Infelizmente, percebi que minha cachaça do norte de minas tá quase no finzinho... Vou sentir falta dela já que não pretendo viajar 700km de novo pra repor meu estoque... 
E eu aqui, recorrendo a um líquido bizarro para deixar as coisas com gosto de fumaça. 
Por acaso a cachaça que está no finzinho é essa garrafa da foto?
Aquela jeringonça que fiz é para defumação "a frio" que serve para preparar queijos e principalmente salmão (como aqueles em fatias fínas que são vendidos em delikatessens a preços absurdos). Fazer defumação "a quente" é um processo simples e o alimento vai cozinhar (dependendo do tempo de exposição) e defumar ao mesmo tempo. O vídeo abaixo mostra como é fácil. É possível comprar defumadores caseiros no mercado a preços bem baixos. A minha é da marca Fischer fabricada em SC. Na faculdade de gastronomia usamos diversar vezes a técnica usada no vídeo com resultados muito interessantes dependendo do que você usa para defumar. Veja:
Se precisar de outras dicas, é só perguntar.
Na época em que eu trabalhava lá pro nortão, nós chegamos na casa de um senhor de idade e enquanto conversávamos, chegaram duas crianças e pediram pra ele um pedaço de porco. Só então eu percebi que em cima do fogão à lenha, tinha uma banda de porco, completamente coberta por teias de aranha.
O senhor foi lá, cortou duas tiras de porco, com pele e tudo, lavou e deu pros moleques, que saíram comendo aquele negócio como se fosse doce, com a gordura escorrendo. Pedi um pedaço e comi. O gosto era muito bom e ele disse que já tinha meses que estava ali.
Achei muito interessante e fiz na roça, com um prazo menor, claro, de alguns dias. Deixei a carne, no primeiro dia com sal e nos dias seguintes, com uma pasta de alho, cebola e pimenta. Ficou por cerca de uma semana em cima do fogão à lenha e ficou muito bom... adoro defumar coisas desse jeito, no fogão à lenha.