Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016091 vezes)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #10375 Online: 04 de Setembro de 2013, 11:13:53 »
Privacidade?
Abaixo, uma notícia de 2010:

DVDs de camelôs trazem dados cadastrais de Dilma, Serra e até de Lula
publicado em 05/09/2010, às 06h00:

Material vendido por até R$ 200 tem milhões de CPFs e endereços
Marina Novaes, do R7

Os DVDs vendidos por camelôs no centro da cidade de São Paulo como se fossem “dados secretos da Receita Federal” contém informações cadastrais sigilosas de mais de 7,6 milhões de contribuintes, entre eles os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), e até do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Verônica Serra, filha do tucano, também aparece na lista.

Na última quinta-feira (2), o R7 comprou um destes DVDs com um vendedor ambulante por R$ 200 na rua Santa Ifigênia, dias após a Polícia Civil prender um homem na região pelo mesmo crime. Mas ao contrário do que dizem os camelôs, os arquivos não trazem informações fiscais dos contribuintes, como as declarações de imposto de renda, mas sim dados cadastrais como CPF, endereço, nome completo, telefone, atividade comercial, sexo e estado civil, sendo que, alguns dados, como o número do telefone, estão defasados.

De acordo com o advogado tributarista Jorge Lobão, da Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal) no Rio de Janeiro, o caso não se compara com a gravidade do ocorrido com Verônica Serra, filha do presidenciável tucano que teve o sigilo fiscal quebrado por meio de uma procuração falsificada, mas nem por isso deixa de ser grave. Em grande parte dos casos, esses dados podem ser usados por estelionatários, por exemplo.

- Isso não é uma violação de informações tributárias, mas é a violação de dados sigilosos, o que também é vetado pela Constituição.

Além de Lula, FHC e dos principais presidenciáveis, o DVD adquirido pela reportagem com camelôs trazem dados de outros políticos famosos, como os coordenadores da campanha petista José Eduardo Dutra (presidente do PT) e José Eduardo Cardozo, além do candidato a vice-presidente Michel Temer (PMDB) e do líder tucano e coordenador da campanha de Serra, Sérgio Guerra.

A Polícia Civil de São Paulo ainda investiga de onde os comerciantes ilegais copiam estes dados, mas o delegado Antonio Salles Lambert, da delegacia de Antipirataria do DEIC (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), disse acreditar que eles podem ter saído de qualquer banco de dados, e não necessariamente da Receita Federal.

- A pessoa que quer comprar alguma coisa da Receita, como uma declaração do Imposto de Renda, não vai à Santa Ifigênia nem à Sé. Isso são coisas mais restritas.

Na última semana, o vazamento de dados sigilosos da Receita tem sido tema de intensa troca de farpas entre as campanhas petista e tucana, após dados fiscais de pessoas ligadas ao PSDB vazarem. Os tucanos culpam o PT pela ação, mas a sigla nega. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.

http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/dvds-de-camelos-trazem-dados-cadastrais-de-dilma-serra-e-ate-de-lula-20100905.html

Quantos foram presos até agora?
Quem vazou os dados da Receita?
Qual a preocupação em apurar o caso?
Quais as providências?

Qualquer dia desses, sai outra notícia parecida. E seguimos o barco.

Em outra notícia relacionada:

Riscos de dados cadastrais

Segundo o advogado tributarista Jorge Lobão, da Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal) no Rio de Janeiro, com informações como o CPF, o endereço e o nome completo da pessoa é possível efetuar compras, transferir títulos para outros nomes, e usar as vítimas como “laranjas”.

- Só com o CPF, a identidade e o endereço da pessoa já é possível ter problemas, sim. Por exemplo, para fazer cadastro em uma loja ou um cartão de uma empresa é isso que pedem. E isso acontece muito. [...] Isso não é uma violação de informações tributárias, mas é a violação de dados sigilosos, o que também é vetado pela Constituição.

Ainda segundo o advogado, somente com estes dados, não seria possível obter em um cartório uma procuração para pedir o acesso a declarações fiscais de um contribuinte, por exemplo.

- Se for um cartório sério não [faz a procuração]. Porque ele tem de pedir os documentos, tem que verificar a integridade desse material. [...] Só falsificando todo um segmento mesmo, ou seja, falsifica a procuração, falsifica o documento, falsifica a autenticação, etc.

A pena para quem comercializa esses tipos de informações pode chegar a até quatro anos de prisão, e a maioria dos “clientes” são estelionatários, mas há casos de empresas que buscam “o serviço” para ampliar seu mailing.

As portas estão escancaradas. Não se pode saracotear e exigir privacidade num desmantelo desses.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10376 Online: 04 de Setembro de 2013, 11:30:54 »
Esse escândalo da espionagem foi perfeito para ocupar a mente das pessoas com sentimentos e preocupações que envolvem riscos de privacidade violada e resgate do orgulho da soberania nacional enquanto o país mergulha cada vez mais fundo na bagunça econômica, descaso governamental e demais mazelas típicas da nossa cleptocracia. O governo vai continuar colocando lenha na fogueira, até porque é simpático aos "cumpanheiros" dos países vizinhos nutrir um certo grau de animosidade contra os EUA.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10377 Online: 04 de Setembro de 2013, 11:51:49 »
No calor do debate entre os ministros e a presidente Dilma para tratar da arapongagem americana, o ministro Celso Amorim (Defesa) sugeriu à presidente a adoção de um gesto forte, em matéria de relações internacionais, e convocar o embaixador do Brasil nos EUA, Mauro Vieira, para consultas. Amorim classificou a ação americana de “inaceitável”. Já o ministro Luiz Alberto Figueiredo (Itamaraty) sustentou que era mais adequado manter os canais de diálogo abertos. Outros sugeriram sanções, como a de suspender empresas americanas de atuar no Brasil. Um deles relatou que o Google foi proibido de atuar na China, sob a acusação de estar a serviço da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA.
http://oglobo.globo.com/blogs/ilimar/posts/2013/09/04/a-coluna-panorama-politico-04-09-do-jornal-globo-509148.asp

Fico imaginando o mico da Dilma anunciar em cadeia nacional de rtv que o Google ou o Facebook estão proibidos de atuar no Brasil...
 :histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10378 Online: 04 de Setembro de 2013, 12:15:23 »
Mas os eua também quebram o sigilo sem autorização.  Independente disso, não é uma questão de poder fazerpor um aspecto tecnológico, mas eticamente fazer isso.

Se há tecnologia para isso, acho ingênuo esperar que deixem de fazê-lo só para serem legais/éticos, se há a possibilidade de encontrarem assim informações importantes para a segurança nacional.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #10379 Online: 04 de Setembro de 2013, 12:23:05 »
Mas os eua também quebram o sigilo sem autorização.  Independente disso, não é uma questão de poder fazerpor um aspecto tecnológico, mas eticamente fazer isso.

Se há tecnologia para isso, acho ingênuo esperar que deixem de fazê-lo só para serem legais/éticos, se há a possibilidade de encontrarem assim informações importantes para a segurança nacional.

Você está relativizando a ética ou acha normal mesmo que dados que você, eu, governos e empresas não concordamos em dividir com outros, seja quebrado/invadido/espionado com fins dúbios, seja por quem for?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10380 Online: 04 de Setembro de 2013, 12:27:20 »
Acho normal esperar que alguém faça esse tipo de coisa, as pessoas não tem sempre as mesmas prioridades éticas.

Podem fazer uma reunião na ONU e decidir, "gente, vamos parar com essa coisa de espionagem, que feio", mas não dá para seriamente acreditar que espionagem vai acabar.

Especialmente se não se tem meios práticos/funcionais de retaliação. Que, teriam provavelmente como efeito máximo, apenas o desenvolvimento de melhores tecnologias de espionagem.

Em outras palavras, a polêmica em torno disso é meio como a polêmica sobre o Tiger Woods ter comido uma gostosa fora do casamento.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10381 Online: 04 de Setembro de 2013, 12:38:45 »
qualquer governo que tivesse as mesmas informações iria utiliza-las, obviamente. Cabe agora descentralizar mais o tráfico de rede (se é que é possível) e pressionar os gringos dizendo claramente que é algo injusto perante as leis internacionais.
Mas achar que só americanos o fariam é ingenuidade das grossas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #10382 Online: 04 de Setembro de 2013, 12:45:01 »
Acho normal esperar que alguém faça esse tipo de coisa, as pessoas não tem sempre as mesmas prioridades éticas.

Podem fazer uma reunião na ONU e decidir, "gente, vamos parar com essa coisa de espionagem, que feio", mas não dá para seriamente acreditar que espionagem vai acabar.

Especialmente se não se tem meios práticos/funcionais de retaliação. Que, teriam provavelmente como efeito máximo, apenas o desenvolvimento de melhores tecnologias de espionagem.

Em outras palavras, a polêmica em torno disso é meio como a polêmica sobre o Tiger Woods ter comido uma gostosa fora do casamento.

Quer dizer então que se alguém usa seu cartão de crédito e sua senha porque tem condições tecnológicas de roubar os números e usá-los a seu favor, é esperado que o faça e não devemos nos indignar ou pedir explicações inclusive na justiça por tal ato?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #10383 Online: 04 de Setembro de 2013, 12:49:09 »

Também não dou a mínima para isso.

E eu acho engraçado demais quando eu leio coisas como "Governo irá pedir explicações escritas do governo americano". Eu fico imaginando a Dilma recebendo uma carta, abrindo e lendo, em letras garrafais, "DEAL WITH IT", e falando "OK...fazer o quê..."
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #10384 Online: 04 de Setembro de 2013, 13:57:34 »
Em uma conversa sobre Testemunhas de Jeová, alguém falou que já existem alternativas que podem substituir completamente a necessidade do uso de sangue para substituir o sangue perdido em cirurgias, acidentes, etc.

Eu nunca sequer ouvir falar em algo parecido, alguém sabe de alguma coisa a respeito? Na minha cabeça, tudo que eu consigo lembrar é de notícias de filhos de Testemunhas de Jeová morrendo por recusa dos pais em deixar eles fazerem transfusões.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
  • Não há sofrimento real sem esperança.
« Resposta #10385 Online: 04 de Setembro de 2013, 15:59:57 »
Eu queria saber a opinião de vocês,sobre o suposto ataque com armas químicas realizado pelo governo Sírio.

Minha Opinião:acho os argumentos apresentados pelos Estados Unidos muito fracos,culparam o governo antes mesmo da ONU começar a investigar,e no momento que os rebeldes estavam próximos de ser derrotados.Para mim ficou evidente que o governo dos Estados Unidos não vai permitir a derrota dos rebeldes.
  Hipótese:Como são muitas as facções,uma pode ter realizado o ataque sem a permissão das outras(possivelmente foi a frente Al nusra que é aliada da Al Qaeda), mas os outros grupos rebeldes no desespero,podem ter aproveitado para culpar o governo Sírio na tentativa de conseguir ajuda da Otan.

Qual opinião de vocês?

Eu tendo a concordar com vc, mas é uma situação muito difícil de analisar. O Governo Sírio diz que não seria irresponsável a ponto de realizar um ataque químico, mas que seus inimigos (entre eles a Al Qaeda) seriam. Só que esses caras do oriente médio são mentirosos. Blefam a todo momento. Não sei em quem acreditar.

Adicionalmente a França apresentou um dossiê com fotos de satélite mostrando bases militares sírias com infra-estrutura de preparação de armas químicas. O ataque anunciado pelos EEUU seria o lançamento de mísseis tomahawk a essa base.

Até onde sei, as bases que contém armas químicas na Síria estão em territórios sob o controle do governo. Além disso, se os rebeldes tivessem o controle dessas armas, considero muito mais provável que as usassem contra o exército Sírio, e não em um bairro controlado pelos rebeldes e cheio de civis. É incrível como, tendo a opção entre uma explicação mundana e plausível, e outra pouco plausível e cheirando a teoria conspiratória, muita gente prefere a segunda.
A ONU não terminou a investigação,então acho que culpar o governo Sírio,sem ter provas é ter fé em Obama.A Síria foi quem convidou os inspetores da ONU para investigar o uso de armas químicashttp://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE96706320130708,então não vejo lógica em eles terem feito este ataque,mas vou esperar a ONU se pronunciar,mas acho que até lá Assad poderá estar morto.
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
« Resposta #10386 Online: 04 de Setembro de 2013, 16:15:21 »

Acho que a informação mais polêmica fornecida por Snowdem,é que NSA estaria usando este sistema de espionagem para beneficiar empresas do país.Eu não vejo nada de anormal,eles espionar a Dilma,pois o Brasil e qualquer nação do mundo faria o mesmo se pudesse,mas no caso de espionagem industrial acho injusto.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10387 Online: 04 de Setembro de 2013, 17:32:28 »

Quer dizer então que se alguém usa seu cartão de crédito e sua senha porque tem condições tecnológicas de roubar os números e usá-los a seu favor, é esperado que o faça e não devemos nos indignar ou pedir explicações inclusive na justiça por tal ato?

Na verdade (e o próprio Snowden reconhece isso, se me lembro bem) as comunicações criptografadas ainda são consideradas seguras. E não, até hoje não se conhece nenhuma forma prática de se quebrar esquemas de criptografia de chave pública, tipo RSA. Você pode tentar usar a força bruta, mas aí vai precisar de um supercomputador e várias décadas para conseguir. Esse é o tipo de esquema usado para transações de cartão de crédito. Uma consequência desses vazamentos vai certamente ser um uso maior de criptografia para comunicações importantes dentro do(s) governo(s)[1]. Pode-se dizer que esse é o maior dano que o Snowden causou à NSA.

[1] E antes que alguém mencione los terroristas[/s], é bom lembrar que (a) a maioria destes são uns idiotas que mal sabem usar um mouse e (b) os que são espertos, como era o OBL, Não usavam meios eletrônicos para se comunicar, e sim mensageiros.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10388 Online: 04 de Setembro de 2013, 18:49:40 »

Não entendo de onde tirou esse "então" a partir do que eu falei. Voltando da analogia à realidade, acaba sendo de qualquer forma uma coisa mais de aparências do que justiça efetiva, dada a diferença de status dos envolvidos*. Analogia também é possível em nível civil, com diferentes graus de status, onde ainda assim é bastante mais fraca devido ao poder superior do estado ante as pessoas, mesmo de status considerável, o que me parece bem diferente da situação internacional. Se a preocupação é realmente com a segurança de dados, o mais útil é se focar especificamente nisso e não em política e rituais simbólicos de desculpas e retratações, ou retaliações que dificilmente vão adiantar qualquer coisa.

* Mas talvez, quem sabe, o responsável por isso seja condenado pela ONU a 35 anos de cadeia, como parece que vai ser o caso com o soldado que vazou dados militares dos EUA ao wikileaks? :roll:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10389 Online: 04 de Setembro de 2013, 18:58:33 »
Em uma conversa sobre Testemunhas de Jeová, alguém falou que já existem alternativas que podem substituir completamente a necessidade do uso de sangue para substituir o sangue perdido em cirurgias, acidentes, etc.

Eu nunca sequer ouvir falar em algo parecido, alguém sabe de alguma coisa a respeito? Na minha cabeça, tudo que eu consigo lembrar é de notícias de filhos de Testemunhas de Jeová morrendo por recusa dos pais em deixar eles fazerem transfusões.

Existem substitutos de sangue incompletos (não transportam oxigênio), mas agora vão tentar sintetizar sangue mesmo a partir de células tronco:

http://www.scotsman.com/news/health/scots-scientists-to-trial-synthetic-human-blood-1-2948081

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10390 Online: 04 de Setembro de 2013, 20:56:11 »
Quer dizer que deve-se aceitar que um outro país espione as comunicações dos brasileiros e do governo brasileiro?

Não diria que se deve aceitar, só acho que o estardalhaço feito pelo pessoal da esquerda é bem desproporcional, levando-se em consideração o fato de que eles acham perfeitamente aceitável quando alguma ditadura de algum "cumpanheru" faz exatamente a mesma coisa com os próprios cidadãos.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10391 Online: 04 de Setembro de 2013, 20:58:33 »
O que se faz por aqui e em países não democráticos é quebrar o sigilo sem autorização, tal como fizeram com o caseiro. Já os EEUU desenvolveram ferramentas que atravessam qualquer barreira e são capazes de espionar qualquer coisa em qualquer sistema computacional, em qualquer lugar do planeta, sem sair da sua mesinha no seu escritório. Tá na rede? É transparente para eles.

E mesmo assim não vi ninguém da esquerda festiva reclamar que quebraram o sigilo bancário do caseiro, nunca vi ninguém reclamar da censura em Cuba.

Vc viu?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10392 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:25:17 »
Não importa se uns fazem ou se todos fazem, é fato que espionagem é usada por todas as nações, mas quando se é pego com as calças baixas, tem que sofrer as consequencias, otário dos EUA que foi pego, o governo brasileiro tem que reclamar mesmo, e eles tem que ficar quietinhos e agradarem o Brasil.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Jovem Cético

• Nível 14
  • *
« Resposta #10393 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:50:30 »
tem que ser igual em Esparta,os jovens guerreiros não eram punidos por roubar,mas sim por serem pegos roubando. :twisted:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10394 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:54:05 »
Concordo com o Barata. Não tem como impedir esse tipo de coisa e quem tem poder tende a abusar dele para mantê-lo. É um jogo onde vale tudo e todos se fingem de santos.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #10395 Online: 04 de Setembro de 2013, 23:08:14 »
A reação da Dilma para impedir a espionagem deveria ser colocar uma rede wifi aberta no Brasil inteiro e dar um computador para cada cidadão. Assim a gente entope a internet de baboseiras e sobrecarrega os algoritmos do Obama.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10396 Online: 04 de Setembro de 2013, 23:15:16 »
A reação da Dilma para impedir a espionagem deveria ser colocar uma rede wifi aberta no Brasil inteiro e dar um computador para cada cidadão. Assim a gente entope a internet de baboseiras e sobrecarrega os algoritmos do Obama.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10397 Online: 04 de Setembro de 2013, 23:54:48 »

Parece que já existe um site que divulga as hotwords para as pessoas incluírem em suas mensagens e pirar os sistemas de rastreamento.

Edit: Achei um...
http://www.businessinsider.com/nsa-prism-keywords-for-domestic-spying-2013-6
« Última modificação: 04 de Setembro de 2013, 23:57:48 por Gigaview »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10399 Online: 05 de Setembro de 2013, 02:26:54 »

Parece que já existe um site que divulga as hotwords para as pessoas incluírem em suas mensagens e pirar os sistemas de rastreamento.

Edit: Achei um...
http://www.businessinsider.com/nsa-prism-keywords-for-domestic-spying-2013-6

sniper ... Porno ... redheads, ... explicit, ... Pornstars, ..., Playboy, Anonymous, Sex,

Preocupação com terrismo... sei...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!