Meus argumentos estão postos, sem ataques, sem ad hominens, nem espantalhos.
Então vamos analisar a situação sem fazer uso de ataques, de
ad hominens e de espantalhos.
As bases ideológicas estão postas do seu lado,
Vamos abstrair as bases ideológicas da análise, seja de esquerda, direita, centro, em cima, em baixo, por fora, por dentro, etc.
por não ver os erros que envolveram o seus julgamento e a perseguição que a sociedade italiana e seu principal político faz contra esse criminoso de esquerda.
Quando voce escreve "erros", está falando sobre qual base: Moral ou Legal?
Para evitar subjetivismos, vou me ater ao aspecto legal.
Desde 1948, sem interrupções, a Itália é um país republicano, democrático, parlamentarista e sob um 'estado de direito', quer voce goste ou não. E desde que findou a Segunda Guerra Mundial, o poder lá foi disputado dentro das regras do sistema legal italiano, embora a corrupção na Itália seja quase tão grande quanto a do Brasil, vindo de longa data, antes mesmo dela se tornar uma república.
A Itália e o mundo efervesceu no final dos anos 60 por causa da atuação de grupos subversivos, tanto de esquerda quanto de direita, e neste contexto está inserido Battisti. A "causa" pela qual ele lutou era justa? Não sei, mas é irrelevante na análise da situação que o levou a julgamento e condenação, e que foi a participação em crimes comuns.
E porque é que foram crimes comuns? Porque foram cometidos contra cidadãos que não representavam o Estado Italiano, não sendo possível, então, alegar que ele "combatia" os agentes do Estado Italiano.
Portanto, mesmo que ele estivesse sendo usado pelo primeiro-ministro italiano como estandarte político; mesmo que ele tenha sido delatado por ex-camaradas que buscavam salvar a própria pele; mesmo que ele tenha sido alvo de uma população manipulada, ainda assim os atos que ele praticou/mandou/participou são crimes de lesa-cidadão e não de lesa-Estado.
Aguardo o seu contra-ponto.