Por que as vacinas nacionais são ruins? Qual a diferença para as importadas?
Algumas são de qualidade inferior. Chegam a causar a doença que propõem imunizar… Eu já usei nacionais (só anti-rábica), mas elas foram a causa da morte de uma filhote mestiça de Lhasa da minha mãe. Todos os outros vira-latas que nasceram lá foram bem… O fato é que é preciso mais cuidado com animais de raça. A última vacinação que fiz foi do meu SRD e foi a tal anti-rábica… ele ficou dois dias amuado, sem comer… fiquei com medo que fosse ficar doente. Isso nunca aconteceu com as importadas.
Estes R$ 10.000,00 estão já superfaturados… Na verdade todos os gatis formam uma espécie de "Hansa" e nunca abaixam os preços até um certo patamar, o que mantém o preço nas núvens. É o que me parece.
Pode ser, mas é o custo médio para importação de um casal de matrizes… Se você quiser um gato filho de GCH (grand champion) é mais caro.
Os exames também estão superfaturados, assim como a ração… Parece que todo o ramo eleva os preços e mantém uma realidade artificial.
Eu adoraria pagar menos, mas não tem como. E embora eu tenha uma visão bem clara de como são produzidas as rações (sem frescuras de madame), é fato que há mais pesquisas e controle de qualidade nas rações super premium. A legislação brasileira para rações animais exige apenas quantidades mínimas de alguns nutrientes (basicamente gordura, proteína e fribra). As legislações internacinais são bem mais criteriosas e estas rações top seguem a receita importada. Por exemplo, a Royal Canin tem uma linha específica para Maine Coon (que não é ainda comercializada no Brasil), Persas, Siameses… baseadas nas características próprias de cada raça (como tendência a ganho de peso, atividade, comprimento do pêlo). É inegável que paga-se mais por tecnologia, como funciona com tudo na vida.
Eu prefiro não arriscar a prejudicar o desenvolvimento de um filhote que me custou caro dando ração de quinta categoria. E também não venderia um filhote de minha criação para alguém que acharia caro demais vaciná-lo regularmente e dar a ração correta (que não lhe faça bem ou o deixe subdesenvolvido). E infelizmente, isso existe.
Acho que preços mais baixos gerariam mais demanda, que baixariam ainda mais os preços. Talvez o lucro fosse maior, aliás, estou quase certo disso.
O problema é que não dá para baixar muito os preços, porque continua-se pagando caro pelas rações, vacinas, etc. Acaba-se ficando com outra estratégia: ao invés de quantidade, qualidade. E não consigo achar que isso seja ruim para a raça ou para os gatos.
No caso de felinos é bem mais complicado, mas quantas pessoas estão dispostas a telar suas janelas e coibir passeios para evitar acidentes ou mortes? Talvez a pessoa precise pagar caro par cuidar do "investimento", embora esses cuidados deveriam ser tomados com qualquer vira-latas.
De boa, Amom, 170,00 reais não paga nem a castração. Pra dizer a verdade, acho que nem a ração… Um persa padrão show pode ser encontrado aqui em Sampa por 800,00 reais. Esse, eu julgo um preço acessível. Mas cuidado com estes gatinhos vendidos em clínicas e petshops! Você está na porta de uma fábrica de pets. Você pode até achar que são persas, mas não dá para garantir que sejam. Isso sem contar as doenças… Eu já vi persa de pet shop com focinho maior que o meu SRD, que é mestiço de persa. Ele daria um padreador incrível para estas pessoas que cruzam qualquer gato para vender crias. Estes gatos são vira-latas. Se for para ter um vira-lata, eu prefiro adotar um… há tantos gatinhos por aí precisando de lar!
Este tipo de criador a que você se refere é um cruzador de gato, não um criador de um raça. Um criador mantém uma criação porque desenvolve um trabalho de aperfeiçoamento da raça, de melhoramento, de estudo contínuo. Ele expõe seus gatos porque são o fruto do seu trabalho de seleção. Ao longo do tempo é necessário vender os filhotes, porque o trabalho é lento e demorado, mas esse não é o objetivo principal, é um produto colateral da criação.