Alano,
eu estive olhando a experiencia de Michelson - Morley no link que você postou:
http://www.deducoeslogicas.com/relatividade/experiencia.htmlInterpretei da seguinte forma, veja se estou correto (eu ia postar no "porguntas sem vergonha sobre física):
Uma bola de tenis dentro de um navio em movimento viaja à 200km/h
A bola viajando em um Espaço/tempo na razão de 200km/h, digamos: 55,5 metros em 1 segundo
Um observador DENTRO do navio vê a bola viajar 55,5m naquele segundo
O observador FORA do navio vê a bola viajar o curso do saque + o curso do navio. Digamos que o navio percorreu 27,78 metros no mesmo segundo da trajetoria da bola, então no mesmo segundo o sistema bola+navio viajou à 300km/h. A velocidade da bola não mudou.
O que eu quero dizer, é que o sabre de luz do Darth Vaider não vai ficar mais poderoso se ele sair agitando. A velocidade da luz no sabre ainda é o famoso "c" e o Luke como observador veria aquele rastro de luz.
É isso?
Uma outra dúvida é quanto alguns postulados do Geraldo Cacique
1º Postulado – O Fóton – uma fonte de luz emite partículas de energia luminosa em todas as direções com a velocidade c , onde c ~ 300.000 km/s.
OK mas é plágio do Eintein: "A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c em todas as direções e em todos os referenciais inerciais. "
4º Postulado - A Velocidade - a velocidade c de emissão de um fóton sofre sempre a influência da velocidaderelativa v de sua fonte, mudando a sua velocidade vetorial dec para c2 ,onde: c2 = c +v , sendo v = velocidade vetorial da fonte.
Esse postulado contradiz o 1º que é plágio do Einstein. Mas diz uma coisa:
Desde quando a soma vetorial de velocidades é c2 = c + v?
não seria: c2 =
raiz(c²+v²)?
Além do mais, se a formula do tempo da relatividade restrita proposta por Einstein pudesse ser aplicada num triangulo absurdo de velocidades como propoe o Cacique, por que a conta não fecha?
t2² = t1²/(1-v²/c²)
Onde sabemos que:
c=300.000km/s
e supondo uma velocidade v para a nave:
v=1000km/s
num intervalo t1=1s e t2=2s
Eu penso que só porque o Cacique de alguma forma chegou na equação de Einstein não significa que a aplicação e o conceito dele estejam certos.