Autor Tópico: Culinária Cetica - Receitas e Dicas  (Lida 162540 vezes)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Culinária Cetica - Receitas e Dicas
« Resposta #1175 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 17:44:15 »
Levedura de cerveja não vende em farmácia?

Fui comprar algo do tipo esses dias com um amigo...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1176 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 00:10:42 »
O levedo de cerveja que tem por aí é composto por células secas do fungo Saccharomyces Cerevisiae, que é o fermento em pó seco vendido nos supermercados em envelopes de 10 g usado em panificação e confeitaria. Também existe o fermento fresco em tabletes, que é a mesma coisa, porém em torno de 1/3 mais fraco que o seco considerando o mesmo peso.

É possível obter esse fungo através de um processo de fermentação natural ou por cultura em laboratório. A diferença é que durante o processo de fermentação natural também surgem outros fungos benéficos secundários e o resultado final sempre acaba incorporando características daquilo que foi fermentado. Então, podemos dizer que um fermento produzido naturalmente através da fermentação da uva, da cevada ou da maça, por exemplo, são superiores em qualidade aos fermentos industriais compostos unicamente de Saccharomyces Cerevisiae oriundos de culturas.

Esses fungos estão flutuando por aí, no ar e presentes nas cascas de frutas. Se você deixar uma maça triturada fermentando por alguns dias em um vidro e utilizar o suco fermentado para misturar com um pouco de farinha de trigo, e ir alimentando a cultura a cada 12h você vai obter um fermento fabuloso que vai dar um sabor e características especiais aos seus pães. O interessante é que a cultura depende das características da sua região. Existe, por exemplo um tipo de pão produzido em São Francisco (CA) que usa um fermento em que no processo de fermentação predominam fungos L. sanfranciscensis e que, apesar de todos os esforços, não se consegue produzir naturalmente o fermento resultante em outros lugares além de São Francisco. É possível cultivar o L. sanfranciscensis em laboratório, mas como já vimos, não é a mesma coisa.

Existem padarias na Europa utilizando fermentos naturais com mais de 600 anos, num processo em que todo dia a padaria guarda um pouco do fermento utilizado para ser utilizado no dia seguinte. A padaria São Domingos, em SP, trouxe o seu fermento da Itália e faz esse processo desde 1913. Pessoalmente já alimentei meu fermento por quase um ano. É como um bichinho de estimação que você deve cuidar.

Como se faz o fermento natural?

http://rogerioshimura.wordpress.com/category/fermento-natural-levain/

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1177 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 00:32:48 »
Ô Gigaview.

Então esbarrei em alguns problemas. Nem nunca tentei fazer pão italiano. Mas achei uma receita (essa aqui ) que me pareceu realmente legítima hehe. O problema é que eu não sei como fazer Biga: tem a receita, mas não sei aonde encontrar levedura de cerveja e nem como não baixar a temperatura do ambiente pra menos de 20 graus sem um ar condicionado. Aqui está a receita se quiser tentar http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_223570&feature=iv&src_vid=NlIxKjWcG7E&v=KhZNEaZd3oc

No mais, escolhi a receita pela foto do produto final. Seems Legit :)

Vamos por partes.

Biga é um processo de pré-fermentação de uma parte da massa para dar "força" ao restante dela. A idéia é multiplicar os microorganismos para que eles façam crescer melhor a massa. Para fazer a biga (ou o pé da massa) basta você dissolver o fermento em um pouco de água (ou de acordo com as instruções da fórmula) junto com parte da farinha total (15-20% aprox.). Pode fazer uma bola ou até ficar mole mesmo (depende do líquido incorporado). Deixe descansar por uns 30 a 40 min. Isso é a biga. Vai crescer. Depois misture o restante da farinha ajustando a quantidade de líquidos.

Para abaixar a temperatura você pode utilizar parte da água exigida (ou toda) gelada. Em boas padarias, coloca-se gelo na massadeira. A baixa temperatura vai retardar a ação do fermento. Dependendo da receita esse retardo pode ser feito com sal ou azeite. Por isso nunca deve se misturar o fermento com sal no início do processo pois o sal vai matar parte dos fungos. Muitas receitas pedem para dissolver o fermento no azeite para suavizar o "poder" do fermento sem destruí-lo. Por outro lado, o açúcar ajuda a alimentar o fermento dando mais força a ele. Água morna também ajuda.

Para obter a levedura de cerveja, como disse acima, é só comprar o fermento seco. Se quiser algo de mais qualidade, faça uma fermentação natural da cevada mas o fermento só vai ter força para ser usado daqui a uns 30 dias, com sorte, pois pode acontecer dele morrer no meio do processo. deixa isso para uma outra fase, depois de você dominar o básico da panificação.

Boa sorte.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1178 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 00:40:51 »
Curiosidade. Na Roma antiga a cerveja era chamada de pão líquido.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1179 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 00:48:42 »

Considerando umas cervejas uropeias que eu tomei por aí, faz sentido! :biglol:

E, bom, exite pão de cerveja:
<a href="http://www.youtube.com/v/SrWdznPvHu8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/SrWdznPvHu8</a>
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1180 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 01:09:14 »
O problema é achar farinha 00 no varejo no Brasil.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1181 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 01:26:03 »
O problema é achar farinha 00 no varejo no Brasil.

A receita da ciabatta dele tbm pede farinha 00 e eu usei a Renata, que tem força de 280-300 W, deu certo.

Impossível achar em quantidades menores que 500kg é a Manitoba.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2013, 01:28:32 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1182 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 01:36:53 »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1183 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 09:54:23 »
O levedo de cerveja que tem por aí é composto por células secas do fungo Saccharomyces Cerevisiae, que é o fermento em pó seco vendido nos supermercados em envelopes de 10 g usado em panificação e confeitaria. Também existe o fermento fresco em tabletes, que é a mesma coisa, porém em torno de 1/3 mais fraco que o seco considerando o mesmo peso.

É possível obter esse fungo através de um processo de fermentação natural ou por cultura em laboratório. A diferença é que durante o processo de fermentação natural também surgem outros fungos benéficos secundários e o resultado final sempre acaba incorporando características daquilo que foi fermentado. Então, podemos dizer que um fermento produzido naturalmente através da fermentação da uva, da cevada ou da maça, por exemplo, são superiores em qualidade aos fermentos industriais compostos unicamente de Saccharomyces Cerevisiae oriundos de culturas.

Esses fungos estão flutuando por aí, no ar e presentes nas cascas de frutas. Se você deixar uma maça triturada fermentando por alguns dias em um vidro e utilizar o suco fermentado para misturar com um pouco de farinha de trigo, e ir alimentando a cultura a cada 12h você vai obter um fermento fabuloso que vai dar um sabor e características especiais aos seus pães. O interessante é que a cultura depende das características da sua região. Existe, por exemplo um tipo de pão produzido em São Francisco (CA) que usa um fermento em que no processo de fermentação predominam fungos L. sanfranciscensis e que, apesar de todos os esforços, não se consegue produzir naturalmente o fermento resultante em outros lugares além de São Francisco. É possível cultivar o L. sanfranciscensis em laboratório, mas como já vimos, não é a mesma coisa.

Existem padarias na Europa utilizando fermentos naturais com mais de 600 anos, num processo em que todo dia a padaria guarda um pouco do fermento utilizado para ser utilizado no dia seguinte. A padaria São Domingos, em SP, trouxe o seu fermento da Itália e faz esse processo desde 1913. Pessoalmente já alimentei meu fermento por quase um ano. É como um bichinho de estimação que você deve cuidar.

Como se faz o fermento natural?

http://rogerioshimura.wordpress.com/category/fermento-natural-levain/

Exelente explicação Giga!  :ok: Valeu!

E acho que vou me aventurar a "produzir" meu fermento!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #1184 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 12:07:54 »

Tive um avô alemão que fazia cervejas artesanais e ele usava muito essa expressão. Em segredo dos outros adultos, deixava eu e meus irmãos beberem a cerveja que ele fazia. Era muito boa. :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1185 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 22:36:59 »
Casar com baiana dá nisso... como eu sofro.

E pra acompanhar, um molhinho nuclear...

Segunda feira tenho que começar uma dieta. Daqui uns meses vou acabar virando uma bola se continuar nesse ritmo... :(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1186 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 00:41:33 »
Pô, faz tempo que não como um bom acarajé.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #1187 Online: 24 de Março de 2013, 11:32:58 »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1188 Online: 24 de Março de 2013, 13:40:20 »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1189 Online: 25 de Março de 2013, 14:08:18 »
Com o novo papa argentino carne tá liberado... Se for churrasco e começar na quinta-feira...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1190 Online: 15 de Maio de 2013, 22:37:32 »

Skorpios

• Visitante
« Resposta #1191 Online: 16 de Maio de 2013, 06:31:18 »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #1192 Online: 16 de Maio de 2013, 10:33:45 »
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1193 Online: 05 de Junho de 2013, 16:39:11 »
I got that he's someone who says "fuck" a lot?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1194 Online: 05 de Junho de 2013, 16:50:39 »
ele é um chef que apresenta uns programas de culinária, conhecido por ser extremamente polido... para se ter uma idéia, um de seus programas é o Cosinha do Inferno... O cara é um lorde.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #1195 Online: 05 de Junho de 2013, 17:00:47 »
ele é um chef que apresenta uns programas de culinária, conhecido por ser extremamente polido... para se ter uma idéia, um de seus programas é o Cosinha do Inferno... O cara é um lorde.
Mas naqueles programas onde ele pega restaurantes falindo para endireita-los, se justifica o uso do "polimento". Tem cada figura, e cada ego... :medo:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1196 Online: 05 de Junho de 2013, 17:02:44 »
Mas naqueles programas onde ele pega restaurantes falindo para endireita-los, se justifica o uso do "polimento". Tem cada figura, e cada ego... :medo:

Teve um que ele desistiu por não ter esperança de o negócio funcionar. Ele quase não soltou nenhuma bomba-F nesse episódio

<a href="http://www.youtube.com/v/3XjgHEctcy0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/3XjgHEctcy0</a>
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1197 Online: 05 de Junho de 2013, 17:37:07 »
Sei lá, nunca fui muito paciente com falta de educação. Se pessoa vem nesse linha comigo, é sumariamente ignorada.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1198 Online: 05 de Junho de 2013, 17:59:22 »
Menino sensível...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1199 Online: 05 de Junho de 2013, 18:29:45 »
Sei lá, nunca fui muito paciente com falta de educação. Se pessoa vem nesse linha comigo, é sumariamente ignorada.

Eu acho que aguentar ou não a falta de educação entra, assim como quase tudo, na balança do custo X benefício. Se o que vocêquer obter do mal-educado valer a pena, aguente, caso ccontrário  mande ele pastar.  No caso do chefe aí em cima, é fato que ele manja muito de como tocar um restaurante, o programa faz a consultoria e as reformas necessárias de graça, se o cara está falindo talvez valha pena aguentar.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!