Autor Tópico: João Magueijo aponta erro de Einstein  (Lida 58118 vezes)

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
Re: João Magueijo aponta erro de Einstein
« Resposta #175 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:15:16 »
Alano, poderia me dizer, de acordo com a sua concepção, por que os relógios dos satélites do sistema GPS funcionam em uma frequência maior que os relógios em terra? Como funciona um eletroímã? E como se dá a propagação das ondas de rádio?
Bem, vou tentar (de ouvido mesmo)

1- Os relógios embarcados em satélites e assemelhados marcam um tempo diferente dos iguais mantidos em terra por causa da força gravitacional.

Os relógios em órbita da Terra, por estarem sujeitos à uma força gravitacional mais fraca, aceleram mais (adiantam-se em relação aos do solo). Se eu estiver errado nisto (se atrasam) então pode se que esteja errado em toda esta lógica.

2- Cursei escola de eletrotécnica, esta do eletroímã não vai ser muito difícil: A corrente elétrica, a cruzar por um condutor, cria um campo magnético. Ao ser enrolado como bobina, este efeito é multiplicado pelo número de espiras. Esta força somada age sobre o núcleo ferroso, orientando suas partículas.

3- As ondas hertzianas (de "rádio") usam as camadas eletrificadas que cobrem o planeta como meio de propagação.

"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #176 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:16:43 »
Ele disse que usou da mais básica lógica para desmentir Einstein (!) e insinuou o método científico é inútil. Quero que ele responda, então, como certificar-se de que suas deduções lógicas (quem entender a piada latente ganha um ponto extra no final do bimestre!) correspondem de fato à realidade ou mesmo que são úteis.

Na prova ou na média? :-P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:18:19 »
Na média, vai... :hmph:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #178 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:22:59 »
Nada como 50 minutos de trânsito de SP para a gente esfriar a cabeça e separar as dores de cabeça provenientes de enguiços técnicos do fórum das dores de cabeça provenientes de usuários cujo tom das postagens faz parecer que eles acham que sabem mais do que realmetne sabem...

O Pellicer deu uma ótima resposta às questões do Alano e ele até agora nào respondeu a ninguém.

Aqui vai uma chance de ele recomeçar:

Ele disse que usou da mais básica lógica para desmentir Einstein (!) e insinuou o método científico é inútil. Quero que ele responda, então, como certificar-se de que suas deduções lógicas (quem entender a piada latente ganha um ponto extra no final do bimestre!) correspondem de fato à realidade ou mesmo que são úteis.

Primeiro, já respondi ao Pellecier (não era pouca coisa, apesar de que digito sem olhar o teclado).

Segundo, nunca disse ou sugeri que o método científico é "inútil" ou inválido. Volto a afirmar: disse que o "método científico" pode não ser tudo para se auferir verdade, especialmente em cosmologia.

Se eu tivesse dito isto, então seria um legitimo "maluco beleza", mas NÃO DISSE".
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:30:50 »
Ainda não respondeu à minha pergunta:

Quero que responda como certificar-se de que suas deduções lógicas (quem entender a piada latente ganha um ponto extra no final do bimestre!) correspondem de fato à realidade ou mesmo que são úteis.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #180 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:31:32 »
Quero que ele responda, então, como certificar-se de que suas deduções lógicas correspondem de fato à realidade ou mesmo que são úteis.

Nunca afirmei que meu conhecimento é "útil" nem que possa ser comprovado por algo como o "método científico" (muito bom para uso aqui na Terra).

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #181 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:32:28 »
A relatividade geral é um modelo. Esse modelo explica a interação gravitacional como se ela encurvasse o espaço-tempo. Dado que as experiências corroboram essa hipótese em um dado limite, esse modelo é considerado válido nesse limite. Ninguém disse que essa é a verdade do universo, é apenas um modelo que explica um determinado comportamento. E muito bem.
Não estou a falar sobre modelos e sim sobre observação, lógica, razão.

É justamente a observação que corrobora a relatividade geral. Se você tem uma observação que nos leva a acreditar o contrário, por favor compartilhe com a comunidade científica.

Se não existe dimensão nenhuma, eu posso te dar um cubo de um milímetro de lado de ouro e você me dar um cubo de um metro de lado de ouro, pois não faria diferença pra você.
Obviamente que não me refiro à este tipo de "dimensão" (trabalho com projeto todos os dias). As "dimensões"que me refiro são esta construção imaginária criada para poder ensinar-se geometria espacial. Não existe nada disto no mundo real, como não existe nada uni ou bidimensional. (Exatamente) tudo o que existe tem volume (chamar de tridimensional é uma impropriedade, já que TUDO o é).

Então. Essas construções imaginárias são o que chamamos de modelo. E se um modelo explica um fenômeno observado, o modelo é aceito, mesmo a realidade sendo mais complicada. Por exemplo, um fio de cabelo é praticamente unidimensional. Se observarmos bem de perto, vemos que esse fio tem uma espessura, então um parâmetro não é o suficiente para descrever o cabelo. Mas mesmo assim, como o modelo mais simples descreve bem o cabelo visto de longe, ainda é aceito dizer que o cabelo é unidimensional. 

Você pode me explicar o que torna o espaço-tempo tão rígido que ele não pode ser curvado?
O que é "espaço"? Espaço é o vazio que separa os corpos. Teoricamente é o "nada". Como o nada não existe, ele é um "nada" preenchido com uma miríade de radiações e alguns átomos e outras partículas esparsas.

O que a gravidade faz não é curvar o nada, obviamente. O que ela faz é curvar aqueles corpos que habitam o "nada" (espaço), como jorros de fotons, por exemplo (radiação eletromagnética).

Se tiver oportunidade, vá ao Deutsches Museum em Munique. Lá tem um exemplo de uma superfície curvada e se você jogar uma bolinha nessa superfície, ela vai descrever um movimento parecido com a órbita dos planetas. E nesse exemplo mesmo, só a superfície em que está a bolinha é curvada, e não a bolinha. O que eu quero dizer é que um modelo em que o espaço onde estão os objetos é curvado explica muito bem as observações gravitacionais. Esse espaço é uma construção imaginária, mas como esse modelo funciona, ele é adotado pela comunidade científica.

Existem vários modelos que explicam o mecanismo de atuação da gravidade e das outras forças fundamentais. A relatividade geral é o que melhor explica a gravidade, outros modelos explicam as outras interações, com muito sucesso por sinal. Nenhum desses modelos leva em conta a sua vontade.
Engana-te se penso que tenho este tipo de "vontades". Não tenho vontade nenhuma à este respeito. O conhecimento que à duras penas adquiri, foi devido à filmes especializados, revistas, livros e muito rascunhar e refletir.

No momento que aparecer qualquer comprovação que contrarie de forma convincente meu conhecimento, mudo de idéia na mesma hora!

Dogma, eu hein?  :umm:

Poderia citar essa sua bibliografia?

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #182 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:38:28 »
Pellicer,

Entendo perfeitamente tuas últimas assertivas. Nunca tive a intenção de contrariá-las (pelo menos não frontalmente).

Fato é que é uma tremenda falcatrua tentar explicar a gravidade usando justamente o efeito dela. O nada não pode ser curvado. Se não faz diferença, então mil vivas aos charlatões!

Desculpes, tenho uns quinhentos livros em minha modesta biblioteca. Seria uma chatice andar atrás deste títulos só para satisfazer tua curiosidade.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:40:13 »
sei, só lê livro espíritas...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #184 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:42:55 »
Para os que tiverem curiosidade, já preenchi o livro de apresentação.

Ahh, esqueci de contar: Gosto de tintos reserva (chilenos ou argentinos), decantados por pelo menos meia hora.  :)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:43:17 »
Agnóstico, menos. Pode ofender os espíritas ao associá-los às características que você quer fazer subentender que o Alano tenha.

Depois do jantar vou postar uma resposta didática a ele.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #186 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:43:57 »
sei, só lê livro espíritas...

Sacre bleu! Livro espirita?! Nem que fossem feitos de ouro macio eu usava para limpar a bunda! Te esconjuro!

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #187 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:46:40 »
Pellicer,

Entendo perfeitamente tuas últimas assertivas. Nunca tive a intenção de contrariá-las (pelo menos não frontalmente).

Fato é que é uma tremenda falcatrua tentar explicar a gravidade usando justamente o efeito dela. O nada não pode ser curvado. Se não faz diferença, então mil vivas aos charlatões!

Desculpes, tenho uns quinhentos livros em minha modesta biblioteca. Seria uma chatice andar atrás deste títulos só para satisfazer tua curiosidade.

A teoria da gravidade se propõe a explicar o movimento dos planetas (muito mais que isso, mas vou ficar só nisso pra não complicar). Qualquer modelo que possa fazer uma previsão desses movimentos e que é confirmado por experiências é válido, por mais maluco ou inverossímil que pareça. Falcatrua é desmerecer um modelo por preconceito, ignorando o que diz a observação.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #188 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:48:21 »
Eh, o cara "mijou para trás"... :) ou está estudando furiosamente para poder responder (em suma, colando).

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #189 Online: 17 de Janeiro de 2011, 21:56:45 »
Pellicer,

A teoria da gravidade se propõe a explicar o movimento dos planetas (muito mais que isso, mas vou ficar só nisso pra não complicar). Qualquer modelo que possa fazer uma previsão desses movimentos e que é confirmado por experiências é válido, por mais maluco ou inverossímil que pareça. Falcatrua é desmerecer um modelo por preconceito, ignorando o que diz a observação.

Pellicer,

Evite os ataques e concentre-se no objeto da discussão (neste caso, solenemente ignorado: O NADA NÃO PODE SER CURVADO).

----------------------------------------------------

Gravidade é uma força atrativa fundamental, que atua sobre TUDO o que existe no cosmos.

Não será que saber disto está de bom tamanho. Será que faz muita falta a existência de uma "teoria da gravidade"?

Se a velocidade dos planetas fosse significativamente maior, sairiam "pela tangente" pela ação da força centrífuga. Se a velocidade fosse bem mais baixa, se fundiriam com sua estrela (colapsariam, pela ação da força gravitacional).
Somente se mantém em órbita porque sua velocidade é "equilibrada" o suficiente para mantê-los por períodos muito longos atados à estrela como por um fio invisível.

Há mais muita "teoria" à respeito disto?

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 22:10:07 por Alano »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:02:57 »
Eh, o cara "mijou para trás"... :) ou está estudando furiosamente para poder responder (em suma, colando).

Com isto:
O Pellicer deu uma ótima resposta às questões do Alano e ele até agora nào respondeu a ninguém.
Eu quis dizer que fiquei satisfeito com a resposta que o Pellicer deu a essas questões.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:06:11 »
Gravidade é uma força atrativa fundamental, que atua sobre TUDO o que existe no cosmos.

Não será que saber disto está de bom tamanho. Será que faz muita falta a existência de uma "teoria da gravidade"?

Isto, da forma que você pôs, não explica nem como os relógios atômicos de satélites em órbita funcionam em ritmo difernte dos em terra.

A Relatividade especial explica.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #193 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:08:41 »

Evite os ataques e concentre-se no objeto da discussão (neste caso, solenemente ignorado: O NADA NÃO PODE SER CURVADO).

Se o modelo de gravitação diz que os corpos curvam o espaço-tempo em sua volta, defender o modelo em questão está no objeto da discussão. Discussão não é apenas quando concordam com você.

E já que o tema é que o nada não pode ser curvado, me explique então como a gravidade funciona. Dizer que a gravidade é uma força atrativa é como dizer que tudo o que sobe desce. Mas você ainda precisa explicar como, onde e quando. Pode consultar a sua bibliografia. Não vou acusá-lo de estar colando.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #194 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:14:28 »

E já que o tema é que o nada não pode ser curvado, me explique então como a gravidade funciona. Dizer que a gravidade é uma força atrativa é como dizer que tudo o que sobe desce. Mas você ainda precisa explicar como, onde e quando. Pode consultar a sua bibliografia. Não vou acusá-lo de estar colando.

Até o momento, tudo o que podemos dizer sobre as forças atrativas (como a gravidade) é que são uma espécie de "memória do estado UNO da matéria".

Aparentemente, todos os corpos jamais se fragmentam de fato, por época dos suposto Bang! Ficam atados por alguma espécie de fios invisíveis muito elásticos.

Isto é tudo o que tenho, sinto!

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #195 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:17:14 »
.
Eh, nosso colega físico deu pra trás mesmo! Que decepção; puxa!

Depois desta estou desobrigado de saber qualquer coisa de física. :)

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #196 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:19:53 »
SnowRaptor,

Tu me direcionas ao estudo da dilação do tempo, mas te recusas a explicar o que é tempo?
Vamos ficar falando de uma coisa a qual não sabemos sequer definir?

Que coisa esquizofrênica! :)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:20:33 »
Aparentemente, todos os corpos jamais se fragmentam de fato, por época dos suposto Bang! Ficam atados por alguma espécie de fios invisíveis muito elásticos.

É fácil descartar essa hipótese levando em conta que a força gravitacional é da forma 1/r² e a força elástica costuma ser proporcional a r. É complicado pensar num fio elástico cuja força restauradora diminua quanto mais esticado ele estiver. Isso dificulta a sustentação do seu modelo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:21:35 »
SnowRaptor,

Tu me direcionas ao estudo da dilação do tempo, mas te recusas a explicar o que é tempo?
Vamos ficar falando de uma coisa a qual não sabemos sequer definir?

Que coisa esquizofrênica! :)

Tempo é tratado, fisicamente, como uma dimensão tal qual as espaciais, levando em conta uma métrica conveniente. É nesse sentido que falamos de tempo: como um parâmetro, tal qual as distâncias.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #199 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:23:53 »
.., o modelo de gravitação diz que os corpos curvam o espaço-tempo em sua volta, defender o modelo em questão está no objeto da discussão. Discussão não é apenas quando concordam com você.

Isto é hilário:

1- Tempo NÃO é uma "dimensão"
(e dimensões não existem no mundo real, são fruto da imaginação humana).

2- O tempo NÃO pode ser "curvado".

3- Espaço NÃO poder ser "curvado".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!