Podíamos começar perguntando à ela por que ela acha que o "bizorro" é um mensageiro de Deus, e como ela sabe que Deus está mandando essas mensagens. Quem disse para ela?
Esta foi a primeira coisa que tentei. Mas se funcionasse assim tão facilmente, também serviria para o Erivelton, o Rod e Cia...
Como essa pessoa sabia? Por que um "bizorro" e não um pardal, uma mosca, uma minhoca, um peixe, um cão etc.? E quanto a todos os outros "bizorros" que entram em janelas e ninguém morre?
Porque, caso você não saiba, pardal, beija-flor e borboleta trazem boas notícias. Eu fiquei sabendo disto hoje...mas você deveria saber como bom professor de física que é...rs...
Outros bichos que trazem mau agouro, segundo a Dona Neuza, são coruja parada no telhado e matar urubu.
As pessoas acreditam nesse tipo de superstição porque nosso cérebro é muito bom para encontrar padrões e correlacioná-los com fatos cotidianos. Em algum momento alguém percebeu um besouro entrando pela janela e logo depois recebeu a notícia da morte de outro. Para ela deixar de acreditar nessa história, o padrão tem que ser quebrado.
No caso dela, a origem de tudo foi a avó. E no meio do mato de onde ela veio, tadinha, a sabedoria dos mais velhos era inquestionável. Vai passando de geração em geração. Mas a corrente já se quebrou, pois ela me contou ( com uma pontinha de melancolia ) que seus netinhos dão risada quando ela conta isto.
De outra forma, você poderia simplesmente dizer que se o "bizorro" for mesmo presságio de mau-agouro, o telefone vai tocar trazendo a notícia ruim e não há nada que se possa fazer -- se for verdade. E se não for, o telefone não vai trazer notícia ruim nenhuma.
Este argumento até que é mais consistente. Porém, exigir tal conformismo dela seria como pedir para um de nós ficar tranquilo caso o nosso irmão estivesse passando perto do buraco do metrô aqui em SP, tipo "se ele estiver morto, não há o que se possa fazer. Se ele estiver vivo, não vale a pena se estressar. Espere para ver." Totalmente racional, sem dúvida...mas eficaz apenas para o andróide do Blade Runner...
Enquanto o telefone não toca, eu continuo sem meu almoço...