Sim, eu tenho três gatos adotados e castrados, o que não foi adotados na verdade apareceu aqui, pois não moro em um apartamento, já vi muitos gatos e cachorros de raça comprados e acho mesmo um absurdo ser conivente com o nascimento de mais filhotes com tantos gatos e cachorros sofrendo nas ruas.
PS: Acho muito mais legal gatos com personalid ades variadas, tenho uma gata nervosinha mas muito inteligente, um gato muito dócil mas meio burrinho e outra gata gorda e preguiçosa...
Castração/Esterilização é a melhor coisa que há! As pessoas ficam com receio porque acham que vai fazer falta para o animal, que ele vai sentir falta de cruzar. Bah, da raiva! Quantas vezes passei mais de 40 minutos explicando os benefícios da castração, porque devemos fazer, e o mamífero me responde com "Ah.. mas deixa ele curtir.. coitado" Como se o animal ficasse inútil, como se para o animal fosse prazeroso. Nem saber que perderam um testículo/útero eles sabem! Quem acaba sentindo por eles somos nós, em sua grande maioria (falo isso por experiência) homens tolos.
Lido com muitos animais castrados/esterilizados, não existe tanta diferença, a única é que eles deixam de ter certos costumes como "marcar território", sair em busca da fêmea.
Muitos preferem deixar seus animais cruzarem, criarem um monte de filhotes para depois jogar na rua, como eles dizem aqui "jogar fora". Muita crueldade.
Muitas pessoas não querem gatas, só gatos, por causa dos filhotes. Passo sempre quase 2 meses em busca de um dono para fêmeas, agora macho, é questão de no máximo 2 semanas. Aqui em São Luis/MA é difícil doar gato, as pessoas não gostam.
Outra coisa, aqui é o único lugar que eu vi veterinário ser contra castração! Da para acreditar????? Parece que castrar um cachorro de raça é crime, já ouvi de veterinário "Não castra não, deixa ele". Onde já se viu isso?!
Castrar é bom, evita uma série de problemas, principalmente nas fêmeas, e claro, evita a superpopulação de animais.
Não sou contra comércio de animais, só sou contra criadores de beira de esquina, que não tem controle nem se preocupam com padrão da ração, só pensam no lucro!
Quero isso no Brasil todo! =
http://www.robertotripoli.com.br/robertotripoli/lei_14483.pdfEu amo gatos! Tenho 3 (todos eram gatinhos abandonados), fora os 5 filhotes e 1 grandão que estão aqui em casa, aguardando adoção. São tão... diferentes, fofos e exigentes!