Mudaria de país. Primeiro cada trabalho tem o seu valor, só porque eu ganho 5 mil e você 500 eu não posso ter direito de ganhar? Pense bem, se você quer ganhar bem, trabalhe pra isso, estude, busque oportunidades…Você pensa que tudo tem que ver de mão beijada? Você não quer trabalhar pra ter as coisas?
A questão Fabi, são as condições que levaram você a ganhar 5000 reais e deixaram a outra pessoa ganhando 500. Se todos tivessem oportunidades realmente iguais, isso não seria discutido, mas sabemos que não é assim.
Como comparar as oportunidades de um adolescente de classe média , que sempre estudou em colégio particular, fez diversos cursos, nunca trabalhou antes de terminara faculdade, com um periférico que largou a escola aos 13 anos para sustentar os irmãos?
E por que o adolescente rico tem direito a esses benefícios e o pobre não?Não são ambos seres humanos?
Perceba que em nenhum dos dois casos os acontecimentos em suas vidas são méritos ou deméritos de nenhum dos dois, eles já nasceram com oportunidades diferentes.
Se crescer na vida fosse apenas questão de esforço próprio,não haveria tanta desigualdade social, ou você acha que alguém gosta de ser pobre e passar fome?Ou você acha que alguém gosta de catar comida do lixão ao invés de estudar?Será que o continente inteiro da África é formado por preguiçosos que não querem crescer na vida?
Concordo com o socialismo,mas acho impraticável e abomino a idéia de imposição de ponto de vista pela força.
Mas mesmo assim fico num conflito sobre o que é pior, viver num estado sem liberdade ou ter uma sub vida , tendo que catar comida no lixo, ou tendo que encarar seus filhos que passam fome.