O Geo é geólogo, não climatologista.
Não estou apelando a autoridade. Leia o trexo que ele quotou e o que o geo disse, não são mutualmente exclusivos, seria preciso mais dados para invalidar o que ele disse.
*Uma maneira de testar esses modelos é rodá-los "para trás", isto é, você parte dos dados climáticos de algum tempo no passado, digamos no começo do século XX e tenta "prever" o clima nos próximos 100 anos. A concordância com as medidas experimentais tem sido muito boa.
Só acho que você rodar um modelo com base só em 200 anos em um clima cujos ciclos duram milhares é um tanto simplista. Mas não sou grande fan de ficar discutindo o aquecimento global em si, mas sim as implicações teóricas.
Bicho, esses modelos incluem fatores como correntes marinhas, absorção de CO2 pelo mar (que varia com a temperatura), atividade solar, albedo, cobertura de nuvens, o diabo. Conheço gente que trabalha com isso: existem diversos modelos, feitos por grupos que competem entre si, e todos eles apontam para a causa humana. Existe uma clara convergência entre os modelos. E a hipótese do aquecimento global antropogênico não é uma ideia nova. Se não me engano, a primeira proposta nesse sentido foi feita nos anos 1950. Até onde sabemos, não existe nenhuma outra forma de explicar essa taxa de aquecimento global que não a atividade humana.
Sobre as consequências, concordo que essa é a discussão que deve ser feita.
O Dr. Manhattan já me colocou no devido lugar: Não sou climatologista, sou apenas um geólogo, nunca tendo participado de nenhum trabalho de pesquisa em área correlata.
Mas os dados, incluindo especialmente os geológicos, indicam que o clima terrestre passou por drásticas mudanças por TODO o tempo geológico. É claro que, geralmente quanto mais antigo for o período considerado, menor é a quantidade de indícios disponíveis. Mas desde o Mioceno (mais de 25 milhões de anos 'ap') não há dúvidas que o clima varia dentro de ciclos, ainda que não regulares em duração, com diferentes fatores que o controlam, alguns já citados pelo Dr. Manhattan: "correntes marinhas" (de superfície e de fundo, estas chamadas de termohalinas, complemento meu); "absorção de CO2 pelo mar (que varia com a temperatura)" (e com o pH, complemento meu); "atividade solar"; "albedo"; "cobertura de nuvens"; variação na composição média dos gases atmosféricos; posição da Terra no ciclo de Milankovitch; posição e sentido de deslocamento dos continentes; existência, posição e altimetria de cordilheiras; o tipo e a intensidade de atividade vulcânica; etc.
Portanto o 'aquecimento global' (aumento médio da temperatura atmosférica pelo aumento na temperatura dos oceanos) é, sem qualquer dúvida, um processo natural, assim como as glaciações. O que ocorre hoje é que um dos principais mecanismos atuantes no 'aquecimento global', o chamado "efeito estufa", tem forte influência humana por causa do desmatamento e da emissão de gases que intensificam este processo, principalmente CO
2 (dióxido de carbono) e CH
4 (metano).
Resumindo: Alterações climáticas globais, incluindo períodos mais quentes e mais frios ocorrem, com certeza, há mais de 2 bilhões de anos, muito antes, portanto, de existirem humanos. Nos últimos 10.000 anos há indícios claros de que as atividades humanas também vem contribuindo para alterar o clima, principalmente nos últimos 250 anos por causa do desmatamento e da queima de combustíveis orgânicos, sejam eles "fósseis" ou não.