Alguém saberia me dizer qual desses aquecedores é mais eficiente?
Aquecedor solar feito com canos e forro
Aquecedor solar feito com canos e garrafas pet
Parte 1 - Parte 2 -
Lion, por experiência própria, eu posso atestar o bom funcionamento do Aquecedor Solar de Baixo Custo, conhecido como ASBC, cujos manuais e orientação técnica são fornecidos pela Sociedade do Sol. Já construí três desses aquecedores e tenho excelentes resultados. Aliás, há muitos anos que não faço uso de chuveiro elétrico, havendo, com isso, uma substancial redução na conta de energia. Posso tomar banho quente demorado sem me preocupar com conta de luz. Também tenho água quente nas torneiras da cozinha, banheiro e área de serviço. É uma grande comodidade. E tudo isso, usando a energia que banha o planeta graciosamente todos os dias.
Eu não sei como o governo não divulga esse tipo de alternativa ao elevado custo da energia elétrica. Se divulga, está muito acanhado, pois nunca ouvi falar disso pela voz do governo.
É uma grande sensação de independência e satisfação quando você faz uso pela primeira vez de sua água quente aquecida pelo sol! A coisa funciona mesmo e dá muita alegria abrir o chuveiro e poder usufruir disso.
Já a técnica do aquecedor com garrafas PET, do criativo cidadão José Alcino Alano, também já está disponível na internet desde 2006, se não me engano, época em que comecei a procurar esse tipo de coisa. Não posso atestar bom funcionamento, pois nunca fui por aquele caminho. Pareceu-me mais trabalhoso, mas não sei mesmo. Nunca fiz um nem conheço quem tenha feito ou visto um de perto.
Qualquer dúvida sobre a construção do ASBC, pode me perguntar por PM.