Autor Tópico: Culinária Cetica - Receitas e Dicas  (Lida 162537 vezes)

Offline Laura

• Nível 23
  • *
Re:Culinária Cetica - Receitas e Dicas
« Resposta #1100 Online: 19 de Novembro de 2012, 17:00:37 »

Aquela jeringonça que fiz é para defumação "a frio" que serve para preparar queijos e principalmente salmão (como aqueles em fatias fínas que são vendidos em delikatessens a preços absurdos). Fazer defumação "a quente" é um processo simples e o alimento vai cozinhar (dependendo do tempo de exposição) e defumar ao mesmo tempo. O vídeo abaixo mostra como é fácil. É possível comprar defumadores caseiros no mercado a preços bem baixos. A minha é da marca Fischer fabricada em SC. Na faculdade de gastronomia usamos diversar vezes a técnica usada no vídeo com resultados muito interessantes dependendo do que você usa para defumar. Veja:

Se precisar de outras dicas, é só perguntar.

Sim, eu havia entendido que aquilo era para defumação a frio. Só achava que uma defumação a quente causaria muita fumaça (não tenho uma churrasqueira ou um local adequado no apartamento). Mas, sei lá... a mulher do vídeo não está nem aí, defuma no fogão mesmo, feliz da vida. Vou tentar uma hora dessas.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1101 Online: 19 de Novembro de 2012, 17:06:36 »
O """bacon""" de shiitake deu certo e ficou delicioso!
 :janta:

Quando a patroa me enviar as fotos, eu posto aqui!

Ele é um substituto razoável para o bacon tanto pela cor, textura, elemento de fumaça no sabor, elemento de unami no sabor e elemento de sal no sabor. Se você, como eu, confundir 1/4 de xícara de óleo com 1 xícara de óleo, também vai ser um substituto no fator " gordura" da tabela nutricional (mas não do sabor poque banha é banha e óleo é óleo).
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 17:09:20 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #1102 Online: 19 de Novembro de 2012, 17:15:06 »
:olheira:

É aquele de costela?

Não... bati fraldinha com alho. Ficou muito, muito bom. O Giga deu a dica de misturar carne de porco com gordura na massa do hamburguer. Vou testar. Mas um negócio que ando fazendo é misturar a gordura da picanha nesses hamburgueres. É desperdício usar eles nas picanhas que faço nos churrascos, já que a mulherada deixa de lado, então quando churrasqueio, faço separado as carnes pra homens (geralmente mal passadas/no ponto) e das mulheres (bem passadas/secas)... :lol:
Em um churrasco seu, eu contaria como homem.  :lol:
Essa é justamente a minha maior queixa em São Paulo, a carne nunca vem no ponto que gosto, sempre acho muito passada. E não vejo graça nenhuma em carne bem passada.

E respondendo à Laura (eu já tinha respondido), sim, aquela é a cachaça da região de Salinas. Custa R$80 o litro, mas comprei por R$3 dois litros direto no alambique. Demorei 3 anos pra tomar 3 litros e fiz a alegria de muita gente já que trouxe uns 20 litros pra presentear... :lol:

Entendi… aquele é o finzinho de litros e mais litros. De Minas, por enquanto só conheço Ouro Preto, mas trouxe várias cachaças boas de lá. :) 

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #1103 Online: 19 de Novembro de 2012, 17:28:10 »
Se eu disser que nunca comi carne com gordura vocês acreditam?  :lol:

É que desde que nasci, minha mãe exigia que meu pai retirasse até a ultima gota de gordura das carnes que ele trazia para a casa. Daí sabe como é né...acostumei a comer sem.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #1104 Online: 19 de Novembro de 2012, 17:40:52 »

É que desde que nasci, minha mãe exigia que meu pai retirasse até a ultima gota de gordura das carnes que ele trazia para a casa. Daí sabe como é né...acostumei a comer sem.

Claro que acredito!  :)
Acho a gordura muito importante no preparo, ela acrescenta muito sabor. Carnes gordurosas são, em geral, mais saborosas e devem ser assadas com a gordura, mas não gosto da textura da gordura da carne. Por isso, nunca como aquela faixa litorânea de gordura.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1105 Online: 19 de Novembro de 2012, 17:47:17 »
Essa é justamente a minha maior queixa em São Paulo, a carne nunca vem no ponto que gosto, sempre acho muito passada. E não vejo graça nenhuma em carne bem passada.

Pois é. Naquele, "A Alquimia do Churrasco" (meu primeiro livro de churrasco), o cara dá várias dicas pra você conseguir tirar a carne no momento certo e no ponto desejado, mas geralmente por aqui se tiver um pouquinho de suco que for, é hostilizado como "cru".

Entendi… aquele é o finzinho de litros e mais litros. De Minas, por enquanto só conheço Ouro Preto, mas trouxe várias cachaças boas de lá. :) 

Sim, lá você consegue várias cachaças boas na região, mas é uma loteria se não for das de "marca" e se for nessas, entra o fator preço que pode ser desanimador. :(

Uns colegas meus de trabalho moram na região da cachaça nobre de MG, vamos ver se eles cumprem bem a função de fornecedores... caso positivo, já posso prever fornecimento vitalício. :hihi:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1106 Online: 19 de Novembro de 2012, 17:49:10 »

:nao3:

Claro que acredito!  :)
Acho a gordura muito importante no preparo, ela acrescenta muito sabor. Carnes gordurosas são, em geral, mais saborosas e devem ser assadas com a gordura, mas não gosto da textura da gordura da carne. Por isso, nunca como aquela faixa litorânea de gordura.

:nao3:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #1107 Online: 19 de Novembro de 2012, 18:21:40 »
Pois é. Naquele, "A Alquimia do Churrasco" (meu primeiro livro de churrasco), o cara dá várias dicas pra você conseguir tirar a carne no momento certo e no ponto desejado, mas geralmente por aqui se tiver um pouquinho de suco que for, é hostilizado como "cru".

Então, eu gosto da segunda e da terceira opções da coluna da esquerda. Em restaurantes, eu já expliquei de todas as formas; já pedi mal passada, sangrando, igual ao bife da Rosemary (aquela de "O bebê de Rosemary"), mas não tem jeito, sempre vem bem passada, seca, borrachuda e sem graça. 

E eu já vi muito isso aqui: se sair qualquer líquido, consideram a carne crua! Mas eu gosto assim...  :/

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1108 Online: 19 de Novembro de 2012, 18:24:58 »
Laura, já comeu no Moraes, rei do filé?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #1109 Online: 19 de Novembro de 2012, 18:34:29 »

Não. Obrigada pela recomendação, Snow. Irei lá e depois digo o que achei.

(Quando eu digo sempre é um exagero, é só quase sempre. Já comi carnes no ponto que gosto em São Paulo, mas faz muito tempo que isso não acontece.)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1110 Online: 19 de Novembro de 2012, 18:36:34 »
De nada. Tem uma filial do Filé do Moraes na Al. Santos, entre a Campinas e a Pamplona :ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1111 Online: 19 de Novembro de 2012, 20:30:21 »

Claro. Mas da útima vez quase veio uma barata junto. Sorte que ela ainda estava na parede.  :hihi:

Mas entendo. É um restaurante antigo e na cidade, impossível de conter esses mini estoques ambulantes de proteína.

Edit - estou falando do Moraes do centro.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 20:32:57 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1112 Online: 19 de Novembro de 2012, 20:37:24 »

Sim, lá você consegue várias cachaças boas na região, mas é uma loteria se não for das de "marca" e se for nessas, entra o fator preço que pode ser desanimador. :(

Uns colegas meus de trabalho moram na região da cachaça nobre de MG, vamos ver se eles cumprem bem a função de fornecedores... caso positivo, já posso prever fornecimento vitalício. :hihi:

Depende da temperatura da grelha e do tempo. Isso é que influencia no gradiente do ponto. O mais acertado é usar um termômetro e monitorar.

Na minha preferência, tiro a carne quando o centro da peça estivar a 63 graus C e deixo descansando de 8 a 10 minutos antes de servir. Isso equivale ao ponto prá mal passada.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1113 Online: 19 de Novembro de 2012, 20:39:23 »
No Outback normalmente eles acertam o ponto da carne mal passada
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #1114 Online: 19 de Novembro de 2012, 21:03:13 »

Claro. Mas da útima vez quase veio uma barata junto. Sorte que ela ainda estava na parede.  :hihi:

Mas entendo. É um restaurante antigo e na cidade, impossível de conter esses mini estoques ambulantes de proteína.

:what:

Não há nada no mundo que eu odeie mais do que baratas. De qualquer forma, irei na filial, que é mais perto.

Na minha preferência, tiro a carne quando o centro da peça estivar a 63 graus C e deixo descansando de 8 a 10 minutos antes de servir. Isso equivale ao ponto prá mal passada.

Esses minutos de espera não deixam a carne fria?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1115 Online: 19 de Novembro de 2012, 21:07:48 »

Hmm...baratas...Mike Tyson aprovaria  :ok:
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1116 Online: 19 de Novembro de 2012, 22:48:03 »

:what:

Não há nada no mundo que eu odeie mais do que baratas. De qualquer forma, irei na filial, que é mais perto.

Esses minutos de espera não deixam a carne fria?

É um trade off entre temperatura e maciez. Quando a carne está no calor ocorre uma contração natural, o que deixa um pouco mais dura, então é preciso dar um tempo para que ela "se recupere" e volte ao seu estado normal. Isso demora uns minutos  para que ela esfrie um pouco, mas só um pouco. A regra é nunca servir a carne imediatamente. Lógico, se você gosta de carne bem quente vai em frente mas com certeza não será aquela carne mais macia, relaxada, apesar de um pouco mais fria.

Repare que quando a carne vai esfriando ela também vai ficar soltando um pouco do seu líquido, sinal que está bem relaxada, isto é mais macia.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #1117 Online: 19 de Novembro de 2012, 23:24:46 »
Entendi, Gigaview. :ok:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1118 Online: 19 de Novembro de 2012, 23:56:18 »
Tem um especial do Anthony Bourdain em que ele também explica exatamente dessa forma, só que com uma certa irritação em relação aos apressadinhos.  :P
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 00:06:54 por Gigaview »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1119 Online: 20 de Novembro de 2012, 00:04:21 »
feature=related

Detalhes simples que fazem uma diferença enorme.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 00:06:24 por Gigaview »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1120 Online: 20 de Novembro de 2012, 00:17:52 »
Esse de usar a carne à temperatura ambiente eu sempre deixo passar porque não planejo com a antecedência necessária.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #1121 Online: 20 de Novembro de 2012, 00:23:27 »
feature=related

Detalhes simples que fazem uma diferença enorme.

Anotado; o pulo do gato é ficar bêbada durante o preparo. :P

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1122 Online: 20 de Novembro de 2012, 00:23:59 »
Esse de usar a carne à temperatura ambiente eu sempre deixo passar porque não planejo com a antecedência necessária.

Tem um truque para isso. Água morna.

Meça a temperatura da carne e a temperatura ambiente e calcule a temperatura da água. Espere até entrar em equilibrio mergulhando a carne embalada em filme de pvc.

Vale para descongelamento rápido, mas a água não pode passar de 60 graus C para não danificar sua estrutura externa.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1123 Online: 20 de Novembro de 2012, 00:25:14 »

Tem um truque para isso. Água morna.

Meça a temperatura da carne e a temperatura ambiente e calcule a temperatura da água. Espere até entrar em equilibrio mergulhando a carne embalada em filme de pvc.

Vale para descongelamento rápido, mas a água não pode passar de 60% para não danificar sua estrutura externa.

Termodinâmica ao resgate! =D
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1124 Online: 20 de Novembro de 2012, 00:31:36 »
Por falar nisso, recomendo especialmente para você, que é geek o livro Cozinha Geek de Jeff Porter.

Já tinha a edição em ebook em inglês e comprei hoje em português. Se você comprar o livro, considere-o como um presente virtual que estou lhe oferecendo. Isso porque a sua abordagem gastronômica é exatamente igual à do livro e até parece que você é o próprio Jeff Porter.

Portanto, feliz newtal Snow!!!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!