Autor Tópico: João Magueijo aponta erro de Einstein  (Lida 58122 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: João Magueijo aponta erro de Einstein
« Resposta #275 Online: 19 de Janeiro de 2011, 12:34:01 »
Estou advertindo formalmente TODOS os presentes a moderarem a linguagem e evitar xingamentos.

Estou advertindo formalmente o Alano também a parar com sofismas e falácias e ou apresentar argumentos científicos que sustentem suas teses -- equações e modelos científicos seriam o ideal, mas aceito links no arxiv.org com publicações relevantes. Não é argumento de autoridade quando vários profissionais de ciência rebatem que você está errado e mostram as razões  -- e acredite, você está redondamente errado.

Vou trancar este tópico até as 08h (de Brasília) de amanhã para dar tempo o bastante para todo mundo ler o aviso. Depois disso, a insistência em floodar o tópico com opiniões subjetivas e ataques sem embasamento à Relatividade serão considerados trollismo e punidos com Cartão Amarelo. Ofensas e xingamentos serão punidos da mesma forma.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #276 Online: 20 de Janeiro de 2011, 13:43:55 »
Tópico reaberto. Peço desculpas pelo atraso em fazê-lo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #277 Online: 20 de Janeiro de 2011, 14:17:19 »
Só gostaria de dizer para o Alano que as ondas hertzianas seguem princípios iguais ao da luz e suas propriedades são, em vários casos, iguais.

Se não fossem não existiriam radares por exemplo.

Portanto é impossível desassociar uma da outra... Soa incoerente.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #278 Online: 20 de Janeiro de 2011, 14:20:03 »
Mas onda hertziana (cara, quem usa essa expressão?) é eletromag, luz é óptica, tem nada a ver, meu!  :stunned:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #279 Online: 20 de Janeiro de 2011, 14:22:13 »
Mas onda hertziana (cara, quem usa essa expressão?) é eletromag, luz é óptica, tem nada a ver, meu!  :stunned:

Apenas comprimentos de ondas distintos.  :histeria:

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #280 Online: 20 de Janeiro de 2011, 19:58:19 »
Caros foristas,

É bem provável que seja senão o último post neste tópico, um dos últimos (vou migrar para outras searas do fórum). Por isto peço um adicional de tolerância para com este “sabe-nada” aqui.

Não entrei no tópico com intenção de causar celeuma, mas sim por que vinha de encontro ao meu pensamento sobre “vel. Constante” da luz (sic). A reação hostil de alguns colegas adicionou  algo ao meu conhecimento do homem:

Não são apenas os religiosos, mas todos - uns mais outros menos – odiamos abrir mão de nossas crenças, ver nosso conhecimento e posição ameaçados por algo novo que não conhecemos nem dominamos. Na dúvida, tentamos de qualquer modo desqualificar o ousado novidadeiro (se ele estiver certo, então estou errado!).

Eu mesmo tive tal reação quando, aos 14 ou 15 anos, o irmão mais velho de um colega de ginásio contou-me que na época do “farwest” (idos de 1800), não eram todos os americanos que andavam armados e com roupas de “cowboy”. Ainda hoje lembro-me bem do espanto e decepção que senti naquele momento.

Pela reação de alguns, aprendi também (tardiamente, vale confessar), que cursar uma universidade ensina a decorar textos e fórmulas, mas, não ensina a pensar com a própria cabeça (pensamento criativo e original). Pelo contrário, tende a castrar tal tipo de criatividade, como bem ilustra a história do João Magueijo.

Não vou pedir que “acreditem” no que vou reforçar abaixo, mas que tentem compreender com suas próprias mentes (é isto que vale):

a.   O que é "tempo"?  Tempo significa que partículas ou corpos não ocupam "antes" o mesmo lugar no espaço que "depois" (por estarem energizadas, ou seja, em movimento).

b.   O que é "espaço"? Espaço é o (relativo) vazio que separa corpos massivos.

c.   O que é "energia"? Energia é cinetismo inercial. O que se move está energizado.

d.   O que se opõe a "universo"? Universo significa “fragmentado”. O que se opõe é “Unido” ou “UNO”.

f.  O que causa a existência de toda energia? Só existem dois tipos de força: Atrativa e Repulsiva. Elas são as “mães” originais de toda a energia do Cosmos.

e.   d. O que é "matéria"? (ou massa, se preferir) Todavia não tenho certeza o que é, mas, parecer ser uma coisa horrível para uma mente cartesiana (como a nossa): Parece não ser feita de nada material (parece ser virtual). Horripilante!

f.   Não existe nada “igual” na natureza. “Igualdade” é apenas uma abstração intelectual.

g.   Não existe nada “permanente” na natureza (a não ser ela própria). É apenas uma abstração intelectual.

h.   Não existem quaisquer “dimensões” espaciais (X,Y,Z,T). São apenas uma abstração intelectual.

i.   Mesmo que houvesse "dimensões", tempo NÃO seria uma, pois apenas significa que as coisas se movem (ao nível micro e macro). Tempo é um reflexo da energia (no energy, no time).

j.   Não existe nenhum “gênero de indivíduo único” (UM homem, UM grão de areia, UMA folha, UM planeta etc.). A natureza apenas pode e “sabe” produzir massivamente.

k.   Nem mesmo dois fótons contíguos tem a mesma velocidade.

l.   Nem mesmo dois átomos de hidrogênio são “iguais”.

m.   O espaço não pode ser “curvado (sic). O que está nele sim.

n.   Não existem “partículas fundamentais”. O que existe são “classe de dimensões” infinitamente aninhadas (É senhores, teremos de engolir o conceito – absurdo - de infinito).

o.     Pelo motivo acima, o super colisor de hádrons hora em teste não irá revelar nada de muito interessante, mas pode ser que finjam um pouco, para justificar os gastos e garantir os empregos.

p.   O Cosmos (multiverso) não teve qualquer “início”. Esta é sua natureza atemporal: matéria energizada (O “Big Bang” se refere apenas ao nosso “quintal”). “Tempo” decorre em seu interior energizado (ao mover algo, marca “tempo”).

q.  Não existe nada "constante" no Cosmos, muito menos velocidade.

Se alguém quiser debater em privado, vou apreciar (meu e-mail está abaixo da foto)

Bye,
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2011, 22:27:16 por Alano »
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #281 Online: 20 de Janeiro de 2011, 20:44:17 »
Boa sorte em sua nova religião, Alano. Alguns de seus mandamentos são até interessantes. No fundo acho que até irias gostar de ciência, se tivesses um mínimo de leituras sérias (para perceber que não sabes do que estás falando, a ponto de recusar até mesmo o efeito psicológico que o caracteriza... foges de todas as perguntas - o esperado para quem não sabe do que está falando - não trazes fontes, não explicas, nem sequer argumentas... apenas promulgas... coisa que nenhum pesquisador sincero faz... mas tudo vale quando se trata do fundador da referida religião, não é mesmo? Vide Jesus, Maomé e cia.). O pensador sério ARGUMENTA, não promulga.

"Quanto menos se entende, mais se quer discordar".
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #282 Online: 20 de Janeiro de 2011, 21:08:18 »
 :o

Passei mais de 1h do meu expediente lendo este tópico!  :susto:

Eu não lia um post assim desde aquele do muleque que com um lápis e a Wikipedia tinha reconstruído todo o conceito da química.  :stunned:

Mas de um adolescente, dá até para dar um desconto. Agora para alguém com décadas de vida, é no mínimo lamentável.

Gostei muito da argumentação dos foristas que tiveram paciência em argumentar e responder ao Alano mesmo este se esquivando dos questionamentos levantados, ou quando respondia, só com falácias e achismos. Acho que a moral da história deste tópico foi o link que o SnowRaptor insistiu ao Alano ler e comentar, do Efeito Dunning-Kruger.

Realmente, é um efeito perigoso.  :olheira:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #283 Online: 20 de Janeiro de 2011, 21:42:42 »

Eu não lia um post assim desde aquele do muleque que com um lápis e a Wikipedia tinha reconstruído todo o conceito da química.  :stunned:

Mas de um adolescente, dá até para dar um desconto. Agora para alguém com décadas de vida, é no mínimo lamentável.
...

Você já viu as ondas teta?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #284 Online: 20 de Janeiro de 2011, 22:26:20 »

...

Você já viu as ondas teta?

Não. O que seria?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #285 Online: 20 de Janeiro de 2011, 22:42:21 »
../forum/topic=23687.0.html#msg579223

não há nada igual no mundo

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #286 Online: 20 de Janeiro de 2011, 22:52:56 »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #287 Online: 20 de Janeiro de 2011, 23:17:32 »
Acho que a moral da história deste tópico foi o link que o SnowRaptor insistiu ao Alano ler e comentar, do Efeito Dunning-Kruger.

E não é só o Alano que deveria ler sobre o Efeito Dunning-Kruger, outros foristas também estão precisando. :(

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #288 Online: 21 de Janeiro de 2011, 00:46:59 »
Acho que a moral da história deste tópico foi o link que o SnowRaptor insistiu ao Alano ler e comentar, do Efeito Dunning-Kruger.

O crédito é do Dr. Manhattan que me mostrou o link pela primeira vez ;)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #289 Online: 21 de Janeiro de 2011, 01:04:45 »

E não é só o Alano que deveria ler sobre o Efeito Dunning-Kruger, outros foristas também estão precisando. :(

Eu sofro disso com medicina. Eu acho que sei mais lendo o que eu acho no Google do que médicos que estudaram por anos.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #290 Online: 21 de Janeiro de 2011, 01:10:31 »
Considerando que você provavelmente sabe mais estatística que eles, talvez você não esteja completamente errado... ::)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #291 Online: 21 de Janeiro de 2011, 07:00:46 »

A ironia é uma gracinha, mas, como antes, argumentos que é bom, nada! (nenhum cobrão se aventurou a responder as "perguntinhas básicas", que dei de bandeja no postão acima).

Vão rindo...
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #292 Online: 21 de Janeiro de 2011, 08:36:13 »
Caros foristas,

Não entrei no tópico com intenção de causar celeuma, mas sim por que vinha de encontro ao meu pensamento sobre “vel. Constante” da luz (sic). A reação hostil de alguns colegas adicionou  algo ao meu conhecimento do homem:

Não são apenas os religiosos, mas todos - uns mais outros menos – odiamos abrir mão de nossas crenças, ver nosso conhecimento e posição ameaçados por algo novo que não conhecemos nem dominamos. Na dúvida, tentamos de qualquer modo desqualificar o ousado novidadeiro (se ele estiver certo, então estou errado!).
O problema não é esse, mas o fato de você simplesmente apresentar uma ideia absurda e não apresentar argumentos ou evidências que a sustente, além de ignorar o que os outros foristas postam e ainda dizer que ninguém apresenta argumentos.

Pela reação de alguns, aprendi também (tardiamente, vale confessar), que cursar uma universidade ensina a decorar textos e fórmulas, mas, não ensina a pensar com a própria cabeça (pensamento criativo e original). Pelo contrário, tende a castrar tal tipo de criatividade, como bem ilustra a história do João Magueijo.
Você não pode querer se comparar ao Magueijo, ainda que possa haver discussões na academia sobre as idéias dele, ele apresenta argumentos que sustentam sua posição, além disso, como o Snow colocou, suas idéias estão sendo debatidas. Já você apenas quer que suas idéias sejam aceitas sem questionamento.
Não vou pedir que “acreditem” no que vou reforçar abaixo, mas que tentem compreender com suas próprias mentes (é isto que vale):

a.   O que é "tempo"?  Tempo significa que partículas ou corpos não ocupam "antes" o mesmo lugar no espaço que "depois" (por estarem energizadas, ou seja, em movimento).
Se fosse assim, uma partícula a 0k estacionada estaria "sem tempo" e isso não ocorre. Tempo é uma dimensão que não pode estar desassociada das espaciais e que (até o momento) possui um único sentido em relação à expansão do universo.
b.   O que é "espaço"? Espaço é o (relativo) vazio que separa corpos massivos.
Espaço não é "espaço sideral" e nem pode estar desassociado do tempo. O espaço-tempo é o tecido que compõe o próprio universo.
c.   O que é "energia"? Energia é cinetismo inercial. O que se move está energizado.
Energia não é algo propriamente definido, a grosso modo seria algo capaz de produzir trabalho, mas também é uma definição pobre. O que você chama de energia é apenas um tipo específico, a cinética, mas temos outras que não encaixam nela como a potencial, a elástica, a química...
d.   O que se opõe a "universo"? Universo significa “fragmentado”. O que se opõe é “Unido” ou “UNO”.
Universo significa única versão, logo seu oposto seria o multiverso.
f.  O que causa a existência de toda energia? Só existem dois tipos de força: Atrativa e Repulsiva. Elas são as “mães” originais de toda a energia do Cosmos.
Vide acima
e.   d. O que é "matéria"? (ou massa, se preferir) Todavia não tenho certeza o que é, mas, parecer ser uma coisa horrível para uma mente cartesiana (como a nossa): Parece não ser feita de nada material (parece ser virtual). Horripilante!

Massa é uma propriedade da matéria, mas não é ela em si. Há quem diga que seria energia em seu estado sólido, mas a princípio é aquilo formado por determinadas partículas fundamentais.
f.   Não existe nada “igual” na natureza. “Igualdade” é apenas uma abstração intelectual.
Não sei até que ponto essa afirmação é verdadeira, pois existem partículas gêmeas.
g.   Não existe nada “permanente” na natureza (a não ser ela própria). É apenas uma abstração intelectual.
Diria que nem a natureza.
h.   Não existem quaisquer “dimensões” espaciais (X,Y,Z,T). São apenas uma abstração intelectual.
Isso é fácil de se provar com um instrumento chamado régua
i.   Mesmo que houvesse "dimensões", tempo NÃO seria uma, pois apenas significa que as coisas se movem (ao nível micro e macro). Tempo é um reflexo da energia (no energy, no time).
Vide acima
j.   Não existe nenhum “gênero de indivíduo único” (UM homem, UM grão de areia, UMA folha, UM planeta etc.). A natureza apenas pode e “sabe” produzir massivamente.
Aqui você se contradiz, mas (de maneira geral) são todos únicos.
k.   Nem mesmo dois fótons contíguos tem a mesma velocidade.
Se estiverem no mesmo meio terão sim.
l.   Nem mesmo dois átomos de hidrogênio são “iguais”.
Dependendo da classe, serão sim. O que é igual para você?
m.   O espaço não pode ser “curvado (sic). O que está nele sim.
Pode sim na presença de massa. Experiências de observação durante eclipses solares provam isso.
n.   Não existem “partículas fundamentais”. O que existe são “classe de dimensões” infinitamente aninhadas (É senhores, teremos de engolir o conceito – absurdo - de infinito).
Primeiro não existem dimensões e depois existem? O que seriam quarks que já foram observados?
o.     Pelo motivo acima, o super colisor de hádrons hora em teste não irá revelar nada de muito interessante, masmedida pode ser que finjam um pouco, para justificar os gastos e garantir os empregos.
Teoria da conspiração.
p.   O Cosmos (multiverso) não teve qualquer “início”. Esta é sua natureza atemporal: matéria energizada (O “Big Bang” se refere apenas ao nosso “quintal”). “Tempo” decorre em seu interior energizado (ao mover algo, marca “tempo”).
Não há comprovação de multiverso e nem sobre se o universo teve um começo ou não, mas o tempo começa a partir de sua expansão.
q.  Não existe nada "constante" no Cosmos, muito menos beldade.
Constantes cosmológicas sim. Beldades as vejo sempre quando vou à praia. :)
[/quote]

Se alguém quiser debater em privado, vou apreciar (meu e-mail está abaixo da foto)

Bye,

[/quote]

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #293 Online: 21 de Janeiro de 2011, 11:06:49 »

A ironia é uma gracinha, mas, como antes, argumentos que é bom, nada! (nenhum cobrão se aventurou a responder as "perguntinhas básicas", que dei de bandeja no postão acima).

Vão rindo...

Por que pessoas como o Alano acham que devemos dar grandes atenções a ele? Ou eles se sentem tão especiais debatendo com céticos ou são extremamente carentes de atenção?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #294 Online: 21 de Janeiro de 2011, 11:24:53 »
Agora vou pedir ajuda aos físicos do fórum para desenvolver fornecer informações mais precisas.....

Me lembro que a anos atrás alguns cientistas estavam trabalhando com o congelamento de átomos até a temperatura do zero absoluto (-273,15 °C) e haviam conseguido congelar um átomo por algumas frações de segundo.
Pelo que entendi é um conceito no qual um corpo não conteria energia alguma.

Este experimento não acaba, mesmo de forma indireta, confirmando as afirmações de Einstein?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zero_absoluto

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #295 Online: 21 de Janeiro de 2011, 11:39:45 »
Quais afirmações de Einstein?

Na verdade, a temperaturas muito baixas, os bósons (partículas de spin inteiro, como átomos de hélio ou rubídio)  se acumulam todos no mesmo estado quântico, essencialmente ocupando todos o mesmo estado e cada partícula com um mínimo de energia, esse estado é conhecido como Condensado de Bose-Einstein, então, Eistein estudou o comportamento da matéria a temperaturas muito baixas, desenvolvendo a ideia do indiano Bose, obtendo um resultado que foi verificado experimentalmente em 1995.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #296 Online: 21 de Janeiro de 2011, 11:54:07 »
Primeiro: é possível aproximar uma amostra do zero absoluto, mas não atingir o zero absoluto.

Segundo: classicamente (ou seja, ignorando a mecânica quântica) no zero absoluto você teria os átomos da amostra com
zero energia cinética. Porém ainda haveria a energia de repouso das partículas, dada por uma fórmula obscura: E = mc^2.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #297 Online: 21 de Janeiro de 2011, 16:32:35 »
Pergunta aos físicos de plantão: o que o Alano tenta definir como energia não seria o momentum linear?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #298 Online: 21 de Janeiro de 2011, 16:35:03 »
Pergunta aos físicos de plantão: o que o Alano tenta definir como energia não seria o momentum linear?

Sei lá. Não tive saco de ler os posts dele. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #299 Online: 21 de Janeiro de 2011, 17:42:40 »

Sei lá. Não tive saco de ler os posts dele. :)

Pow, perdeu altas pérolas.  :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!