É verdade que tem muita gente passando fome neste mundo, como no Brasil. Mas não vejo como o Estado socialista não seria também contaminado por uma elite aproveitadora, criando-se castas. A exemplo do que e ocorreu e ocorre na China e na Rússia. O que o Eriol não entende é que este tipo de Estado que ele fala, será sempre autoritário para se manter, é impossível a manutenção e o respeito ao pluralismo de idéias e a liberdade individual em conjunto com este modelo de Estado. Seria sempre necessário impor o sistema a força, já que um pequeno grupo dissidente, levaria o sistema ao colapso. No sistema democrático pautado no individualismo isso não ocorre, ele consegue comportar o pluralismo de idéias e a liberdade individual, sem o Estado entrar em colapso.
Não sei como alguém acha que é possível mudar a cabeça de quase todos os homens em um país grande como o nosso, simplesmente não dá. Não é da natureza humana ter sempre a mesma moral e os mesmos conceitos, a diversidade de opiniões é gritante e jamais haverá engenharia moral que resolva.
Vocês "socialistas do século XXI" querem impor um sistema as pessoas, tolhendo suas liberdades, ditando qual é o bom caminho e são partuclarmente agressivos em aceitar que tem gente não concorda e não acha isso bom. Dão a impressão que impondo isso, com o tempo as pessoas irão se dar conta de como o sistema é bom, mas isso jamais irá ocorrer.
O nosso sistema atual, democracia e direitos individuais, capitalismo etc, comporta idéias como as de vocês. Se querem coisas coletivas, bastam reunir-se em comunidades, criar cooperativas, dividir os bens e tornar os meios de produção coletivos. Tudo isso é possível no sistema atual e em nada confronta com o Estado. Mas não, vocês querem impor isso para todos, em um sistema que não comportará o sujeito que trabalha para poder ter um iate, um castelo e uma ferrari para sí, que não comporta trabalho somente individual e para benefício prórprio e o direito de ter seu filho e educá-lo a sua maneira.
Parecem lobos em pele de cordeiros com todo esse apelo coletivo, mas no fundo pregam a imposição de um sistema, alheios a vontade das pessoas. Percebam também que muito das bases de vocês são de gente pobre e iletrada e que não compreende nem minimamente o que significa Estado, economia ou todos estes termos utilizados por vocês. Todas as idéias passadas para estas pessoas não tem isenção nenhuma, é sempre destinado para o viés socilialista, o outro lado jamais é apresentado de forma isenta e nem deixam espaço apra que reflitam e escolham. Nao passam de neoditadores que querem implementar um novo sistema com base no que acham correto ao arrepio da vontade alheia. Querem um reforma cultural a força.
Os tempos passam, mas a politica continua a mesma, discursos novos com o mesmo fim de sempre, obter poder e impor a sua vontade.