a Timóteo… Lucas escreveu a Teófilo nos evangelhos, e existe o mesmo nome nas Actos dos Apóstolos. Teófilo significa "Amigo de Deus".
Ninguém inventaria um Jesus para ser aceito pela comunidade judaica sendo revelado que Jesus era filho de uma prostituta. A lei mosaica manda apredrejar mulheres infiéis e José manteve sua postura de fé em relação a gravidez de sua esposa.
E ninguém colocava o nome de um lugar como apelido, a não ser aos bastardos. Costumava-se dizer "nome próprio", filho de "nome do pai".
Existem vários personagens em várias religiões onde um herói, geralmente semi-deus, nasce miraculosamente de uma virgem. Para além de Jesus, Hércules (ou Heracles) é muito conhecido.
Os evangelhos tinham o objectivo de revelar as boas-novas, puramente teológicos, e são mais recentes que as cartas de Paulo. Acho uma grande ingenuidade acreditar inventaram estórias do género, ainda por cima numa altura onde eram muitos livres a escrever relatos e a atribuírem autoria de outrem (aliás, era um estilo da época).
Taí uma das razões entre muitas outras porque os judeus não aceitam Jesus como o messias esperado pelos profetas.
Eis as razões de um judeu, e que é partilhado por vários judeus (não precisas de inventá-las):
http://www.chabad.org.br/interativo/FAQ/n_cre.html Ouve imensos pretensos messias. João Baptista ainda é considerado um em várias religiões, e foram construídos baptistérios que veneram-no. Também houve Theudas, Félix, Menahem, Bar Cochba, Moisés de Creta, Alrui, Nissim, Asher, Reuveni, Isaac Luria, Zevi, Mokia…
http://pt.wikipedia.org/wiki/MessiasEn relação a crucificação de Jesus eu pergunto: Em que estudo teológico voce se baseia para fazer tal afirmação sôbre o corpo de Jesus?

Desculpa, mas não fales em estudos teológicos a um ateu céptico. Vais pedir estudos bíblicos cristãos a um judeu? O que interessa não são estudos teológicos, mas estudos científicos ou históricos.
Voce já fez uma investigação completa ou está dizendo porque ouviu alguém dizer?
bis!
Jesus não estava lúcido quando afirmou: Pai em tuas mãos eu entrego meu espírito?
Então foi ingenuidade minha…
A pergunta que fazes pressupõe que Jesus existiu, que foi crucificado e disse essas palavras (e no Evangelho de João a frase é outra – "Está consumado.").
Sobre crucificados em geral, já apresentei a minha posição.
Existe um grande segrêdo oriental para se entender os mistérios da vida. A meditação. Periodicamente eu leio um teste e fico altas horas meditando somente naquilo que estou lendo. Este é o grande segrêdo para se entender algumas verdades.

Não entendi o que isso tem a ver com o que disse… Segundo Lucas as últimas palavras de Jesus antes de morrer foram "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!", e segundo João "Está consumado." Há algum segredo envolvido que ignoro?
Meu amigo é de se conhecer que voce não conhece os relatos sôbre a crucificação. Logo após a morte de Jesus está escrito que a terra escureceu havendo um forte tremor de terra e o véu do santuário rasgou de alto a baixo. Isto é o que está escrito.
No Evangelho de João não diz.
Flávio Josefo relatou que encontrou três amigos crucificados e pediu os seus corpos. Um deles sobreviveu. Baseei-me nesse episódio para o "post" de ficção.
Agora cabe a cada um acreditar ou não. Isto é algo pessoal e precisa ser respeitado.
Pois bem, mas isso é um fórum de discussão.
Jesus morreu em epenas 3 horas de crucificação.
Mais uma vez: se existiu!
E mesmo assim, tendo em conta que é dito que foi torturado, teve de percorrer longas distâncias do palácio de Caifás e de Anás até o palácio de Herodes e a procuradoria de Pôncio pilatos, e a ainda teve de carregar a cruz (ou "patibulum"?) passando o primeiro muro a Norte (pela porta de Efraim) até chegar a Gólgota, não é de admirar. E o tempo até há morte é muito variável, sendo uma grande sorte chegar a uma semana de vida, dependendo da condição física do crucificado, do tempo, da altura da cruz, se há apoio para os pés, etc.
Seus ossoa não foram quebrados em relação aos dois ladrôes pregado ao seu lado.
O Evangelho de João não fala dos ladrões referidos em Lucas. Por que é ele tão diferente?
Isso é uma referência aos Salmos.
Como o sábado os judeus não faziam nada os discípulos de Jesus foram as autoridades romanas para pedirem o corpo de Jesus para enterrarem.
Os judeus não trabalhavam no sábado e não aceitavam que houvesse corpos expostos nas cruzes na Páscoa. E esses discípulos foram apenas dois fariseus: José de Arimateia e Nicodemos.
Como todo mundo sabe foi neste intervalo de 3 dias que o corpo desapareceu.
Segundo João, o túmulo estava vazio no primeiro dia da semana (domingo).
Mistério
Andas a ver muita Tieta.

Quando dão muita importância a mistérios, é porque querem mantê-los. (Veja o que significa "mistério" num dicionário.)
Entrou no tópico só para me atacar e se retirou. Onde está a humildade do debate?
A expressão "estudar a Bíblia" tem um significado próprio no proseletismo que é enganador para os descrentes. Veja o tópico
../forum/topic=8234.0.html .
Já escrevi sobre humildade em
../forum/topic=9364.new;topicseen#new .
Qual o significado da morte de Jesus no calvário. Como voce me responderia se aqui não é um site cristão?
Antes demais, muitas vezes o significado de alguma coisa é subjectivo. Se for em termos bíblicos, não existe problema em responder dentro da esfera bíblica, ou seja, como obra literária.
A pergunta do tópico vai para além da esfera bíblica, pois faz supor que Jesus existiu e esse é o problema que destaca.
É como falar de uma obra literária qualquer: uma coisa é falar dela como obra literária, e outra é como acontecimento histórico dentro da esfera da realidade. O que dizer se alguém perguntar como se sentia a avó do capuchinho vermelho
na barriga do lobo?
Parece que não percebes esse problema…
Abraços