Sobre susi/suchi: pra que vou num restaurante se posso fazer em casa?

[Embora eu prefira fazer onigiri...]
Não percam os programas do Jamie Oliver e do Claude Troisgros no GNT. Aprendam a cozinhar de uma vez por todas.
Ah, e vejam o filme Ratatouille da Disney tb.
Esse é o típico filme que a gente assiste com fome, e depois vai tentar fazer a dita da receita...
Aliás, vai aí a receita do
ratatouille/ratatolha... não fica tão bonitinha quanto a do filme, mas meeeeeu, fica muito bom. E a minha versão é bem mais prática que a original...
("Ratatolha" é o nome original, do provençal. Lê-se como no português.)
Ingredientes:Óleo de oliva [se você achar o gosto muito forte, use meio-a-meio com óleo de soja]
Uma berinjela média e
duas abobrinhas médias, cortadas em cubos.
Uma cebola média cortada em cubos e
um dente de alho - descascados, claro... não exagere na cebola ou fica ácido demais, mas se quiser entupir de alho, sinta-se à vontade.
Um pimentão médio - eu uso o verde, mas qualquer um serve. Corte em tirinhas ou quadradinhos.
Seis tomates médios, descascados e grosseiramente picados. Não pique muito miudinho.
Sal, pimenta, e ervas de provença a gosto. Esse "ervas de provença" é uma mistura que você já compra pronta... se não achar, use manjericão e alecrim, meio-a-meio.
Preparo:Aqueça um tacho de ferro em fogo alto no fogão. Quando estiver bem quente, cubra o fundo dele com o óleo, e diminua para o fogo médio.
Coloque no tacho a berinjela e as abobrinhas. Frite até a berinjela ficar levemente marrom, mexendo de vez em quando. [É pra mexer, não é pra amassar, viu?]
Coloque a cebola, o alho e o pimentão. Frite mais um pouco, até a cebola dourar.
Adicione os tomates... deixe uns cinco minutinhos. Mexendo de vez em quando, pra não grudar, mas com carinho pra não virar purê.
O tomate vai soltar bastante água... essa água deve QUASE cobrir os vegetais. Caso não cubra, você pode colocar um pouquiiiiiiiinho de água.
Adicione as ervas, o sal e a pimenta. A quantidade fica a teu critério, mas cuidado com o alecrim - o gosto dele vai ficando mais forte com o passar do tempo. Eu recomendo fazer uma trouxinha com as ervas, colocar dentro da receita, e quando estiver ao seu gosto, tirar.
De qualquer forma... tampe o tacho, abaixe o fogo pro mínimo, e espere uns 15 minutos. Os vegetais devem ficar macios sem ficarem molengas.
Cozinhou? Ótimo, agora tire a tampa, aumente o fogo, e deixe quase toda a água evaporar.
E tá pronto. Com um arrozinho branco e um bifinho pra acompanhar, fica uma delícia.