Autor Tópico: Convite: Debate inter-blogue  (Lida 41395 vezes)

Narkus

• Visitante
Re: Convite: Debate inter-blogue
« Resposta #200 Online: 26 de Maio de 2007, 22:09:35 »
Eu não posso dizer que a existência de deus é possível, por que não sei o que é deus, não dou qualquer definição.
Mas posso dizer então que deus é "algo possível de ser possível"…
E também posso dizer que qualquer coisa que não definimos é "possível de ser possível"…

Conclusão totalmente inútil!

Narkus

• Visitante
« Resposta #201 Online: 26 de Maio de 2007, 22:11:57 »
Isso pra mim é a prova de que deus não passa de um nome a qualquer coisa que não é definido. Ou seja, deus é uma simbologia a algo indefinido.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #202 Online: 26 de Maio de 2007, 22:21:38 »
A questão não são as caracteristicas de um conceito e sim a sua validade se é falso ou não.
Não. A questão é: quais premissas temos, que nos levam a uma inferência sobre deus?
do Lat. Deus

s. m.,
    ser supremo, infinito, perfeito, criador do Universo;
    divindade;
    causa primeira e fim de todas as coisas;
    cada uma das pessoas da trindade cristã;
    nas religiões politeístas é uma divindade de personificação masculina, superior aos homens, à qual se atribui uma influência especial, benéfica ou maléfica, nos destinos do Universo (grafado com inicial minúscula);

Ainda temos uma perspectiva enciclopédica sobre deus numa perpectiva monoteísta e numa perspectiva não-moteísta:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus

http://pt.wikipedia.org/wiki/Divindade

Quais evidências existem a seu favor e contra? Como podemos encontra-las?
São todas questões que podem ser respondidas e fazer parte do atual método científico. Você nega essa possíbilidade.

Como eu disse: Deus, como um ser metafísico, transcende da natureza. Logo, não é passível que encontremos evidências sobre ele na natureza.
Claro que não e por isso não existe. E não me venha com a frase ausencia de evidencia não é evidencia de ausencia. Eu discordo da frase.

Obvio, se tentarmos atribuir à ele ações na natureza, aí teremos como evidenciar essas ações e 'sua existência' ou não. Mas, por definição, como, com absoluta certeza, provar algo que transcende a natureza?
Não existe transcendencia a natureza, por isto é impossível ser real o objeto deste conceito.

Algo que transcende nossa percepção (e por percepção não pense apenas nos sentidos humanos, pense em todas as ferramentas existentes para perceber o ambiente)?
Seria o desconhecido que é um dos significantes do conceito de deus de forma simbólica. Apenas reforça de que é uma invenção humana.

Premissa: Gatos existem?
Se existem evidências estas comprovam a existência de gatos. O mesmo ocorre com a existência de qualquer ser, é verdadeira ou falsa, existe ou não existe.
Adriano, não leve a mal, mas você precisa de um estudo mais aprofundado de lógica.
Levo a mal sim, sua lógica está falha, não me venha com o apelo a autoridade, no caso a sua por ter curso de lógica dentro do seu currículo. E vale salientar que:
Este sistema foi desenvolvido para propósitos matemáticos, tendo, portanto, limitações no que se refere à análise de raciocínios. Ainda assim, podemos aplicá-lo à filosofia, às ciências e ao conhecimento ordinário, desde que sempre estejamos cientes de suas limitações.Wikilivros
Mas apesar de ter limitações acho útil ulitizar a lógica pois é uma tendencia na filosofia.

Isso não é uma premissa.
Proposições são estruturas lingüísticas passíveis de serem julgadas verdadeiras ou falsas, tais como “Todos homens são mortais”, “Sócrates é homem”, “A água sob uma atmosfera ferve a 100°C”, “Siegfrid matou Fafnir”, “2 + 2 = 4” etc. Não são proposições as estruturas lingüísticas interrogativas (ex: “Quem é você?”) ou imperativas (ex: “Faça isto”), pois elas não são passíveis de serem julgadas verdadeiras ou falsas.

E deus existe ou deus não existe é uma proposição passível de ser julgada verdadeira ou falsa.

Uma premissa é um fato (independente de corresponder a realidade ou não, seja total ou parcial) definido.É um ponto de partida para uma proposição lógica.
Correto, a premissa que proponho é a de que existe um signifado para a palavra deus.

A comparação não é valida para a validação da existência de deus, do conteito de deus como um ser real.

Portanto:
A = existência de deus

A → ¬A 

A (→)implica na (¬)negação de A

A existencia implica na negação da existência e vice-versa.
Seja o que for que você tentou explicar aí, isso não tem a ver com o principio da não-contradição ou qualquer coisa que tenha sido dita aqui.
Considerando a premissa de que a palavra deus contém um significado (conceito) e considerando que este significado aponte para a existência de um ser superior (metafísico) é possível fazer as proposições deus existe ou deus não existe e podemos inferir se são falsas ou verdadeiras, sendo que uma proposição necessáriamente exclui a outra.

Não dá pra encaixar e este é o erro lógico do agnosticismo. Perceba a diferenca do ateísmo.
Como não? O principio da não-contradição, fala da contradição: A ^ ¬A  que significa A e não A, que seria a mesma coisa que: existência e inexistência de gatos. Um gato não podem existir e inexistir ao mesmo tempo!
Assim como o conceito (significado) de deus pode ser falso (não existir) ou verdadeiro (existir). Lembrando que o conceito existe.

As premissas são:

A - Deus é um ser real

B - Deus é uma invenção humana
Ok. Então como concluo A ou B à partir desse sistema?
Como A é falso então B é verdadeiro

Um agnóstico não admite a afirmação deus não existe. Logo uma agnóstico admite a possibilidade de deus existir.
É uma crença pois apesar de não existir evidência alguma ainda se admite a possibilidade.
E o agnosticismo prega que é errado dizer que deus não existe.
Minha pergunta foi outra: no seu texto, me pareceu claro que você falava que o agnosticismo não se importava com alguns deuses, mas ficava 'em cima do muro' com algum outro específico. Fazendo parecer que essa decisão era feita por pura arbitrariedade. Sendo que isso não condiz com a realidade. Você continua com essa idéia na cabeça?

Claro que sim, vamos pegar você como exemplo, você não acredita que não exista deus, logo você acredita que exista a possibilidade de um deus existir. Eu não considero a "(i)lógica agnóstica " de que existe alternativa entre negar e afirmar, mas considero a dúvida  que pode ser devido a falta de informação ou de desinteresse no assunto.

E se você não precisa porquê continua a discussão?
Aprender.
Eu te ensino    :mestre:   :harhar:

E deus não existe na natureza. O agnosticismo não admite esta negativa da existência de deus.
Se existe na natureza, também á transcende - e transcende ela muito bem, porque nós não o percebemos de forma alguma. Se existe só na natureza, realmente, temos motivos suficientes para dizer que essa afirmativa está errada.
Existe apenas a natureza. A crença na possibilidade de existência de deus (agnosticismo) se baseia na premissa de que exista algo além da natureza.

E deus não faz parte da natureza, não como um ser real, mas como um conceito simbólico e imaginário.
Se é simbólico e imaginário eu não sei, nem você.
Eu sei sim, não jogue a sua ignorancia do assunto sobre mim, este é o erro do agnosticismo ao dizer que não podemos saber sobre deus. É o que eu chamo de militância agnóstica.

Claro, podemos defini-lo assim se quisermos. Mas isso, nem com o maior dos devaneios, pode ser provado verdade.
Sua opinião, a minha é a de que vai ser provado e eu acredito existir muitos indícios neste sentido.

Eu como ateu admito apenas a possibilidade hipotética de deus existir, ou seja para fins de refutabilidade da inexistência de deus. Já o agonostico me parece que realmente acredita que possa existir algum deus. Ao dizer que considera incognoscível o conceito de deus, penso estar se referindo a um ser real, pois qualquer conceito de deus seja individual ou cultural pode ser definido através de pesquisas e já temos muitos definidos pelas religiões. O conceito de deus como um ser simbólico e imaginário pode ser claramente definido e pesquisado.
Tem péssimas impressões. Eu não acredito nisso. Alguém deve acreditar, mas isso não quer dizer que acredita porque é agnóstico. Eu só duvido das conclusões sem provas.
E ao dúvidar da inexistência de deus por falta de provas que eu vejo o agnóstico como crente da possibilidade de deus existir. Eu pessoalmente já considero a falta de provas e evidencias de que deus existe como evidência da inexistência. É o que eu penso ser o ônus da prova para quem afirma a existência e não o contrário como pensa o agnóstico e o teísta. 

E como já foi dito: Podemos refutar todos os deuses (ou pelo menos que eles interferem na natureza) inventados pelas religiões e tal.
E todos que porventura forem inventados. Só não vamos poder refutar se não for inventado e sim real. O que eu considero impossível.

Mas isso não quer dizer, nem de longe, que não existe nenhum deus. :)
Discordo e por isso sou ateu, não acredito na possibilidade de nenhum deus.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Narkus

• Visitante
« Resposta #203 Online: 26 de Maio de 2007, 22:24:19 »
Gostei dessa viagem em cima do indefinido…
Mas eu cometi um erro lógico no que diz respeito a "possível de ser possível".
Possível de ser possível = possível

Na verdade podemos sim dizer que algo indefinido é possível!
Se deus é algo indefinido podemos dizer que ele é possível!
Podemos dizer que qualquer coisa não definida é possível!

Mas essa é que o problema de lógica do agnosticismo.
Que alguma coisa indefinida é possível todo mundo sabe.

Então deus não passa de um dos infinitos símbolos que podemos adotar para corresponder a qualquer coisa indefinida.

Assunto resolvido pra mim!

Agnosticismo é a coisa mais inútil que poderia existir  :histeria:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #204 Online: 27 de Maio de 2007, 00:40:32 »
Bom, perdi o rumo da discussão. Só gostaria de esclarecer um ponto:

Ausência de evidências não é evidência da ausência.

Essa frase está certa, e não é só porque Sagan diz. Olhe alguns exemplos:

Maluf não é corrupto, não há nenhuma evidência de que ele roubou dinheiro, logo ele não roubou!
Nunca vimos nenhum extraterrestre, não há nenhuma evidência, logo não existe vida fora da terra!
Nunca vimos a Sandy fazer sexo, não há nenhuma evidência, logo ela é virgem.

Você tem todo direito de discordar da frase "Ausência de evidências não é evidência da ausência", só que tem que existir um ótimo motivo pra isso.

Essa frase pode ser representada também como uma maneira de explicar a falácia Argumentum Ad Ignorantiam:

Citação de: http://www.ateus.net
Argumentum ad Ignorantiam

Argumentum ad Ignorantiam significa “argumento da ignorância”. A falácia consiste em afirmar que algo é verdade simplesmente porque não provaram o contrário; ou, de modo equivalente, quando for dito que algo é falso porque não provaram sua veracidade.

(Nota: admitir que algo é falso até provarem o contrário não é a mesma coisa que afirmar. Nas leis, por exemplo, os indivíduos são considerados inocentes até que se prove o contrário.)

Se uma pessoa não consegue compreender isso, não vejo como ela pode estar apta a discutir sobre um tema tão delicado quanto o agnosticismo.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #205 Online: 27 de Maio de 2007, 00:58:56 »
Ah, e outra questão. "Vai ser provado", "tenho certeza que irá ser provado", "bla bla bla" não significa nada. Ninguém por aqui tem a cara de pau de dizer que pode prever o futuro, portanto sejamos racionais e trabalhemos com ciência.

Existem dezenas de tópicos aqui em que os teístas falam exatamente o mesmo, que um dia será provado e todos nós nos arrependeremos. Até lá, contentem-se em estarem certos pra vocês e errados para ciência.

O motivo do agnosticismo ser a posição mais científica salta aos olhos nesse tópico. Simplesmente nenhum ateu ou teísta apresentou provas científicas da inexistência de deus aqui ou em qualquer lugar do mundo. Isso é agnosticismo, ser racional e admitir que existem coisas que por mais que queremos que existam/inexistam não podemos provar.

Milhares de teístas no mundo também "tem certeza que deus existe", "sabem que um dia irão prová-lo" e criticam todos que tentam duvidar disso. Ao igualar os argumentos do ateísmo a esse nível, vocês se comparam ao pensamento de quem tanto vocês criticam, os teístas.

Um simples tópico em um fórum conseguiu fazer pelo menos três ateus fazerem alegações que não conseguem provar cientificamente. Seria essa uma posição lógica?! Será que não é negar a ciência, que é a principal colaboradora do pensamento crítico (que muitas vezes leva ao ateísmo)?

Eu sei que após criticar tanto a crença dos outros é complicado admitir que você tem uma, só não acredito que seja motivo pra afirmar algo sem provas.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #206 Online: 27 de Maio de 2007, 01:13:35 »
Narkus, assim que você aprender a respeitar o outro debatedor em um debate, receberá respeito, até lá, será prontamente ignorado. Não tenho tempo para discutir com espinhas e hormônios.

Agora, Adriano, vamos lá:

do Lat. Deus

s. m.,
    ser supremo, infinito, perfeito, criador do Universo;
    divindade;
    causa primeira e fim de todas as coisas;
    cada uma das pessoas da trindade cristã;
    nas religiões politeístas é uma divindade de personificação masculina, superior aos homens, à qual se atribui uma influência especial, benéfica ou maléfica, nos destinos do Universo (grafado com inicial minúscula);

Ainda temos uma perspectiva enciclopédica sobre deus numa perpectiva monoteísta e numa perspectiva não-moteísta:

É como se um cego tentasse explicar as cores, sendo que nunca às viu. Aliás, para ele, se vivesse em uma sociedade igualmente 'cega', tanto faz se existem cores ou não.

E por favor, dicionário é para explicar sentido de palavra, não serve como argumento nenhum.

São todas questões que podem ser respondidas e fazer parte do atual método científico. Você nega essa possíbilidade.
Não, porque a ciência estuda a natureza, e metafísica não é natureza.

Claro que não e por isso não existe. E não me venha com a frase ausencia de evidencia não é evidencia de ausencia. Eu discordo da frase.
Se discorda, vai contra a lógica. Ausência da evidência, não significa evidência da ausência. Pode nos dar uma boa pista, mas, não significa de forma alguma o contrário. É difícil explicar isso porque é quase que axiomática a conclusão.

Vamos supor que um rapaz chegue em casa, veja sua mulher lhe esperando, e não tem qualquer evidência que ela estivera antes com um amante, mas ela esteve. A não ser para sua percepção, a ausência da evidência, não significa evidência da ausência.

Não existe transcendencia a natureza, por isto é impossível ser real o objeto deste conceito.
Prove.

Seria o desconhecido que é um dos significantes do conceito de deus de forma simbólica. Apenas reforça de que é uma invenção humana.
Mas não prova.

Levo a mal sim, sua lógica está falha, não me venha com o apelo a autoridade, no caso a sua por ter curso de lógica dentro do seu currículo.
Eu não faria isso pelo meu diploma, Adriano. Se fizesse, foi pelo conhecimento adquirido.

Onde minha lógica é falha?

E vale salientar que:
Este sistema foi desenvolvido para propósitos matemáticos, tendo, portanto, limitações no que se refere à análise de raciocínios. Ainda assim, podemos aplicá-lo à filosofia, às ciências e ao conhecimento ordinário, desde que sempre estejamos cientes de suas limitações.Wikilivros
Mas apesar de ter limitações acho útil ulitizar a lógica pois é uma tendencia na filosofia.
Não discordo, mas, não é você mesmo que dizia que sua evidência contra deus era a lógica da filosofia? Está assumindo, agora, que tem evidências de escopo limitado para inferir sobre deus? :)

E deus existe ou deus não existe é uma proposição passível de ser julgada verdadeira ou falsa.
Sim, aliás, é uma tautologia... O que significa que ele existe ou não. Até ai, concordamos.

Mas, resolva para mim:

Premissa: Gatos são azuis

A proposição "Meu cachorro é azul", dada a premissa supra-citada, é verdadeira ou falsa?

Correto, a premissa que proponho é a de que existe um signifado para a palavra deus.
Não foi isso que você disse no post passado. Você disse que a premissa era: "Deus existe?". Sendo que isso não é uma premissa.

Considerando a premissa de que a palavra deus contém um significado (conceito) e considerando que este significado aponte para a existência de um ser superior (metafísico) é possível fazer as proposições deus existe ou deus não existe e podemos inferir se são falsas ou verdadeiras, sendo que uma proposição necessáriamente exclui a outra.
De onde você tirou que deus existir implica na sua inexistência?

Como não? O principio da não-contradição, fala da contradição: A ^ ¬A  que significa A e não A, que seria a mesma coisa que: existência e inexistência de gatos. Um gato não podem existir e inexistir ao mesmo tempo!
Assim como o conceito (significado) de deus pode ser falso (não existir) ou verdadeiro (existir). Lembrando que o conceito existe.
Ou(disjunção) é diferente de E(conjunção). Simbológicamente, ^ é conjunção. Que volta toda para tentar encaixar sua acusação do agnosticismo viola o principio da não-contradição. Conjunção virou implicação, agora Disjunção. E mesmo assim, não consegui descobrir da onde você tira isso.

Foi uma brincadeira, né? Porque se não foi... eu vou chorar.

Minha pergunta foi outra: no seu texto, me pareceu claro que você falava que o agnosticismo não se importava com alguns deuses, mas ficava 'em cima do muro' com algum outro específico. Fazendo parecer que essa decisão era feita por pura arbitrariedade. Sendo que isso não condiz com a realidade. Você continua com essa idéia na cabeça?
Claro que sim, vamos pegar você como exemplo, você não acredita que não exista deus, logo você acredita que exista a possibilidade de um deus existir. Eu não considero a "(i)lógica agnóstica " de que existe alternativa entre negar e afirmar, mas considero a dúvida  que pode ser devido a falta de informação ou de desinteresse no assunto.
Exatamente, a dúvida!

E você não perde a chance de panfletar, hein? Que coisa de religioso...

Existe apenas a natureza.
Prove.

Eu sei sim,
Prove.

Sua opinião, a minha é a de que vai ser provado e eu acredito existir muitos indícios neste sentido.
Tua fé.

Indícios não representam uma prova.

E ao dúvidar da inexistência de deus por falta de provas que eu vejo o agnóstico como crente da possibilidade de deus existir. Eu pessoalmente já considero a falta de provas e evidencias de que deus existe como evidência da inexistência. É o que eu penso ser o ônus da prova para quem afirma a existência e não o contrário como pensa o agnóstico e o teísta.
Prova quem afirma. Se você afirma que deus não existe, deve provar. O mesmo para o teísta. O agnóstico duvida das afirmações, só isso.

A realidade não funciona com a premissa "nada existe até que se prove o contrário" e nem nunca vai funcionar. Bem, é disso que fala a frase do Sagan.

E todos que porventura forem inventados. Só não vamos poder refutar se não for inventado e sim real. O que eu considero impossível.
Tua crença.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #207 Online: 27 de Maio de 2007, 01:26:45 »

Maluf não é corrupto, não há nenhuma evidência de que ele roubou dinheiro, logo ele não roubou!
Nunca vimos nenhum extraterrestre, não há nenhuma evidência, logo não existe vida fora da terra!
Estes exemplos não validam a frase.

Você tem todo direito de discordar da frase "Ausência de evidências não é evidência da ausência", só que tem que existir um ótimo motivo pra isso.
Para demonstrar que ausência de evidência pode ser evidência de ausencia temos todos os casos de seres mitológicos e de seres imaginários e passíveis de ser imaginados, são as chamadas alegações extraordinários e exatamente por isso que existe o ônus da prova o qual é válido para justificar a afirmação da existência de algo. Caso contrário teriamos que considerar todo e qualquer absurdo como possível.

Se ausência de evidência não fosse evidência de ausência então poderiamos dizer que:

É possível existir um dragão invisíveis na minha garagem.
É possível existir o unicórnio rosa invisível.
É possível existir uma xicara de chá voando ao redor dos anéis de saturno.
É possível existir deus

E qual é o motivo de você considerar os três exemplos primeiros exemplos falsos e o último verdadeiro?

O motivo é que deus é um conceito simbólico, ou seja cultural, faz parte da cultura humana. Por isso que digo que deus é uma invenção humana.

Essa frase pode ser representada também como uma maneira de explicar a falácia Argumentum Ad Ignorantiam:

Argumentum ad Ignorantiam significa “argumento da ignorância”. A falácia consiste em afirmar que algo é verdade simplesmente porque não provaram o contrário; ou, de modo equivalente, quando for dito que algo é falso porque não provaram sua veracidade.

(Nota: admitir que algo é falso até provarem o contrário não é a mesma coisa que afirmar. Nas leis, por exemplo, os indivíduos são considerados inocentes até que se prove o contrário.)
Eu não estou dizendo que deus não existe por não ter provas da existência e sim de que não concordo com a frase ausencia de evidências não é evidência de ausência.

Eu digo e isto durante todo o tópico que deus não existe pois é uma invenção humana. É isto que quero dizer com a hipósete do conceito de deus como simbólico e imaginário.

Se uma pessoa não consegue compreender isso, não vejo como ela pode estar apta a discutir sobre um tema tão delicado quanto o agnosticismo.
Seja mais educado vamos manter o nível da conversa por favor  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Narkus

• Visitante
« Resposta #208 Online: 27 de Maio de 2007, 01:34:21 »
Foi só porque falei que o agnosticismo é a coisa mais inútil que se poderia existir?
Acho que entendi o sentido do agnosticismo, mas até onde entendi não serve pra nada!

Não podemos afirmar que algo existe ou não existe sem definir. Portanto, se deus é algo indefinido ele não pode nem ser questionado, assim como qualquer outra coisa sem definição.

Seguindo a premissa de que deus é algo não definido, ninguém pode afirmar que ele existe ou inexiste.
Se pro agnóstico deus não possui qualquer definição, concordo que é lógico e óbvio de que a existência e inexistência de deus não pode ser comprovada.

Assunto encerrado pra mim!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #209 Online: 27 de Maio de 2007, 01:42:23 »
Ah, e outra questão. "Vai ser provado", "tenho certeza que irá ser provado", "bla bla bla" não significa nada. Ninguém por aqui tem a cara de pau de dizer que pode prever o futuro, portanto sejamos racionais e trabalhemos com ciência.
Eu acredito que a questão de deus vai ser resolvida e a humanidade deixará este conceito primitivo de deus.
Sou contra pensar que esta invenção humana se estenderá até a extinção da espécie. E a ciência trabalha com previsões sim. 

Existem dezenas de tópicos aqui em que os teístas falam exatamente o mesmo, que um dia será provado e todos nós nos arrependeremos.
E não vejo muita diferença entre teísta e agnóstico, um diz que deus existe o outro que tem possibilidaade de deus existir.

Até lá, contentem-se em estarem certos pra vocês e errados para ciência.
Você não é porta-vóz da ciência para falar em nome dela. O agnosticismo não tem nada a ver com ciência.

O motivo do agnosticismo ser a posição mais científica salta aos olhos nesse tópico.
Para mim é o contrário, por isso considero subjetiva esta afirmação.

Simplesmente nenhum ateu ou teísta apresentou provas científicas da inexistência de deus aqui ou em qualquer lugar do mundo.
Mas o agnóstico continua achando possível a existência de deus.

Isso é agnosticismo, ser racional e admitir que existem coisas que por mais que queremos que existam/inexistam não podemos provar.
Isto é ficar em cima do muro, não ter uma decisão devido a falha lógica do agnosticismo.

Milhares de teístas no mundo também "tem certeza que deus existe", "sabem que um dia irão prová-lo" e criticam todos que tentam duvidar disso. Ao igualar os argumentos do ateísmo a esse nível, vocês se comparam ao pensamento de quem tanto vocês criticam, os teístas.
Teísta admitem que acreditam em deus, agnósticos nem admitem que acreditam na possibilidade de deus existir.

Um simples tópico em um fórum conseguiu fazer pelo menos três ateus fazerem alegações que não conseguem provar cientificamente. Seria essa uma posição lógica?! Será que não é negar a ciência, que é a principal colaboradora do pensamento crítico (que muitas vezes leva ao ateísmo)?
A inexistência de deus é mais lógica do que a possibilidade da existência de deus.

Eu sei que após criticar tanto a crença dos outros é complicado admitir que você tem uma, só não acredito que seja motivo pra afirmar algo sem provas.
Eu tenho a crença na inexistência de deus. Por isso não admito a possibilidade de deus existir.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #210 Online: 27 de Maio de 2007, 03:11:15 »
Narkus, assim que você aprender a respeitar o outro debatedor em um debate, receberá respeito, até lá, será prontamente ignorado. Não tenho tempo para discutir com espinhas e hormônios.

Agora, Adriano, vamos lá:

É como se um cego tentasse explicar as cores, sendo que nunca às viu. Aliás, para ele, se vivesse em uma sociedade igualmente 'cega', tanto faz se existem cores ou não.
E por favor, dicionário é para explicar sentido de palavra, não serve como argumento nenhum.
Mas é exatamente isto que estou querendo explicar o sentido da palavra deus. Não há motivo para dizer que não tem meios de inferir deus, pois é uma palavra e um conceito.

Não, porque a ciência estuda a natureza, e metafísica não é natureza.
Mas o conceito de deus faz parte da cultura humana e é passível de ser estudado.
Sobre a metafísica eu só não concordo com o sobrenatural e o exclui, mas vale lembrar:

Citação de: Wikipédia
É um ramo da filosofia que estuda o mundo como ele é. A saber, é o estudo do ser ou da realidade. Se ocupa em procurar responder perguntas tais como:
O que é real?  O que é natural?
O ramo central da metafísica é a ontologia, que investiga em quais categorias as coisas estão no mundo e quais as relações dessas coisas entre si. A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade..

Se discorda, vai contra a lógica. Ausência da evidência, não significa evidência da ausência. Pode nos dar uma boa pista, mas, não significa de forma alguma o contrário. É difícil explicar isso porque é quase que axiomática a conclusão.
E não estou dizendo que é o contrário, e sim uma boa pista, uma evidência.

Vamos supor que um rapaz chegue em casa, veja sua mulher lhe esperando, e não tem qualquer evidência que ela estivera antes com um amante, mas ela esteve. A não ser para sua percepção, a ausência da evidência, não significa evidência da ausência.
Pela lógica concluimos que ele é corno.  :hihi:

Mas e como você lida a afirmação da inexistência de um duende? O que justificaria lidar de maneira diferente com os dois casos?

Prove.
Eu acredito que não e não considero trancêndencia como argumento, apenas se provar também.

Mas não prova.
Mas é uma boa hipótese, dá pra fazer uma teoria até.

Levo a mal sim, sua lógica está falha, não me venha com o apelo a autoridade, no caso a sua por ter curso de lógica dentro do seu currículo.
Eu não faria isso pelo meu diploma, Adriano. Se fizesse, foi pelo conhecimento adquirido.

Onde minha lógica é falha?
Em não considerar um conceito de deus e a possibilidade de existir ou não. Nega as duas proposições a de que deus existe e a de que deus não existe.

Não discordo, mas, não é você mesmo que dizia que sua evidência contra deus era a lógica da filosofia?
Tenho o embasamento filosófico, mas a lógica em questão está detalhada em simbologia e a minha em palavras e conceitos.

Está assumindo, agora, que tem evidências de escopo limitado para inferir sobre deus? :)

Há uma tendência da filosofia em se aprofundar na matemática, a filosofia analítica é proeminente em paises de lingua anglo-saxônicas. E Em lógica, inferência é a passagem, através de regras válidas, do antecedente ao conseqüente de um argumento. Isto eu posso fazer sem a simbogia matemática.

Até ai, concordamos.

Mas, resolva para mim:

Premissa: Gatos são azuis

A proposição "Meu cachorro é azul", dada a premissa supra-citada, é verdadeira ou falsa?
É um teste? A premissa é falsa, a conclusão é falsa e não é possível inferir a conclusão da premissa pois não há correlação entre elas que a justifique, isto independente da validade desta premissa.
Mas não é o que ocorre com o conceito de deus ser falso ou não.

Não foi isso que você disse no post passado. Você disse que a premissa era: "Deus existe?". Sendo que isso não é uma premissa.
Eu evoluo a cada post,  8-) não é só você que aprende. E por isso eu propus a nova premissa na argumentação. Foi o motivo do dicionário e da Wikipédia.

De onde você tirou que deus existir implica na sua inexistência?
A sua confusão deve ter ficado por conta de eu dizer que podemos inferir que são falsas ou verdadeiras, mas quis dizer uma de cada vez, sendo que a falsidade de uma implica na validade da outra e vice-versa.

Foi uma brincadeira, né? Porque se não foi… eu vou chorar.
Não é brincadeira pode chorar, mas eu errei mesmo, o correto é dizer que por B ser verdadeiro A é falso. Ou seja como seu é uma invenção humanda a contrapartida real deste conceito não existe.

Exatamente, a dúvida!

E você não perde a chance de panfletar, hein? Que coisa de religioso…
Mas foi tão esclarecedor.

Existe apenas a natureza.
Prove.

É uma crença minha mas se alguem afirmar o contrário peço provas.

Eu sei sim,
Prove.
Idem.

Indícios não representam uma prova.
E qual o indício de eu estar errado na minha negativa? Só pode dizer que não tenho provas mas não que estou errado. Se acaso fizer peço provas também.

Prova quem afirma. Se você afirma que deus não existe, deve provar.
Vale o mesmo, posso usar o mesmo raciocício, é uma crença, mas se dúvida que prove que estou errado.

O mesmo para o teísta.
Teísta nem conta, como provar algo impossível?

O agnóstico duvida das afirmações, só isso.

Então tudo bem entramos num  consenso com esta afirmativa. E eu faço a afirmativa da inexistencia de deus ou pode ser também a negativa da existência de deus, ou simplesmente digo que deus não existe.

A realidade não funciona com a premissa "nada existe até que se prove o contrário" e nem nunca vai funcionar. Bem, é disso que fala a frase do Sagan.
Já ouvi aqui no fórum que ele estava se referindo a seres extraterrestres e fiquei com esta impressão.

Tua crença.
Exatamente é minha crença e quem duvidar e quizer mostrar que eu estou errado que prove o contrário.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #211 Online: 27 de Maio de 2007, 03:26:19 »
Foi só porque falei que o agnosticismo é a coisa mais inútil que se poderia existir?
Acho que entendi o sentido do agnosticismo, mas até onde entendi não serve pra nada!

Não podemos afirmar que algo existe ou não existe sem definir. Portanto, se deus é algo indefinido ele não pode nem ser questionado, assim como qualquer outra coisa sem definição.

Seguindo a premissa de que deus é algo não definido, ninguém pode afirmar que ele existe ou inexiste.
Se pro agnóstico deus não possui qualquer definição, concordo que é lógico e óbvio de que a existência e inexistência de deus não pode ser comprovada.

Assunto encerrado pra mim!
A premissa de que deus não pode ser definido é falaciosa, pois deus é uma palavra e tem o seu significado. Existe o conceito de deus.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #212 Online: 27 de Maio de 2007, 04:12:23 »

Vai me dizer que o Maluf não é corrupto, não existe vida fora da terra e principalmente que a Sandy é virgem?

Para demonstrar que ausência de evidência pode ser evidência de ausencia temos todos os casos de seres mitológicos e de seres imaginários e passíveis de ser imaginados, são as chamadas alegações extraordinários e exatamente por isso que existe o ônus da prova o qual é válido para justificar a afirmação da existência de algo. Caso contrário teriamos que considerar todo e qualquer absurdo como possível.

Esse "pode" que você colocou muda todo o seu discurso. Antes afirmação, agora possibilidade.

Se ausência de evidência não fosse evidência de ausência então poderiamos dizer que:

É possível existir deus

Já ouviu falar da palavra "infalseável"? (Já cansamos de falar dela por aqui) Essas coisas são infalseáveis, não há evidências contra e nem a favor. Podemos duvidar muito, mas não podemos afirmar que não existem.

Mesmo nesse caso, a ausência de evidências não é evidência da ausência, é apenas uma forte indicação de ausência, mas não é certeza.

E qual é o motivo de você considerar os três exemplos primeiros exemplos falsos e o último verdadeiro?

Pessoalmente, é por pura crença, assim como você considera os quatro falsos. Cientificamente não considero nenhum deles falso. Ceticismo não é negação, é questionamento.

O motivo é que deus é um conceito simbólico, ou seja cultural, faz parte da cultura humana. Por isso que digo que deus é uma invenção humana.

:sleepy:

Eu não estou dizendo que deus não existe por não ter provas da existência

Ah não?!

e sim de que não concordo com a frase ausencia de evidências não é evidência de ausência.

Bem, você está errado. E isso não é questão de opinião…

Eu digo e isto durante todo o tópico que deus não existe pois é uma invenção humana. É isto que quero dizer com a hipósete do conceito de deus como simbólico e imaginário.

Você está falando de deuses específicos, não de um deus desconhecido. O agnosticismo não é específico nesse assunto.

Seja mais educado vamos manter o nível da conversa por favor  :ok:

[/quote]

Ok, desculpe se lhe ofendi de alguma maneira.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #213 Online: 27 de Maio de 2007, 04:32:52 »
Eu acredito

Crença.

que a questão de deus vai ser resolvida e a humanidade deixará este conceito primitivo de deus.

Ok, cada um com sua crença.

Sou contra pensar que esta invenção humana se estenderá até a extinção da espécie. E a ciência trabalha com previsões sim. 

Previsões, não profecias, não advinhações. Previsões exigem indícios, você não mostrou nenhum e não foi por falta de pedirem.

Existem dezenas de tópicos aqui em que os teístas falam exatamente o mesmo, que um dia será provado e todos nós nos arrependeremos.
E não vejo muita diferença entre teísta e agnóstico, um diz que deus existe o outro que tem possibilidaade de deus existir.

Não. O teísta afirma que deus existe, o agnóstico duvida disso. Afirmar é diferente de questionar.

De qualquer maneira, seus argumentos continuam iguais aos teístas, apenas com "eu acredito", "eu acho que um dia vão provar", "é mais lógico".

Você não é porta-vóz da ciência para falar em nome dela.

Alguém aqui é? Você mesmo disse lá em cima que acredita na sua opinião, não há embasamento. Ciência exige embasamento.

Você não é japonês, e não preciso ser porta-voz do Japão pra afirmar isso.

O agnosticismo não tem nada a ver com ciência.

Explique, detalhadamente.

O motivo do agnosticismo ser a posição mais científica salta aos olhos nesse tópico.

Esse tópico é pra discutir exatamente sobre isso, se você não convenceu ninguém que o ateísmo é mais científico que o agnosticismo, minha afirmação de que ele é científico ainda permanece.

Simplesmente nenhum ateu ou teísta apresentou provas científicas da inexistência de deus aqui ou em qualquer lugar do mundo.

O agnóstico duvida da existência de deus. Dúvida é diferente de crença.
O ateu crê (e você vai afirmar isso logo depois nesse mesmo post) na inexistência, sem provas científicas.

Isso é agnosticismo, ser racional e admitir que existem coisas que por mais que queremos que existam/inexistam não podemos provar.
Isto é ficar em cima do muro

O mundo não é preto e branco. Às vezes, e inclusive nesse caso, é melhor não afirmar nada que não possa ser provado pela ciência.

, não ter uma decisão devido a falha lógica do agnosticismo.

Ter uma decisão esclarecida sobre tudo é uma falha lógica. Não sabemos tudo. Ubi dubium ibi libertas.

Teísta admitem que acreditam em deus, agnósticos nem admitem que acreditam na possibilidade de deus existir.

A questão não é o que os agnósticos pensam, é a semelhança dos argumentos seus com os argumentos falaciosos dos teístas. "tenho certeza que deus não existe" e "sei que um dia provarão que não existe" é crença.

O agnóstico não acredita necessariamente na possibilidade de deus existir, ele questiona essa possibilidade.

A inexistência de deus é mais lógica do que a possibilidade da existência de deus.
[/quote]

Lógica não é ciência. Lógica não trabalha com evidências, lógica não faz cirurgias, lógica não escava fósseis.

O ateu indiretamente nega a ciência, isso é lógico?

Eu tenho a crença na inexistência de deus.

Ateísmo é crença, afirmo isso desde o começo.

Por isso não admito a possibilidade de deus existir.

Bom, crença sua.

Um lembrete:

AFIRMAR e CRER é diferente de QUESTIONAR. Pense nisso antes de falar denovo que o agnóstico crê ou admite algo relacionado a deus.
« Última modificação: 27 de Maio de 2007, 04:35:00 por Tash »

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #214 Online: 27 de Maio de 2007, 04:40:09 »
A premissa de que deus não pode ser definido é falaciosa, pois deus é uma palavra e tem o seu significado. Existe o conceito de deus.

"Extraterrestre" também é uma palavra e pode ser definida. Ela é definida como "forma de vida que surgiu fora da terra".

Isso significa que podemos definir exatamente um extraterrestre? Podemos definir do que é feito? Podemos definir se é igual a nós? Não.

Deus possui várias definições. "Inteligência suprema" é uma definição de deus, mas não é uma definição detalhada, não podemos definir como deus existe.

Existem vários conceitos pra deus, e nem todos necessitam de explicação detalhada de seu funcionamento.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #215 Online: 27 de Maio de 2007, 04:47:21 »
Gostei dessa viagem em cima do indefinido…
Mas eu cometi um erro lógico no que diz respeito a "possível de ser possível".
Possível de ser possível = possível

Na verdade podemos sim dizer que algo indefinido é possível!
Se deus é algo indefinido podemos dizer que ele é possível!
Podemos dizer que qualquer coisa não definida é possível!

:)

Sabe o que é estranho? As pessoas demorarem tanto pra entender algo tão óbvio. Todo mundo sabe, mas as pessoas negam.. vai entender.

Então deus não passa de um dos infinitos símbolos que podemos adotar para corresponder a qualquer coisa indefinida.

É basicamente isso...

Assunto resolvido pra mim!

:)

Agnosticismo é a coisa mais inútil que poderia existir  :histeria:

Pois é, todos sabemos o que significa. Às vezes crer em deus ou descrer em deus acaba cegando as pessoas pra uma lógica tão simples...

Narkus

• Visitante
« Resposta #216 Online: 27 de Maio de 2007, 05:03:32 »
Bom...
Então o agnosticismo só serve pra dizer que o indefinido não pode ser considerado impossível  :histeria:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #217 Online: 27 de Maio de 2007, 05:06:41 »
Bom…
Então o agnosticismo só serve pra dizer que o indefinido não pode ser considerado impossível  :histeria:

(risco meu)

"Então o agnosticismo só serve pra dizer que o desconhecido não pode ser considerado impossível", no caso de deus.

Narkus

• Visitante
« Resposta #218 Online: 27 de Maio de 2007, 06:23:24 »
???
Não entendi esse seu risco…

De todo caso é válido :)
« Última modificação: 27 de Maio de 2007, 06:25:48 por Narkus »

Narkus

• Visitante
« Resposta #219 Online: 27 de Maio de 2007, 06:28:26 »
Bom…

(risco meu)

"Então o agnosticismo só serve pra dizer que o desconhecido não pode ser considerado impossível", no caso de deus.
Só no caso de deus? Pela lógica é no caso de qualquer coisa :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #220 Online: 27 de Maio de 2007, 10:41:11 »

Vai me dizer que o Maluf não é corrupto, não existe vida fora da terra e principalmente que a Sandy é virgem?
No que se refere a pessoas é válido a teoria verificacionista, ou seja toda pessoa é inocente até que se prove o contrário. Eu posso fazer estas negativas e você não teria como provar que eu estaria errado.

Esse "pode" que você colocou muda todo o seu discurso. Antes afirmação, agora possibilidade.

Eu consiredo todo e qualquer idéia absurda como impossível.

É possível existir deus

Já ouviu falar da palavra "infalseável"? (Já cansamos de falar dela por aqui) Essas coisas são infalseáveis, não há evidências contra e nem a favor. Podemos duvidar muito, mas não podemos afirmar que não existem.

A falseabilidade é um princípio importante na filosofia da ciência mas não é um dogma. Pelo menos pra mim não é. Veja o paradoxo do corvo que é uma crítica a falseabilidade

Mesmo nesse caso, a ausência de evidências não é evidência da ausência, é apenas uma forte indicação de ausência, mas não é certeza.
Forte indicação e certeza são sinônimos, questões semântivas relativas ao posicionamento contrário de de nossas opiniões.

Pessoalmente, é por pura crença, assim como você considera os quatro falsos. Cientificamente não considero nenhum deles falso. Ceticismo não é negação, é questionamento.

Ou seja você descarta as três primeiras e considera deus como possível de existir. O ceticismo se vale do ônus da prova para descartar alegações extraordinárias. Alegações extraordinárias necessitam de provas extraordinárias. 

:sleepy:

Você não tem como demonstrar que estou errado.

Eu não estou dizendo que deus não existe por não ter provas da existência

Ah não?!
Exatamente estou dizendo que deus não existe pelo fato deste vocábulo não corresonder a uma contrapartida real, que seria o propósito do mesmo.

e sim de que não concordo com a frase ausencia de evidências não é evidência de ausência.

Bem, você está errado. E isso não é questão de opinião…
Eu também digo o mesmo, você está errado e não é questão de opinião...

Você está falando de deuses específicos, não de um deus desconhecido.
Na verdade estou falando da palavra deus e do significado que esta palavra tem, é isto que quero dizer quando me refiro ao conceito de deus.

O agnosticismo não é específico nesse assunto.
O agnósticismo não tem nada de específico pois é autocontraditório.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #221 Online: 27 de Maio de 2007, 11:43:39 »

Previsões, não profecias, não advinhações. Previsões exigem indícios, você não mostrou nenhum e não foi por falta de pedirem.
Você desconsidera a minha lógica filosófica, então não posso mudar a sua crença.

Não. O teísta afirma que deus existe, o agnóstico duvida disso. Afirmar é diferente de questionar.

De qualquer maneira, seus argumentos continuam iguais aos teístas, apenas com "eu acredito", "eu acho que um dia vão provar", "é mais lógico".

No seu caso o seu agnosticismo duvida da crença do teísta de que deus existe e duvida ao mesmo tempo da minha crença de que deus não existe. Imensa contradição.

Você não é porta-vóz da ciência para falar em nome dela.

Alguém aqui é? Você mesmo disse lá em cima que acredita na sua opinião, não há embasamento.

Ter uma opinião não significa que eu não tenha embasamento e nem preciso ter embasamento científico para comprovar a minha opinião.

Ciência exige embasamento.
E exatamente por esse motivo que consiredo que a ciência possa provar que o conceito de deus é uma invenção humana apenas.

O agnosticismo não tem nada a ver com ciência.

Explique, detalhadamente.
Agnosticismo, consiredando a sua visão, agnosticismo nega a existência de deus e também nega a "afirmativa" de que deus não existe. A ciência parte de uma hipótese para a construção de teorias.

Esse tópico é pra discutir exatamente sobre isso, se você não convenceu ninguém que o ateísmo é mais científico que o agnosticismo, minha afirmação de que ele é científico ainda permanece.

E uma crença sua que o agnosticismo seja ciência. Você pode apenas falar que eu não te convenci, e apenas de você, pois você é que está sendo o meu interlocutor, além do Oceanos. Eu estou mais do que convencido da invalidade da filosofia agnóstica.

O agnóstico duvida da existência de deus. Dúvida é diferente de crença.
O ateu crê (e você vai afirmar isso logo depois nesse mesmo post) na inexistência, sem provas científicas.
Dúvidar da existência e da inexistência ao mesmo tempo é ilógico. Mas é a seu pensamento agnóstico.

Isto é ficar em cima do muro
O mundo não é preto e branco. Às vezes, e inclusive nesse caso, é melhor não afirmar nada que não possa ser provado pela ciência.
E a ciência não é uma aquarela enquadar a filosofia agnostica como científica.

, não ter uma decisão devido a falha lógica do agnosticismo.
Ter uma decisão esclarecida sobre tudo é uma falha lógica. Não sabemos tudo. Ubi dubium ibi libertas.
Deus não é tudo, é um vocábulo e um conceito, um conceito inventado pelo homem. Não estou fazendo afimaçõe sobre tudo estou sendo bem específico na temática. Posso não saber de muitas coisas, mas eu sei que deus não existe, e tenho embasamento. É uma crença justificada, mas a minha justificativa ainda é filosófica.

A questão não é o que os agnósticos pensam, é a semelhança dos argumentos seus com os argumentos falaciosos dos teístas. "tenho certeza que deus não existe" e "sei que um dia provarão que não existe" é crença.

O agnóstico não acredita necessariamente na possibilidade de deus existir, ele questiona essa possibilidade.
Este é o lado ateu, duvida da existência. Mas quando dúvida da inexistência temos o lado teísta. É um duplipensar. O teísta tem a motivação de duvidar da inexistência por acreditar na existência.

Um simples tópico em um fórum conseguiu fazer pelo menos três ateus fazerem alegações que não conseguem provar cientificamente.
Não é por acaso que eu me defino como filósofo ateu, tenho plena consciência de que o meu ateísmo é filosófico. E tenho um bom embasamento neste sentido. Você fala de ciência sem conhecer a filosofia da ciência.

Seria essa uma posição lógica?!
É a mais lógica que eu conheço.

Será que não é negar a ciência, que é a principal colaboradora do pensamento crítico (que muitas vezes leva ao ateísmo)?
Falar em nome da ciência igual você faz é semelhante as alegações criacinistas. Eu considero o principal colabolador do pensamento crítico a filosofia da ciência e posso te dizer que a estudo também. A prática científica se fundamenta na elaboração de hipóteses e teorias. O método científico se utiliza da falseabilidade mas ela contém falhas, não pense que a ciência de hoje é a perfeição e que não pode avançar mais.

Citação de: Adriano

Lógica não é ciência. Lógica não trabalha com evidências, lógica não faz cirurgias, lógica não escava fósseis.
A lógica é um dos ramos da filosofia e não é preciso da ciência para uma explanação lógica de um determinado conhecimento.

O ateu indiretamente nega a ciência, isso é lógico?
O meu ateísmo consiste na negação da deus por não acreditar na sua existência e por considerar uma invenção humana. Não estou duvidando de duas posições antagonicas ao mesmo tempo. Antes de negar a ciência o agnosticismo, o seu mais especificamente, nega a lógica.

Eu tenho a crença na inexistência de deus.
Ateísmo é crença, afirmo isso desde o começo.
E uma crença que se opõe ao teísmo. Uma crença com embasamento.

Um lembrete:

AFIRMAR e CRER é diferente de QUESTIONAR. Pense nisso antes de falar denovo que o agnóstico crê ou admite algo relacionado a deus.
Quem questiona a inexistência de deus é o teísta por acreditar que exista. E você qual é o motivo de duvidar da inexistência de deus?
E não me venha com suposições ditáticas que não estou querendo "aprender" o agnosticismo, contra argumente objetivamente.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #222 Online: 27 de Maio de 2007, 12:13:04 »

"Extraterrestre" também é uma palavra e pode ser definida. Ela é definida como "forma de vida que surgiu fora da terra".
Quem acredita na existência de seres extraterrestres se baseia na imensa quantidade de galáxias existentes. Neste caso e somente neste, vale a frase "ausência de evidência não é evidência de ausencia".

Isso significa que podemos definir exatamente um extraterrestre? Podemos definir do que é feito? Podemos definir se é igual a nós? Não.

A quantidade de galáxias no universo é uma evidência de que pode existir possibilidade. E temos um caso de vida numa galáxia que é a nossa. Mas mesmo assim ainda é especulação e não existe nada comprovado.

Deus possui várias definições. "Inteligência suprema" é uma definição de deus, mas não é uma definição detalhada, não podemos definir como deus existe.

Existem vários conceitos pra deus, e nem todos necessitam de explicação detalhada de seu funcionamento.
A base e o padrão do conceito de deus é de um ser superior a humanidade e que criou o mundo, o que podemos extender ao universo, e tem ainda o significado de que criou o homem. É podemos aplicar o paradoxo do corvo ao que não se enquadra no conceito de deus. Entendo mais como um estudo linguístico e conceitual para abarcar todos os significados da palavra, pois é utilizada até para ações cotidianas (vá com deus, fique com deus, oh meu deus, graças a deus, etc).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #223 Online: 27 de Maio de 2007, 12:31:12 »

Sabe o que é estranho? As pessoas demorarem tanto pra entender algo tão óbvio. Todo mundo sabe, mas as pessoas negam… vai entender.
Entramos aqui na filosofia da mente, e um conceito é algo que existe na cultura humana, é uma abstração. Logo algo que não é definido não existe na cultura humana nem como abstração.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #224 Online: 28 de Maio de 2007, 08:38:05 »
Que topico gigante, só li algumas partes, mas rolou a mesma coisa que naquele outro tópico sobre religiões.

Dá pra perceber aqui que alguns ateus são tão ou mais fechados que os teistas, tão materialistas que acham que a verdade da vida se resume a sua propria realidade. tsc tsc.

Estão totalmente presos a uma realidade CULTURAL e acham que essa é a única verdade. E o pior é que nem adianta discutir, que pena.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!