Não é somente a "direitona" que está pedido a extradição de Battisti, pois a centro-esquerda também o fez. O único partido de esquerda importante que não pediu a extradição foi o Partido Comunista, mas o silêncio de seus dirigentes sobre o assunto é sintomático.
E lembrem-se de que Battisti não cometeu assassinatos somente por motivação ideológica, pois nem todos os crimes foram contra membros do Estado italiano, como foi o caso do assassinato do joalheiro e que também resultou na incapacitação de seu filho, que ficou paraplégico.
As declarações dos senhores Tarso Genro, Dirceu e Lula, ao longo de todo o transcorrer desta questão, demonstram um viés claramente ideológico. E não importa que tenha havido um "aval" da AGU, pois o STF recomendou a extradição de Battisti, embora (não tão) estranhamente ele não tenha exercido o seu poder para tanto.
Se não me engano o STF deu aval jurídico para extradição, mas deixou claro que essas prerrogativas são do presidente da república e portanto podem ser políticas
A organização de Battisti era estritamente política, seus atos eram políticos, embora a meu ver se alguém matou mesmo que com motivação política tem que ser punido, mas deve-se ater a um julgamento que leve em conta esse fato. A organização de Nelson Mandela, CNA, também matou, e isso se justificava diante da visão deles e de quem os apoiava, até hoje você pode dizer que diante da violência do Aparthaid, até que se justificava a violência, assim com aqueles que defendiam o aparthaid também achavam do seu lado. A OLP palestina também matou, o grupo separatista basco ETA, o IRA na Irlanda, e tantos outros grupos políticos mundo afora, que segundo sua visão ideológica, usam ou usaram do terrorismo para combater um mal maior. Crimes de cunho político- ideológicos devem ser julgados como tal, sob outra perspectiva da que de um crime comum. Atenção para os "patrulheiros" de plantão, não digo que não tem que ser julgado, e sim julgado dentro do contexto.
Assim, a justificativa maior que eu vejo o pessoal defender aqui, que a de que ele é um criminoso comum, que cometeu um assassinato e deve ser extraditado por causa disso é falsa desde o princípio.