Autor Tópico: João Magueijo aponta erro de Einstein  (Lida 58119 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: João Magueijo aponta erro de Einstein
« Resposta #200 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:25:12 »
Alano, você já leu o link da minha assinatura hoje?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #201 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:29:53 »
SnowRaptor,

Tu me direcionas ao estudo da dilação do tempo, mas te recusas a explicar o que é tempo?
Vamos ficar falando de uma coisa a qual não sabemos sequer definir?

Que coisa esquizofrênica! :)

Tempo é tratado, fisicamente, como uma dimensão tal qual as espaciais, levando em conta uma métrica conveniente. É nesse sentido que falamos de tempo: como um parâmetro, tal qual as distâncias.

O tempo pode servir sim para localizar ou prever a posição de algo no espaço. Mas a definição correta de tempo é outra:

A decorrência de "tempo" significa que partículas ou corpos não ocupam "antes" o mesmo lugar no espaço que "depois" (por estarem energizadas, ou seja, em movimento).

Como toda matéria existente está necessariamente energizada, em cada lugar do cosmos "decorre tempo". TEMPO É UMA FUNÇÃO DA ENERGIA.

(Num suposto universo UNO, não decorreria tempo algum - como num buraco negro hipermassivo).

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 22:32:26 por Alano »
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:30:12 »
.., o modelo de gravitação diz que os corpos curvam o espaço-tempo em sua volta, defender o modelo em questão está no objeto da discussão. Discussão não é apenas quando concordam com você.

Isto é hilário:

1- Tempo NÃO é uma "dimensão"
(e dimensões não existem no mundo real, são fruto da imaginação humana).

2- O tempo NÃO pode ser "curvado".

3- Espaço NÃO poder ser "curvado".

Então isto NÃO é uma discussão.

Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #203 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:36:45 »

Então isto NÃO é uma discussão.

Acabei de explicar o que é "tempo" e já expliquei mais do que uma vez sobre as outras questões  acima (1,2, 3).

Argumentos à respeito de minhas afirmações, ao invés de ataques, são bem-vindos.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 22:38:49 por Alano »
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #204 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:43:54 »
Alano, eu não vou ficar repetindo coisas que eu já pedi para você ler.

Se você é teimoso a ponto de afirmar categoricamente, mais de uma pessoa que dedicou toda sua vida adulta a estudar física, que a sua dedução lógica é a que vale, e bater o pé sobre isso como uma criança mimada e exigindo que "contra-argumentemos" sabendo que você vai tampar os ouvidos e cantar "LALALA DIMENSÃO NãO EXISTE LALALA", eu não vou perder meu tempo discutindo com você.

Leia isto e comente, por favor: http://insti.physics.sunysb.edu/~siegel/quack.html
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #205 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:44:17 »
Alano, você já leu o link da minha assinatura hoje?

Li sim, logo depois de teres respondido àquelas questõezinhas básicas.... :)

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #206 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:47:28 »
Alano, eu não vou ficar repetindo coisas que eu já pedi para você ler.

Se você é teimoso a ponto de afirmar categoricamente, mais de uma pessoa que dedicou toda sua vida adulta a estudar física, que a sua dedução lógica é a que vale, e bater o pé sobre isso como uma criança mimada e exigindo que "contra-argumentemos" sabendo que você vai tampar os ouvidos e cantar "LALALA DIMENSÃO NãO EXISTE LALALA", eu não vou perder meu tempo discutindo com você.

Leia isto e comente, por favor: http://insti.physics.sunysb.edu/~siegel/quack.html

Para quem dedicou toda sua vida adulta a estudar física, tu andas fraquinho mermão (não sabias nem o que é tempo e pulou todas as outras questões) ... :)
Aparentemente, aprendeste a decorar textos e repetí-los. Isto não é aprender a PENSAR.
Dois de meus vizinhos (irmãos) são professores universitários de física. São fraquinhos também.... :)

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 22:51:40 por Alano »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:50:33 »
Cobro R$80,00 a hora para dar aulas de física.

Se você quiser, passo-lhe meus dados bancários.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #208 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:53:25 »

Quando tu souberes responder às perguntinhas básicas que te fiz, mesmo colando, passes os tais "dados bancários" :)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:54:24 »
Já disse, a resposta que o Pellicer deu é mais que suficiente.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #210 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:56:26 »
Hum, saquei o modelo cosmológico do Alano
Toda a matéria está unida por fios invisíveis com características elásticas especiais.  Como temos 1.000000000000000000000000000000... objetos no Universo, e todos estão ligados, na verdade estamos numa grande teia.
Logo Deus é uma aranha gigante, que criou a teias.

Acertei?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #211 Online: 17 de Janeiro de 2011, 22:56:58 »
Gentem,

Estou indo dormir. Confesso que tenho me divertido bastante. Se a recíproca não é verdadeira, sinto muito.
Não sei como ensinar "senso de humor".

Abraço,

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #212 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:01:40 »
Gravidade é uma força atrativa fundamental, que atua sobre TUDO o que existe no cosmos.

A gravidade atua sobre partículas sem massa? Ou na sua teoria, partículas sem massa não existem? Ou melhor ainda, massa, assim como as dimensões, não existem?

Não será que saber disto está de bom tamanho. Será que faz muita falta a existência de uma "teoria da gravidade"?

Faz falta sim. Por isso que tem muita gente trabalhando pra desenvolver uma teoria da gravidade. Aparentemente você também está. Já mandou um artigo para uma revista com peer-review?

Se a velocidade dos planetas fosse significativamente maior, sairiam "pela tangente" pela ação da força centrífuga. Se a velocidade fosse bem mais baixa, se fundiriam com sua estrela (colapsariam, pela ação da força gravitacional).
Somente se mantém em órbita porque sua velocidade é "equilibrada" o suficiente para mantê-los por períodos muito longos atados à estrela como por um fio invisível.

Se dimensão não existe, como você pode falar de velocidade?

Há mais muita "teoria" à respeito disto?

Sim. Você não faz ideia.

Até o momento, tudo o que podemos dizer sobre as forças atrativas (como a gravidade) é que são uma espécie de "memória do estado UNO da matéria".

Aparentemente, todos os corpos jamais se fragmentam de fato, por época dos suposto Bang! Ficam atados por alguma espécie de fios invisíveis muito elásticos.

Isto é tudo o que tenho, sinto!

Como o Snow disse, dá pra refutar muito fácil essa hipótese. Se fossem fios elásticos, a atração seria maior se a distância dos corpos forem maior. Mas o observado na gravidade é que a força é proporcional ao inverso do quadrado da distância. Logo o seu modelo não prevê o que é observado como a gravitação de Newton e por isso o seu modelo não é considerado válido.

Isto é hilário:

1- Tempo NÃO é uma "dimensão"
(e dimensões não existem no mundo real, são fruto da imaginação humana).

Eu já te expliquei a diferença entre o mundo real e um modelo. Se você não entendeu, diga exatamente qual parte da minha explicação você não entendeu. Repetir a explicação anterior é duvidar da sua inteligência.

2- O tempo NÃO pode ser "curvado".

3- Espaço NÃO poder ser "curvado".

No entanto, o modelo que diz que a curvatura do espaço-tempo descreve o movimento dos planetas é o modelo aceito atualmente pela comunidade científica.

O tempo pode servir sim para localizar ou prever a posição de algo no espaço. Mas a definição correta de tempo é outra:

A decorrência de "tempo" significa que partículas ou corpos não ocupam "antes" o mesmo lugar no espaço que "depois" (por estarem energizadas, ou seja, em movimento).

A sua definição de tempo depende da localização de algo no espaço, então como que essa sua definição "correta" é diferente da outra?

Como toda matéria existente está necessariamente energizada, em cada lugar do cosmos "decorre tempo". TEMPO É UMA FUNÇÃO DA ENERGIA.

E o que isso tem a ver com a sua teoria que não tem a ver com a gravitação newtoniana ou relatividade geral?

(Num suposto universo UNO, não decorreria tempo algum - como num buraco negro hipermassivo).

Por que não decorre tempo num buraco negro hipermassivo?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #213 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:02:00 »
Eu gosto do Magueijo e acho que existe muito mérito no trabalho dele -- e mais ainda na forma como ele submeteu sua ideia a despeito de todas as críticas e conselhos em contrário que recebeu de colegas. Ele fez tudo isso não se rebelando contra as "injustiças" da Academia, mas respeitando as regras do jogo acadêmico e ainda assim fazendo sua voz ser ouvida.

Para mim, ao menos, essa história é muito mais importante do que saber se Magueijo está certo ou não.

E quanto ao outro patrício cabeçudo eu dou um conselho da Moderação: baixe a crista e aprenda a debater. O peso de mais de 105 anos de experimentos e testes estão contra você. Se acha que a Relatividade está errada, bem, pode muito bem ser que esteja. Mas vamos precisar de mais do que um monte de assertivas soberbas para concordar consigo.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #214 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:04:39 »
Hum, saquei o modelo cosmológico do Alano
Toda a matéria está unida por fios invisíveis com características elásticas especiais.  Como temos 1.000000000000000000000000000000... objetos no Universo, e todos estão ligados, na verdade estamos numa grande teia.
Logo Deus é uma aranha gigante, que criou a teias.

Acertei?

Não sejas maldoso, Francisco!

Leste o post mesmo? Viste como me referi ao tema? Não afirmei muita coisa, dei "um parecer".

Mas, em tua ironia maligna, acertaste (sem saber):  O cosmos é mesmo trespassado por uma malha gravitacional muito densa.

By the way:

"Deus"(sic) é uma corruptela de Zeus, antiga divindade grega que, em verdade, serve para nomear Yaveh, o patriarca/divindade judaica que os canalhas do romanos nos impuseram goela abaixo.

Nem Yaveh (morto há uns 4.000 anos), nem nenhuma fantasia escapista humana criou coisa nenhuma.

O COSMOS NÃO  FOI "CRIADO" OU TEVE QUALQUER "INICIO".  A natureza  atemporal da Natureza é exatamente esta que apresenta: Matéria energizada (as vezes em estado UNO, as vezes fragmentada - localmente).

Tua ironia é a prova de que te faltam argumentos.

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 23:11:53 por Alano »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:06:03 »
Gravidade é uma força atrativa fundamental, que atua sobre TUDO o que existe no cosmos.
[...]

Voce critica quem considera c constante para todo o Universo.

E mesmo assim voce faz o mesmo tipo de generalização, desta vez para o alcance da força gravitacional.

É ilógico.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:08:07 »

Eu quero aprender o MCUAA.

Quando posso começar?
Foto USGS

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #217 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:08:20 »
[...]

E mesmo assim voce faz o mesmo tipo de generalização, desta vez para o alcance da força gravitacional.

É ilógico.

Não critico ninguém à respeito disto. Não luto contra pessoas, luto contra idéias.
Onde exatamente está a "falta de lógica"?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:10:35 »
[...]

É ilógico.

Não critico ninguém à respeito disto. Não luto contra pessoas, luto contra idéias.
Onde exatamente está a "falta de lógica"?

Aplicar uma generalização por conveniência.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:13:09 »
Só consigo pensar na célebre frase de Pauli: "Not only is it not right, it's not even wrong!"...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:16:59 »
Voce poderia, por favor, nos apresentar a sua refutação, principalmente a parte matemática e os experimentos que a corroboram?

Geotecton,

Desculpe, mas isto nada tem a ver com matemática, e sim com a lógica mais rasteira.

Somente a lógica não serve.

Citação de: Geotecton
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:18:25 »
Por falar em tempo... Numa SCIAM eles não definem, simplesmente sugerem o tempo como a medida de como as coisas se movem e evoluem (ou declinam). E num outro número, salvo engano, eles substituem o tempo.
Achei a idéia elegante, simples...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #222 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:23:32 »
Nós Físicos tratamos o tempo ora como um parâmetro útil para descrever a evolução de um sistema, ora como uma dimensão tal qual as outras 3 habituais. Não existe, até onde sei, uma definição formal e fundamental do que seja o tempo -- da mesma forma que não existe uma definição formal e fundamental do que seja massa, carga e várias outras grandezas.

Mas essa ignorância professa não significa que estamos de mãos atadas, longe disso :)

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #223 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:34:21 »
Pellicer,

A gravidade atua sobre partículas sem massa? Ou na sua teoria, partículas sem massa não existem? Ou melhor ainda, massa, assim como as dimensões, não existem?
O termo "partícula" é auto-evidente: Uma parte pequena (não nula).
Tudo o que existe no Cosmos é material, se não for material, não existe, pois, existência é sinônimo de materialidade.
Por exemplo, energia não existe, acontece.  Eh o comportamento de um corpo que, este sim, existe.
Se dimensão não existe, como você pode falar de velocidade?
Vou repetir: Tudo o que existe é "tridimensional". Mas é uma impropriedade chamar assim, pois tudo o é.
As chamadas tres dimensões espacias são uma abstração teórica, para facilitar a lida com o mundo e ensinar.
Eh uma forma de "organizar" a bagunça, para poder lidar com ela.
Logo o seu modelo não prevê o que é observado como a gravitação de Newton e por isso o seu modelo não é considerado válido.
Tens toda a razão, já tinha me dado conta disto. Mas, se releres meu post, vai ver que não afirmo muita coisa, digo que "parece" ser assim etc..
(ainda não bati o martelo sobre isto).
Eu já te expliquei a diferença entre o mundo real e um modelo.
Sim, sei bem a diferença. Não falo de modelos, só me interessa o mundo real e de fato.
No entanto, o modelo que diz que a curvatura do espaço-tempo descreve o movimento dos planetas é o modelo aceito atualmente pela comunidade científica.
Já se aceitou como verdade tanta bobagem.... Creio que esta é mais uma delas. Ainda mais que sei da falcatrua que se passou nos bastidores do experimento que, supostamente, "demonstrou" tal teoria.
A sua definição de tempo depende da localização de algo no espaço, então como que essa sua definição "correta" é diferente da outra?
A localização de algo no espaço é algo intuitivo. A organização da bagunça feita pelo nascimento de um modelo geométrico nada tem a ver com o mundo real. é um invenção humana (como as divindades - você não pode encontrá-las).
Por que não decorre tempo num buraco negro hipermassivo.
Num corpo suficientemente massivo, todas as estruturas ocas que dão corpo à matéria desabam, fazendo com que partículas até certa "classe dimensional" (tamanho) se toquem diretamente, sem espaços intersticiais.

Unidas por absurda pressão, tornam-se "intertravadas", sem nenhum espaço para liberdade de movimento.

(lembrando: Energia=Cinetismo [movimento]) até o MIT concorda comigo! Eh só ver a video-aula sobre tempo.

Boa noite, vou dormir de verdade agora.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2011, 23:46:11 por Alano »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #224 Online: 17 de Janeiro de 2011, 23:40:55 »

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!