Autor Tópico: João Magueijo aponta erro de Einstein  (Lida 58121 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: João Magueijo aponta erro de Einstein
« Resposta #250 Online: 18 de Janeiro de 2011, 21:11:44 »

Tens toda a razão, eu não sou um cientista da física ou da cosmologia. Para mim, isto me dá alguma vantagem: Olho o mundo sem o olhar viciado do profissional e isto me possibilita ver algumas coisas novas.

Traduzindo: "Minha ignorância é a base do meu conhecimento". :)

Ou interpretei errado?

Está perfeito! :)

Ok, agora seja bonzinho e vá ler sobre o efeito Dunning-Kruger.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #251 Online: 18 de Janeiro de 2011, 21:13:19 »
Modulação nada tem a ver com propagação.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #252 Online: 18 de Janeiro de 2011, 21:23:01 »
Spitfire,

Eh, não tem mesmo! Mas, como me foi feita a pergunta, entendi que tinha (a pergunta era sobre ondas de rádio e não ondas eletromagnéticas genéricas). Nâo se pratica transmissões de rádio sem modulação.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, 22:11:22 por Alano »
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #253 Online: 18 de Janeiro de 2011, 21:26:50 »
E num outro número, salvo engano, eles substituem o tempo.

O tempo é o movimento dos ponteiros conforme regular cadência dos mecanismos de um relógio, embora possa ser o movimento da lua ao redor da terra até determinado ponto estabelecido que receberá um nome propício ou então da terra em torno do sol cujo nome é ano.
Por essas, inventaram o dia, que não é uma realidade em si, só uma abstração dela.  :P

Brilhante, Mabumbo! :)
:o

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #254 Online: 18 de Janeiro de 2011, 21:29:02 »

Tens toda a razão, eu não sou um cientista da física ou da cosmologia. Para mim, isto me dá alguma vantagem: Olho o mundo sem o olhar viciado do profissional e isto me possibilita ver algumas coisas novas.

Ou interpretei errado?

Sabes o que é intuição?
Sabes qual o valor da intuição nos trabalhos científicos?
Já leste as palavras de Einstein à respeito?

O profissional fica bastante "cegado" pela longa doutrina. Tende a rejeitar tudo que não se encaixe nela. Assim, perde boa parte da capacidade de enxergar o novo. Perde os "olhos de menino".

« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, 21:31:22 por Alano »
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #255 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:00:43 »
  Daqui a pouco ele vai dar um jeito de colocar o éter <_< nessa história toda. :bua:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #256 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:00:55 »
Alano... como as ondas hertzianas propagam-se de forma diferente na Terra e no vácuo?

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #257 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:02:12 »
Alano... como as ondas hertzianas propagam-se de forma diferente na Terra e no vácuo?

A atmosfera interfere nas transmissões de ondas de Hertz (como na luz). Desde pequeno, quando tínhamos rádio a válvula e pilha, sabia disto.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, 22:04:25 por Alano »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #258 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:05:54 »
Não... a ionosfera não interfere, apenas reflete algumas (e não são todas) frequências de radio, principalmente as de ondas curtas... modulação, propagação e reflexão são coisas diferentes.

Deixa eu refazer a pergunta...

Qual a diferença entre uma onda de radio propagando-se na atmosfera e propagando-se no espaço?

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #259 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:06:20 »
  Daqui a pouco ele vai dar um jeito de colocar o éter <_< nessa história toda. :bua:

Se fores capaz de responder às minhas "perguntinhas básicas" da física, prometo não colocar o "éter" no meio (que até Einstein chegou a crer).

http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=5108&bd=2&pg=1&lg=

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #260 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:07:40 »
Não... a ionosfera não interfere, apenas reflete algumas (e não são todas) frequências de radio, principalmente as de ondas curtas... modulação, propagação e reflexão são coisas diferentes.

Qual a diferença entre uma onda de radio propagando-se na atmosfera e propagando-se no espaço?

As transmissões de rádio variam de acordo com as condições atmosféricas... (como a luz).

E vamos deixar de frescura, esta não é minha área de afinidade. Se queres mesmo saber:

http://reocities.com/CapeCanaveral/launchpad/9057/propagation.htm
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, 22:10:36 por Alano »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #261 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:12:32 »

As transmissões de rádio variam de acordo com as condições atmosféricas... (como a luz).

Não.... elas não variam... apenas são refletidas de formas diferentes de acordo com a ionização da atmosfera... e só em frequências bem baixas diga-se, em frequências muito altas elas varam a atmosfera sem tomar qualquer conhecimento da existência dela.

Não foi esta a minha pergunta.

Como uma onda de radio propaga-se de formas distintas na Terra e no espaço?  por favor, mantenha o foco na pergunta, evite evasivas... também sou formado em eletro-técnica com enfase em telecomunicações, além de radio amador desde 1982.

E não estou nenhum pouco de "frescuras", talvez você, não sei... mas você fez uma afirmação então espero a explicação apropriada dela.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, 22:15:49 por Spitfire »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #262 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:31:53 »
Sptifire,

O seu expertise é extraordinário, mas eu abandonei a Eletro faz uns 35 anos. Não tenho mais afinidade com isto. Vivo de mecânica.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, 22:41:44 por Alano »

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #263 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:34:38 »
Caro Alano

Você é uma metamorfose ambulante. Em alguns momentos você chama Einstein de charlatão, em outros você concorda com o que ele diz, em ambos os casos por conveniência. Você mistura conceitos de física clássica, mecânica quântica e relatividade geral com conceitos  distorcidos de teorias de séculos atrás.

Desculpe mas não tenho capacidade de acompanhar tão exótica linha de raciocínio.
Albert Einstein

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #264 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:39:22 »
Caro Alano

Você é uma metamorfose ambulante. Em alguns momentos você chama Einstein de charlatão, em outros você concorda com o que ele diz, em ambos os casos por conveniência. Você mistura conceitos de física clássica, mecânica quântica e relatividade geral com conceitos  distorcidos de teorias de séculos atrás.

Desculpe mas não tenho capacidade de acompanhar tão exótica linha de raciocínio.

Nunca disse que tudo do Einstein era falcatrua. Mas dizem que a primeira mulher dele (colega de classe) fez boa parte do que se atribui a ele. E que depois da Relatividade não fez nada mais de importancia significativa (talvez porque a mulher o tenha deixado Hehe! Hehe!) :)

----------------------

Talvez parece mais exótica porque está fragmentada. Se eu expusesse tudo num texto corrido, talvez não pensasses o mesmo.

Já acertei várias vezes (confirmado pela mídia). Por exemplo, eu disse que tempo NÃO é uma "dimensão" muito antes de sair na imprensa.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:43:38 »
Sptifire,

O seu expertize é extraordinário, mas eu abandonei a Eletro faz uns 35 anos. Não tenho mais afinidade com isto. Vivo de mecânica.

Não! O meu expertize é medíocre para baixo até, mas uma das coisas que sempre soube é que uma transmissão de rádio se porta como energia (e na verdade ela é) ou como luz, inclusive em sua velocidade.

Vou entender isto como você afirmou que as ondas hertzianas se portam de forma distinta na Terra e no espaço, no entanto demonstrou sequer conhecer conceitos básicos e triviais a ponto de sequer conseguir formular uma proposta distinta.

Esta bom para você assim?

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #266 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:47:23 »
Então por favor faça um texto corrido expondo seus pontos.
Albert Einstein

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #267 Online: 18 de Janeiro de 2011, 22:53:01 »

Ou interpretei errado?

Sabes o que é intuição?
Sabes qual o valor da intuição nos trabalhos científicos?
Já leste as palavras de Einstein à respeito?

O profissional fica bastante "cegado" pela longa doutrina. Tende a rejeitar tudo que não se encaixe nela. Assim, perde boa parte da capacidade de enxergar o novo. Perde os "olhos de menino".

Sabe, a Ciência só começou a se desenvolver pra valer depois que as pessoas pararam de se deixar levar
pela sua intuição e passaram a fazer experiências. Confie em mim quando digo que sei muito bem o valor da intuição nos
trabalhos científicos. Só que a gente aprende que a intuição pode servir como ponto de partida, e que a palavra final é dada
pelos experimentos. E a intuição só ajuda quem já adquiriu conhecimento suficiente para distinguir entre o que é permissível
pela natureza e o que é apenas fantasia. Não é o seu caso, lamento informar.

Se formos nos guiar pela intuição pura e simples, vamos acabar acreditando que o Sol gira em torno da Terra.
Acredite: você não é um ignorante com insights brilhantes. Você é apenas um ignorante.

A propósito: a intuição do Einstein o levou a não aceitar a Mecânica Quântica como uma teoria completa.
Ele estava errado.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #268 Online: 18 de Janeiro de 2011, 23:04:23 »
Alano, poderia me dizer, de acordo com a sua concepção, por que os relógios dos satélites do sistema GPS funcionam em uma frequência maior que os relógios em terra? Como funciona um eletroímã? E como se dá a propagação das ondas de rádio?
Bem, vou tentar (de ouvido mesmo)

1- Os relógios embarcados em satélites e assemelhados marcam um tempo diferente dos iguais mantidos em terra por causa da força gravitacional.

Que é justamente o previsto pela Relatividade Geral (explicado pela deformação do espaço-tempo pela presença da massa de um corpo - a Terra.)

Os relógios em órbita da Terra, por estarem sujeitos à uma força gravitacional mais fraca, aceleram mais (adiantam-se em relação aos do solo). Se eu estiver errado nisto (se atrasam) então pode se que esteja errado em toda esta lógica.

2- Cursei escola de eletrotécnica, esta do eletroímã não vai ser muito difícil: A corrente elétrica, a cruzar por um condutor, cria um campo magnético. Ao ser enrolado como bobina, este efeito é multiplicado pelo número de espiras. Esta força somada age sobre o núcleo ferroso, orientando suas partículas.
Cujo campo elétrico que provoca tal fenômeno é descrito pelas equações de Maxwell!
3- As ondas hertzianas (de "rádio") usam as camadas eletrificadas que cobrem o planeta como meio de propagação.

Em ondas curtas, que usam a ionosfera. Na faixa comercial de FM, por exemplo, na casa de 100 MHz elas se propagam em linha reta (atingem o horizonte de rádio), desde que não haja obstáculos que provoque deflexão...mas issoé outra história (e em outras frequências é diferente...). Na verdade esperava que dissesse sobre os campos elétrico e magnético de novo... Novamente as equações de Maxwell.

Note que, na verdade, você pensa em Relatividade, compreende (mais ou menos) sobre campo elétrico, o que implica em reconhecer as Equações de Maxwell, que levam à constante da Velocidade da Luz. Apesar disso, você diz que a Relatividade é uma falcatrua e c não é constante apenas porque quer assim, ainda que você mesmo se contradiga.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #269 Online: 18 de Janeiro de 2011, 23:09:44 »
Eu fico um pouquinho fora e esse tópico fica quilométrico! Engraçado é ver o Snow na posição do Dbohr, normalmente é com ele que esses foristas quacks implicam.

E ainda aparece o Cientista! Dois bicudos! Só faltam o Enio, o Realidade e o Ramires. Isso vai ficar engraçado... :biglol:

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #270 Online: 19 de Janeiro de 2011, 01:11:43 »
Meu caro Cientista (ou será SnowRaptor?)

Parabéns pelo seu brilhante texto e pela profundidade do seu conhecimento!

Babação de ovos à parte,

Eu não teria problema de responder à tuas questões, mas não vou fazê-lo no momento, pelo clima animoso que estabeleceste no próprio texto. Não há nada que eu diga que vás procurar ver com simpatia ou mesmo olhos curiosos. Ficou estabelecido que rejeitarás tudo, por isto seria perda de tempo.

Se tua postura fosse minimamente pacienciosa e respeitosa, como a do Pellicer, não hesitaria em responder.

Mas, façamos um trato: Tu respondes àquelas "perguntinhas fundamentais" que postei e respondo às tuas, OK?
Por que é tão comum que esquivem-se de mim...? E de modo tão ridículo e vergonhoso? Eu respondi a "pergunta" que você me direcionou. Não vai me responder agora, utilizando-se de desculpas esfarrapadas?

Covarde fujão! Como eu já previa. Não responde porque não sabe, não pode responder. Sou um provocador mas se você é muito sensível, retiro as provocações e me retrato, solenemente, diante de todos. Qual é a sua desculpa agora?

Além do mais, o Feynman te perguntou parte das mesmas coisas que eu. Por que não responde a ele? Ele foi provocativo ou animoso também?

Involução: de "cientista" passou a filósofo; de filósofo, agora apela para a poesia. Sintoma claro de derrota obstinadamente inconfessa.

Está derrotado.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #271 Online: 19 de Janeiro de 2011, 06:56:06 »
Sptifire,

O seu expertize é extraordinário, mas eu abandonei a Eletro faz uns 35 anos. Não tenho mais afinidade com isto. Vivo de mecânica.

Não! O meu expertize é medíocre para baixo até, mas uma das coisas que sempre soube é que uma transmissão de rádio se porta como energia (e na verdade ela é) ou como luz, inclusive em sua velocidade.

Vou entender isto como você afirmou que as ondas hertzianas se portam de forma distinta na Terra e no espaço, no entanto demonstrou sequer conhecer conceitos básicos e triviais a ponto de sequer conseguir formular uma proposta distinta.

Esta bom para você assim?

Como você quiser, não tenho pretensão de conhecer isto mesmo! :)

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #272 Online: 19 de Janeiro de 2011, 07:02:06 »
Meu caro Cientista (ou será SnowRaptor?)

Parabéns pelo seu brilhante texto e pela profundidade do seu conhecimento!

Babação de ovos à parte,

Eu não teria problema de responder à tuas questões, mas não vou fazê-lo no momento, pelo clima animoso que estabeleceste no próprio texto. Não há nada que eu diga que vás procurar ver com simpatia ou mesmo olhos curiosos. Ficou estabelecido que rejeitarás tudo, por isto seria perda de tempo.

Se tua postura fosse minimamente pacienciosa e respeitosa, como a do Pellicer, não hesitaria em responder.

Mas, façamos um trato: Tu respondes àquelas "perguntinhas fundamentais" que postei e respondo às tuas, OK?
Por que é tão comum que esquivem-se de mim...? E de modo tão ridículo e vergonhoso? Eu respondi a "pergunta" que você me direcionou. Não vai me responder agora, utilizando-se de desculpas esfarrapadas?

Covarde fujão! Como eu já previa. Não responde porque não sabe, não pode responder. Sou um provocador mas se você é muito sensível, retiro as provocações e me retrato, solenemente, diante de todos. Qual é a sua desculpa agora?

Além do mais, o Feynman te perguntou parte das mesmas coisas que eu. Por que não responde a ele? Ele foi provocativo ou animoso também?

Involução: de "cientista" passou a filósofo; de filósofo, agora apela para a poesia. Sintoma claro de derrota obstinadamente inconfessa.

Está derrotado.

Velhinho,

Não tenho nenhum problema de admitir minha ignorância e o fiz faz pouco tempo (acima). Não tenho a pretensão de saber mais do que o pouco que sei.
Se não respondi ao Feymann é porque meu tempo é curto. Estou a serviço do meu patrão das 6 às 18:30 e tenho a casa para cuidar.

Mas o trato permanece: Respondes às minhas "perguntinhas fundamentais" e eu dou-me ao duro trabalho de responder às tuas. Pode colar.

:)
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2011, 07:04:24 por Alano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #273 Online: 19 de Janeiro de 2011, 07:05:20 »
Eu fico um pouquinho fora e esse tópico fica quilométrico! Engraçado é ver o Snow na posição do Dbohr, normalmente é com ele que esses foristas quacks implicam.

E ainda aparece o Cientista! Dois bicudos! Só faltam o Enio, o Realidade e o Ramires. Isso vai ficar engraçado... :biglol:

Já está! :)

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #274 Online: 19 de Janeiro de 2011, 07:07:36 »
Manhattan,

Obrigado pelos rasgados elogios! :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!