"O agnóstico questiona usar deus pra explicar tudo, e questiona a negação de deus pra tudo."
Vc diz que agnosticos questionam a "negacao de deus para tudo"… Me dá um exemplo em que deus não pode ser negado?
Foi uma frase mal feita. Eu quis dizer que o angóstico nega apenas a questão da existência/inexistência de deus, e não atribui qualquer mistério à entidade deus.
Me explique isso! Você está dizendo que não é atribuído qualquer mistério à entidade deus?
Não é.
Então defina deus oras! O que é deus???
Se eu não uso deus pra explicar mistérios, por que você pede que eu o defina?
Na "minha opinião" a única coisa que impede a negação plena e comprovada desse Deus atual é o desconhecimento humano sobre a origem do tempo e da matéria.
Ou seja, falta saber tudo.
Você já contradisse sua primeira resposta…
Se o homem soubesse tudo não haveria mistério certo?
Aham.
E quais as únicas coisas que podemos atribuir a Deus? Somente aquilo que não conhecemos, você está dizendo isso!
Podemos colocar mistérios em deus, mas não precisamos colocar todos os mistérios em deus.
E anteriormente disse que o agnostico não artibui mistérios a deus!
Vais inventar outro meio-termo do tipo "suposição de crença"?
Podemos colocar mistérios em deus, mas não precisamos colocar todos os mistérios em deus. Eu dei exemplos disso, e posso dar outro, problema do P=NP.
Posso dizer que o resto a ciência já provou que não há qualquer intervenção divina!
Existir não implica em intervir. Não conhecemos tudo, portanto não sabemos o que intervém com tudo.
"existir não implica em intervir"…
Defina o que é existir sem intervir! É algum observador imaginário?
Um jovem garoto tailandês não intervém na minha vida. Ele existe e não intervém.
"Não conhecemos tudo, portanto não sabemos o que intervém com tudo"
E daí?
Se deus existe, ele pode intervir somente em coisas que ainda não conhecemos.
Nem sabemos se há algo que intervém com tudo!
Eu nunca disse isso.
E denovo tais dando uma idéia contrária a sua primeira afirmação de que o agnóstico não atribui mistério a entidade deus. Você está dizendo que é possível alguma intervenção divina só porque não conhecemos tudo?
Sim, uma intervenção divina em algo que não conhecemos. Se deus intervem adicionando um átomo por dia em plutão, não temos como saber.
Ah, e esse lance de plutão é um EXEMPLO, não vá levar a sério como você fez com toooooodos os outros exemplos que eu dei.
Portanto a possível existência desse Deus atual depende desse desconhecimento do homem.
Como eu já disse, é impossível dizer "o que é" o desconhecido. Talvez deus exista e não sabemos… não sabemos
"Como eu já disse, é impossível dizer "o que é" o desconhecido"
Se é impossível dizer o que é desconhecido podemos dizer que "desconhecemos" o desconhecido! Isso é óbvio! O homem nem sequer formulou todas as perguntas possíveis, então obviamente há muito desconhecido que ele desconhece. Aonde você quer chegar?
Chegar ao ponto de que "desconhecemos" muitas coisas, e em meio a tanto desconhecimento o ateu diz "deus não existe". E se deus for uma coisa desconhecida?
No infinito?
Vixe…
Ahm… não.
E outra coisa… Você não disse se estou certo ou errado na minha afirmação. Que o Desconhecido pode ser algo desconhecido isso é óbvio.
Que bom que você concorda.
"Talvez deus exista e não sabemos…"
Me defina o que é deus.
Volte no tópico e veja quantas vezes eu respondi isso pra você e pro Adriano.
Depois sou eu que ando em círculos… claro, você me puxa pra eles denovo.
Se você diz que algo pode existir é necessário definir o que é este algo, correto?
Volte no tópico e veja quantas vezes eu já respondi perguntas similares. O agnóstico QUESTIONA a existência, não afirma. O agnóstico QUESTIONA a inexistência, não afirma. Eu não preciso definir algo que estou questionando…
Já estou prevendo mais uma invenção de meio-termo para esta questão.
Eu usei a lingua portuguesa em todas as minhas respostas e não inventei nenhuma palavra. Se você acha que combinar palavras é inventar, bem vindo a pré-escola.
só falta você me dizer que é possível levar em conta a possibilidade de existência de algo que nem podemos definir.
Denovo… 0 = 2x0 = 0+0
Você acha que pode definir qualquer coisa no universo? Esse fórum é cheio de sabe-tudo!
Se o homem provar a origem do tempo e da matéria ou algo que solucione este enigma, as definições de deus irão simplesmente mudar e receber outros atributos desconhecidos pela humanidade.
Isso é uma profecia?
É uma certeza que tenho mesmo!
Uau… se é tão certeza assim me dê a data, dia e nome da pessoa que descobrirá. Não posso perder esse evento.
Isso me lembra os espíritas afirmando com convicção "um dia provarão que espíritos existem". É muito bonito, mas cadê as provas?
É a mesma certeza que tenho de que o ano que vem será o ano de 2008.
É… to vendo.
A solução do enigma da definicao da origem do tempo e da matéria corresponde a prova de que esse "deus responsavel pela existencia do tempo e da materia" não existe.
Ou a prova de que existe e é a origem de tudo. Não sabemos.
Ops, esqueci da sua profecia lá em cima…
Faça me o favor
Vão ter que dar outros atributos de outras dúvidas que deverão surgir para que exista novamente a possibilidade de existencia de algum deus.
E se realmente descobrirem a origem do universo, pode ter certeza que alguém fará isso, um teísta. E lá estará o agnóstico pra duvidar dele, e dos ateístas também.
É difícil pra você conceber que a humanidade não conhece tudo?!
Eu reconheço que a humanidade não conhece tudo
Que bom…
, mas não afirmo de que há coisas que a humanidade nunca poderá saber.
Ah claro, você até tem certeza da data que descobriremos a origem do universo…
A origem da matéria e do tempo são dois exemplos de coisas que tenho certeza de que a humanidade não conhece ainda e está longe de conhecer. Mas nem por isso afirmo que sejam grandezas que a humanidade nunca poderá descobrir.
Nem eu, mas como você mesmo disse sempre algum teísta "reinventará" deus de uma forma que não saberemos explicar.
Ué? Você está ironizando ou está concordando comigo?
Só podes estar ironizando, porque na resposta anterior você classificou essa minha afirmação de "profecia". Agora virou certeza pra você?
[/quote]
SE a humanidade descobrir, algum teísta reinventará o conceito de deus. Eu não estou afirmando que descobrirão. Pare de colocar palavras na minha boca.
E eu não entendo a lógica de considerar a possibilidade de existência de deus mas não considerar a possibilidade de existencia de duendes ou fadas.
Duendes e fadas são, desde sua origem, folclore.
Ok… O deus atual também é folclore!
Essa é a sua opinião, fale isso dentro de uma igreja pra você ver…
Deus do sol, da chuva, do vento… É tudo folclore. Procura o significado da palavra folclore que vais ver. A possibilidade de existência de deus só é considerada porque alguém alguma vez acreditou em deus e essa crença passou em culturas e gerações.
E eu duvido dessa crença, assim como duvido da crença que os ateus tem na inexistência de deus. Qual o problema disso?
Mesma coisa a lenda do boi tatá aqui de Florianópolis. Hoje em dia ela é ignorada, mas durante algumas gerações foi tida como realidade pelo povo açoriano nativo daqui.
Que bom que não é mais… espero que aconteça o mesmo com o deus
bíblico.
Procure saber o significado da palavra folclore. A lógica do significado vale pra qualquer crença que faça parte de uma tradição cultural.
Inclusive para a crença dos índios em plantas medicinais? A cura é imaginária? Eu sei o significado de folclore… parece que você é quem não sabe.
E não me venha dizer que o deus atual não faz parte de um folclore mundial, onde recebe diferentes nomes e diferentes atribuições que variam conforme o conhecimento cientifico de quem o crê ou o considera possível de existir.
Eu disse que duendes e fadas são folclore desde sua origem. Os deuses nos quais os humanos acreditam surgiram como verdades… Pra algumas pessoas é folclore, pra outras não…
Como eu já disse, a única atribuição possível ao deus atual é colocá-lo como algo responsável pela existência do tempo e da matéria. É mais fácil admitir que não se conhece a origem dessas duas grandezas, do que admitir a possibilidade de deus existir. É um engodo sem tamanho isso.
Denovo misturando as coisas. Nenhum agnóstico aqui disse que deus é responsável pelo tempo e espaço.
Repito, o agnóstico questiona: "deus é responsável pelo tempo e espaço?" não sei.
Eu não disse que algum agnostico disse que deus é responsável pelo tempo e espaço.
Você disse que agnósticos admitem isso, não admitem, eles questionam. Assim como questional
qualquer hipótese infundada pra origem do universo. Enfim, ciência.
O que eu disse é que, do meu conhecimento, apenas o surgimento do tempo e do espaço é que são conceitos possíveis de se atribuir a um deus que seja possível de existir.
…
E faltou você definir esse deus possivel de existir também…
Como vou definir algo de que duvido que exista? Eu apenas considero, mas continuo questionando… não sou obrigado a definir nada.