Óbvio que eu sou suspeito para falar, mas a Serra Gaúcha é um dos melhores lugares para se passar umas férias, onde o foco principal é descanso, que eu já conheci.
Resumindo, é um lugar chato.
Estive na ultima semana do ano em Cambará do Sul, serra Gaúcha.
Fui lá fazer trilhas e ver os cânions, tomar banho de cachoeira, nadar no rio...
Só que quebrei a cara bonito, a cidade não tem transporte para os cânions, e só mesmo com a contratação de taxis através das agências de "turismo de aventura" para conseguir chegar até a entrada do parque, pois a estrada tem 20 km, e a corrida custa R$100,00.
Porém, se a pessoa tiver carro, não precisa contratar ninguém, é só entrar na estrada e chegar no parque pegar a trilha que é mais fácil que a floresta da Tijuca e curtir.
No meu caso, o tempo nos cânions estava uma porcaria devido a um microclima que existe lá, a cidade estava com o tempo lindo e aberto, e os cânions tudo nublado e chovendo fraco. Em resumo, eu e minha namorada nos ferramos bonito, ela ainda passou mal por causa da comida que é feita com banha e ninguém tinha nos avisado.
Mas, independente disso, recomendo a aventura para que puder ir, fica a dica de que pode-se chegar lá e procurar os taxistas direto no ponto para negociar uma corrida mais barata, e cheguem cedo na cidade, tipo umas 06:00 h pois eles saem para os cânions por volta das 10:00 h e a contratação é feita antes.
O melhor período para visitação é no inverno, e quem tiver carro ótimo, a estrada é de barro batido com pedrinhas mas não é nada tão radical quanto eles falam.