Eu acho que o foco nem é esse. O que tem se os italianos tivessem errado ou sido parciais? Isso nos dá o direito de nos metermos nos assuntos deles? Sério? Imagina então se resolvessem se meter toda vez que nossos políticos ou nosso judiciário errassem? É o cúmulo da má-vontade defender uma coisa dessas.
Do momento em que ele pediu asilo, o Brasil foi obrigado a se meter, teve que ser julgado o mérito. O fato de ser julgado procedente ou não o pedido, já torna o problema do Brasil também, quer goste ou não. Haveria implicações para a deportação e haveria implicações para a soltura de qualquer modo.
No momento que ele pediu asilo, o Brasil deveria ser obrigado a dizer: -"Não."
Asilo serve para perseguidos inocentes de ditaduras sanguinárias ou teocracias intolerantes que gostam de apedrejar pessoas por peidarem fora do horário. Ponto. Da última vez que eu chequei, a Itália não era nem um nem outro, era uma democracia muito bem instituida e capaz de julgar seus criminosos justamente.
Como já comentaram, demorou para criminosos comuns voarem para a Itália, pedindo asilo, dizendo que foram julgados injustamente, baseado em perseguição religiosa, política, sexual...
E a Itália deveria dar asilo a todos.