Você me lembrou a cena do filme "Sem Reservas" aonde a cheff pega o bife cru, e "finca" na mesa do cliente, depois dele pedir para devolver o prato três vezes, pois não estava mal passado. kkkkkkk'. Pede para você ir fazer, problema resolvido. 
Eu lembro dessa cena, acho que é bem no final. Não peço para trocar porque acho que isso estraga a refeição. A outra pessoa já recebeu o prato, não sabe se espera (e come frio) ou se come sozinha... os tempos se desencontram e isso não é bom. Além disso, uma refeição, especialmente em um restaurante, é mais um ato social do que apenas o ato de se alimentar. Enfim, como com desgosto pela comida, abstraio para não estragar o momento agradável com uma futilidade e evito voltar ao restaurante numa próxima oportunidade.

Só que, com toda a franqueza, quando alguém vai a um restaurante está pagando não só pela comida. Paga pelo ambiente, pelo serviço e, em muitos casos, pela experiência que terá. É uma obrigação e questão de competência profissional a carne vir no ponto correto e quanto melhor pretende ser o restaurante, mais esses detalhes devem ser levados a sério, porque maior será a exigência. Por isso, não acho errado quando alguém pede para refazer o prato.
E, aliás, ontem a noite eu fiz bifes seguindo as dicas do vídeo que o Gigaview postou. Ficaram perfeitos e foi ridiculamente fácil. Ou seja, minha intolerância para com o amadorismo só está aumentando.