Autor Tópico: João Magueijo aponta erro de Einstein  (Lida 58120 vezes)

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
Re: João Magueijo aponta erro de Einstein
« Resposta #225 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:42:08 »
Por falar em tempo... Numa SCIAM eles não definem, simplesmente sugerem o tempo como a medida de como as coisas se movem e evoluem (ou declinam). E num outro número, salvo engano, eles substituem o tempo.
Achei a idéia elegante, simples...

Estão certos, ou bem próximos. O tempo é uma função da energia (cinetismo). Em tudo o que se move decorre tempo.
Mudança é um bom sinônimo para tempo. Se não muda de posição espacial, então não passa tempo nenhum.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 23:48:27 por Alano »
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #226 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:45:14 »
Só consigo pensar na célebre frase de Pauli: "Not only is it not right, it's not even wrong!"...

Ao invés de desqualificar, tentes argumentar. Responder às minhas "perguntinhas básicas" é um bom começo.

:)
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #227 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:47:57 »
Nós Físicos tratamos o tempo ora como um parâmetro útil para descrever a evolução de um sistema, ora como uma dimensão tal qual as outras 3 habituais. Não existe, até onde sei, uma definição formal e fundamental do que seja o tempo -- da mesma forma que não existe uma definição formal e fundamental do que seja massa, carga e várias outras grandezas.

Mas essa ignorância professa não significa que estamos de mãos atadas, longe disso :)

Dbohr,

Penso que tens razão. Entretanto, poderás ler uma definição precisa e concisa num post meu logo acima.

Boa noite,

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:48:08 »
E num outro número, salvo engano, eles substituem o tempo.

O tempo é o movimento dos ponteiros conforme regular cadência dos mecanismos de um relógio, embora possa ser o movimento da lua ao redor da terra até determinado ponto estabelecido que receberá um nome propício ou então da terra em torno do sol cujo nome é ano.
Por essas, inventaram o dia, que não é uma realidade em si, só uma abstração dela.  :P

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #229 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:50:04 »
Gravidade é uma força atrativa fundamental, que atua sobre TUDO o que existe no cosmos.
[...]

Voce critica quem considera c constante para todo o Universo.

E mesmo assim voce faz o mesmo tipo de generalização, desta vez para o alcance da força gravitacional.

É ilógico.

Não critico ninguém à respeito disto. Não luto contra pessoas, luto contra idéias.
Onde exatamente está a "falta de lógica"?

Aplicar uma generalização por conveniência.

NÃO RESPONDEU, SEU FALCATRUA!

Boa noite,

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:54:41 »
Citação de: Pellicer
A gravidade atua sobre partículas sem massa? Ou na sua teoria, partículas sem massa não existem? Ou melhor ainda, massa, assim como as dimensões, não existem?
O termo "partícula" é auto-evidente: Uma parte pequena (não nula).
Tudo o que existe no Cosmos é material, se não for material, não existe, pois, existência é sinônimo de materialidade.
Por exemplo, energia não existe, acontece.  Eh o comportamento de um corpo que, este sim, existe.

Ela não "acontece". Ela 'pode realizar'. :)

Se dimensão não existe, como você pode falar de velocidade?
Vou repetir: Tudo o que existe é "tridimensional". Mas é uma impropriedade chamar assim, pois tudo o é.
As chamadas tres dimensões espacias são uma abstração teórica, para facilitar a lida com o mundo e ensinar.
Eh uma forma de "organizar" a bagunça, para poder lidar com ela.

Que é a mesma função de todos os modelos em todas as áreas da ciência. Eles não são a realidade, mas a descrevem aproximadamente.

Logo o seu modelo não prevê o que é observado como a gravitação de Newton e por isso o seu modelo não é considerado válido.
Tens toda a razão, já tinha me dado conta disto. Mas, se releres meu post, vai ver que não afirmo muita coisa, digo que "parece" ser assim etc..
(ainda não bati o martelo sobre isto).

"Parece ser assim"?

Este estilo de redação faz com que voce "pareça um Enio lusitano". :lol:

Eu já te expliquei a diferença entre o mundo real e um modelo.
Sim, sei bem a diferença. Não falo de modelos, só me interessa o mundo real e de fato.

Concordo.

Voce poderia me fornecer a "real explicação" dos movimentos crustais, de tal modo que eu possa descartar a Tectônica de Placas? :P

No entanto, o modelo que diz que a curvatura do espaço-tempo descreve o movimento dos planetas é o modelo aceito atualmente pela comunidade científica.
Já se aceitou como verdade tanta bobagem....

Que somente foi descartada em prol de outro modelo (nova bobagem?).

...Creio que esta é mais uma delas.

"Creio"?

Esta palavra não é típica de céticos e sim de religiosos. Voce é um deles?

Ainda mais que sei da falcatrua que se passou nos bastidores do experimento que, supostamente, "demonstrou" tal teoria.

Conte-nos um pouco dos "bastidores históricos", pois pelas suas palavras, voce dá a entender que possui informações privilegiadas.

A sua definição de tempo depende da localização de algo no espaço, então como que essa sua definição "correta" é diferente da outra?
A localização de algo no espaço é algo intuitivo. A organização da bagunça feita pelo nascimento de um modelo geométrico nada tem a ver com o mundo real. é um invenção humana (como as divindades - você não pode encontrá-las).

Então descartemos todos os modelos!

Qual tipo de ferramenta voce propõe para substituí-los? Que não seja somente a lógica e a razão, por favor!

Por que não decorre tempo num buraco negro hipermassivo.
Num corpo suficientemente massivo, todas as estruturas ocas que dão corpo à matéria desabam, fazendo com que partículas até certa "classe dimensional" (tamanho) se toquem diretamente, sem espaços intersticiais.

Unidas por absurda pressão, tornam-se "intertravadas", sem nenhum espaço para liberdade de movimento.

(lembrando: Energia=Cinetismo [movimento[)

Como voce pode ter certeza disto? Não pode ter sido obtido pelo método científico, visto que voce o considera "limitado".

Foi pela lógica e pela razão?

Boa noite, vou dormir de verdade agora.

Boa noite.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:57:58 »
[...]
Já que supostamente és físico profissional, então gostaria que respondesses com uma única sentença curta para cada das questões abaixo (tentes não colar):

(qualquer outro forista pode responder, obviamente)

a. O que é "tempo"?
b. O que é "espaço"?
c. O que é "energia"?
d. O que é "matéria"? (ou massa, se preferir)
e. O que se opõe a "universo"?
f. O que causa a existência de toda energia?

Eu confesso que não sei.  ::) :P

Então voce poderia fornecer as suas definições, por favor.

Obrigado

Não há de que!

Seja sempre bem vindo.

(não vá mijar para trás, por favor!)

Urinar para trás? Eu não lembro de ter feito alguma vez tal proeza.

O meu dispositivo urinário é usado para ejetar o líquido quase sempre voltado para a frente. Algumas poucas vezes ele (o líquido, é claro) sai pela lateral, tipo "leão-da-montanha". Mas é raro.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, 00:27:03 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:59:07 »
Gravidade é uma força atrativa fundamental, que atua sobre TUDO o que existe no cosmos.
[...]

Voce critica quem considera c constante para todo o Universo.

E mesmo assim voce faz o mesmo tipo de generalização, desta vez para o alcance da força gravitacional.

É ilógico.

Não critico ninguém à respeito disto. Não luto contra pessoas, luto contra idéias.
Onde exatamente está a "falta de lógica"?

Aplicar uma generalização por conveniência.

NÃO RESPONDEU, SEU FALCATRUA!

Boa noite,

Não?

Boa noite e ótimos sonhos em seu lado do Atlântico!
Foto USGS

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #233 Online: 18 de Janeiro de 2011, 00:13:27 »
O termo "partícula" é auto-evidente: Uma parte pequena (não nula).
Tudo o que existe no Cosmos é material, se não for material, não existe, pois, existência é sinônimo de materialidade.
Por exemplo, energia não existe, acontece.  Eh o comportamento de um corpo que, este sim, existe.

Não há problemas em supor que partículas sem massa não existem. Mas se você observar uma partícula que se comporta como se não tivesse massa, você está disposto a mudar a sua hipótese?

Vou repetir: Tudo o que existe é "tridimensional". Mas é uma impropriedade chamar assim, pois tudo o é.
As chamadas tres dimensões espacias são uma abstração teórica, para facilitar a lida com o mundo e ensinar.
Eh uma forma de "organizar" a bagunça, para poder lidar com ela.

Ou seja, a descrição das dimensões são um modelo. E é disso que trata a ciência, de modelos. Um modelo pra ser válido precisa fazer previsões sobre o que é observado. E não "ser como as coisas são".

Tens toda a razão, já tinha me dado conta disto. Mas, se releres meu post, vai ver que não afirmo muita coisa, digo que "parece" ser assim etc..
(ainda não bati o martelo sobre isto).

De fato você não afirma muita coisa mesmo.

Eu já te expliquei a diferença entre o mundo real e um modelo.
Sim, sei bem a diferença. Não falo de modelos, só me interessa o mundo real e de fato.

E como você pretende descrever o mundo "real e de fato" sem modelos?

No entanto, o modelo que diz que a curvatura do espaço-tempo descreve o movimento dos planetas é o modelo aceito atualmente pela comunidade científica.
Já se aceitou como verdade tanta bobagem.... Creio que esta é mais uma delas. Ainda mais que sei da falcatrua que se passou nos bastidores do experimento que, supostamente, "demonstrou" tal teoria.

Essa teoria não foi demonstrada por apenas uma experiência. Mas várias outras, feitas ao longo de várias décadas por várias pessoas diferentes e com aplicações tecnológicas.

A localização de algo no espaço é algo intuitivo. A organização da bagunça feita pelo nascimento de um modelo geométrico nada tem a ver com o mundo real. é um invenção humana (como as divindades - você não pode encontrá-las).

Os modelos científicos inventados pelos homens pra descrever o mundo real não tem a ver com o mundo real só porque são invenções humanas? Eu ainda acho que você não entendeu a diferença entre um modelo e a realidade e qual é o papel da observação.

Num corpo suficientemente massivo, todas as estruturas ocas que dão corpo à matéria desabam, fazendo com que partículas até certa "classe dimensional" (tamanho) se toquem diretamente, sem espaços intersticiais.

Unidas por absurda pressão, tornam-se "intertravadas", sem nenhum espaço para liberdade de movimento.

(lembrando: Energia=Cinetismo [movimento[)

Boa noite, vou dormir de verdade agora.

Primeiro, energia cinética não é o único tipo de energia.

Segundo, como o seu sistema explica um sistema binário com uma estrela e buraco negro? Nada vai acontecer porque não há espaço para liberdade de movimento? 

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #234 Online: 18 de Janeiro de 2011, 00:23:27 »
A propósito, acabou de sair um artigo sobre a relação entre tempo e informação.

http://arxiv.org/abs/1101.3070

É o primeiro artigo que eu vejo que cita tópicos de fóruns nas referências.

Alano, por que você não conversa com o autor desse artigo para discutir a sua teoria?

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #235 Online: 18 de Janeiro de 2011, 07:00:14 »
Pellicer,

TODAS as formas de energias se realizam através de cinetismo, sem excessão. Felizmente o MIT está de acordo comigo, ele diz que existem DOIS tipos (cinética e potencial), mas se enganou: energia potencial não é energia, mas "potencial para energia", pois algo energizado necessariamente se move (ao nível macro ou microscópico)

Se tens dúvida, experimente citar UMA forma de energia que não se realize através de movimento.

Como Einstein deve ter citado, movimento (energia), como tempo, são "relativos". Assim, posso estar parado em relação à superficie da Terra quando durmo, mas em movimento ao redor do Sol (em relação ao Sol)
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, 07:05:06 por Alano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #236 Online: 18 de Janeiro de 2011, 07:06:06 »
A propósito, acabou de sair um artigo sobre a relação entre tempo e informação.

http://arxiv.org/abs/1101.3070

É o primeiro artigo que eu vejo que cita tópicos de fóruns nas referências.

Alano, por que você não conversa com o autor desse artigo para discutir a sua teoria?

Obrigado pela dica, Pellecier! Valeu mesmo!

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #237 Online: 18 de Janeiro de 2011, 07:08:48 »
Pellecier,

Sei que os fótons tem um comportamento dual. Para mim isto siginifica que eles tem uma "classe de dimensão" abaixo da nossa capacidade de medição de massa.

Basta eu saber que o nada não se movimenta e que onde há movimento (energia) há um "algo" que se movimenta, para saber que a luz é massiva.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #238 Online: 18 de Janeiro de 2011, 12:40:45 »
(Num suposto universo UNO, não decorreria tempo algum).

Decorre tempo sim. Esse jogo tem uma certa duração.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #239 Online: 18 de Janeiro de 2011, 19:14:27 »
A teoria da gravidade de Einstein é uma vergonha! Não se sustenta um minuto!

Então Alano, podes discorrer seriamente sobre o porquê da gravidade einsteiniana explicar e prever fenômenos de modo mais abrangente e acurado que a gravidade Newtoniana? (Me refiro, só para começar, às previsões acertadas a respeito do periélio de Mercúrio... e, depois, e somente depois, sobre as previsões acertadas do grau de curvatura da deflexão da luz por um campo gravitacional e, depois, e somente depois, sobre as previsões da dinâmica espaço-temporal dos últimos 15 bilhões de anos do universo observável, previsões estas que, por exemplo, geraram um dos gráficos de maior concordância entre teoria e dados empíricos já obtidos na ciência, a saber, o espectro do ruído cósmico de fundo). Por favor.

As ondas hertzianas (de "rádio") usam as camadas eletrificadas que cobrem o planeta como meio de propagação

Então ondas de rádio não se propagam no vácuo? Só nessas "camadas eletrificadas"?

"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #240 Online: 18 de Janeiro de 2011, 19:22:16 »
Embora eu esteja num período em que não possa disponibilizar tempo e atenção extras, responderei o mais rápido pois achei seu caso de dar dó. Típico integrante da 4ª categoria de Kong Tsé, extremamente limitado por seus parquíssimos conhecimentos e, principalmente, por sua pífia casuística (sua lógica). E o pior: plenamente *inconsciente* disso. Eu sou 'o cara que faz', não 'o cara que ensina' mas, vez ou outra, em momentos de loucura como este, estendo minha mão. Você "decide" (se for capaz) se aproveita ou não.

Não é a física de Einstein uma responsável pioneira pela "constantização" da velocidade da luz, que pode suscitar dois sentidos que podem gerar confusão: a constância universal e a invariância relativa. Quanto à constância universal, já com Maxwell (talvez antes), isso se encaminhara para um paradigma. Quanto à invariância relativa, a relatividade é uma ponte construída sobre o fosso *empiricamente* aberto entre as teorias mecânica newtoniana e eletromagnética maxwelliana. Não é uma fantasia criada por uma mente filosófica (mágica) como a sua.

Que ciência é esta que afirma que a velocidade da luz - 300.000 km/s - é uma "verdade universal" e atemporal, estando presa neste planetinha?
(Esta ciência  sim é "brincadeira" meus amigos!  Mais exatamente, charlatanismo!)
PQP!!!!!!!!!!!!!! Uma coisa tenho que reconhecer: o magistério é uma profissão que pode ser muito sofrida.

Por favor, explique como a velocidade da luz - 300.000 km/s - é uma "verdade universal" e atemporal?

Primeiro, minha exclamação não foi exatamente direcionada a este seu absurdo. Fiquei mais penalizado com o "Mais exatamente, charlatanismo!" com que você acusa "esta ciência". Muito embora ciência não afirme nada; quem pode afirmar alguma coisa são os cientistas; ciência não é uma entidade, uma pessoa, uma coisa. Muito embora cientista algum afirme que c = 300.000 km/s seja uma "*verdade* universal" como sua capciosidade (espero não sordidamente desonesta) sugere. Cientistas não declaram verdades; fazem afirmações sem medo ou vergonha de errar. Mas isto não significa que qualquer um possa fazer o mesmo. É preciso ser cientista para isso. E você não é.

Então, como você já deve(ria) saber, propagação eletromagnética igual ou semelhante a 300.000 km/s não é uma (declarada cientificamente) "verdade universal". É uma *constante* *considerada*, para todos os fins científicos e práticos, universal. Portanto, sua "pergunta" não é pergunta alguma. Você precisa descobrir o que é fazer uma pergunta de fato ou jamais saberá o que é entender alguma coisa. Ainda assim, vou tentar dizer algo para você, não para respondê-lo, pois que, óbvio, não fez pergunta alguma, mas para tentar salvá-lo do abismo em que estás (ainda que eu não ache possível) e ajudá-lo a formular uma pergunta real.

Antes, vou te dizer que sinto o "cheiro" de uma mente científica a quilômetros de distância e o "fedor" de uma não científica a mais que isso pois que fede muito. Igual a sua. Ou você é um exemplar dos famigerados 'trolles' ou é digno de dó. Os disparates que você diz me fazem rir muito e me despertaram vontade de te "surrar" um pouco. Só que... prepare-se, não sou tão bonzinho quanto os outros.

Como você demonstrou, cabalmente, não conhecer nada de física, vou procurar ser bem simplório para descer o máximo que eu puder e chegar perto do seu nível. Não vou chegar até aí, mas, "berrando", talvez você possa me escutar. Vamos lá (ao que você me... "perguntou"):

Quanto ao "atemporal", é visto que você não se deu conta, mas é justamente da atemporalidade da constância (da propagação) que trata o Magueijo, motivo deste tópico. O Magueijo aponta que a constante não é, ou pode não ser, atemporal. E isso não é nenhuma novidade; o Magueijo não é pioneiro nisso. Qualquer cientista considera as coisas, fundamentalmente, assim. A questão é, sempre, que necessidade ou que motivos temos para levar uma dúvida sistemática a termo (dúvida que é sempre sistemática, para o *real* cientista, não por questões filosóficas mas, apenas, pela necessidade que ele tem do empirismo constante, o que significa que, enquanto uma técnica empírica melhor não demonstrar diferente, o que ele sabe é o que ele sabe e assunto encerrado). As mudanças vêm em ciência porque descobrimos coisas novas no caminho, tenhamos esperado ou procurado por elas ou, principalmente, não. As coisas não mudam em ciência simplesmente porque duvidamos delas e queremos que mudem.

Vamos, agora, ao "universal". Já está esclarecido que não é o que os cientistas dizem (verdade universal); que você está pondo palavras nas bocas deles. Você é o típico caso dramático que nos faz pôr as mãos na cabeça e perguntar: por onde começar?! Diante destas sua palavras:

"Luz são partículas (fótons) emitidas em alta velocidade por corpos maiores. Como qualquer arma de fogo, a velocidade máxima ocorre no momento da emissão (na boca do cano, ou logo depois). Submissa a campos gravitacionais, a partícula diminui sua velocidade na medida em que se afasta da massa emissora. Não pode ser constante nunca, nem em pensamento!"

a coisa (te salvar) se mostra difícil. Você bateu o recorde de disparates por sentença. E não só aí em cima...

Não há comparabilidade entre fótons e projéteis balísticos.

Luz não são partículas; nem mesmo são dualidades onda-partícula, neste caso, porque as entidades onda-partícula não são a luz; compõem a luz. Fótons, como qualquer partícula em que a natureza quântica "sobressaia-se", são entidades duais não simplesmente por que são descritas for funções de onda da equação de Schroedinger mas porque são verificadas, experimentalmente, assim, já desde o tempo de Newton, que abordou mais a natureza corpuscular, e Huygens, que abordou mais a natureza ondulatória (até antes, com trabalhos de outros investigadores de menor envergadura, como Descartes e Hooke).

Os fótons são "emitidos" mas não são impulsionados, como você sinonimiza, "em alta velocidade". A velocidade da luz nem mesmo é uma velocidade clássica porque ondas eletromagnéticas não se deslocam; propagam-se. E sua velocidade está mais (ou totalmente) relacionada à sua natureza ondulatória que à corpuscular ainda que não se deva, estritamente, confundir a "onda" descrita pelas funções de onda com onda eletromagnética. A natureza ondulatória de partículas quânticas é entendida como tão preponderante que, até mesmo, sua característica corpuscular é descrita como 'pacote-de-onda'.

Não são fótons, são ondas eletromagnéticas que se propagam pelo espaço-tempo numa "velocidade" que não é, nem mesmo, propriedade da onda eletromagnética, mas do espaço-tempo em que ela se propaga. Não podem se propagar em velocidade diferente. Não haveria um meio de se "impulsionar" um fóton com "menos força" e/ou por menos tempo e fazê-lo "deslocar-se" a, por exemplo, 150.000 km/s. Ou com mais força e/ou por mais tempo e fazê-lo "deslocar-se" a mais de 300.000 km/s como você, neste caso, deve(ria) saber. Aqui está uma das dificuldades que muitas pessoas têm em entender boa parte das questões relativísticas.

E, aqui, você se desvia da realidade antipodalmente porque a constante universal mais fundamental, neste caso, não é uma propriedade da "luz" (onda eletromagnética), ou seja, sua "velocidade". A constante, na verdade, as constantes universais mais fundamentais são propriedades do espaço-tempo, nomeadamente 'vácuo', neste caso. Só por aqui, entende-se (espero que você já esteja entendendo), que sua pergunta deveria ser, pelo menos, se o espaço-tempo tem as mesmas propriedades em qualquer localidade do universo. Qualquer físico (que seja cientista) tem, fundamentalmente, a consciência de que pode não ter. Mas... e daí? É preciso saber para se afirmar, e só se pode afirmar o que se sabe. E o que se sabe é que a permeabilidade do vácuo é 4Xpi X 10^-7 henry/m e a permissividade do vácuo é 8.854 X 10^-12 farad/m. Estas são constantes universais mais fundamentais que c.

Você pode perguntar se estas constantes são universais mesmo; se elas apresentam o mesmo valor em qualquer lugar (ou "tempo", se acha que tempo não é, também, um "lugar"), em qualquer parte do "vácuo universal", ou "espaço livre", ou "nada absoluto", ou "éter", ou... como preferir chamar. Mas, a partir daí, terá um problema novo: você não poderá mais "ver" o espaço-tempo como o seu "nada absoluto" pessoal. Porque o seu nada absoluto tem propriedades intrínsecas como qualquer outra "alguma coisa".

Se você conhecêsse o trabalho de Maxwell, saberia que suas equações do eletromagnetismo, simplificadas para 4 (duas delas) apontam para a propagação eletromagnética, unicamente pelas variações dos campos elétrico e magnético e suas relações variavelmente conexas. Uma de suas soluções definem a velocidade da luz. O eletromagnetismo de Maxwell é clássico e já descreve bem a propagação eletromagnética, e a teoria quântica não muda muita coisa nesse sentido.

Nada do que escrevi até agora, ainda, faz parte da coça que estou disposto a te dar. Vou começar a sova, bem de leve, a partir de agora.

Como você arrota um "enoooooorme conhecimento" 'irrestrito' (espero que capte o trocadilho) sobre relatividade geral ao ponto de querer desmantelá-la (como eu estou rindo ao escrever isso...), quero te fazer uma(s) pergunta(s). Se você acha que essa sua descrição subnewtoniana de gravitação é suficiente e que o espaço-tempo não possui propriedades intrínsecas, como explicaria a irregularidade da órbita de Mercúrio e o desvio da propagação eletromagnética* (não dos fótos, entendeu?); (aproveite e explique o para o vermelho também)?

*Neste último momento, vejo que o "grande Feynman" chegou antes de mim (para variar...). Mas é um reforço. Vamos ver, Alano.

Também, se você acha que o "nada" existe, explique a dilatação do tempo, a contração de Lorentz e porque, numa simples equação para descrever a trajetória eletrônica num tubo de raios catódicos (caso tipiquíssimo em engenharia) é necessário introduzir correção relativística (variação de massa)? Não entendeu o que isso tudo tem que ver com o "nada"? Sofra. Pode "colar" (dos seus "500 livros" que, ou não são científicos; ou você não lê; ou não entende). Você vai precisar muito mesmo...

Você já se esquivou várias vezes mas, pelo menos de um forista em particular, o fez vergonhosamente. Se fizer isso comigo, só não estará levando uma coça porque estará fugindo como um covarde. Você já fez isso com ele. Fará comigo?

Só mais uma pergunta. Esse seu avatar é você mesmo? Tem uma cara, com esses óculos, de "professor", de "intelectual" esnobe. Eu pareço mais um 'playboy quarentão' mesmo. Tenho cara de cafajestão bobo (sem inteligência) e normalmente, me olhando, ninguém dá nada por mim (bom, ELAS, dão PRA mim), mas... as aparências enganam.

Ah! E Maxell é uma marca de pilhas e baterias, não o grande, o gigante James Clerk MAXWELL, que não era nenhum deus, mas muito mais que isso -- era um cientista.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #241 Online: 18 de Janeiro de 2011, 19:39:27 »

Então Alano, podes discorrer seriamente sobre o porquê da gravidade einsteiniana explicar e prever fenômenos de modo mais abrangente e acurado que a gravidade Newtoniana? (Me refiro, só para começar, às previsões acertadas a respeito do periélio de Mercúrio... e, depois, e somente depois, sobre as previsões acertadas do grau de curvatura da deflexão da luz por um campo gravitacional e, depois, e somente depois, sobre as previsões da dinâmica espaço-temporal dos últimos 15 bilhões de anos do universo observável, previsões estas que, por exemplo, geraram um dos gráficos de maior concordância entre teoria e dados empíricos já obtidos na ciência, a saber, o espectro do ruído cósmico de fundo). Por favor.

As ondas hertzianas (de "rádio") usam as camadas eletrificadas que cobrem o planeta como meio de propagação

Então ondas de rádio não se propagam no vácuo? Só nessas "camadas eletrificadas"?

A falcatrua de Einstein foi tentar explicar  os campos gravitacionais usando o efeito da própria gravidade, como já expliquei anteriormente.
A gravidade NÃO curva o espaço (não há como curvar o nada), mas curva o que houver no espaço. Na prática pode dar na mesma, mas é um erro grotesco de teoria.

Aparentemente, a força gravitacional é uma forma de magnetismo inerente à todo corpo. A diferença está em que não atrai apenas ferrosos, mas todos os corpos. Aqueles que pesquisam campos, magnetismo e física subatomica são as pessoas ideais para desvendar o mecanismo desta atuação. Se já se sabe de fato qual a mecânica dos campos magnéticos, não será difícil compreender de vez a gravidade (a mecânica ao nível atômico e subatomico).

Obviamente que as ondas hertzianas se propagam no vácuo, através das "ondas portadoras". mas com desempenho diferente da Terra.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #242 Online: 18 de Janeiro de 2011, 20:05:57 »
(Num suposto universo UNO, não decorreria tempo algum).

Decorre tempo sim. Esse jogo tem uma certa duração.

Poder ser e pode não ser. Existe uma miríade de comportamentos cósmicos.
Em minha primeira visão (quando ainda acreditava em "partículas fundamentais") me parecia que, ao atingir certa massa, tudo se inter-travava, como um saco de bolinhas sujeito à grande pressão;

Atualmente, creio que, no interior dum astro hipermassivo, o movimento e tempo correspondente ocorrem em ritmo muito lento, podendo chegar a dois finais diferentes:

1- Ao atingir certa massa crítica, o corpo se comprime tanto que virtualmente some (fica tão pequeno que passa para outra "classe dimensional").
3- Ao atingir certa massa crítica, o corpo se comprime tanto que as forças repulsivas causam uma explosão (inflação repentina), nos moldes do suposto big-bang)

Era isto,
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, 20:08:08 por Alano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #243 Online: 18 de Janeiro de 2011, 20:39:22 »
Meu caro Cientista (ou será SnowRaptor?)

Parabéns pelo seu brilhante texto e pela profundidade do seu conhecimento!

Babação de ovos à parte,

Tens toda a razão, eu não sou um cientista da física ou da cosmologia. Para mim, isto me dá alguma vantagem: Olho o mundo sem o olhar viciado do profissional e isto me possibilita ver algumas coisas novas.

Eu não teria problema de responder à tuas questões, mas não vou fazê-lo no momento, pelo clima animoso que estabeleceste no próprio texto. Não há nada que eu diga que vás procurar ver com simpatia ou mesmo olhos curiosos. Ficou estabelecido que rejeitarás tudo, por isto seria perda de tempo.

Se tua postura fosse minimamente pacienciosa e respeitosa, como a do Pellicer, não hesitaria em responder.

Mas, façamos um trato: Tu respondes àquelas "perguntinhas fundamentais" que postei e respondo às tuas, OK?

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #244 Online: 18 de Janeiro de 2011, 20:46:23 »
E num outro número, salvo engano, eles substituem o tempo.

O tempo é o movimento dos ponteiros conforme regular cadência dos mecanismos de um relógio, embora possa ser o movimento da lua ao redor da terra até determinado ponto estabelecido que receberá um nome propício ou então da terra em torno do sol cujo nome é ano.
Por essas, inventaram o dia, que não é uma realidade em si, só uma abstração dela.  :P

Brilhante, Mabumbo! :)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #245 Online: 18 de Janeiro de 2011, 20:51:27 »

Tens toda a razão, eu não sou um cientista da física ou da cosmologia. Para mim, isto me dá alguma vantagem: Olho o mundo sem o olhar viciado do profissional e isto me possibilita ver algumas coisas novas.

Traduzindo: "Minha ignorância é a base do meu conhecimento". :)

Ou interpretei errado?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 18 de Janeiro de 2011, 20:55:26 »
Obviamente que as ondas hertzianas se propagam no vácuo, através das "ondas portadoras". mas com desempenho diferente da Terra.

Hã????
WTF???

Descreva os processos, please?  :hein:

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #247 Online: 18 de Janeiro de 2011, 21:02:48 »

Traduzindo: "Minha ignorância é a base do meu conhecimento". :)

Ou interpretei errado?

Está perfeito! :)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #248 Online: 18 de Janeiro de 2011, 21:03:59 »

A falcatrua de Einstein foi tentar explicar  os campos gravitacionais usando o efeito da própria gravidade, como já expliquei anteriormente.
A gravidade NÃO curva o espaço (não há como curvar o nada), mas curva o que houver no espaço. Na prática pode dar na mesma, mas é um erro grotesco de teoria.

Aparentemente, a força gravitacional é uma forma de magnetismo inerente à todo corpo. A diferença está em que não atrai apenas ferrosos, mas todos os corpos. Aqueles que pesquisam campos, magnetismo e física subatomica são as pessoas ideais para desvendar o mecanismo desta atuação. Se já se sabe de fato qual a mecânica dos campos magnéticos, não será difícil compreender de vez a gravidade (a mecânica ao nível atômico e subatomico).

Alano, pelamordedeus traga um pouco mais de respeito à classe dos engenheiros. Poucas vezes li coisas tão insensatas de alguém que, no mínimo, e normalmente, costuma entender um pouco (um pouco, pouco mesmo) mais de ciência do que a patuléia. Não sei de onde tirastes tuas idéias sobre a relatividade, mas de leituras de fontes de cientistas de verdade é que não foi. Os "ataques" do Magueijo são infinitamente mais ricos em conteúdo e semântica que seus palavrórios. Boa sorte com o Cientista, se ele tiver saco para isso tudo. Tua arrogância para com pessoas ligadas diretamente às áreas que desconheces e atacas é um claro sinal da inépcia, da indoutice, clinicamente imputados aos filósofos de bar. Saiba que nutro uma esperança sincera de que sejas mais que isso.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #249 Online: 18 de Janeiro de 2011, 21:09:02 »
Hã???? WTF???

Descreva os processos, please?  :hein:

Não sou muito aficcionado nestas coisas. Melhor veres este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modula%C3%A7%C3%A3o

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!