Autor Tópico: Convite: Debate inter-blogue  (Lida 41394 vezes)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Re: Convite: Debate inter-blogue
« Resposta #175 Online: 26 de Maio de 2007, 03:46:25 »
E questiona pra que se julga impossível obter uma resposta sobre deus?
Questiona quem afirma que deus existe, e quem afirma que deus não existe. O objetivo é não tornar a ciência falaciosa com afirmações que não possuem evidências.
Eu me embaso na filosofia e na ciência.

É o que você diz.

Provando que deus é uma construção humana, um conceito sem uma contrapartida real.
Eu não quero provas da construção de algum deus, quero que você mostre evidências (e não somente especulações) de que é impossível existir inteligência fora da humanidade.

Eu considero como evidência as religiões e as pessoas que tomam atitudes errôneas baseadas em deus. São poucos que consideram que deus não interfira na realidade, e a crença desses poucos são variações das anteriores.

A ciência não se dobra para o que você considera.

Repito: como você sabe que nunca existiu ou existirá uma inteligência não-humana?
Através do conhecimento que tenho. 

É impossível debater com quem acha que sabe tudo.

A ciência tem um bom conhecimento sobre o universo e não foi constatado deus algum. São evidências de que deus é um simbolo do imaginário coletivo.
Isso foi só uma maneira de enrolar e dizer que você não conhece o universo inteiro e toda sua história.
Eu não preciso conhecer todo o universo para saber que deus não existe.

Se você diz...

A ausência de evidências não é evidência da ausência.
Discordo desta frase.

Ela continua sendo verdadeira, indepentende da sua opinião.

Não posso provar mas digo que é possível provar e as evidências indicam que deus não existe.
Estou aguardando desde o começo.
As evidencias por enquanto são subjetivas.

Então não passam de especulação.

Onde estão as evidências? De preferência publicadas por uma publicação periódica científica renomada.
Faço as mesmas perguntas para você sobre a impossibilidade de se comprovar a inexistência de deus. Onde está a evidência de que é impossível? Quais publicações consta?

O ônus da prova é seu, pare de invertê-lo.

O que quero dizer é que é possível provar que deus não existe. E primeiramente faço pesquisas sobre textos de filosofia.

Filosofia não é necessariamente ciência. Filosofia ruim definitivamente não é ciência.

Você insiste nesse negócio da imaginação. Já disse que deus pode existir de uma forma que ninguém imaginou.
Deus é um conceito conhecido na cultua humana e tem os padrões e caracteristicas que definem o conceito de deus. Não é algo aleatório e que possa se desviar totalmente dos conceitos existentes.
Como você pode fazer afirmações como "não é algo aleatório" para algo que afirma não existir?
Eu me referi ao conceito de deus, este existe, quando eu digo que não existe estou afirmando que o conceito de deus como um ser real é falso.

Afirma sem provas, se nega a dar evidências científicas, diz que pode provar as coisas utilizando somente seu conhecimento e inverte o ônus da prova. Sua argumentação está pior do que a de um teísta.

E a ciência aceita a possibilidade de concluir o tema de existência de deus?
A ciência não é uma pessoa, existem diversas opiniões, e a ciência em si não consirera impossível a conclusão do tema de deus, existem cientistas ateus como Dawkins e Dennett, que são ciêntistas e ateus militantes.

Essa é a opinião pessoal deles. A ciência é construída com evidências e não opiniões pessoais.

E à propósito, você cometeu a falácia do apelo à autoridade.

Peço novamente essa conclusão de uma publicação científica periódica notável.
E me mostre uma publicação científica onde consta que é impossível provar a inexistência de deus. O meio científico é onde tem maior proporção de ateus na sociedade.

Duas falácias: inversão do ônus da prova e apelo pra maioria.

E eu já expliquei o contrário.
Então eu vou novamente pedir as evidências, já que ainda não foram mostradas após tantas explicações e explicações. O ônus da prova é todo seu.

Eu digo que é possível provar que deus não existe. Você diz que é impossível. Como pode provar que é impossível provar que deus não existe?

O ônus da prova é seu, quem está com problemas pra encontrar essa resposta não sou eu...

Normalmente na ciência as conclusões costumam vir com evidências e referências que levaram a essa conclusão. Estou aguardando.
E pode aguardar bastante, pois publicações em revistas científicas ainda não tem

Algo tão óbvio e lógico ainda não foi sequer publicado em um científico periódico?! Falta de evidências.

, mas quem sabe ciências da religião é uma área que muito me atrai, já existem pesquisas sobre os sem-religião e em português. Na alemanha é possível ter algo sobre ateísmo.

Sobre ateísmo, sobre deus não.

E como é que você pode comprovar que a existe possibilidade de deus existir? Tem alguma publicação científica indicando alguma probabilidade?

Inverteu novamente o ônus da prova.

Filosoficamente posso te provar que deus não existe.

Filosofia não é necessariamente ciência. Filosofia ruim definitivamente não é.

Pode sim. É uma hipótese e tem muitas evidências.

Não vi nenhuma nesse tópico. Só vi um monte de lógica barata que acabou em "Pode sim, é assim, há muitas evidências". Se há tanta evidência assim, mostre!
Tenho evidências filosóficas.

Filosofia não é ciência.

Mas se desconsidera meus racionícios estamos em rumos separados pois também não me convenceu do agnosticismo.

Não sou proselitista, não quero convencer ninguém. Você foi quem atacou o agnosticismo e afirmou que ele era uma posição ilógica, estou apenas mostrando que não é. Sua falta de argumentos válidos mostra claramente que estou conseguindo.

Qualquer tentativa de provar alguma dessas alegações é essencialmente falaciosa.
Radicalismo seu, a falácia é essa afirmativa.

Até que você traga evidências, afirmar algo sem provar é uma falácia.
Não tenho evidências científicas e sim argumentativas e lógicas.

No próprio sítio "Ateus.net" existe um informativo sobre argumentação que deixa bem claro que lógica não é evidência.

http://www.ateus.net/artigos/ceticismo/logica_e_falacias.php

Refutada como? Como vai comprovar que é impossível provar se deus existe ou não.
Inversão do ônus da prova.
Não há inversão alguma

Veremos a seguir:

, pois eu digo que é possível provar que deus inexiste. E uma afirmação.

Quem afirma é que tem que provar, portanto...

Você pede evidencias, publicações em revista científica,

Claro que peço. Você afirmou sem mostrar evidência alguma.

não tem

Ótimo, não tem.. então...

, então você faz a afirmação de que é impossível provar que deus não existe. Prove que é impossível.

Aqui está a inversão. Você afirmou que deus não existe, eu duvidei. Por que eu tenho que provar?!

É mais fácil provar que deus não existe do que provar que é impossível fazer isto.

A diferença é que você afirma: "deus não existe" e eu questiono: "é possível provar?". Questionamentos não exigem evidências.

Você afirma que deus não existe, é você que tem que provar. Enquanto você não provar isso a questão está "sem solução".
Você considera sem solução, e por isso é agnóstico. Pra mim é um caso resolvido filosoficamente, mas não ainda cientificamente.

Logo, seu ateísmo não é científico.  :wink:

Eu afirmo que é possível.

O ônus da prova é todo seu então. Prove.
Ser possível não significa que já foi provado científicamente. É uma possibilidade, assim como você admite a possibilidade de deus existir. Ao negar a possibilidade de que é possivel provar cientificamente que deus não existe o ônus da prova é seu.

"Possibilidade de que é possível"? Quer inversão de ônus de prova mais feia que essa?! Ou isso é muita hipocrisia, ou muita falta de conhecimento sobre argumentação.

Epa epa! Você disse que é possível provar que deus não existe… cadê a prova?!
Ter ou não ter uma prova científica não invalida a possibilidade de provar a inexistência de deus.

Você acabou de jogar toda a ciência no lixo com essa afirmação.

Você mostrou um monte de lógica, da mesma forma que os teístas fazem. Lógica não é evidência, e o ônus da prova da inexistência de deus é seu.
A lógica é a minha filosofia e as minhas idéias, se não considera paciência, eu também não considero a sua lógica agnóstica.

Seus motivos são filosóficos, os meus são científicos. Filosofe da maneira que quiser, eu trabalho com ciência.

A ciência se utiliza da imaginação para a elaboração de hipóteses ciêntíficas.

Ótimo, então podemos imaginar deus como uma hipótese científica. Aiai, quanta contradição da sua parte.
Então me diga como surgem novas hipóteses científicas pois eu vi essa informação no siteProjeto OcKham.

Com imaginação, como eu afirmei. A contradição é você dizer que "tudo que é fruto da imaginação humana" é especulação, simbólico...

Esta é a hipótese a qual defendo.

Ótimo. Você não pode afirmar que já conheceu todos. Não se pode afirmar que conhece o desconhecido.

Mas posso afirmar que deus não existe.

Qualquer um pode.

E você não pode dizer que estou errado

Cientificamente, posso sim.

, não pode comprovar a possibilidade de deus existir.

Se você afirma, quem tem que provar é você, eu apenas duvido.

Pode apenas dizer que ainda não está comprovado cientificamente.

"Apenas"? E lá vai a ciência pela vala denovo.

Deus é uma hipótese, sem evidência alguma. A inexistência de deus idem. Eu não afirmei que deus existe, apenas disse que existe uma hipótese que não pode ser provada.
Então prove que a hipótese não pode ser provada.

Opa, peraí.. deixa eu ver se eu tenho um ônus de prova aqui no bolso. Ah não, todos ficaram com você...

E perceba que toda e qualquer afirmação de que deus exista e não é provada, se torna apenas uma hipótese, é o que eu chamo de conceito ou termo.

A ciência por Adriano, somente Adriano.

Estou cético em relação a sua afirmação de que deuses não existem e estou me valendo do ônus da prova, que pertence a você.
E pra que quer provas se acha impossível provar?

Porque você me disse que é possível, e sou curioso. Estou aguardando.

Agora me lembrei daquele texto provando uma negação deve ter algo de bom pra discussão.

?

O agnóstico faz de deus uma exceção para o ônus da prova.

Pelo contrário, é o ateu quem faz isso. Ele afirma "deus não existe" e quer que os teístas provem!  :histeria:
Eu não quero que teísta prove, já tenho minha opinião formada. Eu quero é que agnóstico me diga que é impossível provar que deus não existe.

Assim como o teísta tem que provar que deus existe, o ateísta tem que provar que não existe. O agnóstico só duvida de ambos.

A maioria dos agnósticos questiona a existência de deus, isso não requer provas. Duvidar de deus não requer prova alguma.

Ateus por outro lado afirmam que possuem a verdade absoluta, que deus não existe.
Ninguem falou em verdade absoluta, é uma verdade relativa por ser falseável.

Deus é falseável? Já cansei de pedir provas.
O que eu disse que é falseável é a inexistência de deus e expliquei detalhadamente o porquê.

Explicou falaciosamente bem.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #176 Online: 26 de Maio de 2007, 04:34:41 »
"O agnóstico questiona usar deus pra explicar tudo, e questiona a negação de deus pra tudo."
Vc diz que agnosticos questionam a "negacao de deus para tudo"… Me dá um exemplo em que deus não pode ser negado?

Foi uma frase mal feita. Eu quis dizer que o angóstico nega apenas a questão da existência/inexistência de deus, e não atribui qualquer mistério à entidade deus.
Me explique isso! Você está dizendo que não é atribuído qualquer mistério à entidade deus?

Não é.

Então defina deus oras! O que é deus???

Se eu não uso deus pra explicar mistérios, por que você pede que eu o defina?

Na "minha opinião" a única coisa que impede a negação plena e comprovada desse Deus atual é o desconhecimento humano sobre a origem do tempo e da matéria.

Ou seja, falta saber tudo.
Você já contradisse sua primeira resposta…
Se o homem soubesse tudo não haveria mistério certo?

Aham.

E quais as únicas coisas que podemos atribuir a Deus? Somente aquilo que não conhecemos, você está dizendo isso!

Podemos colocar mistérios em deus, mas não precisamos colocar todos os mistérios em deus.

E anteriormente disse que o agnostico não artibui mistérios a deus!
Vais inventar outro meio-termo do tipo "suposição de crença"?

Podemos colocar mistérios em deus, mas não precisamos colocar todos os mistérios em deus. Eu dei exemplos disso, e posso dar outro, problema do P=NP.

Posso dizer que o resto a ciência já provou que não há qualquer intervenção divina!

Existir não implica em intervir. Não conhecemos tudo, portanto não sabemos o que intervém com tudo.
"existir não implica em intervir"…
Defina o que é existir sem intervir! É algum observador imaginário?

Um jovem garoto tailandês não intervém na minha vida. Ele existe e não intervém.

"Não conhecemos tudo, portanto não sabemos o que intervém com tudo"
E daí?

Se deus existe, ele pode intervir somente em coisas que ainda não conhecemos.

Nem sabemos se há algo que intervém com tudo!

Eu nunca disse isso.

E denovo tais dando uma idéia contrária a sua primeira afirmação de que o agnóstico não atribui mistério a entidade deus. Você está dizendo que é possível alguma intervenção divina só porque não conhecemos tudo?

Sim, uma intervenção divina em algo que não conhecemos. Se deus intervem adicionando um átomo por dia em plutão, não temos como saber.

Ah, e esse lance de plutão é um EXEMPLO, não vá levar a sério como você fez com toooooodos os outros exemplos que eu dei.

Portanto a possível existência desse Deus atual depende desse desconhecimento do homem.

Como eu já disse, é impossível dizer "o que é" o desconhecido. Talvez deus exista e não sabemos… não sabemos :)
"Como eu já disse, é impossível dizer "o que é" o desconhecido"
Se é impossível dizer o que é desconhecido podemos dizer que "desconhecemos" o desconhecido! Isso é óbvio! O homem nem sequer formulou todas as perguntas possíveis, então obviamente há muito desconhecido que ele desconhece. Aonde você quer chegar?

Chegar ao ponto de que "desconhecemos" muitas coisas, e em meio a tanto desconhecimento o ateu diz "deus não existe". E se deus for uma coisa desconhecida? :)

No infinito?
Vixe…

Ahm… não.

E outra coisa… Você não disse se estou certo ou errado na minha afirmação. Que o Desconhecido pode ser algo desconhecido isso é óbvio.

Que bom que você concorda.

"Talvez deus exista e não sabemos…"
Me defina o que é deus.

Volte no tópico e veja quantas vezes eu respondi isso pra você e pro Adriano.

Depois sou eu que ando em círculos… claro, você me puxa pra eles denovo.

Se você diz que algo pode existir é necessário definir o que é este algo, correto?

Volte no tópico e veja quantas vezes eu já respondi perguntas similares. O agnóstico QUESTIONA a existência, não afirma. O agnóstico QUESTIONA a inexistência, não afirma. Eu não preciso definir algo que estou questionando…

Já estou prevendo mais uma invenção de meio-termo para esta questão.

Eu usei a lingua portuguesa em todas as minhas respostas e não inventei nenhuma palavra. Se você acha que combinar palavras é inventar, bem vindo a pré-escola.

só falta você me dizer que é possível levar em conta a possibilidade de existência de algo que nem podemos definir.
Denovo… 0 = 2x0 = 0+0

Você acha que pode definir qualquer coisa no universo? Esse fórum é cheio de sabe-tudo!  :P

Se o homem provar a origem do tempo e da matéria ou algo que solucione este enigma, as definições de deus irão simplesmente mudar e receber outros atributos desconhecidos pela humanidade.

Isso é uma profecia?
É uma certeza que tenho mesmo!

Uau… se é tão certeza assim me dê a data, dia e nome da pessoa que descobrirá. Não posso perder esse evento.

Isso me lembra os espíritas afirmando com convicção "um dia provarão que espíritos existem". É muito bonito, mas cadê as provas?

É a mesma certeza que tenho de que o ano que vem será o ano de 2008.

É… to vendo.

A solução do enigma da definicao da origem do tempo e da matéria corresponde a prova de que esse "deus responsavel pela existencia do tempo e da materia" não existe.

Ou a prova de que existe e é a origem de tudo. Não sabemos.

Ops, esqueci da sua profecia lá em cima…

Faça me o favor  :sleepy:

Vão ter que dar outros atributos de outras dúvidas que deverão surgir para que exista novamente a possibilidade de existencia de algum deus.

E se realmente descobrirem a origem do universo, pode ter certeza que alguém fará isso, um teísta. E lá estará o agnóstico pra duvidar dele, e dos ateístas também.

É difícil pra você conceber que a humanidade não conhece tudo?!
Eu reconheço que a humanidade não conhece tudo

Que bom…

, mas não afirmo de que há coisas que a humanidade nunca poderá saber.

Ah claro, você até tem certeza da data que descobriremos a origem do universo…

A origem da matéria e do tempo são dois exemplos de coisas que tenho certeza de que a humanidade não conhece ainda e está longe de conhecer. Mas nem por isso afirmo que sejam grandezas que a humanidade nunca poderá descobrir.

Nem eu, mas como você mesmo disse sempre algum teísta "reinventará" deus de uma forma que não saberemos explicar.
Ué? Você está ironizando ou está concordando comigo?
Só podes estar ironizando, porque na resposta anterior você classificou essa minha afirmação de "profecia". Agora virou certeza pra você?
[/quote]

SE a humanidade descobrir, algum teísta reinventará o conceito de deus. Eu não estou afirmando que descobrirão. Pare de colocar palavras na minha boca.

E eu não entendo a lógica de considerar a possibilidade de existência de deus mas não considerar a possibilidade de existencia de duendes ou fadas.

Duendes e fadas são, desde sua origem, folclore.
Ok… O deus atual também é folclore!

Essa é a sua opinião, fale isso dentro de uma igreja pra você ver…

Deus do sol, da chuva, do vento… É tudo folclore. Procura o significado da palavra folclore que vais ver. A possibilidade de existência de deus só é considerada porque alguém alguma vez acreditou em deus e essa crença passou em culturas e gerações.

E eu duvido dessa crença, assim como duvido da crença que os ateus tem na inexistência de deus. Qual o problema disso?

Mesma coisa a lenda do boi tatá aqui de Florianópolis. Hoje em dia ela é ignorada, mas durante algumas gerações foi tida como realidade pelo povo açoriano nativo daqui.

Que bom que não é mais… espero que aconteça o mesmo com o deus bíblico.

Procure saber o significado da palavra folclore. A lógica do significado vale pra qualquer crença que faça parte de uma tradição cultural.

Inclusive para a crença dos índios em plantas medicinais? A cura é imaginária? Eu sei o significado de folclore… parece que você é quem não sabe.

E não me venha dizer que o deus atual não faz parte de um folclore mundial, onde recebe diferentes nomes e diferentes atribuições que variam conforme o conhecimento cientifico de quem o crê ou o considera possível de existir.

Eu disse que duendes e fadas são folclore desde sua origem. Os deuses nos quais os humanos acreditam surgiram como verdades… Pra algumas pessoas é folclore, pra outras não…

Como eu já disse, a única atribuição possível ao deus atual é colocá-lo como algo responsável pela existência do tempo e da matéria. É mais fácil admitir que não se conhece a origem dessas duas grandezas, do que admitir a possibilidade de deus existir. É um engodo sem tamanho isso.

Denovo misturando as coisas. Nenhum agnóstico aqui disse que deus é responsável pelo tempo e espaço.

Repito, o agnóstico questiona: "deus é responsável pelo tempo e espaço?" não sei.
Eu não disse que algum agnostico disse que deus é responsável pelo tempo e espaço.

Você disse que agnósticos admitem isso, não admitem, eles questionam. Assim como questional qualquer hipótese infundada pra origem do universo. Enfim, ciência.

O que eu disse é que, do meu conhecimento, apenas o surgimento do tempo e do espaço é que são conceitos possíveis de se atribuir a um deus que seja possível de existir.

E faltou você definir esse deus possivel de existir também…

Como vou definir algo de que duvido que exista? Eu apenas considero, mas continuo questionando… não sou obrigado a definir nada.

Você não pode julgar que algo é possível de existir se não pode nem definir o que é ou poderia ser. É totalmente ilógico, irracional…

Realmente você não entendeu nada… O agnóstico não "admite todas as possibilidades" ele "questiona todas as possibilidades" por igual. Irracional é dizer que nenhum deus existe sem prova alguma e sem conhecer o universo inteiro.

E tipo…

O agnóstico não atribui o desconhecido a Deus???

Não, onde você viu isso?
Ok… Fiz uma pergunta. Você responde "não" mas argumenta que o homem não pode provar a inexistência de deus porque não conhece tudo. Tudo aquilo que o homem não conhece não é desconhecido? Ou há algum erro de lógica nisso? A base de sustentação da possível existência de deus é o desconhecimento do homem, você já disse isso de diversas maneiras.

Sim, mas há bastante coisa desconhecida que não é deus. Talvez algumas delas (como a origem do universo) seja deus, porém outras não.

Portanto, o agnóstico não atribui o desconhecido a Deus, não obrigatoriamente.

Ué? Me define então o que seria este deus incogniscivel!

Quantas vezes preciso repetir que o deus que eu mostrei é um exercício didático?! Quantas vezes preciso dizer que a intenção do exercício é justamente mostrar que não de pode fazer muitas afirmações sobre um deus assim, que não se pode definí-lo exatamente. Quantas vezes preciso dizer que o agnóstico não precisa e nem quer definir deus?
Ok…
Então porque esse deus é algo "possível de existir" na visão dos agnósticos?

Não há nenhuma prova contra ele. O agnóstico não crê nesse deus, ele o questiona, critica a ausência de provas. Chega de rotular os agnósticos como crentes, não são!

Cara…
Há um problema sério de lógica em tudo isso!
Se deus é só "exercício didático" então ele não existe, é imaginário, assim como eu poderia usar a crença de fadas, duendes, deus sol como "exercício didático".

O exercício não tem como objetivo criar o "deus perfeito", tem como objetivo mostrar que pode haver algo que não conhecemos e talvez seja deus. Você mesmo já disse que a humanidade não conhece tudo! Se há tantas coisas que desconhecemos, por que você insiste em dizer que não há nenhum deus que não conhecemos? Quanta presunção…

Se deus é algo possível ele precisa ter alguma definição! Senão deus é o que?

Algo desconhecido. Não podemos definir o que não conhecemos. Se deus existe ele possui definição, apenas não sabemos qual é.

E tudo que não tem definição é porque é desconhecido!

Deus pode estar aí no meio.

Se deus não tem definição não deveria nem se considerar existente.

Você disse que tudo que não tem definição é desconhecido, agora diz que não devemos considerar nada que não tenha definição? Não existe por exemplo vida fora do sistema solar?! Você pode definir como é a vida fora do sistema solar?

Como podemos julgar a possibilidade de existência de algo que nem definimos o que seria?

Assumindo que não sabemos tudo. É presunção afirmar que podemos definir qualquer coisa.

Alguma atribuicao tem que ter. Se deus é algo, coisa, força ou seja lá o que for tem que ter alguma definição.

Só pode ser piada. Se o agnóstico duvida da existência de deus, como você quer que ele o defina?! Você parece "esquecer" convenientemente qual é o significado de ser agnóstico: questionar a existência e a inexistência de deus.
Você duvida da existência de duendes porque há alguma definição pra duendes, e suas atribuições já foram refutadas.
E como você questiona a inexistência de algo que você nem define??? Muito ilógico cara! Viagem pura!

Questiono porque admito que não sei tudo, que existem coisas que a humanidade desconhece. Se a humanidade desconhece não há como definir.
« Última modificação: 26 de Maio de 2007, 04:42:31 por Tash »

Narkus

• Visitante
« Resposta #177 Online: 26 de Maio de 2007, 07:05:55 »
Eu não me vejo mais em condições de pegar essas suas réplicas a cada frase minha. Toda hora a discussão está sendo desviada, isso enche o saco e não vejo utilidade alguma continuar a tentar te compreender e responder.

Tipo, vou fazer réplica somente daquilo que julgo mais importante, porque sinceramente sou um ser humano limitado (eu me canso de algumas coisas) e não vejo utilidade alguma ficar tentando explicar em cada resposta tua os erros de lógica. E também é impossível, por que a cada resposta sua você inventa novos conceitos, novos níveis de incerteza.

Se você fala que não atribui o desconhecido à deus, tem que cumprir com o que fala.
Se você atribui "tudo" ou "parte" de todo desconhecido a deus obviamente que estais atribuindo o desconhecido a deus, independente de ser "tudo que se desconhece" ou apenas uma "parte do que se desconhece". Você me cansa com essa argumentação redundante. Ficas dando voltas dizendo coisas do tipo "Sim, mas há bastante coisa desconhecida que não é deus. Talvez algumas delas (como a origem do universo) seja deus, porém outras não". Você se contradisse, e fica inventando argumentos pra contornar isso!

Bixo, eu cansei. Você é um argumentador que inventa novas lógicas, novos níveis de incerteza a cada progresso da discussão. É impossível estabelecer qualquer ponto de discussão, por que a cada resposta você lança novas questões que não tem nexo algum senão tentar invalidar boa parte do que digo apenas porque deixei de mencionar alguma coisa (que geralmente nem são importantes), ou porque é possível pra você encaixar outras verdades e incertezas (que também não acrescentam nada na discussão).

Você já expande as argumentações pra níveis de "suposição de crença" por exemplo… Se eu suponho uma crença é porque estou exemplificando, supondo que eu acreditasse. Se suponho a crença em duendes isso não invalida o fato de duendes ser realmente uma crença. Eu nunca sei em que ponto você está concordando. Você o tempo todo desvia a discussão, e isso realmente cansa, e acho que vou jogar a toalha.

Você não conseguiu me explicar praticamente nada sobre a lógica do agnosticismo. Ficou só questionando vírgulas, acrescentando coisas sem importância apenas pra me contrariar, lançando questões sem nexo pra eu perder tempo respondendo (0 = 2x0 = 0+0).

Isso você chama de lógica do agnosticismo?

E tipo…
Qual a lógica de julgar a existencia de deus possível se deus é algo que não é nem definido?
0 = 2x0 = 0+0

É impossível julgar algo indefinido como possível de existir. É impossível porque não se sabe nem o que está julgando. Se você diz que algo é possível você precisa definir o que é este algo.
Que existem coisas indefinidas e possíveis todo mundo sabe. Mas não tem sentido eu dizer que "é possível" algo que você nem consegue definir.

E tudo que não tem definição é porque é desconhecido!
Deus pode estar aí no meio.
Po… Depois você fala que não atribui o desconhecido à existência de deus. Você só cria novas lógicas e meio-termo pra dar a impressão de que não está se contradizendo.

Eu paro por aqui… Não dá pra discutir assim! Eu desisto
« Última modificação: 26 de Maio de 2007, 07:16:31 por Narkus »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 26 de Maio de 2007, 10:13:26 »
Ao negar a possibilidade de que é possivel provar cientificamente que deus não existe o ônus da prova é seu.
Deus não é científicamente falseável.

Encerrado.

É impossível julgar algo indefinido como possível de existir. É impossível porque não se sabe nem o que está julgando. Se você diz que algo é possível você precisa definir o que é este algo.
Que existem coisas indefinidas e possíveis todo mundo sabe. Mas não tem sentido eu dizer que "é possível" algo que você nem consegue definir.
Mas até agora, ele está dizendo exatamente isso: Não é possível conhecer; definir. Assim, é impossível julgar sua existência. E muito menos, obter algum tipo de evidência.

Enfim, você concordou. Encerrado contigo também.

o/

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #179 Online: 26 de Maio de 2007, 11:40:23 »
Eu me embaso na filosofia e na ciência.

É o que você diz.

E você diz apenas na ciência.

Eu considero como evidência as religiões e as pessoas que tomam atitudes errôneas baseadas em deus. São poucos que consideram que deus não interfira na realidade, e a crença desses poucos são variações das anteriores.

A ciência não se dobra para o que você considera.

Você não é a ciência para falar em nome da ciência. E estou vendo que desconhece sobre ciência.

E a lógica não se dobra a sua consideração de que é impossível validar ou falsear o conceito de deus.

Através do conhecimento que tenho. 

É impossível debater com quem acha que sabe tudo.
Você está fazendo o mesmo com relação a ciência. O agnosticismo não é científico.

Se você diz…
A ausência de evidências não é evidência da ausência.
Discordo desta frase.
Ela continua sendo verdadeira, indepentende da sua opinião.

A única validação dessa frase é o apelo a autoridade por ter sido dita por Sagan

As evidencias por enquanto são subjetivas.
Então não passam de especulação.
Assim como o agnosticísmo é especulação.

Faço as mesmas perguntas para você sobre a impossibilidade de se comprovar a inexistência de deus. Onde está a evidência de que é impossível? Quais publicações consta?

O ônus da prova é seu, pare de invertê-lo.

Quem interte o ônus da prova é você ao querer evidências da inexistência para refutar algo, mas é contraditório por só permitir essa inversão para o conceito de deus.

O que quero dizer é que é possível provar que deus não existe. E primeiramente faço pesquisas sobre textos de filosofia.
Filosofia não é necessariamente ciência. Filosofia ruim definitivamente não é ciência.
A filosofia está acima da ciência, vida a filosofia da ciência que discute a epistemologia ciêntífica, esta não é dogmática e Popper foi prova disso ao aperfeicoar o método científico.

Afirma sem provas, se nega a dar evidências científicas, diz que pode provar as coisas utilizando somente seu conhecimento e inverte o ônus da prova. Sua argumentação está pior do que a de um teísta.

As argumentações de teístas são falhas por não se basearem em evidências. O agnóstico não tem argumento de nada pois só contra-argumenta. Não tem uma proposta e sua proposta é falasiosa ao querer duvidar da existência e da inexistência ao mesmo tempo, pois uma das duas possibilidades é lógicamente possível. Eu afirmo a inexistência, o teísta a existência, e o agnóstico fica "pregando" que os dois estão errados.

E me mostre uma publicação científica onde consta que é impossível provar a inexistência de deus. O meio científico é onde tem maior proporção de ateus na sociedade.
Duas falácias: inversão do ônus da prova e apelo pra maioria.
O ônus da prova recai em quem afirma a existência, quem faz a inversão é os teístas e os agnósticos.

Normalmente na ciência as conclusões costumam vir com evidências e referências que levaram a essa conclusão. Estou aguardando.
E pode aguardar bastante, pois publicações em revistas científicas ainda não tem
Algo tão óbvio e lógico ainda não foi sequer publicado em um científico periódico?! Falta de evidências.

Se o ateísmo não foi muito menos a agnósticismo que negas duas possíbilidades lógicas ao mesmo tempo.

Filosoficamente posso te provar que deus não existe.
Filosofia não é necessariamente ciência. Filosofia ruim definitivamente não é.
A epistemogologia é a base da filosofia da ciência. Eu ainda considero a filosofia, e você julga ser capaz de pensar somente em ciência mas está seguindo os pressupostos da filosofia de Popper.

Não vi nenhuma nesse tópico. Só vi um monte de lógica barata que acabou em "Pode sim, é assim, há muitas evidências". Se há tanta evidência assim, mostre!
Tenho evidências filosóficas.
Filosofia não é ciência.
Cada área específica da ciência tem sua contrapartida filosófica.

Mas se desconsidera meus racionícios estamos em rumos separados pois também não me convenceu do agnosticismo.
Não sou proselitista, não quero convencer ninguém. Você foi quem atacou o agnosticismo e afirmou que ele era uma posição ilógica, estou apenas mostrando que não é.
Mas você está reforçando que é ilógica ao não admitir uma possíbilidade lógica como a existência ou não, verdadeiro ou não. Está violando a lei do terceiro excluído da lógica proposional clássica.

Sua falta de argumentos válidos mostra claramente que estou conseguindo.
Tenho a mesma impressão de que não tem argumentos válidos.

Não tenho evidências científicas e sim argumentativas e lógicas.
No próprio sítio "Ateus.net" existe um informativo sobre argumentação que deixa bem claro que lógica não é evidência.

http://www.ateus.net/artigos/ceticismo/logica_e_falacias.php

Se lógica não é evidência a falta de lógica do agnósticismo é menos ainda.

É mais fácil provar que deus não existe do que provar que é impossível fazer isto.

A diferença é que você afirma: "deus não existe" e eu questiono: "é possível provar?". Questionamentos não exigem evidências.

E qual o motivo de questionar e inexistência de deus?

Logo, seu ateísmo não é científico.  :wink:
Bem mais que o agnosticismo, que se baseia num pressuposto filosófico e você nem se dá conta.

Ter ou não ter uma prova científica não invalida a possibilidade de provar a inexistência de deus.
Você acabou de jogar toda a ciência no lixo com essa afirmação.
Você não conhece nada de ciência pra falar em nome dela.

A lógica é a minha filosofia e as minhas idéias, se não considera paciência, eu também não considero a sua lógica agnóstica.
Seus motivos são filosóficos, os meus são científicos.
Você está defendendo o agnosticismo que não tem nada científico, é muito inferior ao ateísmo.

Filosofe da maneira que quiser, eu trabalho com ciência.
E qual é a comprovação científica do agnosticismo? Agnosticismo é anticientífico.

Ótimo, então podemos imaginar deus como uma hipótese científica. Aiai, quanta contradição da sua parte.
Então me diga como surgem novas hipóteses científicas pois eu vi essa informação no siteProjeto OcKham.
Com imaginação, como eu afirmei. A contradição é você dizer que "tudo que é fruto da imaginação humana" é especulação, simbólico…
Está afirmando que é uma contradição, então prove que estou errado, prove que todo e qualquer conceito de deus não é imaginário e simbólico.

Ótimo. Você não pode afirmar que já conheceu todos. Não se pode afirmar que conhece o desconhecido.

Mas posso afirmar que deus não existe.

Qualquer um pode.
Você só questiona. E diz que quem afirma está errado.

E você não pode dizer que estou errado
Cientificamente, posso sim.
Então demonstre cientificamente que minha afirmação de que deus não existe está errada.

, não pode comprovar a possibilidade de deus existir.

Se você afirma, quem tem que provar é você, eu apenas duvido.
Não preciso provar para afirmar. Eu duvido da existência e a considero falsa por isso afirmo a inexistência.
Você questiona a afirmação de que deus não existe, mas não tem propósito.

Pode apenas dizer que ainda não está comprovado cientificamente.
"Apenas"? E lá vai a ciência pela vala denovo.
Já teve um dia em que a teoria da evolução foi só especulação e não tinha sido provado. E tinha o fixismo, a teoria da evolução derrubou o fixismo.

Deus é uma hipótese, sem evidência alguma. A inexistência de deus idem. Eu não afirmei que deus existe, apenas disse que existe uma hipótese que não pode ser provada.
Então prove que a hipótese não pode ser provada.

Opa, peraí… deixa eu ver se eu tenho um ônus de prova aqui no bolso. Ah não, todos ficaram com você…
E você quer que eu prove a inexistência de deus pra quê? Pra deixar de acreditar em possíbilidade de deus existir?

E perceba que toda e qualquer afirmação de que deus exista e não é provada, se torna apenas uma hipótese, é o que eu chamo de conceito ou termo.

A ciência por Adriano, somente Adriano.

Estou falando de epistemologia, que é a base para a ciência.

E pra que quer provas se acha impossível provar?

Porque você me disse que é possível, e sou curioso. Estou aguardando.
Que pena que não vou poder provar que a sua crença na possibilidade de deus existir está errada. A ciência ainda não prova.

Pelo contrário, é o ateu quem faz isso. Ele afirma "deus não existe" e quer que os teístas provem!  :histeria:
Eu não quero que teísta prove, já tenho minha opinião formada. Eu quero é que agnóstico me diga que é impossível provar que deus não existe.

Assim como o teísta tem que provar que deus existe, o ateísta tem que provar que não existe. O agnóstico só duvida de ambos.
Dúvida da existência e da inexistência, é o paradoxo agnóstico que contraria o princípio lógico da não contradição que diz que uma proposição é falsa ou verdadeira. Além do terceiro excluído e dos demais princípios.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #180 Online: 26 de Maio de 2007, 11:51:37 »
Ao negar a possibilidade de que é possivel provar cientificamente que deus não existe o ônus da prova é seu.

Encerrado.

Encerrado para você. A palavra deus e o seu significado existe. Não adianta negar este fato. Um dos significados é o conceito de um ser real, mas que tem suas características bem definidas. Este conceito considero falso. Um conceito que se vem construindo é o de que o homem inventou deus. É neste que me apoio.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 26 de Maio de 2007, 13:49:50 »
Encerrado para você.
Para todos, você pediu para provar porque não é possível provar científicamente deus, e eu respondi que deus não é falseável. Assim, este assunto está encerrado.

A palavra deus e o seu significado existe. Não adianta negar este fato. Um dos significados é o conceito de um ser real, mas que tem suas características bem definidas.
O agnosticismo também não o aceita, afinal, ele diz respeito a negação da gnose.

Este conceito considero falso. Um conceito que se vem construindo é o de que o homem inventou deus. É neste que me apoio.
Concordamos. Viu? Temos a mesma fé.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 26 de Maio de 2007, 14:26:14 »
Que pena que não vou poder provar que a sua crença na possibilidade de deus existir está errada. A ciência ainda não prova.
Viu? Você está começando a concordar conosco.

Ainda que, insista nisso de 'crença de possibilidade de deus existir', quando, mais atrás, isso já foi exaustivamente refutado.

Dúvida da existência e da inexistência, é o paradoxo agnóstico que contraria o princípio lógico da não contradição que diz que uma proposição é falsa ou verdadeira. Além do terceiro excluído e dos demais princípios.
Isso não tem nada a ver com o principio da não-contradição. O agnosticismo diz que só não nos é possível concluir porque nossas premissas não são suficientes para chegarmos à uma conclusão.

Exemplo 1:
Premissa: Todos os gatos são azuis
Posso concluir que meu cachorro é azul?

Exemplo 2:
Premissas:
Todos os gatos são azuis
Todos os gatos são verduras
Alface é uma verdura

Posso concluir que alfaces são azuis?

E isso é absolutamente diferente de dizer que A ^ ¬A; repare bem, para se encaixar à proposição, dá para fazer algo como: Deus existe e não existe.

Percebe a diferença?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #183 Online: 26 de Maio de 2007, 14:26:45 »
Encerrado para você.
Para todos, você pediu para provar porque não é possível provar científicamente deus, e eu respondi que deus não é falseável. Assim, este assunto está encerrado.
Você considera infalseável. Eu digo que o conceito de deus como um ser simbólico e imaginário refuta o conceito de deus como um ser real. Ou seja deus não existe. Pra mim não está encerrado se você insiste em sustentar que o agnosticismo tem mais racionalidade que o ateísmo.

A palavra deus e o seu significado existe. Não adianta negar este fato. Um dos significados é o conceito de um ser real, mas que tem suas características bem definidas.
O agnosticismo também não o aceita, afinal, ele diz respeito a negação da gnose.

Exatamente nega a gnose, no sentido de conhecimento, como estava sendo discutido no tópico. E ao negar o conhecimento se torna anticientífico.

Este conceito considero falso. Um conceito que se vem construindo é o de que o homem inventou deus. É neste que me apoio.
Concordamos. Viu? Temos a mesma fé.
Exatamente temos a mesma fé de que deus foi inventado pelo homem e de que o conceito de deus como um ser real é falso e portando deus não existe. É o ateísmo.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 26 de Maio de 2007, 14:37:59 »
Você considera infalseável. Eu digo que o conceito de deus como um ser simbólico e imaginário refuta o conceito de deus como um ser real.
Sem dúvida. Mas daí assumir que deus é simbólico e imaginário é muita presunção, eu acho.

Ou seja deus não existe. Pra mim não está encerrado se você insiste em sustentar que o agnosticismo tem mais racionalidade que o ateísmo.
Bem, se deus só pode ser um ser imaginário e simbólico, realmente, não existe como ser real. O problema é que não temos como afirma-lo ser dessa forma.

E como se mede racionalidade? Eu não toquei no assunto até agora porque eu te juro: não sei medir racionalidade. Mal sei conceitua-la. E sinceramente, tanto faz o que você acha mais racional também, ateísmo, agnosticismo, comunismo; o problema, desde o início do tópico, foi você tratar o agnosticismo como coisa que ele não é para julga-lo assim.

Aliás, qual o problema do agnosticismo ser mais racional que o ateísmo? Tem medo de que de alguma forma isso te faça se sentir menos racional?

Exatamente nega a gnose, no sentido de conhecimento, como estava sendo discutido no tópico. E ao negar o conhecimento se torna anticientífico.
Desde quando a ciência se propõe a ser o conhecimento último acerca de tudo? Bem, se ela se propõe a isso, realmente, o agnosticismo nega essa premissa da ciência.

Exatamente temos a mesma fé de que deus foi inventado pelo homem e de que o conceito de deus como um ser real é falso e portando deus não existe. É o ateísmo.
Em termos práticos, não faz praticamente diferença alguma acreditar em deus ou não. Por isso sou ateu. ;)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #185 Online: 26 de Maio de 2007, 15:49:47 »
Oceanos, não te avisaram que o Adriano é supremo e onisciente? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #186 Online: 26 de Maio de 2007, 15:53:57 »
Você considera infalseável. Eu digo que o conceito de deus como um ser simbólico e imaginário refuta o conceito de deus como um ser real.
Sem dúvida. Mas daí assumir que deus é simbólico e imaginário é muita presunção, eu acho.
Ou você assume que é simbólico e imaginário ou assume que é um ser real. Eu acho presunção considerar deus um ser real. Ou seja deus não existe.

Citação de: Adriano
Pra mim não está encerrado se você insiste em sustentar que o agnosticismo tem mais racionalidade que o ateísmo.
Bem, se deus só pode ser um ser imaginário e simbólico, realmente, não existe como ser real. O problema é que não temos como afirma-lo ser dessa forma.
Os ateus já afirmam isto faz tempo. Faz parte da história do ateísmo.

E como se mede racionalidade?
Estamos discutindo a racionalidade do ateísmo e do agnosticismo. Não de quem está discutindo.

Eu não toquei no assunto até agora porque eu te juro: não sei medir racionalidade.
Então não prestou atenção no título do debate interblogues: "Será o agnosticismo mais racional que o ateísmo?

Mal sei conceitua-la. E sinceramente, tanto faz o que você acha mais racional também, ateísmo, agnosticismo, comunismo; o problema, desde o início do tópico, foi você tratar o agnosticismo como coisa que ele não é para julga-lo assim.
E eu continuo com a mesma opinião do agnosticismo  agora mais embasada pela discussão.

Aliás, qual o problema do agnosticismo ser mais racional que o ateísmo? Tem medo de que de alguma forma isso te faça se sentir menos racional?

É claro que faz, eu quero estudar o que eu considero mais racional e estou convencido de que seja o ateísmo. Não quero incorrer em um erro cognitivo e desviar meus estudos.

Desde quando a ciência se propõe a ser o conhecimento último acerca de tudo? Bem, se ela se propõe a isso, realmente, o agnosticismo nega essa premissa da ciência.

Já foi discutido no tópico o sentido da palavra gnose, e estavamos usando referente a conhecimento e não a gnosticismo que propões o conhecimente último tudo, inclusive deus e é um misticismo. Ninguém é gnosticista aqui nesse significado. Gnose tem o significado também de conhecimento e a ciência busca o conhecimento. Ninguém fala nada sobre conhecimento último, me parece um espantalho dizer isto.

Eu sempre estou afirmando sobre a verdade relativa. E veja o caso do conceito de deus como simbólico e imaginário é hipotéticamente (suposição de crença como diz o Tash) falseável.

Citação de: Projeto Ockham
Este problema foi contornado por Karl Popper, que apresentou o conceito de falsificabilidade, segundo o qual uma hipótese só é considerada científica se for falsicável ou seja, se por meio de algum experimento real ou imaginário for possível provar sua falsidade. Projeto Ockham

E assim podemos imaginar a existência de um deus real  que possibilida a falsidade de que todos os deuses são inventados pelo homem.

Em termos práticos, não faz praticamente diferença alguma acreditar em deus ou não. Por isso sou ateu. ;)
Depende do que você considera termos práticos, como eu tenho intesse em estudar o assunto, pra mim faz muita diferença.
« Última modificação: 26 de Maio de 2007, 16:23:16 por Adriano »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #187 Online: 26 de Maio de 2007, 15:55:20 »

Verdade, desse jeito eu vou acabar falando que o Brasil é feudal  :P

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 26 de Maio de 2007, 16:05:30 »
Adriano, você se confundiu na hora de citar meu post. Poderia consertar as citações? Seria melhor que fizesse isso para não haver confusão na resposta.

Serei punido por discordar dele também? :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #189 Online: 26 de Maio de 2007, 16:23:15 »
Como vou saber?  Minha compreensão é finita.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #190 Online: 26 de Maio de 2007, 16:26:39 »
Adriano, você se confundiu na hora de citar meu post. Poderia consertar as citações? Seria melhor que fizesse isso para não haver confusão na resposta.

Serei punido por discordar dele também? :D
Se você permitir que eu também possa discordar dos seus argumentos fica mais fácil.  :wink:

E mais estão cometendo a falácia ad hominem

Citação de: Wikipédia
Um Argumentum ad hominem (Latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia, ou erro de raciocínio, identificada quando alguém responde a algum argumento com uma crítica a quem fez o argumento. Ou seja, não se questiona o argumento, mas sim quem o fez.

A forma básica de um Argumentum ad hominem é a seguinte:

1. A considera B verdadeiro;
   2. A possui ou é algo criticável;
   3. então B é falso.

Claramente, B não deixa de ser verdadeiro ou falso dependendo das pessoas que o consideram verdadeiro.

O argumentum ad hominem é uma forte arma retórica, apesar de não possuir bases lógicas.

Ou seja se atenham aos argumentos.
« Última modificação: 26 de Maio de 2007, 16:40:45 por Adriano »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 26 de Maio de 2007, 16:41:19 »
Ou você assume que é simbólico e imaginário ou assume que é um ser real. Eu acho presunção considerar deus um ser real. Ou seja deus não existe.
É presunção considerar qualquer coisa sem se conhecer as premissas. Ou seja: não sabemos. Eu expliquei no meu exemplo anterior, se discorda dele, por favor, refute-o.

Então não prestou atenção no título do debate interblogues: "Será o agnosticismo mais racional que o ateísmo?
Prestei, é que acho a pergunta sem sentido. Como deixei minha consideração no começo. O problema, como disse, foi a interpretação que você deu ao agnosticismo.

E eu continuo com a mesma opinião do agnosticismo  agora mais embasada pela discussão.
Interessante. Sinal que você não leu nada da discussão. Só tentou pregar.

Interessante é que no seu artigo você dizia que culpava o agnosticismo por desconsiderar os outros deuses, e dar 'possibilidade de existência' à um deus. Você continua com a crença de que agnosticismo é isso, mesmo depois de tudo que discutimos?

É claro que faz, eu quero estudar o que eu considero mais racional e estou convencido de que seja o ateísmo. Não quero incorrer em um erro cognitivo e desviar meus estudos.
Ou seja, você precisa estar certo.

Já foi discutido no tópico o sentido da palavra gnose, e estavamos usando referente a conhecimento e não a gnosticismo que propões o conhecimente último tudo, inclusive deus e é um misticismo. Ninguém é gnosticista aqui nesse significado. Gnose tem o significado também de conhecimento e a ciência busca o conhecimento. Ninguém fala nada sobre conhecimento último, me parece um espantalho dizer isto.
A ciência busca o conhecimento. Não diz que o tem, ou que sequer terá um dia. A ciência estuda as leis da natureza, como funcionam e como utiliza-las à nosso favor. Nada mais que isso. Se a natureza é a última verdade objetiva, a ciência não sabe - e o agnosticismo agradece. O que ela sabe, é que em termos práticos, seu método funciona.

E isso de nada torna o agnosticismo anticientífico. Ele não nega as leis da natureza.

Este problema foi contornado por Karl Popper, que apresentou o conceito de falsificabilidade, segundo o qual uma hipótese só é considerada científica se for falsicável ou seja, se por meio de algum experimento real ou imaginário for possível provar sua falsidade. Projeto Ockham

E assim podemos imaginar a existência de um deus real  que possibilida a falsidade de que todos os deuses são inventados pelo homem.
E em que parte isso refuta o agnosticismo? Que Thor e Javé são mitos, ninguém aqui deve discordar.
« Última modificação: 26 de Maio de 2007, 16:43:32 por Oceanos »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 26 de Maio de 2007, 16:43:58 »
E mais estão cometendo a falácia ad hominem
Perdoe-me.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #193 Online: 26 de Maio de 2007, 17:04:37 »
Isso não tem nada a ver com o principio da não-contradição. O agnosticismo diz que só não nos é possível concluir porque nossas premissas não são suficientes para chegarmos à uma conclusão.

Exemplo 1:
Premissa: Todos os gatos são azuis
Posso concluir que meu cachorro é azul?

A questão não são as caracteristicas de um conceito e sim a sua validade se é falso ou não.

Premissa: Gatos existem?
Se existem evidências estas comprovam a existência de gatos. O mesmo ocorre com a existência de qualquer ser, é verdadeira ou falsa, existe ou não existe.

Exemplo 2:
Premissas:
Todos os gatos são azuis
Todos os gatos são verduras
Alface é uma verdura

Posso concluir que alfaces são azuis?
É o mesmo erro anterior, está lidando com as caracteristicas dos conceitos (premissas) enquanto a questão que tratamos é da existência ou não de deus, se abster do assunto não anula esta questão, ela existe.

E isso é absolutamente diferente de dizer que A ^ ¬A;

A comparação não é valida para a validação da existência de deus, do conteito de deus como um ser real.

Portanto:
A = existência de deus

A → ¬A 

A (→)implica na (¬)negação de A

A existencia implica na negação da existência e vice-versa.

repare bem, para se encaixar à proposição, dá para fazer algo como: Deus existe e não existe.

Percebe a diferença?
Não dá pra encaixar e este é o erro lógico do agnosticismo. Perceba a diferenca do ateísmo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #194 Online: 26 de Maio de 2007, 18:01:50 »
É presunção considerar qualquer coisa sem se conhecer as premissas. Ou seja: não sabemos.
As premissas são:

A - Deus é um ser real

B - Deus é uma invenção humana

Eu expliquei no meu exemplo anterior, se discorda dele, por favor, refute-o.
Refutado no ultimo post.

Prestei, é que acho a pergunta sem sentido. Como deixei minha consideração no começo. O problema, como disse, foi a interpretação que você deu ao agnosticismo.
Não considero a agnosticismo válido. Conforme o exposto ao longo do tópico.

Interessante. Sinal que você não leu nada da discussão. Só tentou pregar.
Então foi você que não leu, pois está pregando o agnosticismo.

Interessante é que no seu artigo você dizia que culpava o agnosticismo por desconsiderar os outros deuses, e dar 'possibilidade de existência' à um deus. Você continua com a crença de que agnosticismo é isso, mesmo depois de tudo que discutimos?
Um agnóstico não admite a afirmação deus não existe. Logo uma agnóstico admite a possibilidade de deus existir.
É uma crença pois apesar de não existir evidência alguma ainda se admite a possibilidade.
E o agnosticismo prega que é errado dizer que deus não existe.

Ou seja, você precisa estar certo.
E se você não precisa porquê continua a discussão?

A ciência busca o conhecimento. Não diz que o tem, ou que sequer terá um dia. A ciência estuda as leis da natureza, como funcionam e como utiliza-las à nosso favor. Nada mais que isso.
E deus não existe na natureza. O agnosticismo não admite esta negativa da existência de deus.

Se a natureza é a última verdade objetiva, a ciência não sabe
Citação de: Projeto Ockhan
Assim, para existir, o método científico parte do princípio da imutabilidade dos processos da natureza ou "o princípio da uniformidade da natureza", como denominava o filósofo Karl Popper.Projeto Ockhan

Este é o axioma do método científico. Para a ciência a natureza é o objeto de estudo.

- e o agnosticismo agradece.
O ateísmo se baseia em verdade relativa, hipotéticamente é admissível a existência de deus, mas apenas de forma imaginária, como uma forma de falsear a inexistência de deus.

O que ela sabe, é que em termos práticos, seu método funciona.

A filosofia da ciência é que dá o embasamento teórico para a prática científica.

E isso de nada torna o agnosticismo anticientífico. Ele não nega as leis da natureza.
O agnosticismo nega a inexistência de deus. E deus não faz parte da natureza, não como um ser real, mas como um conceito simbólico e imaginário.

E em que parte isso refuta o agnosticismo? Que Thor e Javé são mitos, ninguém aqui deve discordar.
Eu como ateu admito apenas a possibilidade hipotética de deus existir, ou seja para fins de refutabilidade da inexistência de deus. Já o agonostico me parece que realmente acredita que possa existir algum deus. Ao dizer que considera incognoscível o conceito de deus, penso estar se referindo a um ser real, pois qualquer conceito de deus seja individual ou cultural pode ser definido através de pesquisas e já temos muitos definidos pelas religiões. O conceito de deus como um ser simbólico e imaginário pode ser claramente definido e pesquisado.

Narkus

• Visitante
« Resposta #195 Online: 26 de Maio de 2007, 19:11:58 »

Encerrado.

Mas até agora, ele está dizendo exatamente isso: Não é possível conhecer; definir. Assim, é impossível julgar sua existência. E muito menos, obter algum tipo de evidência.

Enfim, você concordou. Encerrado contigo também.

o/
Mas o que não é definido não se pode julgar possível e nem impossível. Tem que saber o que se está julgando oras, isso é uma coisa óbvia.

Alguma coisa tem que se atribuir a esse deus para julgá-lo possível ou impossível.

E para julgar a existência de deus possível o único jeito é atribuir a ele apenas leis que desconhecemos, pois quase tudo que até o momento fora atribuído a deus (sol, chuva, vento, raio, vida...) já foi dismistificado! E por isso que eu digo que 2 coisas ainda podemos atribuir a deus: a existência da matéria e de tempo. Por que são coisas que o homem não tem qualquer indício ainda do talvez provável surgimento da matéria e do tempo.

Mas atribuindo o surgimento da matéria e do tempo à deus eu estou obrigatóriamente atribuindo a deus conceitos que o homem desconhece. Deus seria neste caso uma simbologia à esses dois conceitos que o homem não conhece.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 26 de Maio de 2007, 20:31:03 »
A questão não são as caracteristicas de um conceito e sim a sua validade se é falso ou não.
Não. A questão é: quais premissas temos, que nos levam a uma inferência sobre deus? Quais evidências existem a seu favor e contra? Como podemos encontra-las? Como eu disse: Deus, como um ser metafísico, transcende da natureza. Logo, não é passível que encontremos evidências sobre ele na natureza.

Obvio, se tentarmos atribuir à ele ações na natureza, aí teremos como evidenciar essas ações e 'sua existência' ou não. Mas, por definição, como, com absoluta certeza, provar algo que transcende a natureza? Algo que transcende nossa percepção (e por percepção não pense apenas nos sentidos humanos, pense em todas as ferramentas existentes para perceber o ambiente)?

Premissa: Gatos existem?
Se existem evidências estas comprovam a existência de gatos. O mesmo ocorre com a existência de qualquer ser, é verdadeira ou falsa, existe ou não existe.
Adriano, não leve a mal, mas você precisa de um estudo mais aprofundado de lógica. Isso não é uma premissa. Uma premissa é um fato (independente de corresponder a realidade ou não, seja total ou parcial) definido. É um ponto de partida para uma proposição lógica.

Premissas:
Se cachorros não existem, gatos existem (¬A -> B)
Cachorros não existem (¬A)

Agora, dadas essas premissas, posso tentar retirar ou não outra fórmula lógica daí, no caso: B (Gatos existem).

Bem, é auto-evidente que desse sistema se tira essa conclusão.

É o mesmo erro anterior, está lidando com as caracteristicas dos conceitos (premissas) enquanto a questão que tratamos é da existência ou não de deus, se abster do assunto não anula esta questão, ela existe.
Foi um exercício didático.

A comparação não é valida para a validação da existência de deus, do conteito de deus como um ser real.

Portanto:
A = existência de deus

A → ¬A 

A (→)implica na (¬)negação de A

A existencia implica na negação da existência e vice-versa.
Seja o que for que você tentou explicar aí, isso não tem a ver com o principio da não-contradição ou qualquer coisa que tenha sido dita aqui.

Não dá pra encaixar e este é o erro lógico do agnosticismo. Perceba a diferenca do ateísmo.
Como não? O principio da não-contradição, fala da contradição: A ^ ¬A  que significa A e não A, que seria a mesma coisa que: existência e inexistência de gatos. Um gato não podem existir e inexistir ao mesmo tempo!

As premissas são:

A - Deus é um ser real

B - Deus é uma invenção humana
Ok. Então como concluo A ou B à partir desse sistema?

Refutado no ultimo post.
Não foi tão fácil.  :D

Então foi você que não leu, pois está pregando o agnosticismo.
Eu não. Não sou eu que a cada post tento encaixar que o ateísmo tem uma falha, que ele é errado, que é irracional, desonesto, etc. Para mim tanto faz, como disse. Eu nem sei medir racionalidade.

Um agnóstico não admite a afirmação deus não existe. Logo uma agnóstico admite a possibilidade de deus existir.
É uma crença pois apesar de não existir evidência alguma ainda se admite a possibilidade.
E o agnosticismo prega que é errado dizer que deus não existe.
Minha pergunta foi outra: no seu texto, me pareceu claro que você falava que o agnosticismo não se importava com alguns deuses, mas ficava 'em cima do muro' com algum outro específico. Fazendo parecer que essa decisão era feita por pura arbitrariedade. Sendo que isso não condiz com a realidade. Você continua com essa idéia na cabeça?

E se você não precisa porquê continua a discussão?
Aprender.

E deus não existe na natureza. O agnosticismo não admite esta negativa da existência de deus.
Se existe na natureza, também á transcende - e transcende ela muito bem, porque nós não o percebemos de forma alguma. Se existe só na natureza, realmente, temos motivos suficientes para dizer que essa afirmativa está errada.

Este é o axioma do método científico. Para a ciência a natureza é o objeto de estudo.
Imutabilidade não quer dizer verdade última e objetiva. Quer dizer imutável, e só.

A filosofia da ciência é que dá o embasamento teórico para a prática científica.
Exato.

O agnosticismo nega a inexistência de deus.
Quem disse isso?

E deus não faz parte da natureza, não como um ser real, mas como um conceito simbólico e imaginário.
Se é simbólico e imaginário eu não sei, nem você. Claro, podemos defini-lo assim se quisermos. Mas isso, nem com o maior dos devaneios, pode ser provado verdade.

Eu como ateu admito apenas a possibilidade hipotética de deus existir, ou seja para fins de refutabilidade da inexistência de deus. Já o agonostico me parece que realmente acredita que possa existir algum deus. Ao dizer que considera incognoscível o conceito de deus, penso estar se referindo a um ser real, pois qualquer conceito de deus seja individual ou cultural pode ser definido através de pesquisas e já temos muitos definidos pelas religiões. O conceito de deus como um ser simbólico e imaginário pode ser claramente definido e pesquisado.
Tem péssimas impressões. Eu não acredito nisso. Alguém deve acreditar, mas isso não quer dizer que acredita porque é agnóstico. Eu só duvido das conclusões sem provas.

E como já foi dito: Podemos refutar todos os deuses (ou pelo menos que eles interferem na natureza) inventados pelas religiões e tal. Mas isso não quer dizer, nem de longe, que não existe nenhum deus. :)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 26 de Maio de 2007, 20:34:47 »
Mas o que não é definido não se pode julgar possível e nem impossível. Tem que saber o que se está julgando oras, isso é uma coisa óbvia.

Alguma coisa tem que se atribuir a esse deus para julgá-lo possível ou impossível.

E para julgar a existência de deus possível o único jeito é atribuir a ele apenas leis que desconhecemos, pois quase tudo que até o momento fora atribuído a deus (sol, chuva, vento, raio, vida…) já foi dismistificado! E por isso que eu digo que 2 coisas ainda podemos atribuir a deus: a existência da matéria e de tempo. Por que são coisas que o homem não tem qualquer indício ainda do talvez provável surgimento da matéria e do tempo.

Mas atribuindo o surgimento da matéria e do tempo à deus eu estou obrigatóriamente atribuindo a deus conceitos que o homem desconhece. Deus seria neste caso uma simbologia à esses dois conceitos que o homem não conhece.
Sim, pra julga-lo sim. Atribuindo isso podemos ter rastros de evidências sobre ele. E quando não atribuímos, não podemos julga-lo, já que ele fica 'intocável'. Você entendeu direito, Narkus. Agora explica para o Adriano. :)

Narkus

• Visitante
« Resposta #198 Online: 26 de Maio de 2007, 21:49:59 »

E para julgar a existência de deus possível o único jeito é atribuir a ele apenas leis que desconhecemos, pois quase tudo que até o momento fora atribuído a deus (sol, chuva, vento, raio, vida…) já foi dismistificado! E por isso que eu digo que 2 coisas ainda podemos atribuir a deus: a existência da matéria e de tempo. Por que são coisas que o homem não tem qualquer indício ainda do talvez provável surgimento da matéria e do tempo.

Sim, pra julga-lo sim. Atribuindo isso podemos ter rastros de evidências sobre ele. E quando não atribuímos, não podemos julga-lo, já que ele fica 'intocável'. Você entendeu direito, Narkus. Agora explica para o Adriano. :)
Entendi, mas esse é o ponto em que questiono a lógica do agnosticismo…
Se deus é algo não definido ele é o que? Pra mim isso torna inválido dizer: "não podemos comprovar a existência ou nao de deus"
Se você afirma que algo não é possível de se comprovar a existencia/inexistencia é necesário definir o que é esse algo.
Algo não definido é mesma coisa que nada! Se você supoe que algo é possível vc tem que definir que algo é esse que vc considera possível.

Não tem lógica alguma, isso é uma argumentação totalmente redundante e inútil.
« Última modificação: 26 de Maio de 2007, 22:07:11 por Narkus »

Narkus

• Visitante
« Resposta #199 Online: 26 de Maio de 2007, 21:54:27 »
E tipo…
Como ateu eu nego todos os deuses já inventados, assim como nego todos os mitos de fadas, duendes, unicórnios…

Se formos considerar possível um deus indefinível, é mesma coisa dizermos que é possível X + Y = W  onde não se sabe o que é o X, o que é o Y e o que é o W. Totalmente inútil, e sem lógica alguma, porque X + Y = W pode ser impossível também!
« Última modificação: 26 de Maio de 2007, 22:01:22 por Narkus »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!